24 de jun. de 2011

Momento Flashback: Betty Wright


Betty Wright - No Pain, No Gain

Bessie Regina Norris nasceu em 1953 na cidade de Miami, estado da Flórida, nos Estados Unidos. Iniciou sua carreira musical em uma banda gospel chamada Echoes of Joy, onde chegou a gravar um disco ainda na infância.

Com 11 anos de idade, ao sair do grupo, adotou o nome artístico Betty Wright, mudando do estilo gospel para rhythm and blues, apresentando shows na cidade local. Em 1967, a jovem Wright foi descoberta por George e Gwen McCrae que reconheceram seu talento e a levaram para conhecer o produtor musical Henry Stone. A partir daí, a cantora lança seu disco de estréia My First Time Around aos 14 anos.

Em 1972, Betty Wright grava seu segundo disco I Love the Way You Love, que emplaca com o single "Clean Up Woman" que fica em segundo lugar do chart Hot R and B/Hip-Hop Songs da Billboard, rendendo o seu primeiro Disco de Ouro. Durante toda a década de 1970, a cantora torna-se um dos grandes nomes da música negra norte-americana, gravando ainda mais 7 discos.

Já na gravadora Epic, grava novo disco Betty Wright em 1981 com destaque para a música "What Are You Gonna Do With It", de Stevie Wonder. Dois anos depois, grava o disco Wright Back at You na Jamaica, apresentando composições de Marlon Jackson (além dos irmãos integrantes dos Jackson 5, exceto Michael) que também produziu o disco. Um dos discos mais promissores de sua carreira foi Mother Wit, lançado em 1987 que emplacou com os hits "No Pain, No Gain" e "After the Pain".

Atualmente, com mais de 15 discos gravados, Betty Wright ainda continua em atividade e é considerada um dos grandes nomes do rhythm and blues e do hip-hop dos EUA, tendo recebido várias premiações notáveis como o Grammy Awards.

Nenhum comentário:

Postar um comentário