22 de out. de 2010

Momento Flashback: Yazoo


Yazoo - Only You

Dupla britânica de new wave e synthpop surgida no ano de 1981, formada pelo tecladista e compositor britânico Vince Clarke (ex-integrante do Depeche Mode) e pelo vocalista norte-americano Alison Moyet, que também faria sucesso nos Estados Unidos, sendo conhecida pelo nome "Yaz".

O primeiro single a fazer sucesso foi com a música "Only You", gravada em um compacto junto com a música "Situation", em 1982. Ambos sairiam no primeiro disco Upstairs at Eric's, lançado no mesmo ano que também emplacou com a música "Don't Go".

Teve uma carreira meteórica, havendo lançado apenas dois discos (o segundo disco You and Me Both, destacou pelo sucesso "Nobody's Diary"), vindo a dissolver em 1983, quando a dupla resolveu seguir projetos independentes: Moyet seguiu carreira solo e Clarke criou um projeto musical junto com o produtor Eric Radcliffe e logo depois formaria o Erasure com Andy Bell.

Em 2008, Moyer e Clarke ainda se reuniram para lançar um álbum reunindo seus grandes sucessos e partir para uma turnê nos Estados Unidos e na Europa.


21 de out. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 44


Chopin - Fantasie Impromptue

Frédéric Chopin foi um compositor e pianista polonês, de origem francesa por parte de pai, nascido em Zelazowa-Wola, ducado de Varsóvia, em 1810. Em Varsóvia, recebeu suas primeiras aulas de piano com sua irmã mais velha e estudou com o professor e compositor Jósef Elsner, familiarizando-se com as obras de Bach e com a música popular polonesa. Também foi influenciado pela música pianística do inglês Field.

Com 20 anos, deixou a Polônia e em 1831 fixou residência em Paris, desfrutando de grande projeção, convivendo com os artistas de sua época como Delacroix, Musset, Balzac, Liszt, entre outros. Teve ligação amorosa com a escritora George Sand (a baronesa Dudevant) durante dez anos.

Já enfermo devido à tuberculose, passou uma temporada em Mallorca, onde retocou os "Prelúdios". Sempre aprimorando pela técnica em sua música, chegou a inovar com novas formas musicais, sendo um músico virtuoso do piano, dotado de excepcional musicalidade. Escreveu, sobretudo, obras para o seu instrumento, dele extraindo recursos de expressão e colorido até então inexplorados.

Seus dois concertos com orquestra são obras de mocidade, mas de fascinante melodia eslava como as "14 Polonesas", nas quais revela seu amor à pátria. Ainda tem as 52 mazurcas; 4 variações; 3 cadernos de Estudos feitos em 1829, 1836 e 1840; 14 valsas; 4 baladas românticas; 4 impromptus, entre os quais destaca-se "Fantasie Impromptue"; 4 scherzos (sua música harmonicamente mais audaciosa); 26 prelúdios; peças diversas; obras de câmara e canções sobre temas poloneses; entre outros.

Como pianista, associava a suavidade do toque a certa virilidade, às vezes violenta. Como compositor, aliava o requinte à expressividade. Aproveitou ao máximo os recursos do teclado e sua linha melódica (influenciada por Bellini), muito ornamentada, se expressou hnuma escrita pianística distribuída igualmente pelas duas mãos.

O uso do pedal foi adotado por Chopin como elemento essencial para os efeitos de colorido harmônico. Constituiu uma das maiores contribuições do compositor, no campo da harmonia, a riqueza das modulações, o poder expressivo das dissonâncias e do cromatismo, caminhos seguidos posteriormente pelos neo-românticos e por Debussy e Ravel.

Em 1848, Chopin deu seu último concerto em Paris, além de visitar a Inglaterra e Escócia a um ano antes de se tornar incapaz de ensinar e de apresentar, vindo a falecer em Paris, minado pela tuberculose.

Próxima semana falarei de Schumann. Até lá!


20 de out. de 2010

Klébi, hoje

Klébi Nori - A Cidade de Outro


Com uma carreira sólida e apresentando um repertório quase todo de sua autoria como "Ligeiro" (do disco Klébi), "A Cidade de Outro" (do disco Escolhas), "Corcovado Sem Seu Senhor", entre outros, Klébi Nori passou a se tornar cada vez mais conhecida pelo público em seus shows, dada a sua bela voz e estilo de compor, sempre preocupada com a harmonia de suas músicas.

Com o talento que possui, Klébi Nori mostrou que veio pra se firmar entre os novos cantores da música popular brasileira. Desde sua primeira apresentação oficial em 1999, no Projeto "Novo Canto" - Rio Sul, cantando ao lado do cantor e compositor Guilherme Arantes, sempre busca inovar a cada trabalho. Atualmente já se prepara para lançar um novo livro de poesias e um projeto de romance que está escrevendo, firmando também o seu lado de escritora. Na música, foi gravada por vários artistas como Zélia Duncan, Vânia Bastos, Leilah, entre outros.


Perfil de Klébi Nori

Klébi Nori - Te Amo

A cantora, compositora e escritora paulistana Klébi Nori, desde criança, adorava cantar, começou a estudar violão e, desde então, nunca mais abandonou a música. Contou com o apoio incondicional do pai - Clóvis Nori - lendário zagueiro campeão do Quarto Centenário pelo S.C. Corinthians, que a acompanhou pelos estúdios e shows enquanto viveu. Ao mesmo tempo em que aprendia os primeiros acordes no violão, ela já rabiscava seus primeiros poemas. Aos 15 anos, uniu a música às palavras e começou a compor. Ainda adolescente, se apresentou em festivais de colégio, mais tarde foi anunciada na noite paulistana.

Enxergando um futuro na música, largou os estudos de Filosofia e História e, aos 24 anos, passou a se apresentar em diversos palcos de São Paulo na efervescência dos anos 80. Nesse início, em meio a sucessos de Gilberto Gil, Chico Buarque, Lulu Santos, Caetano Veloso e Marina Lima, ela aproveitava para testar composições próprias. A empatia crescente com o público fez com que ela começasse a ser ouvida em espaços mais nobres, entre outros o Teatro Crowne Plaza, circuito Sesc e Centro Cultural São Paulo.

Em 1994 publica o livro de contos "Os Castanhos" pela Editora Maltese. O primeiro CD veio quando José Carlos Costa Neto, dono da Dabliú Discos, a convidou para gravar. Em 1995, Klébi Nori começou sua carreira fonográfica com o álbum Klébi, com faixas arranjadas por Duofel e Skowa e repertório baseado em seus shows, como fizeram Marisa Monte e Maria Rita. O segundo CD, Ilusão das Pedras, de 1997, foi produzido por João Marcello Bôscoli e Max de Castro, que deram um acento eletrônico à sua musicalidade, algo incomum para época. Depois vieram Escolhas (1999) produzido por Mario Manga e Swami Jr. e Inverno do seu Jardim (2005), tendo realizado diversos shows pelo Brasil e, em 2006, chegou a apresentar-se na Europa.

Durante o verão foi escolhida para fazer um projeto de Shows acústicos com seu repertório no Navio Costa Fortuna - o mesmo em que Roberto Carlos se apresentou no último verão de 2006. Em abril de 2007 encerrou sua turnê com grande sucesso em Recife. Retornando a São Paulo com a fertilidade de novas composições, entrou em estúdio para gravar seu quinto álbum: Daqui. Das treze faixas do CD, onze são assinadas somente por ela.
----------------------------------------------------------------------
Extraído do site http://http://www.myspace.com/klebinori



Klébi Nori - Salve Linda Canção Sem Esperança


Neste clipe extraído do Youtube, Klébi Nori interpreta um dos grandes sucessos de Luiz Melodia em apresentação no programa Rádio Matraca, da Rádio USP.


REVELAÇÃO MPB: Klébi Nori


Klébi Nori - Ligeiro

Cantora, compositora, intérprete e escritora paulistana, Klébi Nori é a Revelação MPB que trago nesta quarta-feira.


17 de out. de 2010

Sintonia::: Especial Nico Rezende



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições e sucessos de Nico Rezende.

Nico Rezende: Ontem e hoje

Nico Rezende - Penso Nisso Amanhã

Com a boa receptividade do disco de estréia, Nico Rezende lança ainda Jogo de Ilusões, em 1988 (com destaque para a faixa-título, "Finge Que Não Falou" e o hit "Penso Nisso Amanhã" que foi bem executada na época), e Nico, de 1989 (com destaque para "Natureza Viva"), pela mesma gravadora, marcando seu nome na década de 1980 como um dos grandes compositores da música pop e um dos líderes das rádios de todo o país.

No início da década de 1990, o cantor muda de gravadora, lançando o disco Ficou Tudo Pra Trás e ganha o Prêmio Sharp de Música em 1991 como melhor arranjador. Dá uma pausa de três anos e grava o disco Nico Rezende em 1995, que volta a incluir sucessos nas radios com "Solos de Jazz" (parceria com a cantora Sylvia Patrícia) e "Contigo Aprendi" (versão da música de Armando Manzanerom, incluída na novela "A Idade da Loba, da TV Manchete), mas sem o mesmo sucesso e popularidade de seus trabalhos anteriores.

A partir daí, volta a compor para outros artistas e fazendo jingles comerciais, atuando também como empresário, tendo sua própria gravadora, e como diretor e produtor musical. Seus trabalhos incluem o tema de abertura de "Malhação", da TV Globo; os jingles da Fundação Roberto Marinho (vencedor do Leão de Bronze no Festival de Cannes, em 1993) e da Coca-Cola; trilhas de filmes e peças teatrais, entre outros.

Em 1998, realiza o show "Elas", onde interpreta diversas cantoras de destaque na mpb como Zélia Duncan, Rita Lee, Marina Lima, etc. Após um longo hiato sem gravar, Nico volta em 2001 com o disco Curta a Vida, sempe prezando pela qualidade de suas músicas e apresentando arranjos diferenciados, além de trazer composições que marcaram seus 15 anos de carreira.

Seu último trabalho foi o cd Paraíso Invisível, gravado em 2007, que traz parcerias com Jorge Vercillo (autores da faixa-título), Paulinho Lima e outros, sempre mostrando sofisticação nos arranjos e melodias que faz em suas músicas.




O começo de Nico Rezende

Nico Rezende - Esquece e Vem

Antonio Martins Correia Filho nasceu em São Paulo, capital. Com cinco anos de idade ganhou seu primeiro violão de sua madrinha e, já adulto, viria a adotar o nome Nico Rezende para seguir em sua carreira musical ao estudar violão, piano e tocando em diversos bailes.

Com 22 anos, muda-se para o Rio de Janeiro em 1983 onde passa a tocar na banda do cantor Ritchie e, logo depois, com Lulu Santos. Também passa a trabalhar como arranjador para diversos artistas, compondo alguns de seus primeiros sucessos ao lado do amigo Paulinho Lima entre outros parceiros, que ficaram conhecidos pelo público na voz de Marina Lima ("Todas"), Zizi Possi ("Perigo"), Simone ("Amor Explícito") além do próprio Ritchie ("Transas"), entre outros.

Investe como cantor a partir de 1987 quando, ao ser contratado pela gravadora WEA, grava o disco Esquece e Vem, com a faixa-título já emplacando nas paradas de todo o Brasil, por integrar também na trilha sonora da novela global "O Outro".



Nico Rezende - Transas



Nico Rezende em apresentação na Festa Ploc 80, realizada no Circo Viador, Rio de Janeiro. Neste clipe, canta seu grande sucesso que foi também foi gravado por Ritchie.


Nico Rezende: Homenageado do Dia


Nico Rezende - Natureza Viva

Cantor, compositor, músico, arranjador e produtor musical, Nico Rezende teve seu auge na década de 1980 com suas composições de sucesso também gravadas por outros artistas da nossa música. É o Homenageado do Dia que trago hoje para todos.