28 de mar. de 2014

Momento Flashback: David Bowie


David Bowie - Let's Dance

Mesmo com a ascensão de grandes ídolos consagrados na década de 1960, a história do rock jamais seria a mesma depois que surgiu na Inglaterra um cantor e compositor, disposto a fazer muito barulho e mudar os rumos da música pop. Nascido em Londres no dia 08 de janeiro de 1947, David Robert Jones se tornaria mundialmente conhecido como David Bowie e veio para inventar uma coleção de facetas e alter egos para criar sua imagem e mostrar em seus shows.

Sendo um autêntico revolucionário do rock, iniciou sua carreira musical aos 15 anos de idade em uma banda chamada Kon-rads, quando ainda estudava. Logo veio a banda King Bees que também não durou muito. Nos anos seguintes, David conheceu o dançarino Lindsay Kemp, com quem estudaria artes dramáticas. Mas na música, David compôs e cantou em todos os estilos. Seu primeiro disco saiu em 1967.

O sucesso mesmo veio a partir de 1972 ao se travestir de Ziggy Stardust e se apresentar nos palcos. Dessa performance saiu o disco The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars, aclamado pela crítica como um dos melhores discos da década de 1970.

Seu LP Young Americans, de 1975, uniu o rock com a soul music. Dando um novo estilo em suas apresentações, David Bowie usou da criatividade para criar seus personagens nos palcos, tanto que ficou popularmente conhecido como o "camaleão do rock". Em 1983 gravou o disco Let's Dance, mais voltado ao pop rock e ao new wave que predominava no início da década.

Ao longo das décadas de 1990 e 2000, Bowie continuou a experimentar novos estilos musicais, incluindo os gêneros industrial, drum and bass, e adult contemporary. Ainda lançou o disco Reality, uma mistura de melancolia e humor, suportado pela A Reality Tour de 2003–2004. Após um período de quase dez anos sem gravar, anunciou o cd The Next Day pelo Facebook e pelo seu novo website. Seu novo álbum ganhou três indicações ao Grammy como Melhor Performance de Rock, Me
lhor Conteúdo Extra e Melhor Álbum de Rock.

Com mais de 25 discos gravados, David Bowie foi eleito pela crítica como um dos 100 maiores artistas de rock do mundo.


Nota do blog (atualização em 15/05/2016): No dia 10 de janeiro, após completar 69 anos de idade e o lançamento do álbum Blackstar, Bowie morreu em seu apartamento em Nova York, vítima de câncer de fígado.

27 de mar. de 2014

Sintonia In Concert: José Carreras


José Carreras i Coll nasceu em Barcelona, Espanha, no dia 05 de dezembro de 1946. Iniciou seus estudos de música com Magda Prunera. Cantou para o público pela primeira vez em uma rádio, uma ária do Rigoletto. Com apenas 11 anos, estreou no Gran Teatro Del Liceo de Barcelona  , o papel de El Trujiman, o menino narrador da obra de Manoel de Falla - "O Retabulo de Maese Pedro".

Em 1970 neste mesmo teatro, aconteceu seu debut profissional, ao lado de Montserrat Caballé, na ópera Norma de Bellini. Ainda neste ano e mesmo teatro cantou o papel principal da ópera Lucrezia Borgia, de Donizetti. Em 1971 ganhou o "Concurso de Vozes Verdianas", em Parma na Itália, que lhe abriu caminho para a ascensão vertiginosa que logo o colocou entre os melhores tenores do mundo.

Sua bela voz o leva aos mais importantes festivais e teatros de óperas do mundo, como Scala de Milão, Metropolitan Ópera de New York, Gran Teatro Del Liceo; San Francisco Ópera, Staatsoper de Viena, Royal Ópera House, Covent Garden, Ópera de Munich, Salzburg, Aix en Provence, Edinburgh, Arena de Verona e outros. Sempre trabalhou com os melhores regentes entre os quais, Herbert Von Karajan, Claudio Abbado, Ricardo Mutti, James Levine, Carlo Maria Giulini, Leonard Bernstein, Jesus López-Cobos, Zubin Mehta.

Ao lado de suas atividades operísticas, vem apresentando recitais no Carnegie Hall, Avery Fischer Hall, Royal Festival Hall, Barbican, Royal Albert Hall, Salle Pleyel, Musikverein, Kozenzerthaus de Viena, Philarmonie de Berlin, NHK Hall de Tokyo, Grosses Festspielhaus de Salzburg, Palau de la Música de Barcelona, Teatro Real de Madrid, Academia Santa Cecília de Roma.

Em julho 1987, o diagnóstico de leucemia faz com que cancele todos os seus compromissos. Sua luta contra a doença foi sofrida e persistente. Após um ano de muitos tratamentos, autotransplante de medula óssea e muita vontade de voltar a viver como antes, Carreras vence a leucemia. Em 21 de julho de 1988 volta a cantar em sua querida Barcelona. Foi um concerto beneficente que fez parte das comemorações do Centenário de la Exposición Universal de Barcelona assistido por milhares de pessoas.

Hoje, Carreras, além de se apresentar nos melhores teatros de ópera da Europa e fazer recitais por todo o mundo, trabalha muito pela Fundação fazendo apresentações beneficentes, visitando hospitais que tratam de doentes de leucemia, levando além do apoio científico, muita esperança aos doentes.
------------------------------------------------------------
Fonte: Guida


26 de mar. de 2014

Um Chá Com Brown - Parte 3 (A Banda Acordes Verdes)


Luiz Caldas - Visão de Cíclope

No início da década de 1980, o produtor fonográfico baiano Wesley Rangel contratou um grupo de músicos jovens para gravar os discos de uma musicalidade emergente. Neste grupo estavam o vocalista, guitarrista e compositor Luiz Caldas (recém-saído da banda e Trio Tapajós), os tecladistas Alfredo Moura e Luizinho Assis, o baterista Cezinha, o baixista Carlinhos Marques, os percussionistas Carlinhos Brown (que já tocava na banda de Lui Muritiba, com quem iria compor a música "Táxi", sucesso na voz de Marcionílio) e Tony Mola, e os vocais de apoio Paulinho Caldas e Silvinha Torres. Surgiu, assim, a banda Acordes Verdes.

Apontado por admiradores e pela crítica musical como a maior banda que já se apresentou nos trios elétricos, os seus integrantes gravaram um compacto em 1983 com as músicas "O Beijo" (dedicado ao bloco Beijo que saiu no ano seguinte, cujo refrão ficou marcado pelo público: "Acordes Verdes leva o povo atrás do trio") e "Como um Raio" (dedicada a um dos grandes jogadores do Esporte Clube Bahia chamado Osni Lopes).

A banda Acordes Verdes continuou acompanhando Luiz Caldas quando este atingiu dimensão nacional em 1985 com a música "Fricote" (parceria dele com Paulinho Camafeu), do seu primeiro LP Magia. Também é deste disco que se tem a primeira composição de Carlinhos Brown, gravada em parceria com Luiz Caldas chamada "Visão de Cíclope", fato que iria torná-lo um dos compositores mais requisitados da Bahia, rendendo-lhe premiações importantes e abrindo portas para o sucesso. Vários artistas da Bahia e do Brasil passariam a gravar suas canções.

Próxima semana continuarei a falar mais sobre este grande compositor. Até lá!
------------------------------------------------------------
Fonte: Blog Toda Eletricidade (com adaptações).

23 de mar. de 2014

Sintonia::: Especial Double You



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos do Double You.

O Sucesso de Double You


Double You - Please Don't Go

Em 1991, os integrantes do Double You conheceram o produtor Roberto Zanetti e daí em diante trilharam o caminho do sucesso. Em dezembro do mesmo ano, eles gravaram o single "Please Don't Go", uma regravação da romântica do KC and The Sunshine Band, que foi lançado em janeiro de 1992 e instantaneamente se tornou um hit consagrado.

Pouco depois, o Double You iniciou uma grande turnê pela Europa e apareceu em diversos programas de rádio e TV. E foi assim que eles se tornaram um fenômeno da dance music.Assim como "Please Don't Go", os hits "Who's Fooling Who", "We All Need Love", "Looking At My Girl", conquistaram as paradas e fizeram com que o Double You criador de sucessos da dance music dos anos 90.

Um dos fatos que mais surpreendeu os integrantes do grupo foram as extraordinárias vendas de seus trabalhos no Brasil. Essa grande aceitação fez com que eles agendassem vários shows no País. Tocaram em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, onde as apresentações atraíram um enorme público. Para agradecer o apoio, em 1996 eles decidiram lançar o álbum Forever, especialmente dedicado aos fãs brasileiros. Ele só foi lançado no país, alcançando a expressiva marca de 150 mil cópias vendidas. Em três meses o trabalho faturou o disco de ouro.

A partir de 1997 sua popularidade começa a cair e no ano seguinte, lançam Heaven, não obtendo êxito. Em 2001, voltam com: Studio Live - um CD recheado de sucessos, porém em versões acústicas. Anos se passaram e a máquina de sucessos está de volta, agora contando com a parceria do DJ Ross, emplacam 02 hits: "Get Up" e "Beat Goes On". O single mais recente do Double You é o hit "Lose Control", que foi lançado em uma apresentação exclusiva em julho, na cidade de São Paulo.
-------------------------------------------------------------------
Fonte: Jovem Pan Fm.

Double You - Looking At My Girl


Apresentação ao vivo do Double You no Brasil, cantando um de seus sucessos.

Homenageado do Dia: Double You


Double You - Run To Me

Formado em 1985 por William Naraine e seus amigos, Franco Amato e Andrea De Antoni, o grupo de eurodance Double You tornou-se o fenômeno de dança e em seu auge vendeu 10 milhões de discos ao redor do mundo. Por isso é o Homenageado do Dia no blog Sintonia deste domingo.