29 de abr. de 2011

Momento Flashback: One Way


One Way - Who's Fooling Who

A banda norte americana One Way foi criada em 1979, na cidade de Detroit, estado de Michigan, sendo formada por Al Hudson e Alicia Myers nos vocais, Dave Roberson e Cortez Harris na guitarra, Kevin McCord no baixo, Jonathan Meadows nos teclados e Gregory Green na bateria. A formação viria a mudar-se posteriormente com as sucessivas substituições entre os membros.

O primeiro single veio com "You Can Do It" em 1979 quando Al Hudson ainda fazia parte do Soul Partners (banda que acompanhou entre 1976 a 1979) e fazendo participação. Já na gravadora ABC (que logo mudou para MCA Records), inicia uma trajetória de sucesso com novos discos. O auge veio em 1982 com o álbum Who's Fooling Who que trouxe dois grandes hits que tornaram a banda conhecida mundialmente: "Cutie Pie" e "Who's Fooling Who" (que, posteriormente, seria regravada por Double You).

Sendo uma banda de black soul e funk, a One Way gravou mais 7 discos até encerrar suas atividades em 1988, ano de seu último álbum A New Beginning. Na década de 1990 foram lançadas duas compilações reunindo grandes sucessos da banda.


28 de abr. de 2011

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 61

A História do Samba - 2ª parte

O samba carioca parece ter nascido na segunda metade do século XX como gênero carnavalesco e como resultado do aproveitamento estilizado dos tirmos do samba de morro, por cantores e compositores populares como o carioca José Barbosa da Silva (o Sinhô). Sua coreografia assimilou também os requebros do maxixe, do qual se tornou um prolongamento, até substituí-lo completamente.

Sinhô foi o primeiro grande sambista urbano, fixador do gênero e criador do estilo coloquial de cantar samba. Em 1917, a composição "Pelo Telefone" foi atribuída ao sambista Ernesto dos Santos (Donga), embora Sinhô tenha reclamado da autoria do primeiro samba a ser gravado em disco, e marcou o aparecimento oficial do primeiro samba, chamando a atenção popular para o novo ritmo, que foi logo aproveitado pelos compositores de classe média e divulgado através de gravações e programas de rádio, como música de dança de salão.

Surgiram, então, as primeiras composições de Sinhô, as de José Luís de Moraes (Caninha), e, sobretudo, as de Pixinguinha. Surgidos pouco antes de 1930, destacam-se os nomes de Ari Barroso, Noel Rosa, Lamartine Babo e João de Barro. Outros compositores importantes da época foram Ismael Silva, Nilton Bastos, Almirante, Bide e Marçal. Entre os intérpretes do samba destacam os nomes de Francisco Alves, Mário Reis, Carmen Miranda, Araci Cortes, Sílvio Caldas, Araci de Almeida, Moreira da Silva, entre outros.

Vale ressaltar que a cantora Carmen Miranda, apesar de ter feito sucesso no Brasil, é de origem portuguesa, nascida em Marco de Canaveses. veio ao país com 2 anos de idade e lançou seu primeiro disco em 1930. Por 15 anos, fez sucesso nos Estados Unidos, especialmente em Hollywood. Fez sucesso com sambas e marchinhas de carnaval, além de ter estrelado em 5 filmes nacionais.

Continuarei a 3ª parte na semana que vem ao falar da evolução do samba. Até lá!


27 de abr. de 2011

Thiago Pethit no Sonora Live

Thiago Pethit alega que suas aspirações musicais vieram todas de seu pai, que contava histórias e situava a época de cada canção que ouviam juntos às sextas-feiras - enquanto o pai bebia whisky -, e o apresentou às músicas de Chico Buarque, Caetano Veloso e a Tropicália, Os Mutantes, Rita Lee, entre outros. Mais recentemente, com a era da internet, explicou que demorou a sacar como funcionava a descuberta musical através do computador. Disse que já era "crescido" e só começou a jornada online entre os idos de 2003 e 2004, e tinha a "sensação de ter acordado de um coma, pois existia uma gama de artistas a serem explorados. Agora, viciado, ele comenta que adora fuçar as redes sociais como Twitter, Facebook e YouTube. "Quase tudo que descobri nos últimos cinco anos foi via internet", ressaltou.

Thiago explicou que o convite para Alice Braga participar do clipe de Nightwalker surgiu muito por acaso. "Em 2010, encontrei com ela em uma festa e ela se interou que eu era o Thiago Pethit, porque ela me conhecia com outro sobrenome". O cantor e compositor disse que partiu da atriz Alice Braga a ideia de fazer algo em parceria. "Sugeri o clipe e ela se animou", comemorou.

O clipe foi pensado pelo próprio músico e pelas duas diretoras Vera Egito e Renata Chebel, pensando em algo especial para a atriz, que confessa inspirações no Eu Te Amo, de Arnaldo Jabour e na dancinha de Bande à Part, considerado um clássico, do diretor Jean-Luc Godard. Pethit anunciou que, depois de Nightwalker, tem mais um clipe a ser lançado do álbum Berlim Texas. Está em fase de finalização e é assinado por Vera Egito, uma das diretoras de sua recente produção. Ele complementa que filmou uma apresentação ao piano no Elevado Presidente Costa e Silva (também conhecido simplesmente como Elevado ou Minhocão), em São Paulo, para um site francês chamado Blogotec.

O cantor comentou que, por um atraso no visto, não pôde realizar os shows nos Estados Unidos, marcados para este mês. Ele se apresentaria no festival South by Southest, no Texas, e tinha três datas agendadas para Nova York. O paulistano deve voltar em julho ou agosto para os EUA e dar uma esticada até a França.

Eleito pelo jornal britânico The Guardian um dos mais promissores artistas pelo mundo em 2011 (The great pop hopes for 2011 World Sounds), elogiado pela crítica brasileira, apontado por Caetano Veloso como destaque entre os nomes da atual música brasileira e ganhador do prêmio VMB na categoria aposta MTV 2010, Thiago Pethit lançou seu primeiro álbum, Berlim, Texas, em março de 2010.

Com formação em artes cênicas, Pethit estudou canto e composição de tangos em Buenos Aires. Essa transição de palcos, do teatro para a música, é definitiva para o desenho de seu estilo musical, que resgata elementos do universo do Vaudeville e do indie-pop. Da escuridão dos cabarés berlinenses pré-nazismo aos ensolarados Saloons Bar's do Texas, o Vaudeville de Pethit cria sua cidade imaginária. Um lugar inventado no mundo, onde se apresentariam Kurt Weill e Tom Waits na mesma noite.
-------------------------------------------------------------
Extraído do site Sonora Live



Thiago Pethit e seu primeiro disco

Thiago Pethit - Em Outro Lugar

Thiago Pethit lançou seu primeiro registro em estúdio, Em Outro Lugar, um E.P. com seis músicas autorais com letras em português, inglês (que ele aprendeu aos 11 anos, de tanto assistir cinema p&b sem legenda), francês e espanhol.

Pethit, 26 anos, é paulistano, tem formação como ator e se aproximou da música quando ainda estudava sua segunda carreira em literatura. Das poesias às canções, morou em Buenos Aires, Argentina, onde estudou canto e composição de tangos.

Um clima Leonard Cohen (cantor, compositor, poeta e escritor canadense) embebe as folk, valsadas e aciganadas "O Último a Saber" e "Birdhouse", que conta com a participação da cantora Tulipa Ruiz.

O multimúsico Tatá Aeroplano assina a produção de "The Souvenir Song", uma homenagem declarada ao também cantor e ator norte-americano Tom Waits. O produtor e arranjador Maurício Fleury produziu "Em Outro Lugar" e "Essa Canção Francesa", um dueto elegante com Tiê, que faz aparições em quase todo o disco. A cantora e parceira de Pethit toca violão em "Birdhouse", divide a composição de "The Souvenir Song" e faz coro em "White Hat", composta nos tempos em que Pethit morava em Buenos Aires.

A faixa bônus "Porque Me Volví un Bandido" fecha o disco com um poema sonoro em que Pethit narra seu desejo sincero de ser um bandido, de cinema, como Jean Paul Belmondo em "Acossado", de Jean-Luc Godard.
--------------------------------------------------------
Fonte: http://www.moo.pt/biografia_de_Thiago+Pethit/


Thiago Pethit - Não Se Vá


Um dos sucessos de Thiago Pethit em apresentação neste clipe do portal Música de Bolso.


REVELAÇÃO MPB: Thiago Pethit


Thiago Pethit - Mapa-Mundi

Mais um novo talento surge no cenário da música brasileira. Trata-se de Thiago Pethit que trago nesta quarta-feira como Revelação MPB neste blog, para todos conhecerem um pouco sobre sua vida e carreira.


24 de abr. de 2011

Boa Páscoa!

Hoje aproveito para desejar uma Feliz Páscoa a todos os leitores deste blog que continuam prestigiando com a boa informação e música que preenche este espaço e que sempre trazem ótimas sugestões, além de opiniões e críticas que são bem vindas. A seção "Homenageado do Dia" volta no próximo domingo. Até lá!