Thiago Pethit alega que suas aspirações musicais vieram todas de seu pai, que contava histórias e situava a época de cada canção que ouviam juntos às sextas-feiras - enquanto o pai bebia whisky -, e o apresentou às músicas de Chico Buarque, Caetano Veloso e a Tropicália, Os Mutantes, Rita Lee, entre outros. Mais recentemente, com a era da internet, explicou que demorou a sacar como funcionava a descuberta musical através do computador. Disse que já era "crescido" e só começou a jornada online entre os idos de 2003 e 2004, e tinha a "sensação de ter acordado de um coma, pois existia uma gama de artistas a serem explorados. Agora, viciado, ele comenta que adora fuçar as redes sociais como Twitter, Facebook e YouTube. "Quase tudo que descobri nos últimos cinco anos foi via internet", ressaltou.
Thiago explicou que o convite para Alice Braga participar do clipe de Nightwalker surgiu muito por acaso. "Em 2010, encontrei com ela em uma festa e ela se interou que eu era o Thiago Pethit, porque ela me conhecia com outro sobrenome". O cantor e compositor disse que partiu da atriz Alice Braga a ideia de fazer algo em parceria. "Sugeri o clipe e ela se animou", comemorou.
O clipe foi pensado pelo próprio músico e pelas duas diretoras Vera Egito e Renata Chebel, pensando em algo especial para a atriz, que confessa inspirações no Eu Te Amo, de Arnaldo Jabour e na dancinha de Bande à Part, considerado um clássico, do diretor Jean-Luc Godard. Pethit anunciou que, depois de Nightwalker, tem mais um clipe a ser lançado do álbum Berlim Texas. Está em fase de finalização e é assinado por Vera Egito, uma das diretoras de sua recente produção. Ele complementa que filmou uma apresentação ao piano no Elevado Presidente Costa e Silva (também conhecido simplesmente como Elevado ou Minhocão), em São Paulo, para um site francês chamado Blogotec.
O cantor comentou que, por um atraso no visto, não pôde realizar os shows nos Estados Unidos, marcados para este mês. Ele se apresentaria no festival South by Southest, no Texas, e tinha três datas agendadas para Nova York. O paulistano deve voltar em julho ou agosto para os EUA e dar uma esticada até a França.
Eleito pelo jornal britânico The Guardian um dos mais promissores artistas pelo mundo em 2011 (The great pop hopes for 2011 World Sounds), elogiado pela crítica brasileira, apontado por Caetano Veloso como destaque entre os nomes da atual música brasileira e ganhador do prêmio VMB na categoria aposta MTV 2010, Thiago Pethit lançou seu primeiro álbum, Berlim, Texas, em março de 2010.
Com formação em artes cênicas, Pethit estudou canto e composição de tangos em Buenos Aires. Essa transição de palcos, do teatro para a música, é definitiva para o desenho de seu estilo musical, que resgata elementos do universo do Vaudeville e do indie-pop. Da escuridão dos cabarés berlinenses pré-nazismo aos ensolarados Saloons Bar's do Texas, o Vaudeville de Pethit cria sua cidade imaginária. Um lugar inventado no mundo, onde se apresentariam Kurt Weill e Tom Waits na mesma noite.
-------------------------------------------------------------
Extraído do site Sonora Live