1 de nov. de 2013

Momento Flashback: Eddie Rabbitt


Eddie Rabbitt e Crystal Gale - You and I

Eddie Rabbitt nasceu de imigrantes irlandeses que se estabeleceram no Brooklyn, em Nova York, e foi criado em East Orange, Nova Jersey. Na década de 1960, gravou para as gravadoras 20th Century Records e Columbia Records. Em 1968 se mudou para Nashville, no Tennessee, onde iniciou carreira como compositor; Roy Drusky e George Morgan, entre outros artistas da época, gravaram suas canções. Seu primeiro grande sucesso veio em 1969, quando Elvis Presley gravou "Kentucky Rain". A canção obteve o disco de ouro, e marcou Rabbitt como um dos compositores jovens mais promissores de Nashville.

Em 1974 foi contratado pela Elektra Records, e seu primeiro single, "You Get To Me", chegou ao Top 40 daquele ano. Em 1976 uma canção de Rabbitt chegou pela primeira vez à primeira posição nas paradas de country music, com a canção "Drinkin' My Baby (Off My Mind)". Na mesma época conseguiu destaque com as canções "You Don't Love Me Anymore" e "Every Which Way But Loose", que era a canção-título de um filme de Clint Eastwood com o mesmo nome.

Seus maiores sucessos vieram, no entanto, em 1981, com as canções "I Love a Rainy Night" (que chegou ao primeiro lugar nas paradas de música pop), "Drivin' My Life Away" (5º lugar) e "Step By Step" (5º lugar); e durante o resto da década de 1980, Rabbitt conseguiu mais alguns sucessos. Em 1982 juntou-se a outra estrela do crossover entre a música pop e a country, Crystal Gayle, para gravar o dueto "You and I", e "Someone Could Lose a Heart Tonight" estreou nas paradas pop no 15º lugar.

Alguns de seus outros sucessos que chegaram à primeira posição foram "The Best Year of My Life", cover de "The Wanderer", de Dion DiMucci, "I Wanna Dance With You", "On Second Thought" e "Both to Each Other (Friends and Lovers)", um dueto com Juice Newton. No entanto, no fim da década, seu sucesso começou a diminuir, e seus singles gradualmente deixaram de entrar no Top 40.

Em 1977 foi nomeado Melhor Vocalista Novo pela Academy of Country Music Awards. Em 1981 venceu um American Music Award como Melhor Vocalista de Pop. Aos poucos Rabbitt se afastou, no entanto, da mistura entre os dois estilos; sua carreira entou em declínio, à medida que artistas contemporâneos, como Garth Brooks e Clint Black, subiam nas paradas de música country. Rabbitt continuou, no entanto, a gravar a fazer shows; na década de 1990 esta produção diminuiu, devido à doença de seu filho mais jovem; após sua morte, Rabbitt envolveu-se com instituições de caridade que cuidavam de crianças enfermas.

Ao longo de sua carreira Rabbitt obteve 26 canções na primeira posição das paradas de sucesso country e oito sucessos no Top 40 de música pop. Em 7 de maio de 1998, Rabbitt morreu de câncer pulmonar, aos 56 anos. Foi enterrado no Cemitério Calvary, em Nashville.
------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia.

31 de out. de 2013

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 146


O clarim é um instrumento de sopro de som agudo e penetrante, sem chaves e nem pistons, cujo corpo cônico (em cobre ou latão) pode ser enrolado em uma ou duas voltas.

É um instrumento essencialmente militar. Dá quatro notas e sua afinação varia de acordo com o país, podendo ser sol maior ou si bemol. Variantes do século XIX baseadas no clarim tradicional incluem clarins com chaves e com válvulas. Os clarins com chaves surgiram na Inglaterra no princípio do século XIX, com a patente do "Royal Kent bugle", que foi tirada por Joseph Halliday em 1811. Esse clarim era altamente popular e em amplo uso até 1850, caindo no desuso com o aparecimento da corneta valvulada.
-------------------------------------
Extraído do Wikipédia (com adaptações).

30 de out. de 2013

Um pouco sobre Kelly Rosa

Sendo natural da cidade de Ponta Grossa, estado do Paraná, Kelly Rosa foi influenciada pelos pais que eram músicos, aprendeu a tocar violão aos 8 anos de idade e partiu para a carreira musical aos 18 anos. 

Logo depois, foi para Maceió, capital de Alagoas onde lançou seu primeiro disco Volta e Meia em 1995. Mergulhando nas mais variadas nuances da música brasileira, interpretando sucessos da bossa nova, choro e samba, a cantora Kelly Rosa vai em busca de novas experiências e, em 2003, muda-se para Recife, estado de Pernambuco, onde passa a amorar atualmente.

Já possui 7 discos no currículo e, atualmente, vem se dedicando a um trabalho mais regional com o cd Coração Saudosiano, lançado junto com um livro de poesias em 2012.

Kelly Rosa - Tempo de Criança


Apresentação ao vivo da cantora Kelly Rosa.

REVELAÇÃO MPB:: Kelly Rosa


Kelly Rosa - Bonfim

Uma das talentosas cantoras da nova geração da música brasileira, a cantora e violonista Kelly Rosa é a Revelação MPB de hoje aqui no blog Sintonia.

27 de out. de 2013

Sintonia::: Especial Bezerra da Silva



Playlist contendo os maiores sucessos de Bezerra da Silva.

A Carreira e a Morte de Bezerra da Silva

Bezerra da Silva - Defunto Caguete

Apesar de ser conhecido no cenário musical do Rio na década de 1960, o primeiro LP Bezerra da Silva - O Rei do Coco Vol. 1 só veio a ser lançado em 1975, pela gravadora Copacabana Discos.

A década de 1980 se torna a melhor fase da vida e carreira do cantor. Em 1983 casou-se com Regina de Oliveira, que muda seu nome para Regina do Bezerra, tornando-se conhecida como compositora e produtora. E em 1986, gravou o disco Alô Malandragem, Maloca o Flagrante pela gravadora RCA, de grande sucesso graças à música "Malandragem Dá um Tempo", um dos hits marcantes de seu repertório.

Novos discos foram lançados e novos sucessos emplacaram nas rádios do país, colocando Bezerra da Silva como um dos maiores expoentes do samba partido alto. Em 1995, assina com a gravadora RGE e lança o disco Bezerra da Silva Contra o Verdadeiro Canalha. No ano seguinte, o grupo Barão Vermelho regrava a música "Malandragem Dá um Tempo" em sua homenagem. Em 2000, grava seu 25º disco de sua carreira e o primeiro ao vivo, além de mais dois trabalhos no mesmo ano. 

No ano seguinte, Bezerra da Silva tornou-se evangélico. No dia 28 de outubro de 2004, com 77 anos de idade, o cantor foi internado no CTI da Casa de Saúde Pinheiro Machado, em Laranjeira, Zona Sul do Rio de Janeiro diagnosticado com pneumonia e efisema pulmonar. Meses depois, foi transferido para o Hospital dos Servidores do Estado, onde veio a falecer no dia 17 de janeiro de 2005 devido a uma parada cardíaca.

O cantor teve duas homenagens sendo uma registrada no livro "Bezerra da Silva - Produto do Morro", de 1998 e autoria de Letícia Vianna, e um documentário feito em 2012 intitulado "Onde a Coruja Dorme", de Márcia Deraik e Simplício Neto.

Quem é Bezerra da Silva?

Bezerra da Silva - É Ladrão Que Não Acaba Mais


José Bezerra da Silva nasceu em Recife (PE), a 9 de março de 1938. Veio para o Rio de Janeiro aos 15 anos fugindo da fome e apenas com a roupa do corpo. Fez a viagem num navio que carregava açúcar.

Passou então a trabalhar na construção civil como pintor de paredes e tinha como endereço a obra no centro da cidade, onde exercia sua profissão. Foi nessa época, lá pelos idos de 1949, que enamorou-se de uma "dona" e foi morar com ela no morro do Cantagalo (zona sul do Rio).

Iniciado na música pelo coco de Jackson do Pandeiro, começou, em 1950, sua carreira como ritmista na Rádio Clube —tocava tamborim, surdo e instrumentos de percussão em geral. Suas primeiras composições, "O Preguiçoso" e "Meu Veneno", foram gravadas por Jackson. Seu primeiro disco — um compacto — foi gravado, em 1969, pela Copacabana. Bezerra da Silva estudou violão clássico por oito anos e passou outros oito anos tocando na orquestra da TV Globo. É um dos poucos partideiros que lê música.

Como ele próprio explica, sua ligação com o mundo musical se deu por causa do "medo da fome". Diz também que a única saída que tinha era "lutar por dias melhores", pois "tinha dias que trabalhava e não comia". Não se cansa de afirmar que saiu do ramo da construção civil porque achava que algum dia iria "virar uma escada, um tijolo, um saco de cimento".
---------------------------------------
Extraído do site Almanaque Música.

Bezerra da Silva - Malandragem Dá um Tempo


Bezerra da Silva em apresentação ao vivo cantando um de seus grandes sucessos de sua carreira.

Homenageado do Dia: Bezerra da Silva


Bezerra da Silva - O Malandro Era Forte

Um dos grandes nomes do samba brasileiro, especialmente do partido alto, o saudoso cantor e compositor Bezerra da Silva é o Homenageado do Dia deste domingo.