10 de dez. de 2010

Momento Flashback: Will To Power


Will To Power - Dreamin

Um dos grandes nomes da dance music na década de 1980, o grupo Will To Power (nome inspirado na concepção filosófica de Nietzsche) foi criado em 1987 nos Estados Unidos, por Bob Rosenberg e formado por ele, Suzi Carr, Maria Mendez, Donna Allen e Sandeé, além dos tecladistas Lawrence Dermer e David Rosenthal a a participação de um DJ conhecido como Dr. J.

O primeiro disco Will To Power saiu no ano seguinte pela gravadora Epic, embalado por três grandes hits que estouraram nas paradas de sucesso de todo o mundo: "Dreamin", "Say It's Gonna Rain" e o medley composto de duas músicas ("Baby, I Love Your Way", de Peter Frampton; e "Free Bird", da banda Lynyrd Skynyrd). Com a boa estréia do primeiro álbum, veio a lançar o segundo trabalho - Journey Home - em 1990, com Rosenberg ainda no comando, na produção, arranjo, composição e vocais, foi incluído novos músicos e destacou pelo hit romântico "I'm Not In Love", nova versão para o sucesso do grupo inglês 10cc.

Durante toda a década de 1990, o Will To Power sumiu da mídia. A gravadora Sony Music lançou uma coletânea dos maiores sucessos do grupo denominado Love Power. Depois de muito tempo em jejum, volta com novo disco em 2005 com Spirit Warrior. Até hoje, continua em atividade.


9 de dez. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 51


Bach - Jesus, Alegria dos Homens

Johann Sebastian Bach foi um compositor alemão nascido em Eisenach, no ano de 1685, sendo descendente de uma família de músicos profissionais. Obteve o posto de violinista na corte ducal de Weimar em 1703, depois o de pianista em Arnstadt, de onde viajou para Lübeck.

Choca-se com as autoridades eclesiásticas que sentiam suas artes de organista e suas intenções de reformar a música litúrgica como excrescências inconvenientes do serviço na igreja luterana. Desde 1717, como chefe da orquestra do príncipe Leopold von Anhalt, em Köthen, que era calvinista, o que excluiu sua música de sua igreja. Ali, bach escreveu grande parte das suas obras instrumentais.

Depois de dois casamentos, obteve o ambicionado posto de chantre (cantor) da Escola de São Tomás em Leipzig: alta posição social, mas remuneração escassa, brigas permanentes com o conselho municipal de Leipzig por causa de verbas insuficientes. Ao fim da vida, Bach ficou cego e quase todos seus filhos se tornaram compositores conhecidos. E com a obra dele, chega ao cume e ao fim a música polifônica, cujo ciclo se iniciara com os mestres flamencos, no séc. XV.

Bach é o maior mestre de fuga e do contraponto, no órgão superou a arte de Buxtehude. Mas também sofreu, na melodia, a influência dos seus contemporâneos Couperin e, sobretudo, Vivaldi. Bach é igualmente grande - talvez o maior compositor de todos os tempos - na música vocal e instrumental. Escreveu pouco para coro a capela, sem acompanhamento; mas os motetos "Jesus, Minha Alegria" (1723) e "Cantai uma Canção Nova ao Senhor" (1730) são as expressões mais fortes do seu misticismo religioso.

Sua arte era, na época do predomínio da ópera italiana um anacronismo. Depois da sua morte, Bach foi logo esquecido, superado pela nova música instrumental de seu filho, Carl Philipp Emanuel, e de Haydn. Após sua morte em 1750, deve-se a redescoberta de Bach a Mendelssohn que, em 1829, regeu em Berlim a primeira execução pública da "Paixão Segundo São Mateus" (1729). Desde então, a glória de Bach não deixou de crescer. Sua arte é considerada como o fundamento de toda a música.

Encerro com chave de ouro, a música erudita e alguns de seus ilustres representantes. Próxima semana volto a falar mais da história da música. Até lá!


8 de dez. de 2010

Rodrigo Bittencourt no Saraiva Conteúdo


Entrevista com o cantor no programa Saraiva Conteúdo, falando de sua vida e carreira.
---------------------------------------------
Fonte: http://www.saraivaconteudo.com.br/Artista.aspx?id=184


REVELAÇÃO MPB: Rodrigo Bittencourt


Rodrigo Bittencourt - Cinema Americano

Cantor, compositor, cineasta e escritor, Rodrigo Bittencourt é destaque desta quarta como a Revelação MPB.


5 de dez. de 2010

Sintonia::: Especial Fátima Guedes



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições e sucessos de Fátima Guedes.

O Sucesso de Fátima Guedes

Fátima Guedes - Mais uma Boca

Logo após participar de vários festivais universitários e ganhar o Festival de Música da Faculdade Hélio Alonso em 1976 com a música "Passional", Fátima Guedes começa a ser conhecida no meio musical. Conheceu o escritor José Louzeiro de quem recebe o convite para compor "Onze Fitas" que se tornaria seu primeiro grande sucesso, já que posteriormente, foi regravada pela cantora Elis Regina em 1978. As duas músicas sairiam no primeiro disco da cantora gravado no ano seguinte, totalmente autoral.

Em 1980 se inscreve no Festival Shell de Música Popular Brasileira, apresentando sua composição "Mais uma Boca" que se torna um de seus grandes sucessos. No ano seguinte grava o disco Lápis de Cor, com destaque para a faixa-título. Suas canções ganham novas interpretações, sendo gravadas por vários artistas da nossa música como Wanderléia, Simone, Nana Caymmi, Ney Matogrosso, Maria Bethânia, entre outros.

Com 31 anos de carreira e mais de 10 discos gravados, Fátima Guedes também mostra seu lado intérprete ao ter gravado seu último disco dedicado a Tom Jobim com Outros Tons em 2006, ao cantar músicas pouco conhecidas do saudoso maestro.


Pequena Biografia de Fátima Guedes

Fátima Guedes - Lápis de Cor

Maria de Fátima Guedes nasceu numa terça-feira, dia 6 de maio, na rua Dr. Satamini, Tijuca, no coração do Rio de Janeiro. Foi neste bairro que cursou o primário no Instituto de Educação e na Escola Azevedo Sodré. Mudou-se aos 8 anos para o Rio Comprido onde passou a juventude lendo muito e ouvindo música: clássicos por influência do padrasto, hits românticos por influência da moda, e MPB por influência da mãe, professora de literatura, que a introduziu no mundo das palavras. Foi ela que a presenteou com o LP Chico Buarque Volume 4, quando Fátima tinha apenas 11 anos.

Começou a compor aos 15 anos e aos 18 já tinha uma linguagem amadurecida em letras e melodias. Inscreveu-se no festival do Colégio Hélio Alonso, onde estudava, e ganhou os prêmios de melhor composição e melhor letra com a canção "Passional". No júri do festival estavam, entre outros, Maria Bethânia, o produtor Mariozinho Rocha, o poeta e letrista Paulo César Pinheiro e o jornalista Roberto Moura. Este último foi responsável por apresentar Fátima às pessoas do meio musical da época. Numa reunião na casa do músico João de Aquino, ela conheceu Renato Corrêa, cantor, compositor e na época produtor da gravadora Odeon, que a convidou para gravar seu primeiro disco. Nesse mesmo ano conheceu a cantora Elis Regina que a apresentou em seu especial de fim de ano da TV Bandeirantes.
----------------------------------------------------
Extraído do site http://www.fatimaguedes.com.br




Fátima Guedes - Incerteza


Fátima Guedes em participação no programa Sr. Brasil, apresentado por Rolando Boldrin pela TV Cultura, onde interpreta a música "Incerteza", de Tom Jobim e Newton Mendonça.


Fátima Guedes: Homenageada do Dia


Fátima Guedes - Cheiro de Mato

Com mais de 30 anos de carreira, a cantora e compositora carioca Fátima Guedes é a Homenageada do Dia que trago neste domingo.