5 de mar. de 2010

Momento Flashback: The Cars


The Cars - Drive


A banda norte-americana de Boston, estado de Massachusetts, The Cars surgiu na década de 1970 com o início da música new wave, sendo formada Ric Ocasek (voz e guitarra), Benjamin Orr (voz e baixo), Elliot Easton (guitarra), Greg Hawkes (teclados) e David Robinson (bateria).

Seu primeiro disco homônimo saiu em 1978, pela gravadora Elektra, com destaque para as músicas "Just What a Needed" e "My Best Friend's Girl". Após isso grava mais três discos (Candy-O, em 1979; Panorama, em 1980; e Shake It Up, em 1981). Após uma pausa da banda para novos projetos em carreira solo de seus integrantes, retorna em 1984 alcançando grande projeção internacional com o disco Heartbeat City, com as músicas "Hello Again", "You Might Think" e, principalmente, pelo single "Drive", considerado o maior sucesso do grupo até então. O último disco saiu em 1987 com Door To Door que, mesmo com o sucesso da música "You Are the Girl", não alcançou boas vendagens. No ano seguinte a banda resolve dar um fim em suas atividades.

Embora houve rumores para retorno da banda na década de 1990, mas os seus integrantes Elliot, Benjamin e Ocasek resolveram continuar em carreira solo. A gravadora, por sua vez, resolver lançar algumas coletâneas do grupo para saudades dos fãs para que o trabalho do grupo não fique esquecido.


4 de mar. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 20

Enquanto os Mutantes agitavam São Paulo, no Rio de Janeiro era formada uma banda de onde sairiam pelo menos três nomes que até hoje estão na ativa do rock: Lulu Santos, Lobão e Ritchie. Completava a banda Vímana o baterista Fernando Gama. Faziam um som hard-progressivo, mas lançaram apenas um compacto com a música "Zebra", pela Som Livre.

Na década de 1970 tivemos o aparecimento de muitas bandas de rock progressivo, uma influência do que faziam no exterior como Yes, Pink Floyd, Gênesis e outros progressivos. Uma banda importante no Brasil foi O Terço. A banda formou-se em 1969 com Sérgio Hinds (guitarra e vocal), César das Mercês (baixo) e Vinícius Cantuária (bateria). O primeiro disco foi lançado em 1970 com Jorge Amiden no lugar de César.

Mas foi em 1975 que eles lançaram o melhor disco de rock progressivo brasileiro: Criaturas da Noite. Na época O Terço contava com sua melhor formação: Sérgio Hinds, Moreno (bateria), Magrão (baixo) e Flávio Venturini (teclados viola e vocal). O álbum vendeu mais de meio bilhão de cópias e foi o de maior sucesso da carreira do grupo. "1974" pode ser considerada a mais extensa música progressiva nacional e já foi até adaptada para uma peça de teatro nos EUA.

Em 1976, O Terço lança mais um bom álbum com esta mesma formação: Casa Encantada. Desta vez o grupo investiu mais em uma mistura de elementos brasileiros com o rock. Depois disso,, Venturini e Magrão deixam a banda pra formar o 14 Bis que será visto na próxima semana.


3 de mar. de 2010

A compositora Cristina Saraiva

Em 2001 lança seu primeiro cd intitulado Primeiro Olhar reunindo suas composições anteriores gravadas pelas cantoras Simone Guimarães, Giselle martine e outros artistas. Em 2002, sua composição "Indiviso" (parceria com Felipe Radicetti) vence a XX Feira Avareense de Música Popular.

Em 2003 o seu segundo disco Só Canção teve suas composições interpretadas por vários artistas da mpb como Chico Buarque, Renato Braz, Simone Guimarães entre outros. No ano seguinte passa a dirigir um jornal dedicado à música popular brasileir ao lado de Juca Novaes e Nana Soutinho.

Em 2006 lança o cd Sol a Sol com suas composições interpretadas por Lucila Novaes. O novo cd se chama Terra Brasileira, lançada no ano passado com suas composições interpretadas por Manuella Calavaro. A essência dos trabalhos de Cristina resume-se nas suas composições interpretadas por outros artistas, mostrando toda a qualidade das letras de uma das grandes revelações que a música brasileira descobriu nos últimos anos.



Um pouco de Cristina Saraiva

Cristina Saraiva é graduada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e cursou diversos cursos ligados à cinema e literatura. Porém, sua paixão pela música surgiu na década de 1990 quando ainda atuava como professora e desenvolveu um projeto denominado "Memória Musical" em diversas escolas, com objetivo de divulgar a música brasileira através do contexto histórico.

Em 1996, Cristina passou a atuar como produtora musical e cria seu próprio selo: Tiê Musical. Produz o cd Diamantes, da cantora Giselle Martine, apresentando duas de suas composições. No ano seguinte, produz o cd Cirandeiro, de Simone Guimarães que foi muito elogiado pela crítica, chegando a receber duas indicações do Prêmio Sharp para Simone (como melhor cantora) e melhor arranjo musical. Destaque deste cd para as músicas "Laranjeiras" e "Estrela do Meu Bem Querer". A partir daí, marca uma parceria entre Cristina e Simone que chegam a lançar novo cd em 1998: Aguapé.

No ano 2000, Cristina participou do Festival da Música Brasileira onde teve sua música classificada para as eliminatórias com "Primeiro Olhar" (parceria com Sérgio Farias e interpretada por Simone Guimarães). Como compositora, foi semifinalista do Prêmio Visa no mesmo ano. Só em 2001 é que Cristina passa a produzir seus próprios discos.



REVELAÇÃO MPB: Cristina Saraiva



Cristina Saraiva e Simone Guimarães - Estrela do Meu Bem Querer


Cristina Gomes Saraiva é uma cantora e compositora carioca nascida no Rio de Janeiro e figura entre os novos talentos reconhecidos na nossa música popular brasileira, sendo destaque desta quarta-feira como a Revelação MPB da semana.


28 de fev. de 2010

Sintonia::: Especial Lulu Santos



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições e sucessos de Lulu Santos.

Lulu Santos e suas experimentações musicais


Lulu Santos - Aviso aos Navegantes


Em 1990, Lulu lança mais um disco com um trocadilho: Honolulu. Desde 1987, Lulu mudou de gravadora para BMG e grava também Minha Vida, 1991, e Mondo Cane, em 1992.

Em 1993 fez uma pausa em suas atividades para redirecionar seu estilo e, em 1994, experimentou regravações diversas em Eu e Memê, Memê e eu, um disco com seus sucessos em versão dance-music e remix, que contou com a participação de Dj Memê na produção. Neste trabalho, o destaque é a inédita música "Sereia", que foi incluida em novela da TV Globo, na faixa nobre, e as regravações de "O Descobridor dos Sete Mares" (de Tim Maia) e "Se Você Pensa" (clássico da Jovem Guarda).

A partir de 1995 com Assim Caminha a Humanidade voltou à regularidade de um cd por ano. Em 1996, veio o cd Anti Ciclone Tropical, com destaque para o sucesso "Aviso aos Navegantes" e a regravação de "Dancin' Days", sucesso do grupo As Frenéticas, no final da década de 1970.

Em 1997, mais uma vez ousou nas experimentações com música techno e dance com o cd Liga Lá, seu 14º disco de sua carreira, sendo este com participação de Ritchie e do maestro Rogério Duprat. Destaque para o sucesso "Hyperconectividade". No ano 2000 lançou o cd Acústico duplo pela MTV, com seus grandes sucessos. De 2002 até 2009, foram mais 6 discos, sendo o mais recente é o cd Singular, lançado no ano passado.


O Artista pop Lulu Santos


Lulu Santos - Como uma Onda


O primeiro LP Tempos Modernos foi lançado em 1982 com três músicas que passaram a ser tocadas insistentemente nas rádios: "De Repente, Califórnia", "Tempos Modernos" e "Não Vá Pra Nova York". Em 1983 lançou o segundo disco O Ritmo do Momento começando uma série de gravações anuais como de hábito entre os artistas de renome. Neste disco trouxe o seu maior sucesso - "Como uma Onda" - e a partir daí, Lulu Santos se transformou em um requisitado intérprete da nossa música popular brasileira.


Em 1984 foi a vez do LP Tudo Azul e no ano seguinte, o disco Normal. Em 1985, Lulu se apresenta pela primeira vez no festival Rock In Rio ao lado de grandes roqueiros internacionais como Angus Young (AC/DC) e do guitarrista George Benson. A revista norte-americana "Spin" o considerou "o artista mais interessante do pop brasileiro".


Em 1986 foi a vez do seu único LP intitulado Lulu Santos. Pulando o ano de 1987, quando o fim do Plano Cruzado atingiu o mercado fonográfico, lançou o disco Lulu Santos e Auxílio Luxuoso (Amor à Parte), em 1988 ao vivo. Vários sucessos passam a tocar nas rádios e estabelecendo um padrão na carreira do cantor como "Um Certo Alguém", "Casa", "O Último Romântico", "Lei da Selva", "A Cura", entre outros. Em 1989 fechou a década com o disco Popsambalanço e Outras Levadas, quando fez incursões pelo samba.



O início da carreira de Lulu Santos


Lulu Santos - Tesouros da Juventude

Luis Maurício nasceu no Rio de Janeiro e começou a tocar guitarra aos 12 anos de idade. Daí formou a banda Cave Men com os amigos, apresentando um repertório dos Beatles e cativando as pequenas platéias nos primeiros shows. Porém, sua carreira profissional veio aos 19 anos quando formou seu primeiro grupo: o Veludo Elétrico.

Essa banda quase se transformou em outra quando os Mutantes estavam experimentando um sem número de formações no começo da década de 1970. O tecladista Túlio Mourão, o baterista Rui Mota, o baixista Antônio pedro, Luciano Alves e Paul de Castro foram alguns dos integrantes do Veludo Elétrico que passaram pelos Mutantes.

Logo depois, Luis Maurício passou a integrar o Vímana, do qual faziam parte Lobão e Ritchie, ambos em início de carreira. A banda chegou a gravar um LP que não foi lançado. O único registro em vinil é o compacto Zebra / Masquerade, çançado pela Som Livre em 1977. O Veludo Elétrico depois se transformou simplesmente em Veludo. Chegou também a participar das bandas Albatroz e, com o trompetista Márcio Montarroyos, montou o Pamoja.

Seu primeiro trabalho-solo foi o compacto Melô do Amor / Gosto de Batom ainda com o nome Luis Maurício, embora queria adotar o nome Lulu Santos que os produtores da Polygram não acharam legal, mas o disco não teve repercussão. Trabalhou compondo algumas trilhas sonoras em filmes e novelas da TV Globo até que, em 1981, assinou contrato com a gravadora WEA para gravar o compacto com a música "Tesouros da Juventude" (parceria com Nelson Motta) que se tornou seu primeiro grande sucesso já adotando seu novo nome artístico "Lulu Santos". A faixa-título conseguiu boa execução nas rádios.


Lulu Santos - Sereia / De Repente, Califórnia


Neste clipe ao vivo, Lulu Santos canta dois de seus grandes sucessos.


Homenageado do Dia: Lulu Santos


Lulu Santos - Tempos Modernos

Neste domingo trago Luis Maurício Pragana dos Santos, artisticamente conhecido como o cantor, compositor e guitarrista Lulu Santos. É o homenageado do dia.