2 de nov. de 2012

Momento Flashback: Rita Coolidge


Rita Coolidge - All Time High

Rita Coolidge (Lafayette, Tennessee , 1 de Maio de 1945) é uma cantora e atriz norte-americana. Começou a sua carreira como membro de coros de artistas como Joe Cocker , Eric Clapton e Leon Russell. Foi uma cantora muito famosa na década de 1970 e na década de 1980. Foi casada com Kris Kristofferson de 1973 até 1980, quando se separaram.

"We're All Alone" foi a canção mais executada na novela O Astro, de 1977, onde era o tema de amor dos personagens Lili e Márcio, interpretados por Elizabeth Savalla e Tony Ramos. A canção e o álbum Anytime Anywhere atingiram o top 10 da Inglaterra, Canadá, Estados Unidos e Portugal.

A cantora marcou presença em outras trilhas sonoras de novelas brasileiras. "Love Me Again" foi tema de Sinal de Alerta, no ano seguinte. Ainda em 1978, "You" apareceu na novela Pecado Rasgado. Em 1980, "I'd Rather Leave While I'm In Love" fez parte da trilha da novela Chega Mais.

"All Time High" foi tema da novela Eu Prometo, de 1983, além de fazer parte da trilha sonora do filme Octopussy, 13º filme de James Bond.

Outra sua canção "Love Came For" me fez parte da trilha sonora do filme Splash (1984).

Em 1997, Coolidge foi um dos membros fundadores da banda Walela, álbuns entre 1997 e 2000. Walela significa em cherokee Colibri, já que os três integrantes são descendentes da tribo Cherokee.

Em 2004 produziu uma antologia de todos os seus sucessos intitulada Delta Lady — The Rita Coolidge Anthology.

Em 2006, percorreu o Reino Unido num espetáculo intitulado Once a Lifetime Country, dedicado à música country, com Don Williams e Kenny Rogers.

-----------------------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia

1 de nov. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 116

História da Rádio Clube de Recife

A Rádio Clube AM de Recife, estado de Pernambuco, foi criada no dia 06 de abril de 1919 por um grupo de jovens da Escola Superior de Eletricidade (Augusto Joaquim Pereira, Oscar Pinto e Arthur Coutinho) e oficializada no dia seguinte quando foi anunciada pelo extinto Jornal de Recife sob o nome PRA-8.

Seus programas eram diversificados, voltada para a classe média, incluindo músicas e noticiários esportivos, destacando a primeira transmissão ao vivo de uma partida de futebol realizada no Estádio do Sport Clube Recife. Com a chegada de novos equipamentos que ajudaram a melhorar a sintonia da rádio para diversos locais da capital pernambucana em 1923, a Rádio Clube marcou como uma das pioneiras do Brasil. Como seu funcionamento era irregular, o Governo Federal decretou e autorizou a definição da rádio como sendo de "serviço de interesse nacional e de finalidade educativa".

Várias mudanças de sede ocorreram e, em 1952, a Rádio Clube foi incorporada aos Diários Associados por iniciativa de Assis Chateaubriand. Na década de 1970 houve um incêndio que destruiu boa parte de seu acervo. Em 2008 se tornou integrante da Rede Clube Brasil de Rádio.




31 de out. de 2012

Um pouco sobre Beto Villares

Beto Villares - Excelentes Lugares Bonitos


Beto Villares é mais conhecido por seus trabalhos com diversos artistas, produzindo discos de Pato Fu, Zélia Duncan, Céu, entre outros grandes nomes da música brasileira. Além disso, compôs várias trilhas para o cinema e tv.

Entre 1998 e 2000 compôs algumas canções que foram incluídas em documentários e seriados. Produz um projeto intitulado  Música do Brasil, mesclando diversos ritmos divididos por temas, assinando algumas das faixas, além de ser responsável pela edição e arranjo do disco. Trata-se de uma compilação de 4 cds, fruto de um ambicioso projeto de registro musical feito pelo antropólogo Hermano Vianna. No mesmo ano lança seu primeiro disco Excelentes Lugares Bonitos

Em 2010 produziu o cd Pretobrás 2, do cantor Itamar Assumpção e, atualmente, está compondo a trilha do filme Xingu e preparando seu segundo disco.

Beto Villares - África Lá

 

Sucesso de Beto Villares neste clipe oficial.

REVELAÇÃO MPB: Beto Villares


Beto Villares - Rio da Bossa Nova

Mais um novo nome surge na música popular brasileira. Nesta quarta trago um pouco sobre o cantor Beto Villares aqui no blog Sintonia como a Revelação MPB.

28 de out. de 2012

Sintonia::: Especial Cidade Negra



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos da banda Cidade Negra.

Cidade Negra, hoje

Cidade Negra - O Erê

A passagem de Alexandre Massau na Cidade Negra durou apenas 2 anos e Toni Garrido volta novamente para assumir os vocais. Junto com o baixista Bino Farias e o baterista Lazão que já estão desde a criação, a banda agora passa a ser um trio.

Assim, os três integrantes gravam novo cd em 2010 intitulado Que Assim Seja para marcar sua nova formação e novo rumo à carreira da banda, com destaque para as músicas "Ninguém Pode Duvidar de Jah" e "Diamantes". Atualmente, continuam em atividade e já preparam novos projetos.

Mudanças na banda Cidade Negra

Cidade Negra - Girassol


Ainda com Ras Bernardo nos vocais, Cidade Negra gravou seu segundo disco Negro no Poder em 1992. Dois anos depois, a banda passou por mudanças com a saída de Ras Bernardo e, para o seu lugar, entrou Toni Garrido. A partir de então, os integrantes ficaram mais unidos e passaram a se tornar mais conhecidos pelo público, graças ao lançamento do terceiro disco Sobre Todas as Forças, produzido por Liminha. O álbum emplacou vários hits nas paradas como "A Sombra da Maldade", "Downtown", "Onde Você Mora?" e "Pensamento".

Logo vieram mais dois discos (O Erê, de 1996; e Quanto Mais Curtido Melhor, de 1998) sempre com um sucesso atrás do outro e se consolidando como uma das bandas mais populares do país. Com o disco Enquanto o Mundo Gira, de 2000, a banda diversifica sua sonoridade mesclando vários ritmos além do reggae. Dois anos depois, novamente sob a produção de Liminha, grava o disco Acústico MTV.

Para comemorar 20 anos de carreira, a banda Cidade Negra lançou o cd e dvd Direto - Ao Vivo em 2006, gravado na Fundição Progresso, na Lapa, Rio de Janeiro, que trouxe seus grandes sucessos, algumas faixas inéditas e contando com algumas participações especiais. Dois anos depois Toni Garrido deixa a banda, para surpresa dos fãs e admiradores da Cidade Negra, e Alexandre Massau entra no seu lugar. Logo depois é a vez do guitarrista Da Gama seguir carreira solo e se desligar da banda.

O Início da Cidade Negra

Cidade Negra - Falar a Verdade


Foi tudo uma questão de fé, pois o pai de Bino tocava violão e sua mãe cantava em um coral de uma igreja local. Bino era também frequentador assíduo do lugar e foi lá que conheceu Da Gama e Lazão, e com eles formou o Novo Tempo, com uma missão simplória: tocar num festival da igreja. Em 1983 com a entrada de Bernardo surgiu o Lumiar (primeiro nome da banda), os jovens eram abastecidos pela paixão em comum pelo ritmo jamaicano, Bob Marley, em especial, pela música brasileira como Tim Maia e pelo funk e soul dos anos 1970, além de grandes clássicos do rock como Led Zeppelin. Foi dessa junção de estilos, que sairia o som único e inconfundível do Cidade Negra.

O primeiro concerto aconteceu em 1986 no Teatro Arcadia, na Baixada, como parte de um projeto musical batizado de "Terças Culturais". A mudança de nome ocorreu em função da existência de outra banda com o mesmo nome Lumiar, a partir de então a banda passou a se chamar Cidade Negra, os ensaios ocorriam na casa de Da Gama, com instrumentos emprestados. Um documentário da BBC de Londres sobre a cultura na Baixada, dando ênfase a banda, serviu de incentivo para o grupo, foi então que em 1990, a Sony Music, ainda CBS, resolveu apostar neles.

Logo depois em 1991 com Nelson Meirelles e Eduardo Egs na mesa de produção, veio seu primeiro álbum, Lute Para Viver, maduro, com letras politizadas e sobre a vida e seus ensinamentos. Dele se destacou o hit "Falar a Verdade", um tiro que assaltou todas as rádios do Brasil na época e que até hoje é pedido nos concertos. O álbum também contou com a participação mais que especial do consagrado Jimmy Cliff na canção "Mensagem".
---------------------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia