18 de mai. de 2012

Momento Flashback: Information Society


Information Society - Running

Acid, house, hip hop, beat, technopop, synthpop, rap, e vários nomes e modas já tentaram explicar o fenômeno Information Society, banda norte-americana criada na cidade de Minneapolis, estado de Minnesota, em 1982, por três amigos: James Cassidy (baixo e guitarra), Kurt Harland Valaquen (vocais) e Paul Robb (programação de teclados eletrônicos).

Os primeiros anos serviram para conhecer e a realizar experimentações da música eletrônica em busca de um estilo próprio. Só então partiria para a carreira musical ao lançar seu primeiro EP The InSoc em 1983. No ano seguinte, grava um single e começa a distribuir para várias boites e rádios executarem em 1985 e que seria o seu primeiro sucesso oficial: "Running", lançado inicialmente no disco independente Creatures of Influence em 1984, e incluído mais tarde no álbum Information Society, em 1988, que deu projeção mundial ao ao Information Society que contou com uma nova integrante - Amanda Kramer - e destacando outros sucessos como "Walking Away", "Repetition" e o megahit "What's On Your Mind (Pure Energy)". A banda foi uma das revelações do ano pela RollingStone e ganhou um disco de ouro pela venda de 500 mil cópias.

Passou a excursionar no exterior, especialmente no Japão e no Brasil, onde fez grande sucesso, inclusive chegando a participar do Rock In Rio II, em 1991, no Rio de Janeiro, onde divulgou sucessos do novo disco Hack, gravado um ano antes, como "Think", "How Long", entre outros. Em 1992 grava mais um disco - Peace and Love, Inc. - antes da saída de James e Paul no ano seguinte. Com direito a usar o nome da banda, Kurt Harland grava o disco Don't Be Afraid em 1997.

Nos primeiros anos da década de 2000, foram lançadas coletâneas oficiais do Information Society até que, em 2005, Paul e James ensaiavam um possível retorno para o grupo, durante uma apresentação em Nova York. Embora Kurt tenha colaborado nas gravações do novo trabalho junto com os dois colegas, resolve ceder os direitos do nome para os mesmos e se desligar do grupo, dedicando-se aos seus novos projetos pessoais. Atualmente, a banda continua com sua formação original e em atividade. Seu último trabalho é o EP Modulator, de 2009.

17 de mai. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 98


Nascida no coração do povo, a música brasileira ressoa no mundo *

4ª parte: A Música Popular Brasileira


Diz-se que a unidade cultural do país é garantida pela língua portuguesa. É possível pensar que a música - especialmente a de raiz popular - seja também  um forte laço de união e, sobretudo, de alegria entre os brasileiros.


Desde a invenção do samba no começo do século XX - a sua origem parece ser a música improvisada por músicos baianos frequentadores da casa da mítica Tia Ciata, no Rio de Janeiro - a criatividade da música popular parece inesgotável. Segundo o poeta baiano Wally Salomão: "o samba é intrigante porque a sua linha melódica é quase sempre melancólica, mas a base rítmica é cheia de vitalidade e alegria de viver".


A lista dos maiores nomes seria imensa. Aqui estão alguns nomes consagrados: Donga, João da Baiana, Noel Rosa, Geraldo Pereira, Pixinguinha, Ari Barroso, Cartola, Nelson Cavaquinho, Lupicínio Rodrigues, Ivone Lara, Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi (fundador de uma estirpe ilustre) e tantos outros.


E a partir da década de 1960, os criadores da bossa nova com Tom Jobim, Carlos Lyra, Edu Lobo e Oscar Castro Neves. E mais a arte intemporal de Paulinho da Viola, Jacó do Bandolim, Paulo Moura e Rafael Rabello. E ainda a figura de João Gilberto, príncipe da nossa música, além de Chico Buarque de Holanda e Caetano Veloso, excelsas figuras de poetas e músicos.

16 de mai. de 2012

Sobre Nilze Carvalho

Nilze Carvalho e D. Ivone Lara - Acreditar

Ao ser flagrada pelo irmão mais velho tocando "Acorda Maria Bonita" no cavaquinho, Nilze Carvalho, então com 5 anos, começava uma verdadeira história de amor com a música. Aos 6 já se apresentava em público, na Rádio Solimões, na extinta TV-Rio com João Roberto Kelly e no Fantástico da TV-GLOBO.

Dos 11 aos 14 anos, gravou, como bandolinista, a série de LPs Choro de Menina em quatro volumes, sendo o 1° e o 4° acompanhada pelo conjunto Época de Ouro. Iniciou sua carreira internacional aos 15 fazendo turnês em países como Itália, Espanha, França, Suíça, Holanda, Estados Unidos, Japão, Argentina, China e Austrália.

Em 2002, participou do show O Samba é a Minha Nobreza de Hermínio Bello de Carvalho e Lembranças Cariocas de Lefê Almeida.

Nilze lança o CD (cantado) Estava Faltando Você,  pela gravadora Fina Flor com o qual foi indicada ao Prêmio Tim para melhor cantora de samba.

Nos últimos dois anos Nilze participou do DVD Samba Social Club 2, do DVD Gafieira, de Zeca Pagodinho, gravou o samba "Acreditar" ao lado de D.Ivone Lara para o CD e DVD Cidade do Samba e também gravou participação especial no CD Palavras de Guerra da cantora Olívia Hime. Fez diversos shows pelo Brasil, Costa Rica, Equador e Europa.

Nilze já cantou e tocou ao lado de grandes nomes da música popular brasileira e internacional, como: Dona Ivone Lara, Zeca Pagodinho, Zélia Duncan, Jair Rodrigues, Zé da Velha e Silvério Pontes, Martinália, Carlos Lyra, Luiz Melodia, Carlos Malta, Olívia Hime, Cristina Buarque, Monarco, Nei Lopes, Nelson Sargento, Hamilton de Holanda, Roberto Silva, Elton Medeiros, Hermínio Bello de Carvalho, Dudu Nobre, Fátima Guedes, Zé Menezes, Roberta Sá, Sadao Watanabe, Stefano Bollani, Nicolas Krassik, entre outros.

Recentemente dividiu o palco com o pianista e arranjador Cristóvão Bastos num show em homenagem a Ataulfo Alves, e participou do Prêmio da Música Brasileira 2010.

Nilze também participa do grupo Sururu na Roda,  que é destaque na  cena musical carioca , com 10 anos de carreira e três CDs lançados. ao lado de Silvio Carvalho, Fabiano Salek e Juliana Zanardi (nova integrante).

Além de cantora e instrumentista, Nilze é compositora e bacharel em música pela UNI-RIO, compositora e foi apresentadora do programa CENA MUSICAL da TV BRASIL.

Acabou de lançar o álbum  O Que É Meu pela Biscoito Fino, em 2010, sendo seu último trabalho.
------------------------------------------------
Fonte: Site Oficial da cantora (com adaptações)

Nilze Carvalho - Barracão

 

Em apresentação no programa Oi Novo Som, Nilze Carvalho canta com sua banda a música "Barracão"
-------------------------------------------------------- 
Fonte: Oi Novo Som

REVELAÇÃO MPB: Nilze Carvalho


Nilze Carvalho - A Deusa dos Orixás 

E o samba pede passagem nesta quarta ao trazer mais um novo talento da nossa música brasileira. Nilze Carvalho é a Revelação MPB de hoje.

13 de mai. de 2012

Chiquinha Abre Alas

Linda Batista e Dyrcinha Batista - Ô Abre Alas

Três anos depois, Chiquinha Gonzaga passa a atuar politicamente em prol da abolição da escravatura e da República no Brasil, mas sem deixar de lado a música. Passa a compor músicas para o teatro e, em 1885, faz sua estréia como maestrina, a primeira do Brasil, com a opereta "A Corte na Roça", e dirige a banda da Polícia Militar, enfrentando os preconceitos na época por ser mulher.

Em 1899, Chiquinha compõe a primeira marcha carnavalesca brasileira com "Ô Abre Alas", dedicada ao cordão de bloco Rosa de Ouro, consagrando-se nacionalmente. Viaja pela Europa entre 1902 e 1909, tornando-se conhecida em Portugal.

Em sua trajetória musical, Chiquinha Gonzaga escreveu 77 peças teatrais e cerca de 2 mil composições, entre elas, "Corta Jaca (Gaúcho)", "Sultana", "Balança Meu Bem", entre outras. Passa a viver seus últimos anos na companhia de um homem 36 anos mais jovem que ela e morre aos 87 anos de idade no dia 28/02/1935. Sua vida já foi tema de várias homenagens, entre elas, uma minissérie produzida pela TV Globo em 1999, dirigida por Jayme Monjardim e estrelada pelas atrizes Gabriela Duarte e Regina Duarte.

Primeiros Anos de Chiquinha Gonzaga

As Choronas - Atraente 

Pianista e maestrina natural do Rio de Janeiro, onde nasceu em 17/10/1847, Francisca Edwiges Neves Gonzaga foi a primeira compositora popular na história da mpb. Veio de uma família aristocrata, sendo filha de um general do Exército com uma negra humilde, Chiquinha Gonzaga compôs a música natalina "Canção dos Pastores", aos 11 anos de idade.

É forçada pelos pais a se casar, aos 16 anos de idade, com Jacinto Ribeiro do Amaral, um oficial da Marinha mercante. Juntos, têm três filhos: João Gualberto, Maria do Patrocínio e Hilário. Logo depois, abandona o marido, com quem não tinha afinidade, e cuida apenas do filho mais velho, João; já Maria é criada pelos avós e Hilário , por uma tia. Com a separação, que gerou escândalo para a sociedade da época. Anos mais tarde, ela se une ao engenheiro João Batista de Carvalho, com quem teria uma filha, Alice Maria, mas vindo se separar logo depois. A partir daí, Chiquinha resolveu seguir sua carreira musical, mesmo com a oposição de sua família. 

Em 1877, faz sua estréia como compositora com a polca "Atraente" e se profissionaliza como pianista, vindo a dar aulas de piano e a frequentar bailes, se apresentando ao público e atuando com o flautista Joaquim Antônio da Silva Calado, numa dupla precursora daquilo que depois seria conhecido como choro.

Homenageada do Dia: Chiquinha Gonzaga


Chiquinha Gonzaga - Corta Jaca 

Neste domingo, Dia das Mães, trago uma homenagem a uma das primeiras compositoras nacionais que surgiram na nossa música brasileira: Chiquinha Gonzaga. É a Homenageada do Dia de hoje.