6 de mai. de 2011

Momento Flashback: Righeira



Righeira é um dueto de Italo Disco de Turim, Itália. O grupo foi fundado em 1981 por Stefano Rota e Stefano Righi. Eles ficaram famosos na Europa continental por seu single "Vamos A La Playa", composto junto com Carmelo e Michelangelo La Bionda e lançado em 1983. Diferentemente do consenso de que a música tem nenhuma ou pouca profundidade, o conteúdo da canção é bastante sério e aborda o perigo das bombas atômicas e ao problema da poluição das praias. A canção ficou na 53ª posição na UK Singles Chart.

Um ano depois foi seguida pelo single "No Tengo Dinero". Ambos os singles fizeram sucesso nas paradas musicais. "L'Estate sta Finendo", foi lançada em 1985 e ficou em primeiro lugar na Itália, mas não conseguiu fazer sucesso nas paradas musicais de outros países. Em 1986 a banda participou no Festival de Sanremo com sua canção "Innamoratissimo" que ficou na 15ª colocação.

O Single "Vamos A La Playa" é sempre tocado nas radios espanholas.
-------------------------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia


5 de mai. de 2011

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 62

A História do Samba - 3ª parte

Em sua evolução, o samba sofreu uma série de influências estranhas à cultura popular brasileira, principalmente à influência da música de jazz norte-americana, que invadiu o Rio de Janeiro depois da 1ª Guerra Mundial até 1929.

Enquanto isso, nos morros cariocas, os compositores oriundos das camadas mais pobres da população continuavam a cultivar o samba batucado, conforme resultou da fusão do samba-de-roda baiano com a música urbana do Rio de Janeiro, herdeira do lundu, que ficou logo conhecido como "samba de morro". Em volta deles agruparam-se sambistas, cantores, ritmistas e dançarinos, e surgiram, no fim da década de 1920, as associações recreativas carnavalescas chamadas de escolas de samba.

No carnaval de 1929, a Deixa Falar foi a primeira escola de samba carioca fundada no Estácio e apresentou, na Praça Onze, o samba em toda a sua pureza rítmica, acompanhado de instrumentos de percussão: tamborins, cuícas, surdos, etc. Em Mangueira, apareceu o famoso sambista Agenor de Oliveira, conhecido como Cartola.

Paralelamente ao desenvolvimento do samba de carnaval, surgiu o samba-canção por volta de 1928, também conhecido como samba de meio de ano, não-carnavalesco, que se tornou o equivalente brasileiro do blues, de consumo sentimental norte-americano. A voga do samba-canção estendeu-se até meados da década de 1940, quando a evolução da música popular do Rio de Janeiro sofreu novamente a influência da música dos Estados Unidos (jazz bebop).

Entre os compositores que ilustraram essa fase da evolução do samba destacam-se: João de Barro, Alberto Ribeiro, Dorival Caymmi e Herivelto Martins. Foi somente a partir de 1958, com o movimento da Bossa Nova, marcou o afastamento do samba de suas origens populares pelo aprofundamento da influência do bebop e pelas modificações introduzidas na batida tradicional do samba, em seu próprio ritmo, sendo representado por Tom Jobim, João Gilberto, Vinícius de Moraes, Johnny Alf, Carlos Lyra, Baden Powell, entre outros.

A partir da década de 1960, a evolução do samba prosseguiu tanto através da retomada de suas características mais tradicionais com Chico Buarque, Edu Lobo, Paulinho da Viola, Ivone Lara e Martinho da Vila, como através da incorporação da fusão com os mais diferentes ritmos e influências representada por Gilberto Gil, Caetano Veloso, Luís Melodia, Aldir Blanc e João Bosco, entre outros.

Semana que vem, falarei um pouco das escolas de samba. Até lá!


4 de mai. de 2011

Um pouco sobre Érika Machado

Érika Machado - Secador, Maçã e Lente

Érika Machado é natural de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. No ano de 2001, matriculou-se na Escola Guignard, da Universidade Estadual de Minas Gerais para se tornar artista plástica e realizar exposições de arte junto com seus colegas.

Porém, a música passou a fazer parte de sua vida que logo se tornaria cantora e compositora. Realizou alguns shows, apresentando algumas de suas composições e chegou a apresentar-se no Conexão Festival de Belo Horizonte. Após conhecer John Ulhoa e Fernanda Takai, integrantes da banda mineira Pato Fu, veio seu primeiro disco No Cimento produzido por ele e gravado em 2005, incentivado pelos programas de patrocínio conseguidos por Érika através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

A boa receptividade do disco rendeu a Érica Machado, o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), na categoria "Artista Revelação". Em 2009, grava seu segundo disco Bem Me Quer, Mal Me Quer que é bem recebido pela crítica e acentua sua amizade com John e Fernanda Takai que ajudaram no seu trabalho e ainda fizeram participação no primeiro show de divulgação de seu trabalho que chega a conciliar a música e a arte plástica.


Érika Machado - No Cimento


Faixa-título de seu primeiro cd cantada por Érika Machado, em apresentação na Sessão Alto-Falante, da TV Brasil.


REVELAÇÃO MPB: Erika Machado


Érika Machado - Dependente

Minas Gerais também é um dos estados brasileiros que mais contribuíram para divulgar e expandir a sua cultura musical. Prova disso, são vários nomes da mpb que marcaram e continuam marcando muita gente com sua boa música, sejam veteranos ou novatos.

E hoje, trago mais um novo talento mineiro. Trata-se de Érika Machado, que vamos conhecer um pouco da sua vida e carreira, sendo a Revelação MPB desta quarta-feira.


1 de mai. de 2011

Sintonia::: Especial Roxette



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Roxette.

A Volta do Roxette

Roxette - She's Got Nothing On (But The Radio)


No ano de 2000, Roxette começa a trabalhar nas composições do próximo cd Room Service que é lançado em abril de 2001 e inicia nova excursão pela Europa, divulgando seu novo trabalho com destaque para "The Centre Of The Heart" e "Milk And Toast And Honey".

Em 2002, os fãs de Roxette são surpreendidos com a notícia sobre o desmaio de Marie Fredriksson em sua casa e, após ser levada ao hospital, é diagnosticada com tumor cerebral e passa viver, durante três anos, sua luta para vencer o câncer, dando pausa nas atividades de Roxette. Per Geslle, por sua vez, além de dar apoio à cantora, passa a cuidar dos trabalhos junto ao seu grupo Gyllene Tider que, em 2004, completa 25 anos de carreira.

Após a cirurgia feita para retirada do tumor maligno, Marie sofre alguns danos e busca se recuperar gradativamente com apoio de seu marido Mikael Bolyos. Já um pouco melhor, Marie vai a Londres com Per em 2005 para receber o Prêmio BMI pela execução de nº 4.000.000 da música "It Must Have Been Love" nos Estados Unidos. Durante quase toda a década, Roxette tem lançado coletâneas de seus sucessos para os fãs saudosos até o final do tratamento de Marie em 2009.

Após estar curada, Marie descobriu sua nova arte com o desenho, mas sem deixar a música de lado, embora o tratamento tenha deixado algumas sequelas. Ainda assim, ela e Per já ensaiavam um retorno aos palcos, apresentando-se em alguns eventos e na tv, além do Festival Night Of The Proms, na primavera de 2009, compreendendo os shows na Bélgica, Holanda e Alemanha.

É a partir daí que iniciam os trabalhos para o novo disco após um intervalo de 10 anos. Roxette retorna em definitivo com o cd Charm School que é lançado neste ano com dois singles em execução nas rádios suecas, na Europa e na América: "She's Got Nothing On (But the Radio)" e "Way Out". Sela assim, a volta aos palcos em comemoração aos 25 anos de trajetória de sucesso de um dos grandes nomes da música pop.


Roxette na década de 1990

Roxette - Crash! Boom! Bang!

Após uma bem sucedida turnê em vários países, Roxette volta a gravar novos discos com Joyride, de 1991 e Tourism: Songs from Studios, Stages, Hotelrooms and Other Strange Places, de 1992, sendo este gravado durante a excursão do disco anterior e reúne alguns sucessos remasterizados ao vivo e novas gravações de singles que ficaram de fora dos discos anteriores, com destaque para as faixas "How Do You Do!", "Fingertips", "Here Comes the Weekend" e "Queen of Rain".

O novo disco Crash! Boom! Bang!, de 1994, mostra um amadurecimento nas composições e no trabalho da dupla com "Sleeping In My Car", "Vulnerable" e a faixa-título que entrou para a trilha do filme História Sem Fim. Obteve grande sucesso na Europa, mas nos Estados Unidos não teve muita repercussão, sendo seu último disco lançado naquele país pela EMI.

No ano seguinte, Roxette grava sua primeira compilação de sucessos - Don't Bore Us, Get to the Chorus! Roxette's Greatest Hits - que também traziam quatro composições inéditas. Em 1996, lança um cd de seus grandes hits em espanhol.

No intervalo de quatro anos, Per e Marie voltam a seguir com sua carreira individual, gravando discos próprios, até reunir-se novamente em 1998 para gravar o sétimo disco Have a Nice Day que emplaca com o single "Wish a Could Fly".


Roxette ao Caminho do Sucesso

Roxette - It Must Have Been Love

Após a estréia do primeiro disco do Roxette pela gravadora EMI, inicia-se a primeira turnê internacional da dupla Per e Marie na Suécia, sua terra natal, em 1987. Paralelo a isso, Marie continua com sua carreira solo, preparando faixas novas para seu terceiro disco (Efter Stormen) e Per compõe o single de Natal "It Must Have Been Love (Christmas For The Broken Hearted)" que faz sucesso nas rádios do país.

Três anos mais tarde, se tornaria um dos grandes sucessos do Roxette ao ser encomendada por um estúdio norte-americano para fazer parte da trilha sonora do filme Uma Linda Mulher, estrelada por Julia Roberts e Richard Gere. Com nova versão (sem qualquer referência ao Natal) feita por Gessle, a música ocupou a posição nº 1 nas paradas dos EUA.

O segundo disco do Roxette - Look Sharp! - foi que deu o impulso que faltava para alavancar a carreira fora da Suécia. Neste trabalho trouxe três dos grandes hits que entrarão definitivamente no repertório de seus shows como "The Look", "Dangerous" e "Listen To Your Heart" e chegou a vender mais de 8 milhões de cópias em todo o mundo, rendendo premiações e prestígios para Per e Marie.


Marie e Per: O Início

Roxette - Neverending Love

Marie Fredriksson e Per Gessle são compositores e cantores suecos e tiveram seus destinos cruzados quando se conheceram em um estúdio e se tornaram amigos, vindo, mais tarde, a se unir para formar o duo Roxette em 1985.

No caso de Marie, o interesse pela música veio ainda na infância e, já na adolescência, matriculou-se em uma escola de música. Chegou a fazer parte de duas bandas (Strul e MaMas Barn) chegando a gravar um disco.

Já Per Gessle era vocalista e guitarrista de um famoso grupo chamado Gyllene Tider formado em 1977 que chegou a contar com quatro discos, cantando em sueco. Houve tentativa de seguir uma carreira internacional com o disco The Heartland Café, de 1984 e cantado em inglês, vindo a adotar o nome "Roxette" (título de uma música da banda Dr. Feelgood), mas não obteve sucesso nem mesmo em seu país.

Apresentada por Gessle ao seu produtor Lasse Lindbom, Marie iniciou sua carreira profissional como cantora, gravando seu primeiro disco Het Vind em 1984, que não teve boa aceitação pela crítica sueca. Chegou a participar das gravações com o grupo de Gessle, mas logo veio a idéia de fazer um trabalho juntos durante a gravação do segundo disco de Marie no ano seguinte.

Juntos, passaram a trabalhar na seleção do repertório. Gessle compôs algumas canções que ficaram de fora de seu terceiro disco solo e aproveitou para incluir no novo álbum da dupla. Marie, então, adota o Roxette para selar sua nova tentativa de obter o sucesso mundial com Gessle e lançam o álbum de estréia Pearls of Passion em 1986, com os primeiros singles como "Soul Deep", "Neverending Love" e "So Far Away".

Roxette - Listen to Your Heart



"Listen To Your Heart" é uma canção escrita por Per Gessle e Mats M.P. Persson para Look Sharp! (1988), o segundo álbum de estúdio da banda sueca Roxette. A canção foi lançada como o terceiro compacto simples do álbum e atingiu êxito na Billboard Hot 100, onde atingiu a primeira posição na semana de 4 de novembro de 1989, se tornando o segundo número um da banda nos Estados Unidos da América. Também atingiu a primeira posição no Brasil, se tornando o primeiro número um da banda no país.
----------------------------------------------
Fonte: http://mais.uol.com.br/


Homenageado do Dia: Roxette


Roxette - Spending My Time

Um dos maiores nomes da música pop mundial, a dupla Sueca formada por Marie Fredriksson e Per Gessle é a Homenageada do Dia neste domingo.