26 de nov. de 2010

Momento Flashback: Berlin


Berlin - Take My Breath Away

Banda norte-americana formada na cidade de Los Angeles, em 1978, formada por Virginia Macolino (nos vocais), John Crawford (no baixo e guitarra) e David Diamond (teclados). Logo depois entraram Ric Olsen (guitarra), Matt Raid (teclados) e Rob Brill (bateria), completando sua formação em 1982. No decorrer dos anos, a banda foi sofrendo mudanças em sua formação com a saída e entrada de alguns integrantes.

Apresentando sucesso meramente comercial, lançou seu primeiro disco Information, em 1980. A partir do segundo disco Pleasure Victim, a vocalista Virginia sai da banda para a entrada definitiva de Terri Nunn nos vocais e a banda começa a tornar-se conhecida com os singles "Sex (I'm A ...)" e "The Metro".

O reconhecimento mundial veio em 1986 quando o single "Take My Breath Away" entra na trilha sonora do filme "Top Gun - Ases Indomáveis", estrelado por Tom Cruise, Kelly McGillis e Val Kilmer. A música faz parte do disco Count Three & Pray, lançado no mesmo ano e marca o auge da carreira da banda. No ano seguinte, o novo disco não emplaca e Berlin encerra suas atividades.

Em 1998, Terri Nunn retorna com a banda com nova formação (Mitchell Sigman, Carlton Bost e Chris Olivas) para gravar novos discos. Atualmente continua em atividade.



25 de nov. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 49


Rimski-Korsakov - Scheherazade I


Nikolai Andreievich Rimski-Korsakov é o nome completo de um dos maiores compositores russos nascido em Tikhvin, Novgorod, no ano de 1844. Popularmente conhecido como Rimski-Korsakov, foi considerado um mestre em orquestração.

Destinado a carreira naval, a princípio, dedicou-se à música por diletantismo. A partir de 1861, ocasião em que conheceu Balakirev, definiu-se sua vocação musical, e ele passou a fazer parte do grupo de jovens compositores (Cui, Mussorgsky, Borodin), considerados discípulos daquele artista, passando a ser conhecido como Grupo dos Cinco.

Suas primeiras composições datam dos anos de 1862 a 1873 e alcançam sucesso. Após demitir-se da Marinha, Rimski-Korsakov se ressentia da falta de conhecimentos sistematizados e valeu-se do estudo das obras de Tchaikovski para aprofundar seus conhecimentos técnicos. Exerceu diversos cargos como professor e regente, e dentre seus alunos contam-se nomes ilustres como Liadov, Glazunov e Stravinsky.

Sua obra, muito extensa, compreende principalmente óperas como "Snegurotchka" ("A Donzela da Neve"), de 1882; "Hievesta Tsaria" ("A Noite do Czar"), de 1899; entre outras. Porém, destacou-se pelas suas importantes obras sinfônicas a exemplo de "Antar - Sinfonia nº 2" (1868), "Capriccio Espanhol" (1887) e "Scheherazade" (1888), além de ter feito músicas de câmara, canções e obras teóricas.

Rimski-Korsakov revela em suas composições uma tendência para a música decorativa, de cunho impessoal, pitoresco e lendário. Soube realizar a fusão entre o canto popular russo e a técnica ocidental, demonstrando domínio no campo da escrita musical e da instrumentação. Faleceu em Liubensk, em 1908.

Próxima semana irei falar da vida e obra do brasileiro Heitor Villa-Lobos. Até lá!


24 de nov. de 2010

Biografia de Thalma de Freitas

Thalma de Freitas - Tranquilo


Nascida no Rio de Janeiro, Thalma teve gosto pela música a partir de sua ligação com o seu pai, o maestro, compositor e pianista Laércio de Freitas. Começou fazendo peças musicais a partir de 1990, em São Paulo, tendo sua estréia oficial no espetáculo "Noturno", em 1992, dirigido pelo cantor e compositor Oswaldo Montenegro.

Logo participou de outras peças até 1996, quando atuou pela primeira vez como atriz pela TV Globo, vindo a atuar em diversas novelas, sendo a maioria pela TV Globo. Também atuou em filmes como "O Xangô de Baker Street", de Miguel Faria Jr., interpretando Ana Candelária, a namorada brasileira de Sherlock Holmes; e "As Filhas do Vento", de Joel Zito Araújo, interpretando a primeira fase de Jú. Por este trabalho Thalma foi indicada ao prêmio de melhor atriz coadjuvante no Festival de Cinema de Gramado.

Chegou a se apresentar ao lado de diversos artistas como backing vocal, a exemplo de Seu Jorge, Zé Ricardo, Paulinho Moska, entre outros. Só a partir de 2004 é que lançou seu primeiro e único cd Thalma de Freitas, lançado pelo selo Cardume e distribuído pela EMI. Atualmente participa como crooner da Orquestra Imperial, com quem gravou cd em 2007, Carnaval Só No Ano Que Vem, pela Som Livre.


Thalma de Freitas e Mateus Aleluia - Cordeiro de Nanã


Thalma de Freitas interpreta "Cordeiro de Nanã", sucesso do grupo Os Tincoãs, composto por Dadinho e Mateus Aleluia, contando com a participação deste último no violão, além de Laércio Freitas (pai da cantora) no piano e Fabiana Aleluia (filha de Mateus) nos vocais.


REVELAÇÃO MPB: Thalma de Freitas


Thalma de Freitas - Minha Noite É de Manhã

Atriz e cantora carioca, Thalma de Freitas vem nesta quarta ser a Revelação MPB para todos conhecerem um pouco de sua vida e carreira.


21 de nov. de 2010

Sintonia::: Especial Nando Reis



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições e sucessos de Nando Reis.

Nando Reis, ontem e hoje

Nando Reis e Ana Cañas - Pra Você Guardei o Amor

Mesmo com dois discos gravados, Nando Reis ainda fazia parte dos Titãs com quem gravaria mais alguns discos, com destaque para Acústico MTV, gravado ao vivo no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro em 1997. Neste disco, o grupo reuniu grandes sucessos da carreira e canções inéditas como "Os Cegos do Castelo", composto por Nando, além de contar com participações especiais de Arnaldo Antunes (que havia deixado o grupo), Marisa Monte, Marina Lima, Jimmy Cliff, Fito Paez e Rita Lee. O disco teve grandes vendagens e até hoje foi o cd mais vendido do grupo.

Em 2002, Nando Reis produz um disco póstumo dedicado a Cássia Eller. A partir de 2003, Nando Reis deixa os Titãs definitivamente pra seguir carreira junto com sua nova banda Os Infernais, gravando o disco A Letra A, que conta com 12 músicas de sua autoria, seguindo uma sonoridade própria. Neste trabalho, destaca os sucessos "Luz dos Olhos" (antes gravada por Cássia Eller), "Mesmo Sozinho" (gravada pelos Titãs) e a música que leva o nome do álbum.

No ano seguinte, grava um disco ao vivo da MTV, reunindo sucessos de sua carreira solo, além da época dos Titãs e na voz de outros artistas. Com oito discos gravados, tendo o último lançado em 2009 (dedicado à sua ex-namorada Adriana Lotaif, a quem compôs três das músicas do álbum), e emplacou duas músicas: "Ainda Não Passou" (indicada ao Grammy Latino de melhor canção brasileira do ano) e "Pra Você Guardei o Amor" (com participação de Ana Cañas).

Atualmente, Nando Reis figura entre os 10 artistas brasileiras que mais arrecadam direitos autorais, segundo o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD). Em agosto deste ano, gravou o dvd ao vivo MTV Apresenta: Bailão do Ruivão em São Paulo, reunindo composições de artistas da música nacional e internacional nas últimas décadas, preferidas por Nando Reis.


Os novos caminhos de Nando Reis

Nando Reis - O Mundo É Bão, Sebastião

Outros discos foram gravados pelos Titãs que se tornaram um dos maiores grupos de rock do Brasil. Nando Reis ainda chegou a produzir discos de outros artistas como Vange Leonel (ex-integrante da banda Os Camarões). Conhece Marisa Monte e passa a fazer parceria com a cantora que resulta em algumas composições para os dois discos da cantora Mais e Cor de Rosa e Carvão (Verde, Anil, Amarelo).

O lado autoral de Nando Reis começa a ser reconhecido por cada composição gravada por vários artistas como Cidade Negra ("Onde Você Mora"), Carlinhos Brown ("Seo Zé") Skank ("Resposta" e "Sutilmente"), Jota Quest ("Do Seu Lado") e Cássia Eller ("E.C.T.", "Luz dos Olhos", "Relicário") que se torna grande amiga do cantor, entre outros.

Em pausa nas atividades com os Titãs, Nando Reis grava seu primeiro disco solo 12 de Janeiro em 1995, com destaque para a música "Me Diga". Mais tarde, Cássia Eller grava o disco Com Você… O Meu Mundo Ficaria Completo, produzido por Nando e emplaca grandes hits compostos pelo cantor como "As Coisas Tão Mais Lindas" e "O Segundo Sol" e foi indicado ao Grammy Latino 2000 como melhor álbum de rock brasileiro.

Nando se torna pai de cinco filhos e alguns deles foram temas de suas músicas como "O Mundo É Bão, Sebastião" (para o filho Sebastião) e "Espatódea" (para a filha Zoé, e incluída na trilha da novela global "Paraíso Tropical").


O início da carreira de Nando Reis

Titãs - Marvin

Nando Reis nasceu em São Paulo e, desde criança, aprendeu violão junto com sua irmã mais velha. Também aprendeu a tocar baixo e, logo depois, viria a ter aulas de violão clássico e popular e logo viu que a música iria começar a fazer parte de sua vida, chegando, inclusive, a compor.

No Colégio Santa Cruz, chegou a formar sua primeira banda chamada Os Camarões para participar do Festival Secundarista de Música, onde venceu com a música "Pomar", de sua autoria com Paulo Monteiro. No festival conheceu Paulo Miklos e Arnaldo Antunes.

Após o II Festival da Vila Madalena com a classificação de "Cheiro de Beterraba", composição de Vange Leonel que passou a fazer parte da banda Os Camarões, Nando Reis chegou a cursar Matemática pela Universidade Federal de São Carlos, mas não prosseguiu. Resolveu dedicar-se à música e passou a participar de ensaios com seus novos amigos Paulo e Arnaldo que, junto com demais integrantes, em breve iriam formar os Titãs.

A primeira vez que se reuniram foi para gravar uma fita em que cada um escolhia uma musa e a homenageava com uma música: a "Fita das Musas". Logo veio um show no Sesc Pompéia, na capital de São Paulo em 1982. Com uma formação de 8 integrantes - Nando Reis, Paulo Miklos, Arnaldo Antunes, Branco Mello, Marcelo Fromer, Tony Bellotto, Sérgio Brito e André Jung - os Titãs passaram a mandar fitas para várias gravadoras até conseguir contrato com a Warner Music e lançar o primeiro disco Titãs em 1984, com Nando Reis tocando baixo em algumas faixas e emplacando o primeiro hit nas rádios com "Sonífera Ilha". Nando também atuou como cantor em duas versões: "Marvin" e "Querem Meu Sangue".

No ano seguinte, o baterista André Jung sai dos Titãs para entrar no Ira! e, em seu lugar, entrou Charles Gavin. Já Nando Reis é convidado pra participar do grupo Sossega Leão que chega a lançar um LP no mesmo ano, mas que não durou muito tempo.

Nando Reis e Cássia Eller - Relicário


A música "Relicário" é uma composição de Nando Reis, interpretada por ele e Cássia Eller juntos no show MTV Acústico da saudosa cantora que nos deixou prematuramente no auge da carreira. Nando Reis também compôs outros sucessos que ficaram marcados na voz de Cássia.


Nando Reis: Homenageado do Dia


Nando Reis - All Star

José Fernando Gomes dos Reis, conhecido como Nando Reis, já tem seu nome reconhecido na música pop. Seja como ex-integrante do grupo Titãs ou em carreira solo, já coleciona hits que ficaram marcados na sua voz ou de outros artistas. É o Homenageado do Dia que trago neste domingo.