25 de out. de 2013

Momento Flashback: Dire Straits


Dire Straits - Money For Nothing

Tudo começa quando os irmãos Mark e David Knopfler resolvem formar uma banda de rock um tanto diferente das demais (pois estavam na época da plenitude do punk rock). Até então MK já tinha tido outras experiências em outras bandas (na época de formação da banda, MK era um professor de inglês e DK era funcionário público). 

David (guitarra), Mark (guitarra e vocal), John Illsley (baixo) e Pick Withers (bateria) que se integraram ao grupo, formaram uma banda chamada Cafe Racers que mais tarde passou a se chamar DIRE STRAITS em 1977. Juntos fizeram uma fita demo que incluía um, até então, futuro sucesso do grupo "Sultans of Swing", e mais tarde assinaram com o selo Vertigo e conheceram Ed Bicknell que seria o empresário da banda brevemente. Logo lançaram em 1977 o seu primeiro álbum Dire Straits.

Em 1979 lançaram o Communiqué que se tornou um sucesso ainda maior do que foi o primeiro alcançando o TOP 10 nos EUA. Após o lançamento deste álbum, David Knopfler sai da banda e no seu lugar entra Hal Lindes, junto com o tecladista Alan Clark. Com essa formação fazem o álbum Making Movies embalado pelos hits "Romeo and Juliet" e "Tunnel of Love". Apesar da presença marcante de "Romeo and Juliet" nas paradas, o disco não repete o sucesso.

Em 1982 a banda lança Love Over God que chega a ser o nº 1 nas paradas inglesas e americanas, Terry Willians assume a bateria. Em 1984, a banda lançou o disco duplo ao vivo Alchemy que chega a ter um sucesso expressivo (Guy Fletcher integra-se a banda como 2º tecladista). Inicia-se na banda uma produção de vídeos que tem um incentivo maior por parte da MTV.

Em 1985, a banda lançou o álbum de maior sucesso de sua carreira e um dos melhores álbuns de todos os tempos, Brothers In Arms, que inova em tecnologia (lançado em CD) emplacando como o disco mais vendido em todo mundo e consolidando Dire Straits como uma das maiores bandas de todos os tempos. As músicas do álbum quase todas estouraram como grandes sucessos, incluindo "Money for Nothing" como destaque. Neste álbum a banda tem um novo guitarrista Jack Sonni e um saxofonista, Chris White.

Depois do enorme sucesso de Brothers in Arms, a banda dá uma parada e volta a gravar em 1990 com o álbum On Every Street. A banda prossegue com as turnês que resulta no álbum ao vivo On The Night. Em 1996, Mark Knopfler encerrou de vez com a banda e seguiu fazendo carreira solo onde, dentre os ex-integrantes, vem se destacando.
---------------------------------------------------------------------
Fonte: Blog Os Momentos (com adaptações).

24 de out. de 2013

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 145


O bombardino pertence à família das saxotrompas e foi inventado por Adolphe Sax no ano de 1848. É um instrumento bastante recente cuja história começa no século XVII.

Tal como toda a família das saxotrompas, o Bombardino tem como base o Cornetim, ao qual foi adicionado um sistema de pistões.

A invenção das válvulas/pistões, atribuída a Heinrick Stozel e a Friederich Blushmel, por volta de 1815, revolucionou o design dos instrumentos de metal. O sistema de válvulas foi um sucesso, pois facilitou na afinação e na extensão do instrumento. Este sistema foi utilizado pela primeira vez em 1623 no Tenorbasshorn que era uma trompa idêntica ao Eufónio.

Em 1838, em Berlim, é inventada a Tuba Tenor por Carl Moriz. Entre 1842 e 1845 Adolph Sax produz a família das saxtrompas. Estes instrumentos de válvulas compreendem, entre outros, o Bombardino (Baritone Saxhorn) em Mi b e o Bombardão (Bass Saxhorn) em Si bemol.

Em 1843, em Weimar, Sommer desenhou e produziu uma trombeta de válvulas com tubo largo, com a extensão do barítono, à qual deu o nome de Euphonium, nome que mais tarde alterou para Baryton. Na mesma altura é inventado o Hellhorn. Este instrumento é um barítono Baixo e extensão Tenor.

Na década de 1840 foi introduzido no mercado o Phonicon, instrumento similar ao eufônio, mas com a campânula em forma da pêra.

Em 1859 e posteriormente em 1870 o professor Phasey, professor de eufônio e barítono, melhorou o Bombardino alargando o tubo. É a partir da década de 1870 que o Bombardino assuma a sua estrutura atual.
----------------------------------------
Fonte: Lira Musical

23 de out. de 2013

Biografia de Tibério Azul

Tibério Azul - Deixa o Verão

Nascido e criado no Recife, Tibério Azul desenvolveu arte desde cedo. Ainda criança ganhou concursos de poesia no colégio e não cansava de inventar histórias, palavreados infantis. 

Com a idade adquiriu paciência e direcionou os anseios poéticos para a música. Montou projetos musicais, bandas, lançou discos, DVD, blog e partiu pelo Brasil realizando shows, formando público, admiradores e amigos. Fundou a banda lítero-musical Mula Manca e a Fabulosa Figura com quem lançou dois discos, e o projeto de auto suficiência artística Banda Seu Chico, ainda em atividade com quem lançou DVD e CD ao vivo. 

No final de 2011 nasceu o primeiro disco solo Bandarra, Ou o Caminho Que Vai Dar no Sol. A estréia teve rápida e larga aceitação de crítica e público e incluiu Azul no grupo de promessas da música brasileira.

Tibério Azul - Bandeira


Apresentação de Tibério Azul no programa Som Brasil, da TV Globo, interpretando uma composição de Zeca Baleiro.

REVELAÇÃO MPB: Tibério Azul


Tibério Azul - Veja Só

Poeta, compositor e cantor, Tibério Azul é a Revelação MPB desta quarta aqui no blog Sintonia.

20 de out. de 2013

Sintonia::: Especial Evandro Mesquita



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Evandro Mesquita

Evandro Mesquita: Da Blitz à carreira solo

Evandro Mesquita - Greg e Sua Gang

Com o sucesso do primeiro disco, a Blitz ainda lançou mais dois discos: Rádio Atividade (em 1983) e Blitz 3 (em 1984) e emplacou vários hits nas rádios do país como "A Dois Passos do Paraíso", "Weekend", "Egotrip", entre outros. A TV Globo, aproveitando o sucesso da banda, levou ao ar o especial "Blitz Contra o Gênio do Mal" voltado ao público infantil em 1984, sob a direção geral de Maurício Tavares, e contou com a participação dos atores Patrícia Travassos (com quem Evandro se casou) e Oswaldo Loureiro.

No ano seguinte, a Blitz participa do festival Rock In Rio e, em 1986, Evandro Mesquita segue carreira solo, mas sem deixar de se apresentar com a banda ocasionalmente em alguns shows e eventos. Seu primeiro disco solo Evandro saiu em 1985, com destaque para a música "Greg e Sua Gang". Ainda lançou os discos Planos Aéreos (de 1988), Procedimento Normal (de 1989, com destaque para a música "Babilônia Maravilhosa") e Almanaque Sexual dos Eletrodomésticos e Outros Animais (de 1991).

Quatro anos depois de lançar uma coletânea da banda Blitz, Evandro reúne-se com seus velhos companheiros para a gravação do cd Ao Vivo em 1994. Outros trabalhos foram sucedendo, alternando entre a banda e a carreira solo. Em 2001, casa-se com Andréa Coutinho, backing vocal da Blitz, e, em 2006, gravou o primeiro dvd Blitz Ao Vivo e a Cores, no Canecão, Rio de Janeiro, contando com algumas participações especiais.

Paralelo à música, Evandro Mesquita (que já havia atuado em filmes e no teatro) retoma a carreira de ator na TV Globo tendo sua estréia na série Armação Ilimitada em 1985, e em várias novelas como Top Model (1989), Vamp (1991), Mulheres de Areia (1993), Desejos de Mulher (2002) e Bang Bang (2005), entre outras. Atualmente atua na série A Grande Família.

O início de Evandro Mesquita e a fundação da Blitz

Blitz - Você Não Soube Me Amar

Evandro Mesquita nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 19 de fevereiro de 1952. Estudou no Colégio Estadual André Mourois e cursou até o terceiro período do curso de Educação Física na Universidade Gama Filho.

Logo depois, aos 19 anos de idade, entrou para o teatro no início da década de 1970, estreando na peça "Hoje É Dia de Rock", de José Vicente, no Teatro Ipanema. Começou a ficar conhecido pelo público e, logo depois, passou a integrar o grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone em 1977, que tinha Regina Casé, Hamilton Vaz Pereira, Perfeito Fortuna, Nina de Pádua, entre outros atores no elenco. O grupo revelou novos nomes para a comédia nacional.

No início da década de 1980, Evandro Mesquita conheceu novos amigos e músicos que, mais tarde, formariam uma banda, passando a ensaiar juntos e que iniciaria um novo caminho para o sucesso do rock nacional: a Blitz. Em sua formação tinha: Evandro Mesquita (guitarra e voz), Fernanda Abreu e Márcia Bulcão (backing vocal), Ricardo Barreto (guitarra), Antônio Pedro Fortuna (baixo), William "Billy" Forghieri (teclados) e Lobão, vindo logo depois ser substituído por Juba (bateria).  Sua estréia deu-se em janeiro de 1982, no Circo Voador, Rio de Janeiro.

Em julho de 1982, a banda lançou seu primeiro compacto com a música "Você Não Soube Me Amar" que viraria sucesso em todo o país. Meses depois veio seu primeiro LP As Aventuras da Blitz, com boa recepção de público.


Homenageado do Dia: Evandro Mesquita


Evandro Mesquita - Babilônia Maravilhosa

Cantor, compositor e ator, sendo um dos grandes destaques da música pop nacional na década de 1980, Evandro Mesquita é o Homenageado do Dia deste domingo.

Blitz - A Dois Passos do Paraíso


Um dos clássicos do seu repertório, a banda Blitz canta "A Dois Passos do Paraíso" em show realizado no Rio de Janeiro-RJ.