18 de out. de 2013

Momento Flashback - Maria Vidal


Maria Vidal - Body Rock

Maria Vidal (nascida Maria Elena Fernandez Vidal, em 01 de agosto de 1960) é uma cantora americana que teve um sucesso instantâneo com a canção "Body Rock" (# 48 no Hot 100 ). A música foi tema do filme Body Rock e aqui no Brasil tema internacional da novela Corpo a Corpo, da Rede Globo. O single alcançou a posição # 8 nas paradas de dança dos EUA e # 11 no Reino Unido. 

Vidal era originalmente um membro da banda Desmond Child, mas foi na carreira solo com o single "Body Rock" que obteve o maior êxito. O álbum incluía o single "Do Me Right", escrito pelo ex-companheiro de banda Desmond Child .

Vidal contribuiu com vocais de backup para alguns artistas internacionais. Ela também apareceu em 1985 com Jim Carrey no filme Once Bitten e contribuiu com duas músicas para a trilha sonora. Vidal escreveu e participou em uma canção para o falecido Tupac Shakur. Também escreveu canções para Ace of Base e Belinda Carlisle. 

Em 2008, ela lançou uma música nova, "Gree", que foi escrita para um festival internacional na Escola Americana em Londres e disponibilizado para compra em MP3 em seu site. A canção foi incluída no seu álbum Radical Radiance. Vidal é casada com o produtor musical e compositor Rick Nowels.
-----------------------------------------------------------------
Fonte: Balada Anos 80 (com adaptações).

17 de out. de 2013

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 144


O didjeridu (ou didgeridoo) é um instrumento de sopro dos aborígenes australianos. É um aerofone, ou seja, um instrumento onde o som é provocado pela vibração do ar. O som no didjeridu é produzido pela vibração dos lábios e por outros sons produzidos pelo instrumentista.

O didjeridu é um instrumento muito antigo. Estudos arqueológicos baseados em pinturas rupestres sugerem que o povo aborígene da região de Kakadu já utilizava o didjeridu há cerca de 1.500 anos.

O autêntico didgeridoo de origem australiana é construído da forma tradicional por comunidades do norte da Austrália ou por pessoas que viajam para a Austrália central em busca da matéria-prima. Para a construção desses instrumentos são usados troncos duros, especialmente de eucaliptos, árvore abundante naquela região. Às vezes são usadas espécies nativas de bambu. Em geral, corta-se o tronco inteiro mas um galho sendo considerado forte o bastante pode ser usado no lugar do tronco completo. 

Os artesãos aborígenes que constroem o didgeridoo também aproveitam troncos que foram esburacados por cupins. Quando encontram uma árvore aproveitável, selecionam o galho, retiram a casca, adornam as extremidades e o instrumento ganha forma. Nesse ponto o didgeridoo recém-construído pode ser pintado e pode-se acrescentar cera de abelha ao bocal do instrumento. Didgeridoos também são feitos a partir de tubos tipo PVC. Estes geralmente têm um diâmetro entre 4 e 5 cm e um comprimento que corresponde ao tom desejado. O bocal muitas vezes é feito da tradicional cera de abelha ou de fita adesiva. Uma rolha de borracha furada e de um tamanho apropriado também pode servir de bocal.
-------------------------------------------------------------------
Extraído do site Wikipédia.

16 de out. de 2013

Sobre o Criolina

O Projeto Criolina nasceu do encontro dos artistas maranhenses Alê Muniz e Luciana Simões. 

Com os pés nos terreiros e as antenas no mundo moderno, criaram canções cuja sonoridade mistura tambores ao drumm & bass e evoca o suingue da África-Brasil em diversos gêneros. “Criolina é a leitura do Nordeste contemporâneo, um Nordeste de retalhos furta-cores, de tambores, computadores, cuícas e amplificadores, brincando na mesma avenida”, afirma a cantora e compositora Luciana Simões. “Criolina é um grito brasileiro, nordestino, maranhense, na multidão; um confete no asfalto, a nossa bandeira de chita”, diz Alê Muniz. 

O projeto nasceu da necessidade de divulgar o sotaque, os ritmos e reverenciar a singularidade da música feita no Maranhão, tudo isso num formato mais pop. “Não queremos ter a obrigação de levantar bandeiras da música regional”, afirma Alê. 

As primeiras idéias do projeto surgiram há cerca de três anos, quando os dois se encontraram em São Paulo. No início criaram levadas eletrônicas num programa de computador, brincando com funk, rock, raga, rap e música latina. A partir daí surgiram as primeiras parcerias. “É natural que o resultado disso tenha se mostrado cheio de referências do Maranhão. 

A verdade é que de certa forma foi nesse momento que a gente descobriu mais profundamente nossa identidade, longe de São Luis. Foi uma descoberta muito intensa”, diz Luciana. Alê Muniz - O trabalho do cantor e compositor é resultado de 15 anos de convívio com a música popular do Maranhão, suas andanças e mudanças pelo mundo.
------------------------------------------------------------------------
Fonte: Last Fm.

Criolina - O Santo


Clipe de Criolina interpretando um de seus sucessos no programa virtual Música de Bolso.

REVELAÇÃO MPB: Criolina


Criolina - Afinado a Fogo

Mais um novo nome da música brasileira entra em cena. Criolina é a Revelação MPB desta quarta.

13 de out. de 2013

Sintonia::: Especial U2



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos do U2.

A banda U2 e sua carreira

U2 - One

Foi com o quinto disco intitulado The Joshua Tree lançado em 1987 que a banda U2 conquistou o público norte-americano, tendo sido um dos álbuns mais vendidos nos EUA e no Reino Unido, além de ser premiado com 2 Grammys Awards, e dois hits: "With or Without You" e "I Still Haven't Found What I'm Looking For".

Os discos seguintes passaram por novas experimentações no som da banda, especialmente com Achtung Baby, sétimo disco lançado em 1991 e um dos mais bem sucedidos de sua carreira, gravado na Irlanda e na Alemanha, com destaque para as faixas "The Fly" e "One". Após lançar o disco Zooropa em 1993, U2 fica quatro anos sem gravar um disco de inéditas até 1997 quando veio o cd Pop. No ano seguinte realiza seu primeiro show no Brasil como parte da turnê Popmart Tour.

Logo depois vieram novos trabalhos como All That You Can't Leave Behind (de 2000), How to Dismantle an Atomic Bomb (de 2004) e No Line on the Horizon (de 2009) e parte para a nova turnê batizada de U2 360° Tour que dura dois anos. Ainda em 2009, a conceituada revista norte-americana RollingStone colocou U2 como um dos oito maiores artistas da década.

Seu mais novo trabalho ainda será lançado neste ano de 2013. Em mais de 35 anos de carreira, U2 contabiliza mais de 150 milhões de discos vendidos em todo o mundo, faturou 22 Grammys (maior prêmio da música mundial), além de estarem engajados em causas humanitárias e proteção dos direitos humanos.

O começo da banda U2

U2 - With Or Without You

O U2 se formou a partir de um anúncio afixado por Larry Mullen Jr. (bateria) na escola Mount Temple High School, em Dublin, Irlanda. O ano era 1976. À convocação, responderam Paul David Hewson – Bono Vox (vocalista) –, David Howell Evans – The Edge (guitarra), Adam Clayton (baixo) e Dick Evan (guitarra), irmão de The Edge.

Sob o nome de Feedback, o grupo fazia covers dos Beatles e dos Rolling Stones. Um ano depois, a banda começou a atender por Hype.

Com a saída de Dick, o conjunto adotou o nome de U2, em 1978. O quarteto lançou o primeiro registro, o EP U2 3, em 1979. No entanto, só engrenou com o primeiro LP, Boy, em 1980. A mistura entre rock punk, ativismo político e religiosidade conquistaram a Irlanda.

No entanto, o Reino Unido só se rendeu ao talento dos então garotos com o álbum Under a Blood Red Sky (1983). O trabalho foi o primeiro registro ao vivo do grupo e se tornou a gravação ao vivo mais bem sucedida na história fonográfica da Grã-Bretanha.
------------------------------------------------------------
Extraído do site R7 Música (Data: 07/01/2010).

Biografia de Bono Vox

U2 - I Still Haven't Found What I'm Looking For

Paul David Hewson, popularmente conhecido como Bono (Dublin, 10 de Maio de 1960) é um cantor irlandês, líder do grupo musical U2 e ativista pelos direitos humanos. 

Filho de um pai católico e uma mãe protestante, Bono cresceu com uma forte fé religiosa, mas sem nenhuma doutrina fixa. A sua mãe faleceu quando ele tinha catorze anos. Ele estudou no Mount Temple Comprehensive School, e foi lá que adquiriu seu apelido "Bono" (anteriormente "Steinvic von Huyseman", "Houseman", "Bob Murray" e "Bono Vox of O'Connell Street"). Em 1975, Larry Mullen Jr. (baterista do U2) colocou na escola Mount Temple um anúncio procurando por pessoas interessadas a formar uma banda. Apareceram Dave Evans (The Edge), Dick Evans, Adam Clayton e Bono. Inicialmente ninguém queria cantar. Havia um baixista, um baterista e 3 guitarristas. Mas como precisavam de um vocalista e Bono nunca podia transportar a sua guitarra para os ensaios ficou ele o responsável pelos vocais. 

É admirador incondicional de Elvis Presley - já vestiu a roupa dourada, parecida com a que Elvis usou em shows, e segundo ele, até sentiu a presença do mesmo - escreveu um longo poema, e deu nome a um de seus filhos de Memphis Eve (Memphis, cidade onde Elvis viveu e morreu). 

Seu pseudônimo "Bono" – é uma adaptação de Bona Vox, uma marca de aparelho auditivo que em Latim traduz-se como "boa voz". 

Ele se casou com Alison 'Ali' Stewart e o casal teve quatro filhos - Jordan Lena, Memphis Eve, Elijah Bob Patricius Guggi e John Abraham. 

Em 2005, por suas atitudes humanistas, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz. 

Ícone do pop/rock mundial, Bono, apesar de ser um performer, nunca deixou suas raízes cristãs. Em toda sua carreira como líder do U2, Bono sempre escreveu músicas que refletissem os ideais cristãos tendo, inclusive, feito uma apresentação para o Papa João Paulo II. É fã declarado do grupo musical Celtic Woman formado pelas quatro vocalistas irlandesas - Chloë Agnew, Lisa Kelly, Méav e Orla Fallon - e a violinista Mairead Nesbitt. Bono tendo raizes protestantes nao esqueceu seu lado materno e gravou recentemente a musica leave on me juntamente com o cantor kirk franklin e demais cantores do meio gospel. 

Também se tornou um símbolo na luta contra a pobreza no continente Africano, ajudando as pessoas que lá vivem e necessitam de ajuda a saírem da miséria. 

Bono afirma, em sua música "I Still Haven't Found What I'm Looking For", que o que procura é o "Holy Ghost", o Espírito Santo. Bono foi criado com uma base espiritual muito forte, e afirma que acredita sim em um mundo melhor, em que as pessoas serão boas e viverão em paz. 

Em 2007, participou do longe-metragem Across the Universe (filme) na pele de Dr. Robert, interpretando as canções dos The Beatles "I Am The Walrus" e "Lucy In The Sky With Diamonds".
------------------------------------------------------
Fonte: Letras.

U2 - Beautiful Day


Um dos grandes sucessos da banda U2, sendo o primeiro single do cd All That You Can't Leave Behind, lançado no ano 2000.

Homenageado do Dia: U2


U2 - Sunday Bloody Sunday

Uma das mais conhecidas, influentes e consagradas bandas pop rock do mundo, com uma carreira promissora e premiada, U2 é a Homenageada do Dia deste domingo.