22 de jun. de 2012

Momento Flashback: Joe Cocker


Joe Cocker e Jennifer Warnes - Up Where We Belong

Com quase 50 anos dedicados ao rock, o britânico John Robert Cocker ainda mantém uma posição privilegiada no cenário da música com uma carreira marcada por grandes sucessos da soul music. Conhecido como Joe Cocker, foi com 12 anos de idade que se tornou líder do grupo Cavaliers, criado por seu irmão mais velho, Victor. três anos depois, formou sua própria banda e passou a excursionar pela Inglaterra, divulgando seu trabalho.

O começo da carreira foi difícil, mas ao conhecer Chris Staiton, seu novo parceiro musical, formou a banda Grease e gravou uma nova versão de "With a Little Help from My Friends", dos Beatles, e chegou às paradas de sucesso em 1969. Era o começo de sua carreira internacional que o levou ao Festival de Woodstock, que marcou o movimento hippie no final da década e reuniu grandes músicos na época em Nova York, nos Estados Unidos.

Em 1970, com produção de Leon Russel (um dos reis do blues rock), foi lançado o primeiro LP do cantor que partiu para uma longa turnê para divulgação de seu trabalho. Joe montou um grupo chamado The Mad Dogs and the Englishmen e os anos seguintes tornaram difíceis para o cantor, chegando a ter problemas com bebidas, além de prisões por porte de drogas. Retoma a vida e a carreira em 1975 ao gravar o single "You Are So Beautiful", mas só volta a ser lembrado como cantor de sucesso com a música "Up Where We Belong", com participação de Jennifer Warner e foi tema do filme A Força do Destino, faturando um Oscar de melhor música.

Depois vieram outros discos como Civilized Man (de 1984); Cocker (de 1986); Unchain My Heart (de 1987) e One Night of Sin (de 1989). Em 2002, regrava a música "Never Tear Us Apart" da banda INXS.

Em 2007, Joe ainda fez uma participação especial em Across the Universe, longa-metragem musical de Julie Taymor, interpretando a música "Come Together", dos Beatles.

21 de jun. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 103

Uma das danças folclóricas do Maranhão. Baile de Caixa, Bambaê de Caixa e até Cacuriá são denominações que a criatividade popular utiliza para referir-se a uma dança encontrada na Baixada Ocidental Maranhense, particularmente nos municípios de Guimarães, São Bento, Cajapió e Penalva. Como tantas outras danças folclóricas, não é incomum encontrar variações de lugar para lugar nos modos de fazer e dançar do Bambaê de Caixa, mas podemos enunciar características gerais e até mesmo demarcar as diferenças de município para município.

Muitos dizem que o Bambaê existe desde o tempo da escravidão e que guarda muitas de suas características originais. Dito na simplicidade dos brincantes, existe no Maranhão "desde a época em que não havia luz elétrica”. As motivações que levam os brincantes a executar essa dança vão desde pagamentos de promessa até festejos como o do Divino Espírito Santo. Por sinal, muitas de suas características apontam que sua origem se deu a partir do Divino, quando as caixeiras, depois da derrubada do mastro, reuniam-se para festejar em animado carimbó tocado ao som das caixas. Uma das características principais dessa dança, encontrada de forma bastante generalizada, é o fato dela ser composta de casais de dançantes, em geral 12 dançarinos, que constroem uma roda, tendo ao centro um ou dois casais dançando.

Essas pessoas exibem uma dança que pode ter uma estrutura coreográfica diversificada, com passos complexos e de nomes específicos, como pode ser executada em diversos ritmos, indo do forró à valsa. Além dos dançarinos, podemos encontrar também duas caixeiras e uma bandeireira. A roda é formada por casais dançando em uma complexa expressão coreográfica, que exibe passos rápidos e variados conhecidos como: siriri, mariquinha e catarina, dentre outros, incluindo reviravoltas bruscas que exigem grande agilidade dos dançarinos. Os casais dançam ora frente a frente, ora de costas um para o outro. No centro da roda distingue-se a figura de um ou dois casais de dançarinos, dando à dança passos que exibem movimentos de entrada e saída.
-----------------------------------------------------------
Fonte: Maranhão Turismo

20 de jun. de 2012

Biografia de Lu Horta


Nascida em 1971 na cidade de Apucarana, estado do Paraná, a cantora e compositora Lu Horta graduou-se no curso de Música Popular pela Universidade de Campinas (UNICAMP) em 1993 e só veio iniciar sua carreira musical dois anos depois ao participar do cd de Luiz Gayott e do grupo Jambêndola.

Em 1996, entra no grupo de percussão corporal Barbatuques atuando como preparadora vocal, com quem lança dois discos O Corpo do Som (em 2002) e O Seguinte é Esse (em 2005), que foi contemplado pelo Prêmio Tim de Música em 2006, além de gravar o DVD ao vivo intitulado Corpo do Som em 2007. Em 1999 ainda compõe a canção "Fiorina" para a peça Anunciação, que ganhou o Prêmio Panamco no Teatro como melhor espetáculo infantil.

Em projeto pessoal e autoral, Lu Horta lança seu disco homônimo independente em 2003, apresentando composições próprias a exemplo da canção "Sabe Lá Deus", e de cantores conhecidos como Chico César (uma de suas influências musicais) e Arnaldo Antunes, além de realizar alguns shows na França juntamente com o Barbatuques. Quase sete anos depois, volta a gravar novo disco Paraíso Eu em 2010 e continua a realizar shows pelo país.

Lu Horta - Três da Madrugada


Composição de Torquato Neto ganha nova versão na interpretação de Lu Horta neste clipe.

REVELAÇÃO MPB: Lu Horta

Lu Horta - Não Se Cale

Mais um novo talento surge na música brasileira. Trata-se da cantora e compositora Lu Horta que vem nesta quarta ser a Revelação MPB aqui no blog.

17 de jun. de 2012

Sintonia::: Especial Paul McCartney



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Paul McCartney.

Paul: Dos Beatles à carreira solo

Paul McCartney - No More Lonely Nights

Em 1962 estava formado os Beatles, grupo que transformou a juventude na década de 1960. Paul McCartney foi o compositor e co-autor de várias músicas de sucesso do conjunto como "All My Loving", "Yesterday", "Blackbird", "Michelle", "And I Love Her", entre outras.

Os Beatles fizeram grande sucesso no mundo todo, vários discos foram lançados mas, em 1966 o grupo para de fazer shows, ao mesmo tempo em que Paul é agraciado com o título de Cavaleiro do Império Britânico, tornando-se Sir Paul McCartney. Nesse mesmo ano, Paul lança a trilha sonora para o filme The Family Way. O empresário do grupo morre e os desentendimentos foram surgindo. Em 10 de abril de 1970 foi anunciado o fim do grupo, após lançar o disco Let It Be e Paul parte para sua carreira solo.

Paul McCartney namorou a atriz Jane Asher durante 5 anos. Em 1967 ficaram noivos mas, em 1968 Jane Asher, sentindo-se traída, termina o noivado. Em 12 de março de 1969, Paul casa-se com a fotografa americana Linda Eastman (que se chamará Linda McCartney com quem iria criar o grupo The Wings que acompanhará Paul durante quase toda a década de 1970). O casal teve três filhos, Mary, Stella e James. Em 1975, o cantor funda a MPL Comunication, empresa que cuida de seus direitos autorais. Em 1990, faz sua primeira apresentação no Brasil, no Maracanã, Rio de Janeiro. Em 1993 volta ao Brasil, se apresenta em São Paulo e Curitiba. Em 1998 Linda morre de cancer, na cidade de Tucson, no Arizona.

Em 2001, Paul lança o livro Blackbird Singing, com poemas de letras de suas canções. Em 11 de julho de 2002 casa-se com a modelo Heather Mills, na Catedral do Castelo Leslie, na Irlanda, com quem tem uma filha chamada Beatrice. Em 2006, o casal se separa e dois anos depois de uma batalha judicial, ficou determinado que Paul McCartney pagaria 24,3 milhões de libras para Heather.

No ano de 2010 se apresenta na Casa Branca para o Presidente Obama e várias personalidades. Nesse mesmo ano faz show no Brasil, nas cidades de Porto Alegre e São Paulo, com a turnê Up and Coming. Volta ao Brasil em maio de 2011, e se apresenta no Estadio de Engenhão no Rio de Janeiro. Em 9 de outubro de 2011 Paul casa-se com Nancy Shevell, empresaria americana.

No dia 9 de fevereiro de 2012 ganha uma estrela na calçada da fama. Em abril de 2012 faz sua turnê pela América do Sul com o show On The Run. Nos dia 21 e 22 se apresentou na cidade de Recife, no Estadio do Arruda e no dia 25 fez show em Florianópolis, no Estadio da Ressacada.

Ao longo de sua carreira, Paul coleciona grandes sucessos que caíram no gosto do público e sempre são tocadas em seus shows como "No More Lonely Nights", "Ebony and Ivory" (com participação do cantor Stevie Wonder), "My Love", "Dance Tonight", além das canções dos Beatles. Paul completará 70 anos de vida nesta segunda, dia 18/06/2012, e continua mostrando sua performance nos shows pelo mundo.
------------------------------------------------------------------
Extraído do site e-biografias (com adaptações)

Quem é Paul McCartney?

Paul McCartney - Another Day

Paul McCartney teve o primeiro contato com a música através de seu pai, que liderava uma banda de Jazz em Liverpool. Aos 14 anos, Paul perdeu a mãe devido a um câncer no seio. Nessa época ganhou seu primeiro violão. No ônibus que o levava à escola, conheceu George Harrison, com o qual fez uma amizade que seria duradoura.

Em uma festa na igreja de São Pedro, em Woolton, Paul foi apresentado a John Lennon, que o convidou para fazer parte do seu grupo The Quarry Men. A dupla formada por John e Paul era perfeita para escrever canções e daria origem aos Beatles.
--------------------------------------------------------
Extraído do site UOL Educação

Paul McCartney - Hey Jude


Apresentação de Paul McCartney aqui no Brasil em show realizado no estádio Engenhão, Rio de Janeiro e transmitido pelo Portal Terra. Neste clipe, interpreta um dos grandes clássicos dos Beatles: "Hey Jude".

Homenageado do Dia: Paul McCartney


Paul McCartney and The Wings - Jet

Um dos mais respeitados cantores e compositores do rock mundial, o ex-Beatle Paul McCartney estará completando 70 anos nesta segunda dia 18/06/2012. E para comemorar antecipadamente esta data, ele é o Homenageado do Dia de hoje.