11 de jul. de 2014

Momento Flashback: Whitesnake


Whitesnake - Is This Love?

Quando o cantor e compositor inglês David Coverdale iniciou sua carreira por volta de 1966, recebeu convite para substituir Ian Gillan, vocalista do Deep Purple em 1973, chegando a gravar três discos. Com o fim do grupo em 1976, Coverdale partiu para carreira solo e lançou seu primeiro projeto pessoal intitulado David Coverdale – White Snake e chamou os guitarristas Bernie Marsden e Micky Moody, o baixista Neil Murray, o baterista Dave Dowle e o tecladista Pete Solley, para acompanhá-lo.

Foi a partir desse projeto que, dois anos depois, viria a dar nome à banda hard rock que iria projetá-lo no cenário internacional: Whitesnake. Gravou seu primeiro  EP Snakebite, contando na formação com David Coverdale (vocais), Bernie Marsden e Micky Moody (guitarras), Neil Murray (baixo), Dave Dowle (bateria) e Jon Lord (teclados), e logo depois veio o álbum de estréia Trouble.

Contudo, a formação da nova banda nunca viria a ser fixa, sempre mudando com o passar dos anos. Ainda assim  conseguiu conquistar um público fiel graças aos sucessos lançados. Gravou novos álbuns, alguns ao vivo e, ainda, apresentou-se na primeira edição do Rock In Rio, no Brasil. Em 1987, o disco Whitesnake, oitavo do grupo e considerado um dos seus melhores trabalhos, destacando pela balada "Is This Love". Nesse ano contava com David Coverdale nos vocais, John Sykes na guitarra, Neil Murray no baixo e Aynsley Dunbar na bateria.

A década de 1990 não foi boa para a Whitesnake, chegando a ficar sem gravar até uma reformulação na sua formação em 1994. Em 1997 gravou o disco Restless Heart, que resgatou um pouco da sonoridade original da banda, perdida após o fracasso do disco anterior (Slip of the Tongue, de 1989). Dois anos depois, entra em uma nova pausa, retornando em 2003 com o seu primeiro DVD ao vivo Live...In Still Of The Night, lançado em 2005 e contendo seus maiores sucessos como "Love Ain't No Stranger", "Here I Go Again" e a balada "Is This Love".

Com mais de 35 anos de atividade, a banda Whitesnake figura-se entre as maiores bandas hard rock internacionais. Atualmente conta com Coverdale nos vocais, Reb Beach na guitarra, Michael Devin no baixo e Tommy Aldridge na bateria. Entre seus trabalhos mais recentes incluem os discos Forevermore (de 2011) e Made In Japan (de 2013).

10 de jul. de 2014

MPB Instrumental: Altamiro Carrilho


Altamiro Carrilho - Bem-Te-Vi Tristonho

Altamiro Carrilho, um dos maiores músicos da história do choro e flautista virtuoso, nasceu no dia 21 de dezembro de 1924 na cidade de Santo Antônio de Pádua, estado do Rio de Janeiro. Compôs mais de 200 (duzentas) músicas e gravou mais de 100 (cem) discos, entre LPs e compactos.

Em 1938, foi membro da Banda Lira de Arion, na qual tocava caixa. Quando passou a tocar flauta, foi revelado no programa de calouros de Ary Barroso, no início da década de 1940. Em 1949, gravou seu primeiro choro, "Flauteando na Chacrinha" e gravou seu primeiro disco A Bordo do Vera Cruz.

A partir dos anos 1960, Carrilho tornou-se conhecido fora do Brasil e se apresentou em países como Estados Unidos, França, Inglaterra, União Soviética e México, país onde morou por quase um ano.

Também participou de concertos de música erudita, interpretando obras de Mozart e Villa-Lobos. Entre seus discos mais importantes, estão Clássicos do Choro (1979), Clássicos do Choro Volume 2 (1980) e Flauta Maravilhosa (1996).

Em junho de 2012, Altamiro Carrilho realizou seu último show na cidade de Uberlândia. No mês seguinte, devido a um câncer nos ossos, foi internado na Clínica Ênio Serra, em Laranjeiras, Rio de Janeiro para se tratar e onde viria a falecer no dia 15 de agosto de 2012 aos 87 anos de idade.
-------------------------------------------------------------------------
Fonte: Ig Último Segundo (com adaptações).

9 de jul. de 2014

Um pouco sobre Jim Morrison e The Doors


The Doors - When the Music's Over

Um dos grupos de rock mais cultuados do mundo, The Doors surgiu em 1965 no auge do movimento hippie/psicodélico do estado da Califórnia, nos Estados Unidos e, mesmo contando com músicos de qualidade como o tecladista Ray Manzarek, o guitarrista Robby Krieger e o baterista John Densmore, era o poeta e vocalista Jim Morrison quem roubava a cena, sendo o responsável direto pelo sucesso do grupo.

Morrison, o único da banda não nascido em Los Angeles (era natural de Melbourne), chamava a atenção não só pelo seu estilo vocal inimitável até hoje, mas também por sua performance/sexual, que muitas vezes o fez sair do palco no meio dos shows, direto para a prisão, por seus gestos e palavras considerados obscenos.

Influenciado pelo existencialismo (especialmente Nietzsche) e demonstrando uma atitude inconformista, Jim Morrison escreveu letras imortais como "The End" e "When the Music's Over" ambas em referência ao Vietnã, além de "People Are Strange" (regravada pelo grupo Echo and the Bunnymen) e "L. A. Woman". Ao mesmo tempo em que se apresentava com The Doors, Morrison mergulhava-se na dependência do álcool e das drogas antes mesmo do surgimento do grupo.

Dentro dos seis anos de atividade (1965-1971), The Doors cantavam o lado escuro da vida em plena Califórnia hippie. Jim Morrison era uma expressão literária do rock e, mesmo idolatrado e cultuado por vários fãs na época, o vocalista do grupo dava sinais de que sua vida não estava muito bem em razão dos seus vícios excessivos. Sua misteriosa morte aos 27 anos de idade em Paris, na França, no dia 02 de julho de 1971 nunca foi esclarecida. Embora aparentemente tenha morrido de ataque cardíaco, muitos especulavam overdose. No dia 09 de julho de 1971, Jim Morrison é enterrado no cemitério P'ere Lachaise na capital francesa e, até hoje, é visitado dia e noite por fãs que realizam verdadeiros rituais bizarros de celebração ao cantor que foi considerado um dos maiores cantores de todos os tempos, segundo a revista RollingStone.

Quanto aos outros integrantes do grupo, apenas Ray Manzarek ainda aparece vez ou outra como produtor musical de novas bandas. The Doors lançaram nove álbuns de estúdio, sendo três destes após a morte de Jim Morrison. Seus discos continuam sendo reeditados e livros póstumos com poesias de Morrison também chegaram a ser lançados. Entre algumas homenagens no cinema, destacam os filmes "Apocalipse Now", de Francis Ford Coppola (que incluiu a música "The End" na trilha sonora) e "The Doors", de Oliver Stone (em homenagem ao grupo, com o ator Val Kilmer interpretando Jim Morrison, além das participações especiais de Krieger e Densmore).



6 de jul. de 2014

Sintonia::: Especial Roberto Carlos



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições e interpretações de Roberto Carlos.

Roberto Carlos - Nossa Senhora


Do especial de 1993, a primeira apresentação da música "Nossa Senhora".

Roberto Carlos, vida profissional e pessoal

Roberto Carlos - Mulher de 40

Durante a década de 1990, o sucesso de Roberto Carlos prosseguiu tanto em nível nacional quanto internacional. Em 1992, gravou seu nome na Calçada da Fama em Miami nos Estados Unidos, para artistas latinos. Em 1994, Roberto Carlos conseguiu bater os Beatles em vendagens na América Latina, vendendo mais de 70 milhões de discos. No mesmo ano, grandes artistas do rock nacional da época, como Cássia Eller, Kid Abelha, Skank e entre outros, gravam o disco Rei em que eles interpretam grandes sucessos do cantor, e este é lançado no mesmo ano.

Em 1996, Roberto Carlos emplacou mais um sucesso em parceria com Erasmo Carlos com a música "Mulher de 40" e gravou ao lado de Júlio Iglesias, Gloria Estefan, Plácido Domingo, Ricky Martin, Jon Secada entre outros, a canção "Puedes Llegar" em espanhol, sendo o tema das Olimpíadas de Atlanta nos Estados Unidos.

Em sua vida pessoal, Roberto foi casado 3 (três) vezes. O primeiro casamento foi com Cleonice Rossi Braga que durou de 1968 até 1979. O segundo foi com a atriz Myrian Rios, que durou entre 1980 a 1989. O terceiro casamento com a pedagoga Maria Rita Simões Braga durou apenas três anos, de 1996 a 1999, ano em que ela faleceu aos 38 anos de idade devido a um câncer.

Após a morte de sua esposa, Roberto Carlos se ausentou dos palcos por alguns meses e retornou em novembro do ano 2000 com um show em Recife, estado de Pernambuco. No ano seguinte, gravou o disco Acústico MTV, após romper com a gravadora Sony (antiga CBS) onde ficou por quase 40 anos.

Em 2011, Roberto Carlos ganhou uma homenagem no desfile da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, no Rio de Janeiro com o samba-enredo "A Simplicidade de um Rei", sagrando-se campeã daquele ano. Em mais de 50 anos de carreira, Roberto Carlos lançou um total de 41 álbuns só de inéditas, com vendas superiores a 120 milhões de cópias. Seus trabalhos mais recentes foram lançados em 2012 (Esse Cara Sou Eu) e 2013 (Remixed, um EP reunindo cinco sucessos em versões remixadas).
-------------------------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia (com adaptações).

Roberto Carlos e Caetano Veloso - Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos


Clipe do Especial Roberto Carlos exibido no Natal de 1992 pela TV Globo, onde contou com a participação de Caetano Veloso, cantando "Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos".

Roberto Carlos e seu reconhecimento internacional

Roberto Carlos - Como Vai Você?


Roberto Carlos é dotado de bela voz e de um incontestável domínio junto a sua platéia em suas apresentações. Evoluiu para um estilo romântico que lhe deu grande projeção e êxito comercial e artístico, além de ser um intérprete seguro de doces melodias cujos temas são o amor, a infância, os sonhos revividos e a religião.

Gravando um disco por ano, Roberto foi acumulando grandes sucessos em sua carreira e que até hoje canta em seus shows para a alegria de seus fãs e admiradores como "Detalhes", "Fera Ferida", "Emoções", "O Caminhoneiro", "Nossa Senhora", "Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos" (composta em homenagem a Caetano Veloso, exilado em Londres durante a Ditadura Militar), "Além do Horizonte", "Proposta" e tantos outros.

No Natal de 1974, a TV Globo exibiu um especial em sua homenagem e o programa obteve altos índices de audiência, fato que levou os diretores da emissora a inclui-lo como programa anual, sempre exibido como especial de fim de ano até hoje. Roberto se tornou um dos artistas mais conhecidos e executados da América Latina, ganhando devido reconhecimento em todo o mundo.

Em 1976 lançou o disco San Remo 1968 reunindo canções gravadas entre 1966 e 1973, além do título se referir ao Festival San Remo, na Itália, onde Roberto Carlos conquistou o primeiro prêmio com a música "Canzone Per Te".

Em 1989, Roberto Carlos recebeu o Prêmio Grammy  como melhor intérprete da música pop latina nos Estados Unidos.


Roberto Carlos - Detalhes


Clipe do show de Roberto Carlos realizado no estádio do Pacaembu, São Paulo, em 2004, onde canta uma de suas grandes canções: "Detalhes".

Roberto Carlos: da jovem guarda ao romantismo

Roberto Carlos - Jesus Cristo


Idolatrado pelos jovens da época, Roberto Carlos continuou cativando o público com suas aparições públicas na tv. O sucesso da música "O Calhambeque" deu origem ao movimento denominado Jovem Guarda (que também era nome do programa apresentado por ele, Erasmo Carlos e Wanderléa na TV Record), em que lançou moda , gestos, corte de cabelo, gírias, criando uma nova linguagem e comportamento que vieram a ser adotados nacionalmente, influenciando no surgimento de outros artistas que passaram a cantar como eles como Ronnie Von, Jerry Adriani, The Fevers, Os Incríveis, entre outros. Nesse período, Roberto lançou ainda o LP Quero Que Vá Tudo Pro Inferno em que bateu recorde nacional de vendagem de discos.

Em 1966, Roberto e Erasmo se desentenderam por conta de uma homenagem feita a este último no programa de Wilson Simonal na própria TV Record, em que deu os créditos de algumas composições unicamente para Erasmo. A partir daí, Roberto passou a compor sozinho e gravou Roberto Carlos Em Ritmo de Aventura em 1967, disco que entrou como trilha sonora do filme homônimo lançado no ano seguinte, dirigido por Roberto Farias. Destaque para os sucessos "Por Isso Eu Corro Demais" e "Como É Grande o Meu Amor Por Você". A parceria com Erasmo logo foi retomada com a composição "Eu Sou Terrível".

Ainda no mesmo ano, Roberto participou do 1º Festival de Música Popular Brasileira e realizou suas primeiras apresentações no exterior. Em 1969 marca o início da decadência da Jovem Guarda e Roberto Carlos muda seu estilo e passa a ser visto como um compositor que estabelece um padrão de canções românticas gravando um LP que destacou pelas músicas "Sua Estupidez" e "As Curvas da Estrada de Santos". Ainda atuou nos filmes "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa" (em 1969, ao lado de Erasmo, Wanderléa e do ator José Lewgoy) e "Roberto Carlos a 300km Por Hora" (em 1971).

Em 1970, Roberto gravou mais um disco de grande sucesso de sua carreira e o primeiro a possuir composições de cunho religioso com a música "Jesus Cristo" (em parceria com Erasmo).

Roberto Carlos - Como É Grande o Meu Amor Por Você


Clipe do Especial Roberto Carlos, exibido pela TV Globo, onde canta um dos seus grandes sucessos mais conhecidos pelo público: "Como É Grande o Meu Amor Por Você".

Quem é Roberto Carlos?

Roberto Carlos - É Proibido Fumar

Roberto Carlos Braga nasceu na cidade de Cachoeiro do Itapemirim, estado do Espírito Santo no dia 19 de abril de 1941, sendo um dos quatro filhos do relojoeiro Robertino Braga e da costureira Laura Moreira Braga.

Ainda na infância, ocorreu-lhe um acidente que marcaria para sempre a vida do futuro cantor e compositor: aos 6 (seis) anos de idade, Roberto Carlos foi atropelado por uma locomotiva e teve que amputar parte de sua perna, precisando usar muletas por um tempo. Com o passar dos anos, aprendeu a tocar violão e guitarra no Conservatório Musical de Cachoeiro de Itapemirim, e começou a cantar aos 9 anos na Rádio de Itapemirim, interpretando Bob Nelson. Em 1955 foi morar em Niterói com sua família, onde cursaria o colegial. Logo depois, muda-se para o Rio de Janeiro onde inicia o curso de madureza.

Entre 1957 e 1958, Roberto conheceu novos amigos que estavam iniciando a carreira musical como Tim Maia (com quem forma a banda The Sputniks ao lado de Arlênio Lívio e Wellington Oliveira) e seu futuro parceiro nas composições Erasmo Carlos (com quem também teve uma breve passagem na banda The Snackes). Roberto chegou a trabalhar como crooner na Boate Plaza, no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, cantando bossa nova, mas o rock'n'roll estava começando a se tornar febre no Brasil e ele se torna um dos pioneiros do gênero no país.

E quem lhe abriu as portas para o sucesso foi Carlos Imperial, produtor e apresentador musical da TV Tupi no programa "Clube do Rock". Roberto Carlos gravou seu primeiro compacto em 1959 com as músicas "João e Maria" (parceria dele com Carlos Imperial) e "Fora do Tom" em 78 rpm, sem muita repercussão. Também gravou mais um compacto no mesmo ano e um LP em 1961 intitulado Louco Por Você, com maior parte das composições de Imperial. Por sugestão da gravadora, muda o estilo e adota de vez ao rock, gravando o disco Splish Splash em 1963 e emplacou seu primeiro sucesso "Parei na Contramão". No ano seguinte, ganhou o Prêmio Roquete Pinto com o LP É Proibido Fumar.

Em 1965 virou ídolo graças ao programa Jovem Guarda, da TV Record de São Paulo, onde alcançou sucesso nacional, comandando ao lado de Erasmo Carlos e da cantora Wanderléa, seus parceiros mais frequentes. A partir daí, ficou conhecido como "o Rei" pela juventude brasileira.







Roberto Carlos - Emoções


Roberto Carlos cantando "Emoções", parceria sua com Erasmo Carlos e um dos seus grandes clássicos, no show de comemoração dos seus 50 anos de carreira no estádio Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro no dia 11/07/2009.

Homenageado do Dia: Roberto Carlos


Roberto Carlos - Esse Cara Sou Eu

Para uns, é considerado o "rei" da Jovem Guarda, para outros, o "rei" da mpb. Contudo, é inegável que ele tenha importância dentro da música brasileira, diante da vasta obra e inúmeras composições que o colocam entre os 10 (dez) maiores arrecadadores de direitos autorais e um dos artistas mais populares do país. Hoje trago um pouco da vida e carreira de Roberto Carlos que é o Homenageado do Dia aqui no blog Sintonia.