11 de jul. de 2014

Momento Flashback: Whitesnake


Whitesnake - Is This Love?

Quando o cantor e compositor inglês David Coverdale iniciou sua carreira por volta de 1966, recebeu convite para substituir Ian Gillan, vocalista do Deep Purple em 1973, chegando a gravar três discos. Com o fim do grupo em 1976, Coverdale partiu para carreira solo e lançou seu primeiro projeto pessoal intitulado David Coverdale – White Snake e chamou os guitarristas Bernie Marsden e Micky Moody, o baixista Neil Murray, o baterista Dave Dowle e o tecladista Pete Solley, para acompanhá-lo.

Foi a partir desse projeto que, dois anos depois, viria a dar nome à banda hard rock que iria projetá-lo no cenário internacional: Whitesnake. Gravou seu primeiro  EP Snakebite, contando na formação com David Coverdale (vocais), Bernie Marsden e Micky Moody (guitarras), Neil Murray (baixo), Dave Dowle (bateria) e Jon Lord (teclados), e logo depois veio o álbum de estréia Trouble.

Contudo, a formação da nova banda nunca viria a ser fixa, sempre mudando com o passar dos anos. Ainda assim  conseguiu conquistar um público fiel graças aos sucessos lançados. Gravou novos álbuns, alguns ao vivo e, ainda, apresentou-se na primeira edição do Rock In Rio, no Brasil. Em 1987, o disco Whitesnake, oitavo do grupo e considerado um dos seus melhores trabalhos, destacando pela balada "Is This Love". Nesse ano contava com David Coverdale nos vocais, John Sykes na guitarra, Neil Murray no baixo e Aynsley Dunbar na bateria.

A década de 1990 não foi boa para a Whitesnake, chegando a ficar sem gravar até uma reformulação na sua formação em 1994. Em 1997 gravou o disco Restless Heart, que resgatou um pouco da sonoridade original da banda, perdida após o fracasso do disco anterior (Slip of the Tongue, de 1989). Dois anos depois, entra em uma nova pausa, retornando em 2003 com o seu primeiro DVD ao vivo Live...In Still Of The Night, lançado em 2005 e contendo seus maiores sucessos como "Love Ain't No Stranger", "Here I Go Again" e a balada "Is This Love".

Com mais de 35 anos de atividade, a banda Whitesnake figura-se entre as maiores bandas hard rock internacionais. Atualmente conta com Coverdale nos vocais, Reb Beach na guitarra, Michael Devin no baixo e Tommy Aldridge na bateria. Entre seus trabalhos mais recentes incluem os discos Forevermore (de 2011) e Made In Japan (de 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário