28 de mai. de 2010

Momento Flashback: Bob Seger


Bob Seger - Shame On the Moon

Bob Seger é um cantor e compositor popular norte-americano de Dearborn, estado de Michigan. Suas maiores influências musicais foram Little Richard, Elvis Presley e James Brown, além de outros para seguir sua carreira no rock. E foi na década de 1961 que começou com uma banda chamada Decibels e, logo depois, com o Doug Brown & the Omens.

Em 1968, o cantor cria o grupo Bob Seger System e assina contrato discográfico com a Capitol Records. Pouco depois, é editado o seu álbum de estréia intitulado Ramblin' Gambliin' Man. A faixa-título do disco torna-se um sucesso, chegando ao 17º posto das tabelas norte-americanas. Segue em carreira solo na década de 1970, mas seus discos não alcançam grandes vendagens.

A década de 1980 foi aquela em que ele se consagrou. Um de seus maiores sucessos foi a música "Against The Wind". Em 1982, grava o disco The Distance, que inclui o seu sucesso mais popular intitulado "Shame On The Moon". No entanto, no decorrer da década, a relação entre Seger e a sua banda (a Silver Bullet Band) não anda nada bem, levando a sucessivas alterações de formação.

A partir dessa altura, Bob Seger começa a gravar e a tocar ao vivo, porém, apresentando com menor frequência em público, chegando a lançar mais um disco - Like a Rock - em 1986. Na década de 1990 gravou seus dois últimos discos de sua carreira até então: The Fire Inside, em 1991, e It's a Mistery, em 1995.


27 de mai. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 32

O tango é uma dança de salão originária da Argentina, de ritmo lento, em dois tempos, sendo, também, uma composição instrumental ou vocal correspondente a essa dança.

Criado no final do século XIX, através de uma mistura de vários ritmos provenientes dos subúrbios de Buenos Aires e nas proximidades de Montevidéu, na área do Rio da Prata. A melodia provinha de flauta, violino e violão, sendo que a flauta foi posteriormente substituída pelo bandoneon.

O maior representante do tango foi Carlos Gardel, sendo inventor do tango-canção. Falecido em 1935 aos 45 anos de um acidente aéreo, ele foi o grande divulgador do tango no exterior. Na década de 1960, o gênero foi sendo esquecido fora da Argentina, tendo ressurgido e renovado por Astor Piazzolla, quem lhe deu uma nova perspectiva, rompendo com os esquemas do tango clássico.

Com características de uma dança triste, melancólica e, ao mesmo tempo, sensual e dramático, o tango simboliza a paixão através das letras. Outros grandes representantes deste gênero foram Ignacio Corsini e Agustín Magaldi, além das cantoras Rosita Quiroga e Azucena Maizani que venderam muitos discos na Argentina e difundiram o tango para fora do país. Em 2009, o Tango foi considerado um Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco.

Próxima semana falarei da lambada. Até lá!



26 de mai. de 2010

O Talento dos Lampirônicos


Lampirônicos - Logo Eu

Após o lançamento do primeiro cd Que Luz É Essa?, em 2001, que contou com as participações de Carlinhos Brown, Dominguinhos e Alceu Valença, os Lampirônicos receberam indicação ao Prêmio Multishow de Música Brasileira, na categoria "Grupo Revelação", em 2002.

Em 2004, lançaram seu segundo cd Toda Prece, pela gravadora Trama. No ano seguinte, a banda participou do projeto Disco de Ouro do Sesc Pompéia, em São Paulo, ao lado de diversas participações especiais como Luís Melodia, Elza Soares e Baby do Brasil. O evento homenageou o disco Acabou Chorare, dos Novos Baianos.

No final de 2007, os Lampirônicos lançaram seu terceiro disco - Caia na Madrugada - gravado no estúdio da própria banda, de forma independente. Atualmente, vem apresentando e divulgando a música independente do Brasil através do seu projeto multimídia "Terreiro Circular", que busca unir música, artes plásticas, cinema e vídeo e se tornando conhecido no cenário independente de Salvador e em algumas cidades brasileiras.



Como surgiram os Lampirônicos


Lampirônicos - Pop Zen

Os Lampirônicos (denominação originada da abreviação de "Lampiões Eletrônicos") surgiram em 1998, no Projeto Julho, realizado em Salvador, estado da Bahia. Daí passaram a realizar diversos ensaios, conquistando novos fãs que, futuramente, iriam gravar seu primeiro disco em 2001: Que Luz É Essa?. O destaque do primeiro disco, lançado pela gravadora Sony, veio com os sucessos "Pop Zen" e "Que Luz É Essa?"

Em sua primeira formação contou com Nikima (vocalista), Bau Carvalho (guitarra e sampler), Robertinho Barreto (guitarra e guitarra baiana), Ordep Lemos (bateria), Luciano Vasconcelos (baixo) e Robson de Almeida (percussão).

Com mudanças na banda, atualmente é composta por Vince de Mira (vocalista), Marcelo Seco (baixo), Emanuel Venâncio (bateria), Mamá Soares (percussão), DJ Mangaio (na programação de sons) e, ainda, contando com Robertinho Barreto como único remanescente da formação original. Os Lampirônicos tiveram Carlinhos Brown como padrinho da banda e de ter dado maior apoio, devido a sua amizade com o guitarrista Robertinho.



Lampirônicos - O Dia Que Me Espere



Clipe promocional de divulgação do novo sucesso da banda baiana Lampirônicos.


REVELAÇÃO MPB: Lampirônicos


Lampirônicos - Que Luz É Essa?

Apresentando ritmos regionais como baião, chula na guitarra baiana, xote, batuques de rua ao som pesado do rock, sintetizadores, música afro, soul e mantras, a banda Lampirônicos criou um som único, que sintetiza ritmos regionais com a modernidade e letras que falam do cotidiano do brasileiro. É a Revelação MPB que trago nesta quarta para todos conhecerem seu trabalho.



23 de mai. de 2010

Sintonia::: Especial Phil Collins



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Phil Collins.

Phil Collins ontem e hoje


Phil Collins - Another Day In Paradise

Em 1989, Collins volta com mais um disco ... But Seriously, que coloca 3 faixas nas paradas do sucesso: "Do You Remember?", "Something Happened on the Way To Heaven" e o grande sucesso "Another Day In Paradise", que faturou mais um Grammy para o cantor, na categoria "Melhor Gravação do Ano".

No entanto, Both Sides, de 1993, não teve o sucesso esperado, ao contrário de We Can't Dance, o seu último álbum com a banda Gênesis, lançado em 1991. Em 1995, sai da banda onde apresentava paralelamente à sua carreira solo, vindo a regressar em 2007 para a turnê de reunião Turn It On Again. Já em 1996, lança mais um disco Dance Into the Light, com destaque para a faixa-título, mas ainda ssim, não rendeu boas vendagens em relação aos trabalhos anteriores. No mesmo ano, lança seu projeto instrumental The Phil Collins Big Band baseado nos trabalhos da banda Gênesis e em sua carreira solo, tendo lançado apenas um disco: A Hot Night In Paris.

"You'll Be In My Heart", o último single de sucesso de Phil Collins foi lançado em 1999, como trilha do filme-desenho "Tarzan", lançado pela Disney, e rendeu ao cantor um Oscar. Em sua carreira, foram 7 discos. Em estúdio desde o ano passado, seu oitavo e último trabalho Going Back está previsto pra ser lançado no segundo semestre deste ano, interpretando sucessos da Motown e da soul music.



A Ascensão de Phil Collins


Phil Collins - Against All Odds (Take a Look At Me Now)


Em 1984, Phil Collins faz participação no disco Chinese Wall, de Philip Bailey, com quem compôs a música "Easy Lover", juntamente com Nathan East, sendo um grande sucesso comercial naquele ano. Em 1985, Phil Collins ganha seu primeiro Grammy na categoria "Melhor Performance Vocal Pop Masculino", pela música "Against All Odds (Take a Look At Me Now)", sucesso de 1983 sendo tema principal do filme homônimo.

O terceiro disco No Jacket Required inicia o ápice da carreira de Phil Collins, dando-lhe reconhecimento internacional ao ser indicado e ganhando a premiação do Grammy Awards, nas categorias de "Melhor Performance Vocal Pop Masculino" e "Melhor Disco do Ano", por este novo trabalho, além de emplacar alguns hits nas rádios como "Don't Lose My Number", "Sussudio", "Take Me Home" e "One More Night". Também contou com as participações de Peter Gabriel, Helen Terry e Sting.

Phil Collins ainda leva algumas de suas influências musicais com a Gênesis em seus trabalhos individuais. Tem algumas de suas composições incluidas em filmes e séries da tv, inclusive atuando como ator como na série "Miami Vice". Em 1988 grava seu primeiro disco ao vivo - 12"ers - sendo sua primeira coletânea oficial.


Collins: Fase Gênesis e Solo


Phil Collins - I Don't Care Anymore

O gosto de Phil Collins pela bateria surgiu ainda na infância, chegando a fazer demonstrações em rádios e pequenas apresentações em sua cidade. Chegou a criar sua própria banda, iniciando suas primeiras experiências como músico profissional e intérprete até o início da década de 1970 quando soube que a banda Gênesis procurava um baterista.

A banda britânica de rock progressivo Gênesis foi criada em 1967 por Peter Gabriel (líder e vocalista), Mike Rutherford e Tony Banks e fez grande sucesso nas décadas de 1970 e 1980. Phil Collins viria a assumir a bateria em 1970, no lugar de Chris Stewart (baterista original, que ficou entre 1967 e 1968) e de Jonathan Silver (de 1968 a 1970), e nos vocais, chegando a assumir o lugar de Peter que saiu da banda em 1975. Sua estréia ocorreu no disco Nursery Crime.

Paralelo às atividades com a Gênesis, grava seu primeiro disco Face Value, em 1981, que seria uma prévia de seu desligamento da banda e início de sua promissora carreira solo, destacando também como excelente compositor ao emplacar os primeiros hits "In the Air Tonight" e "I Missed Again". No ano seguinte, lança o disco Hello, I Must Be Going!, com destaque para as músicas "I Don't Care Anymore" e "You Can't Hurry Love".


Phil Collins - In the Air Tonight


Um dos grandes hits do cantor, compositor e baterista inglês Phil Collins em maravilhosa apresentação ao vivo.


Homenageado do Dia: Phil Collins


Phil Collins e Philip Bailey - Easy Lover

Philip David Charles Collins nasceu em Londres, na Inglaterra em 30/01/1951 e mais conhecido como Phil Collins. Ele foi baterista e vocalista da banda Gênesis e teve seu melhor momento na carreira solo. Phil Collins é o Homenageado do Dia.