3 de set. de 2010

Momento Flashback: Glenn Frey


Glenn Frey - The Heat Is On

Sendo cantor, compositor, guitarrista e ator, o norte-americano Glenn Lewis Frey nasceu na cidade de Detroit, estado de Michigan e partiu para se aventurar na música através do rock. Sua primeira experiência foi como backing vocal do cantor Bob Seger.

Após se mudar para Los Angeles, em 1971 criou a banda Eagles, sendo uma das mais populares bandas de rock dos Estados Unidos, ao lado de Don Henley, Bernie Leadon e Randy Meisner, sendo responsável por grandes sucessos como "Hotel California" e "Desperado". Paralelo às atividades da banda, Frey gravou discos em carreira solo na década de 1980, lançando músicas para trilhas sonoras de filmes que se tornaram inesquecíveis e marcantes para a geração da época como "The Heat Is On" (do filme "Um Tira da Pesada"), "You Belong To the City" (da série "Miami Vice", onde também atuou como ator na segunda temporada), "Flip City" (do filme Os Caça-Fantasmas"), entre outros.

A banda Eagles acabou no final da década de 1980, mas voltou a se reunir em 1994 ao lançar o álbum Hell Freezes Over, reunindo seus grandes sucessos, além de músicas inéditas. Já em carreira solo, Glenn Frey tem 4 discos em seu currículo musical, além de 3 coletâneas. Ainda continua em atividade.



2 de set. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 37

A música erudita remonta a uma variante da música que se contrapõe com a popular, tendo sua base originada da música secular dos trovadores, das tradições da música litúrgica e dos cantos gregorianos, a partir do século IX. Neste tempo, havia a preocupação com a forma e a técnica musical.

A evolução das normas técnicas na música se inicia a partir do século XI quando vários professores de música buscaram se servir da notação musical. Um dos principais responsáveis por esta evolução foi o monge italiano e mestre de música Guido D’Arezzo (990-1050), que utilizou as primeiras sílabas do hino de São João Batista, escrito por Paolo Diacono, para indicar os seis primeiros graus em ordem ascendente, sistematizando uma sequência de notas repetidas regularmente em oitavas, dando origem às atuais denominações das notas:

Hino original e sua tradução:
UT queant laxis
Que os servos possam
REsonare fibris
Ressoar com suas fibras
MIra gestorum
Tuas obras maravilhosas
FAmulim tuorum
Fazei com que todas
SOLvi polluti
As manchas sejam perdoadas
LAbii reatum
dos nosso lábios impuros
Sancte Iohannes
Oh, São João


A palavra francesa UT, com o passar do tempo, foi mudada para DÓ pelo músico Giovanni Maria Bononcini, diante da dificuldade em sua pronúncia e nos exercícios de solfejo por parte dos alunos de música. Quanto à nota SI se deu a partir da união das letras iniciais de Sancte e Ioannes.

Próxima semana veremos os gêneros eruditos e os principais períodos da música erudita. Até lá!


1 de set. de 2010

Sobre a banda Transmissor


Banda Transmissor - Jenninha

Thiago Corrêa (voz, violão, piano e baixo) e Leonardo Marques (voz, guitarra, violão) se conheceram nos Estados Unidos, onde moraram por cinco anos em Los Angeles, quando faziam parte da banda Udora. De volta ao Brasil, formaram a banda Transmissor na capital mineira junto com Jennifer de Souza (voz, guitarra, ukelelê), Henrique Mateus (violão, guitarra, cavaco) e Bruno Santos (que substituiu Pedro Hamsam na bateria, da formação original), buscando fazer uma fusão do pop rock com a bossa nova, além de ter a influência da música do Clube da Esquina.

Seu primeiro cd Sociedade do Crivo Mútuo foi lançado em 2008, pela gravadora Ultra Music, sendo muito bem recebido pela crítica musical, com destaque para as músicas "Primeiro de Agosto" (primeiro sucesso da banda) e "Jenninha". Tanto que o jornalista Rodrigo Ortega, do Jornal do Brasil, assim escreveu: "O Transmissor é uma das melhores novidades do pop mineiro. O grupo encabeça um movimento de renovaçao musical no estado, que aposta em apresentaçoes conjuntas e divulgaçao na internet. O LP de estréia foi disco da semana no Myspace. O som vai do indie-rock a bossa-nova. Com versos simples e som melancólico, "Primeiro de Agosto" é uma perola da nova música brasileira."

Com o sucesso do primeiro disco, a banda retornou com o segundo cd Nacional, lançado no mês de agosto deste ano.

Banda Transmissor - Primeiro de Agosto


Apresentação da Banda Transmissor na Sessão Alto Falante, do Portal UOL, cantando um dos seus grandes sucessos.



REVELAÇÃO MPB: Banda Transmissor


Banda Transmissor - 10 Segundos


Direto de Minas Gerais, ela desponta para o estrelato e já se inclui entre as novas revelações da música popular brasileira. A Banda Transmissor é a Revelação MPB que trago hoje.



29 de ago. de 2010

O reconhecimento musical de Bob Marley


Bob Marley e The Wailers - Redemption Song

Em 1979, Bob Marley compõe uma música em homenagem à independência de Zimbabwe, vindo a fazer parte do seu disco Survival que é dedicado ao continente africano. Com o lançamento do disco, foi convidado para fazer um show naquele país no ano seguinte.

De sua vida pessoal, Bob Marley teve treze filhos, sendo Ziggy Marley o mais conhecido por seguir carreira musical. Descobriu, em 1977, que tinha câncer de pele e passou a cuidar da sua doença, indo contra os princípios do rastafarismo, até sua morte que viria a ocorrer em 1981, na cidade de Miami, estado da Flórida nos Estados Unidos. Faltando um mês antes morrer, Bob foi premiado com a mais alta condecoração jamaicana: a Ordem ao Mérito.

Com mais de 10 discos gravados, Bob Marley ganhou várias premiações e homenagens póstumas devido ao reconhecimento musical e cultural feito. Entre elas, ganhou uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood e um Grammy pelo conjunto da obra, além de ser considerado como um dos 100 artistas mais influentes de todos os tempos. Até hoje, é idolatrado pelas suas letras e pelas suas convicções rastas.



Bob Marley e a fama



Bob Marley e The Wailers - Jamming



Com a mudança do nome do grupo para The Wailers, Bob Marley passa a divulgar sua experimentação rítmica para todo o país, inclusive para o mundo, que viria a ser conhecida como o reggae, se tornando o principal divulgador e responsável pela sua divulgação. Isso viria a partir de 1970 quando gravou os discos Soul Rebels, Soul Revolution (partes I e II) e Catch a Fire (com destaque para a música "Stir It Up") que dariam destaque à sua repercussão musical na cultura do país, apresentando letras de caráter social.

A partir de 1974 ganha fama internacional com a gravação do disco Natty Dread já como sendo Bob Marley & The Wailers. O grande destaque deste trabalho foi a música "No Woman, No Cry", que foi regravada por vários artistas, inclusive ganhando uma versão em português por Gilberto Gil com "Não Chores Mais". Neste trabalho, Bob conta com um trio de backing vocal feminino em que sua esposa, Rita Marley, fazia parte.

Em 1975, foi para a Inglaterra onde gravou os discos Exodus (considerado pela crítica especializada como um dos melhores discos de todos os tempos) e Kaya (com destaque para os hits "Is This Love" e "Sun Is Shinning"), chegando a ser preso devido ao uso da maconha que defendia com finalidades religiosas, embora não sendo bem visto pelos outros rastafaris. No ano seguinte, Bob Marley, sua mulher Rita e seu empresário Don Taylor sofreram manifestações movidas em caráter político durante um show realizado nas eleições gerais na Jamaica.






Quem é Bob Marley?


Bob Marley e Peter Tosh - Kaya

Nascido em Rhoden Hall, região de Saint Ann localizada no norte da Jamaica no ano de 1945, Bob era filho de Norval Marley, que era inglês e oficial da Marinha, e Cedella Booker, uma adolescente negra vinda do norte do país, que logo se separaram. Com a morte do pai, Bob e a mãe se mudaram para Kingston e tiveram dificuldades financeiras na favela de Trench Town.

A música logo viria a fazer parte de Bob Marley que era fascinado pela soul music, vindo a se tornar guitarrista e compositor em breve. Após ter conhecido o cantor Joe Higgs, passou a fazer experiências musicais, fundindo diversos ritmos musicais jamaicanos em um estúdio, em 1962. Gravou um single chamado "Judge Not" com o produtor Leslie Kong, daí Bob decidiu seguir sua carreira de cantor, criando o grupo Wailing Wailers junto com vários amigos (entre eles, estava o cantor Peter Tosh).

No final de 1963, Bob Marley gravou seu primeiro single com seu grupo e lançou o primeiro disco em 1965, pela gravadora Studio One. Paralelo à música, o cantor virou adepto ao rastafarismo ou rasta que se tratava de um movimento místico, cultural e político dos negros jamaicanos e das Antilhas onde predominava a língua inglesa e que surgiu na década de 1920. Os rastafaris jamaicanos foram os maiores divulgadores do movimento e acreditavam que a Jamaica representava sua própria "Babilônia" e que eles formavam uma das 12 tribos perdidas de Israel.

Por isso, o cantor pregava a droga (especialmente a maconha) como forma de contato com o divino e que seria evidenciado em muitas de suas músicas (o disco Kaya é uma dessas referências).



Bob Marley - No Woman, No Cry


Apresentação ao vivo de Bob Marley cantando um de seus grandes sucessos no Estádio de Harvard, em Boston, EUA, em 1979.


Bob Marley: Homenageado do Dia


Bob Marley - Is This Love


O jamaicano Robert Nesta Marley jamais imaginou virar um dos grandes ícones da música mundial quando teve uma infância difícil, marcada pelas dificuldades sociais e financeiras que a sua família passava. Mais tarde, o mundo conheceria Bob Marley como um grande cantor, compositor e guitarrista jamaicano sendo lembrado pra sempre como o "rei do reggae" e hoje é o Homenageado do Dia neste blog.