2 de set. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 37

A música erudita remonta a uma variante da música que se contrapõe com a popular, tendo sua base originada da música secular dos trovadores, das tradições da música litúrgica e dos cantos gregorianos, a partir do século IX. Neste tempo, havia a preocupação com a forma e a técnica musical.

A evolução das normas técnicas na música se inicia a partir do século XI quando vários professores de música buscaram se servir da notação musical. Um dos principais responsáveis por esta evolução foi o monge italiano e mestre de música Guido D’Arezzo (990-1050), que utilizou as primeiras sílabas do hino de São João Batista, escrito por Paolo Diacono, para indicar os seis primeiros graus em ordem ascendente, sistematizando uma sequência de notas repetidas regularmente em oitavas, dando origem às atuais denominações das notas:

Hino original e sua tradução:
UT queant laxis
Que os servos possam
REsonare fibris
Ressoar com suas fibras
MIra gestorum
Tuas obras maravilhosas
FAmulim tuorum
Fazei com que todas
SOLvi polluti
As manchas sejam perdoadas
LAbii reatum
dos nosso lábios impuros
Sancte Iohannes
Oh, São João


A palavra francesa UT, com o passar do tempo, foi mudada para DÓ pelo músico Giovanni Maria Bononcini, diante da dificuldade em sua pronúncia e nos exercícios de solfejo por parte dos alunos de música. Quanto à nota SI se deu a partir da união das letras iniciais de Sancte e Ioannes.

Próxima semana veremos os gêneros eruditos e os principais períodos da música erudita. Até lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário