28 de set. de 2012

Momento Flashback: Glass Tiger


Glass Tiger - Don't Forget Me (When I'm Gone)


Originalmente chamado de Tokyo, a banda produziu vários singles no Canadá e colocou duas músicas na Billboard Top 10 da revista: "Don't Forget Me (When I'm Gone)" e "Someday", sendo que ambos vieram de seu álbum de estréia, The Thin Red Line (1986), produzido por Jim Vallance.

Glass Tiger ganhou três Juno Awards em 1986 e mais duas em 1987. Eles também foram nomeados para um Grammy de Melhor Artista Revelação em 1987. Depois de seu terceiro álbum Simple Mission e uma breve turnê canadense no início de 1993, a banda entrou em um hiato longo. O vocalista Alan Frew lançou dois álbuns solo antes de a banda reformada e começou a excursionar novamente por volta de 2003.

Em 2005, a banda lançou uma nova coleção de DVD No Turning Back. Em 23 de junho de 2005, eles apareceram na TV americana NBC o show Hit Me Baby One More Time, cantando seu hit conhecido "Don't Forget Me (When I'm Gone)" e interpretando "Everything You Want" (originalmente gravado por Vertical Horizon). Apesar de terem perdido a votação do público para Thelma Houston , Glass Tiger foram julgados os vencedores pelos eleitores online.

Em uma entrevista de meados de 2006 no Entertainment Tonight Canada, Glass Tiger deu a entender que eles estavam de volta ao estúdio para gravar novo trabalho. Enquanto isso, a banda continua a turnê por todo o Canadá. Um novo DVD intitulado Glass Tiger Live in Concert com a banda em concerto na década de 1980 também foi lançado em 2006.

Em março de 2009, Glass Tiger e membros das NHL alunos visitaram forças canadenses estacionados em Kandahar, Afeganistão. A visita incluiu performances ao vivo e as gravações foram exibidas no Entertainment Tonight Canadá.
--------------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia (com adaptações)

27 de set. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 111


A História da Flauta

A flauta é um instrumento de sopro, da família das madeiras. Sua origem remonta o período neolítico de nossa civilização, quando o homem, com a intenção de imitar o som dos pássaros, produziu os primeiros instrumentos de sopro que se tem registro, feitos em bambus ou ossos perfurados.

Seu som é produzido através da vibração da coluna de ar, que é projetada no interior de seu tubo.

As flautas são encontradas em vários tipos e formatos, sendo, as mais comuns, a doce e a transversa; possuindo, cada um desses tipos, uma grande variedade de modelos, que se distinguem pelo tamanho, afinação e pelo material do qual são feitos.

A flauta doce é mais comumente encontrada em madeira ou matéria sintética, já a transversa, em madeira ou metal. Existem também aquelas que são produzidas em prata, ouro ou mesmo cristal.

Ainda hoje, a flauta doce tem suas notas afinadas através de um sistema de perfuração, ao longo do seu corpo. A transversa também se apresentava da mesma forma, até que no século IXX, o flautista Böehm desenvolveu para ela, um interessante mecanismo de chaves, que muito contribuiu para o desenvolvimento de uma maior agilidade na execução e, conseqüentemente, para uma ainda maior popularização do instrumento.

Por causa da inicial facilidade na produção dos primeiros sons na flauta doce, ela é muito apropriada para a musicalização infantil.

As flautas são, portanto, há muito, usadas em conjuntos de câmara, orquestras, bandas; tanto na música erudita, quanto na popular. No Brasil, podemos dizer que a flauta encontrou terreno propício, notadamente, desde o século IXX, na polca, na modinha, no choro e na valsa; através de músicos como Patápio Silva, Pixinguinha, Altamiro Carrilho, entre outros.
---------------------------------------------------------------------
Fonte: http://intervox.nce.ufrj.br/~cerejo/pif.html

26 de set. de 2012

Um pouco sobre Clara Redig

Clara Redig - Embarcação


Sendo filha de pai arquiteto, Maria Clara de Salles Redig de Campos nasceu no Rio de Janeiro em 1943 e descobriu a música ainda na infância ao entrar para o Conservatório Brasileiro de Música, além de integrar o coral de sua escola e estudar piano e violão. Mesmo após se formar pela Faculdade Nacional de Arquitetura, a música falou mais alto e, somente em 1994 é que resolveu seguir carreira artística, apresentando-se pela primeira vez com Paulo Cunha e Fernanda Amaral, no Vinicius Piano Bar (RJ).

Logo depois, vieram novos shows até vir a gravar seu primeiro cd independente em 1998, com repertório variado que inclui grandes compositores da mpb. Dois anos depois, integra o grupo Cantores do Chuveiro e prepara para a gravação do seu segundo cd que veio em 2001 intitulado Encontro Feminino.

Seu terceiro e último trabalho foi gravado em 2005 com Luz, onde Clara visita a obra de Francis Hime, interpretando suas melhores canções compostas em parceria com Chico Buarque, Edu Lobo, Vinicius de Moraes, entre outros. Ainda em atividade, a cantora e e arquiteta Clara Redig se mostra realizada com sua arte, além de ter realizado diversos shows e sempre preza pelo cuidado ao escolher seu repertório.

Clara Redig e D. Ivone Lara - Sonho Meu

 

Um encontro maravilhoso entre Clara Redig e uma das mais ilustres representantes do samba brasileiro D. Ivone Lara neste clipe onde interpretam "Sonho Meu".

REVELAÇÃO MPB: Clara Redig


Nesta quarta-feira trago um pouco da vida e carreira de Clara Redig como a Revelação MPB do dia.

23 de set. de 2012

Sintonia::: Especial Bon Jovi



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos do Bon Jovi.

Bon Jovi, hoje

Bon Jovi - Thank You For Loving Me

Após gravar Bounce (de 2002, com destaque para os hits "Everyday" e "Misunderstood"), Bon Jovi grava uma coletânea de sucessos em versões acústicas intitulada This Left Feels Right, em 2003 e o box set 100,000,000 Bon Jovi Fans Can't Be Wrong com quatro cds e um dvd com músicas (demos e B-sides) que ficaram de fora dos discos anteriores.

Com 11 discos gravados em sua carreira, sendo The Circle, seu último trabalho lançado em 2010, Bon Jovi é uma das bandas hard rock mais promissoras e premiadas atualmente. Mantendo a mesma formação original, a banda prepara para lançar novo disco em breve.

A consagração do Bon Jovi

Bon Jovi - It's My Life 

Apesar das vendas modestas dos primeiros trabalhos, é com o terceiro álbum Slippery When Wet, de 1986, que Bon Jovi passa a emplacar vários hits nas rádios, tornando-se conhecidos até hoje como "Livin' On a Prayer" e "You Give Love a Bad Name". Gravado em Vancouver, no Canadá, o álbum teve a colaboração do compositor Desmond Child que compôs boa parte das músicas e a produção de Bruce Faibairn, levando Bon Jovi à consagração mundial, com vários shows na America e na Europa.

O disco New Jersey, lançado em setembro de 1988, mostra a banda mais amadurecida com composições fortes e trazendo clássicos como "Born To Be My Baby", "Lay Your Hands On Me" e a balada "I'll Be There For You". A boa receptividade deste trabalhou levou Bon Jovi a realizar uma das mais bem sucedidas turnês de sua carreira no ano seguinte.

Entre 1990 e 1991, a banda dá uma pausa em suas atividades diante da extensa programação de shows realizados nos anos anteriores e seus membros partem para projetos pessoais. Jon Bon Jovi, inclusive, grava seu primeiro disco solo intitulado Blaze of Glory, com músicas que entraram para o filme Jovens Demais Para Morrer (Young Guns II). Retorna em 1992 com o disco Keep the Faith, com destaque para a balada "Bed of Roses". Os trabalhos seguintes (Cross Road, de 1994; These Days, de 1995) continuam colocando Bon Jovi no topo do sucesso. O baixista Alex Such sai da banda em 1994 e a banda passa a contar com 4 integrantes até hoje.

Em 1997, Jon Bon Jovi resolve investir sua carreira como ator de filmes, além de gravar seu segundo disco solo Destination Anywhere. No início da década de 2000, Bon Jovi volta com novo cd (o sétimo da carreira) Crush. Em 2001, Jon ainda grava um cd reunindo músicas que gravou no tempo em que trabalhava na gravadora Power Station.

O início de Bon Jovi

Bon Jovi - Runaway

John Francis Bongiovi nasceu no dia 02 de março de 1962, em Perth Amboy, estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos. Estudou inicialmente no St Joseph High School, completando seus estudos em colégio público. Neste período já aprendeu a tocar violão e veio a integrar em uma banda com seus amigos ainda com 13 anos de idade. Quatro anos depois, chegou a trabalhar como faxineiro na gravadora Power Station, de seu primo Tony Bongiovi, em Nova York.

Ainda assim, John não deixou de lado a música. Chegou a gravar alguns demos no próprio estúdio até que uma das canções - "Runaway" - composta em 1980, foi levada para uma das rádios locais e passou a ser executada em 1982. Era o seu primeiro sucesso.

Passando a ser conhecido como Jon Bon Jovi, recebeu convite da gravadora Mercury Records e assinou um contrato em 1983 para gravar seu primeiro álbum a ser lançado no início do ano seguinte, adotando o nome Bon Jovi para sua banda e disco que contava com David Bryan nos teclados, Alec John Such no baixo, Tico Torres na bateria e o Dave Sabo na guitarra (que foi logo substituído por Richie Sambora).

O segundo disco 7800º Fahrenheit lançado em 1985 passou a levar o nome do grupo para o exterior, tornando-se conhecido mundialmente.

Bon Jovi - Misunderstood


Clipe oficial deste grande sucesso de Bon Jovi, de 2002.

Homenageado do Dia: Bon Jovi


Bon Jovi - I'll Be There For You 

Um dos mais conhecidos grupos de rock do mundo, originário dos Estados Unidos, com vários hits em seus quase 30 anos de estrada, Bon Jovi é o Homenageado do Dia deste domingo.