8 de ago. de 2014

Momento Flashback: Dissidenten

Dissidenten - Fata Morgana

Dissidenten é um banda de rock alemã que fez muito sucesso na década de 80, conhecida por sua colaboração com músicos do meio oeste e indianos, e uma vez foi descrita pela Rolling Stone como “o pai da World Beat”. Tornou-se conhecido no Brasil por dos seu sucessos - “Fata Morgana” - tema da novela Sassaricando, da Rede Globo, em 1987.

O popular grupo Dissidenten foi formado em 1981 por Uve Müllrich, Marlon Klein e Friedo Josch em Berlim. Predomina em seus arranjos musicais a fusão étnica, isso porque os músicos estudaram percussão em uma temporada na Índia e seguiram turnê por Marrocos aprendendo as raízes e tradições musicais com os melhores músicos e percussionistas do país. Os resultados dessas viagens foram álbuns com canções em árabe e batidas indianas numa versão contemporânea fusionadas com música eletrônica que os alemães tanto gostam. 

Depois do sucesso “Fata Morgana”, música que o mundo inteiro ouviu, estabeleceram-se como pioneiros musicais intercontinentais, principalmente na Espanha, países árabes e Canadá. Dissidenten agrada tanto a o público e a crítica que participaram do WOMEX em 2001 em Rotterdam, um dos maiores Festivais de World Music que na maioria das vezes é realizado na Alemanha.
---------------------------------------------------------
Fonte: Letras.

7 de ago. de 2014

MPB Instrumental


Dilermando Reis - Som dos Carrilhões

Dilermando Reis nasceu em Guaratinguetá, São Paulo, no dia 22 de setembro de 1916. Começou a estudar violão com o pai, o violonista Francisco Reis, ainda na infância. Em 1931, aos 15 anos de idade, já era conhecido como o melhor violonista de Guaratinguetá. Neste mesmo ano, conheceu o violonista Levino da Conceição, que se apresentava na cidade. Tornou-se seu aluno e passou a acompanhá-lo em suas excursões.

Em 1933 foi para o Rio de Janeiro, em companhia de Levino. Lá foi ao encontro do violonista João Pernambuco, amigo de Levino. Iniciou sua vida profissional aos 18 anos de idade. Atuou como instrumentista, professor de violão, compositor e arranjador. Naquela época as lojas de instrumentos musicais mantinham professores de música que ajudavam a aumentar a clientela. Deu aulas numa loja na rua Buenos Aires, depois fui apresentado por um aluno ao dono da loja Ao Bandolim de Ouro.

Em 1935, passou a lecionar na loja A Guitarra de Prata. Começou a acompanhar calouros na Rádio Guanabara. No intervalo de uma dessas apresentações, solava a valsa "Gota de Lágrima", de Mozart Bicalho quando o radialista Renato Murce ouviu e gostou. Levou o violonista para a Rádio Transmissora e deu-lhe um programa de solos de violão. O programa fez grande sucesso.

Em 1940, transferiu-se pra a Rádio Clube do Brasil. Nesse mesmo ano, formou uma orquestra composta de 10 violonistas, uma das primeiras do gênero. Atuou com êxito na Rádio Clube e também no Cassino da Urca. Em 1941, gravou seu primeiro disco pela Columbia, onde constavam a valsa "Noite de Lua" e o choro "Magoado", um dos mais tocados.

Em 1944, lança o segundo disco, também com composições suas. Em 1946, lançou mais dois discos. Gravou pela primeira vez músicas de outro compositor. Encerrou a década de 1940, com um total de nove discos gravados. A década de 50, representou a consolidação e grande avanço na carreira do artista.

Em 1956, assinou contrato com a Rádio Nacional, com o programa Sua Majestade, o Violão, nos primeiros anos apresentado por Oswaldo Sargentelli e posteriormente por César Ladeira. O programa tinha por prefixo a mazurca "Adelita", de Francisco Tárrega e se manteve no ar até 1969. Na década de 60, gravou vários discos. Em 1960, lançou Melodias da Alvorada, em homenagem à nova capital, com arranjos e regência de Radamés Gnattali.

De 1941 a 1962, lançou 34 discos de duas faces num total de 68 músicas, em 78 rotações. Dentre essas, 43 de sua autoria. Com o início da era do LP, Dilermando passou a gravar perfazendo um total de 35 LPs gravados em sua carreira. Os LPs, mostraram uma nova faceta do violonista: o acompanhamento de cantores com apenas um violão, que neste caso se caracterizava pela apresentação da canção, seguida de um solo de Dilermando. Nesse estilo de acompanhar, Dilermando esteve ao lado de José Mojica quando este veio ao Brasil e fez um total de sete LPs com o cantor Francisco Petrônio.

Em 1970, Radamés Gnattali dedicou ao violonista o "Concerto nº 1", gravado nesse mesmo ano. Como professor, ensinou a grandes violonistas dentre os quais Darci Vilaverde e Bola Sete. Foi também professor de Maristela Kubitscheck, filha do presidente Juscelino, de quem foi grande amigo e parceiro de serenatas. Essa amizade, aliás, valeu a Dilermando a nomeação para um cargo público, o que muito lhe aliviou as dificuldades financeiras.

Em alguns de seus LPs foi acompanhado pelos grandes violonistas Horondino Silva, o Dino Sete Cordas e Jaime Florence, o Meira. Além de sua vasta obra, Dilermando deixou inúmeros arranjos editados. Na década de 90, o violonista Genésio Nogueira iniciou uma coleção de LPs e CDs dedicados à obra do compositor.

Dilermando dos Santos Reis morreu no Rio de Janeiro, no dia 02 de janeiro de 1977.
---------------------------------------------------------------
Fonte: e-Biografias.

6 de ago. de 2014

Curiosidades sobre Leila Pinheiro


Leila Pinheiro - Verde

Seu nome completo é Leila Toscano Pinheiro. Ela nasceu em 16 de outubro de 1960, em Belém, capital do Pará. É cantora e musicista. Seu gênero musical é variado. Canta samba, bossa nova, jazz, etc. E toca violão, guitarra,  sintetizador e órgão.

Aos dez anos Leila Pinheiro começou seus estudos de piano, no Instituto Musical. Em 1974, deixou o Instituto e começou a estudar com um pianista amigo, de nome Guilherme Coutinho, importante músico de Belém.

Resolveu fazer Medicina. Entrou na faculdade, mas desistiu no segundo ano.Queria mesmo seguir a carreira musical. Fez o primeiro espetáculo no famoso Theatro da Paz, de Belém, o principal teatro do estado.

Em 1981, Leila mudou-se para o Rio de Janeiro e gravou seu 1º LP Leila Pinheiro. Em 1984, excursionou com o Zimbo Trio, indo para o exterior.

Em 1985, ganhou o prêmio na categoria Cantora Revelação no Festival dos Festivais, da TV Globo, cantando a canção “Verde”. Assinou contrato com  a Polygram que, atualmente, é a Universal Music. E gravou “Olho Nu”, com a qual ganhou o prêmio de Melhor Interprete no Festival Mundial Yamaha. No ano seguinte, ganhou da ABPO (Associação Brasileira de Produtores de Discos) o Troféu Villa- Lobos.

Depois gravou vários discos: Alma (de 1988), Bênção, Bossa Nova (de 1989), Outras Caras (de 1991), Coisas do Brasil (de 1993), Isso é Bossa Nova (de 1994), Reencontro (de 2000), Nos Horizontes do Mundo (de 2005), entre outros. Também gravou alguns discos com Roberto Menescal como Agarradinhos (de 2007) e Pra Iluminar (de 2009). Também gravou discos dedicados a Eduardo Gudin e Renato Russo.

Lançou, ainda, os dvds Mais Coisas do Brasil em 2001, Nos Horizontes do Mundo em 2007, e ainda Agarradinhos, com Roberto Menescal, lançado no mesmo ano. Atualmente, com mais de 30 anos de carreira, Leila anda realizando sua nova turnê Eu Canto Samba, interpretando sucessos de Dorival Caymmi, Ary Barroso, Ivan Lins, Zé Kéti, Cartola, Noca da Portela, Jorge Aragão, Arlindo Cruz, entre outros.
----------------------------------------------------------------
Fonte: Museu da TV (com adaptações).

4 de ago. de 2014

Blog Sintonia - 5 Anos!!!

______________________________

Blog Sintonia - Visão geral


Histórico de todas as visualizações de página
215.077

Postagem mais visualizada:
04/08/2009, 4 comentários
11736


Origem do tráfego mais visualizado:
4742

Visualizações de página por país:
EntradaVisualizações de página
Brasil
164937
Estados Unidos
25792
Alemanha
4432
Portugal
4273
Rússia
2527



Ao longo dos 5 anos de existência do blog Sintonia, só tenho a agradecer a todos os leitores que participam diretamente ou indiretamente nos comentários, na leitura das postagens, nas críticas e sugestões, enfim, de todo modo a fim de enriquecer o vasto conteúdo oriundo das pesquisas feitas de forma séria e fiel sobre o universo musical que nos cerca, seja do Brasil ou do mundo. A música, uma das artes mais admiradas do mundo e comum para todos, é apreciada de todas as formas. Seja vocal ou instrumental, seja erudita ou popular, ela não tem limites.

Acredito que tenha conseguido levar para todos o conteúdo necessário voltado para o conhecimento e educação musical. Independente do gosto de cada um, só temos a usufruir de todas as postagens feitas até a presente data. O blog é meu, mas o conteúdo é de todos!

Obrigado por prestigiarem meu blog nesses cinco anos de existência!
Junior Bastos.

3 de ago. de 2014

Sintonia::: Especial Nana Caymmi



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Nana Caymmi.

Nana Caymmi, ontem e hoje

Nana Caymmi - Resposta Ao Tempo

Em 1996, Nana Caymmi gravou o cd Alma Serena e no ano seguinte o seu primeiro disco ao vivo No Coração do Rio. Mas o auge de sua carreira ocorre em 1998 com o lançamento do cd Resposta Ao Tempo, cuja faixa-título, composta por Cristóvão Bastos e Aldir Blanc, entrou na trilha sonora da minissérie Hilda Furacão, exibida pela TV Globo e estrelada pela atriz Ana Paula Arósio. A música foi bastante executada nas rádios de todo o país e rendeu à cantora o seu primeiro Disco de Ouro pela vendagem de 100 mil cópias.

Embalados pelo sucesso da música "Resposta Ao Tempo", os autores da canção deram uma nova canção para Nana Caymmi. A música "Suave Veneno" foi gravada por ela e foi tema de abertura da novela homônima da TV Globo. Em 2004, Nana gravou com os irmãos Danilo e Dori o cd Para Caymmi, de Nana, Dori e Danilo, contendo exclusivamente canções de Dorival Caymmi, em comemoração aos 90 anos do pai cantor.

Em 2008 faleceram Dorival Caymmi e Stella Maris, pais de Nana, Dori e Danilo. O fato levou Nana a entrar em depressão, chegando a cogitar o abandono dos palcos. Em 2010 foi lançado um documentário biográfico do cineasta franco-suíço Georges Gachot sobre a filha de Dorival Caymmi intitulado Rio Sonata. Em 2011, Nana completou 70 anos de idade.

Durante uma apresentação no Rio de Janeiro em 2012, Nana Caymmi anunciou sua aposentadoria após completar mais de 50 anos de carreira. O último trabalho de Nana Caymmi foi lançado em 2013 com o cd Caymmi, gravado juntamente com Dori e Danilo em comemoração ao centenário do pai Dorival. 

Nana Caymmi e seu reconhecimento musical

Nana Caymmi - Dois Corações


Ainda em 1966, Nana Caymmi fez uma apresentação no programa Ensaio Geral, da TV Excelsior, ao lado dos cantores Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tuca, Toquinho e Maria Bethânia, entre outros. Foi nesse período que Nana começou a namorar com Gil, com quem viria a se casar no ano seguinte. Juntos, compuseram a música "Bom Dia" e Nana a defendeu no III Festival de Música Brasileira, da TV Record.

Dois anos depois, Nana e Gil se divorciaram e, nos anos seguintes, passou a realizar shows no Brasil, Uruguai e Argentina, além de outros países. Entre 1974 e 1975 lançou dois novos discos, ganhando elogios da crítica musical e reconhecimento da mídia, fato que levou a cantora a ser premiada como melhor cantora do ano pela Associação Brasileira de Produtores de Discos em 1976. 

Novos trabalhos se sucederam, ajudando a consolidar a carreira de Nana Caymmi que marcava presença nos palcos dos teatros lotados do Rio de Janeiro e em várias capitais do país. No final da década de 1970, conheceu o cantor Claudio Nucci, da banda Boca Livre, com quem se casaria meses depois.

Em 1987 realizou uma turnê na cidade de Madri, na Espanha. Lançou, juntamente com seu pai e seus irmãos, um disco ao vivo gravado no Scala, no Rio de Janeiro, além de um novo LP Nana, com participação de seu filho João Gilberto. Dois anos depois, esse viria a sofrer um grave acidente de moto, fato que levou a cantora a dar uma pausa em suas apresentações para dedicar ao seu filho. Em 1991, voltou ao cenário artístico, participando, ao lado do irmão Danilo, de um espetáculo realizado no Rio Show Festival, que ocorreu no Rio de Janeiro e reuniu Dorival Caymmi e Tom Jobim. Nos anos seguintes, apresentou-se em Portugal e gravou novos discos como Bolero (1993), A Noite do Meu Bem - As Canções de Dolores Duran (1994) e Alma Serena (1996).
------------------------------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia (com adaptações).

Nana Caymmi no início da carreira

Nana Caymmi - Tarde Triste

Nana Caymmi é o nome artístico de Dinair Tostes Caymmi, filha dos cantores Dorival Caymmi e Stella Maris (nome artístico de Adelaide Tostes), além de irmã dos também cantores Dori e Danilo. Ela nasceu no Rio de Janeiro em 1941 e começou cantando com o pai em uma pequena participação na música "Acalanto", composta por ele em sua homenagem, no ano de 1960.

Como a música já fazia parte da família Caymmi, com Nana não foi diferente. Ainda no mesmo ano, a cantora lançou seu primeiro disco em 78 RPM com as músicas "Adeus" (de Dorival Caymmi) e "Nossos Beijos" (de Hianto de Almeida e Macedo Norte) e assinou contrato com a TV Tupi, apresentando-se no programa Sucessos Musicais, produzido por Fernando Confalonieri.

No ano seguinte, casou-se com o médico Gilberto José Aponte Paoli com quem teve duas filhas (Teresa e Denise Maria) e mudou-se para Caracas, na Venezuela, onde morou por algum tempo. Em 1963 gravou o seu primeiro LP Nana. No retorno ao Brasil, retomou sua carreira musical e, em 1966, participou do I Festival Internacional da Canção no Rio de Janeiro ao interpretar a música "Saveiros", de autoria de seu irmão Dori Caymmi em parceria com Nelson Motta, sagrando-se campeã. Nesse mesmo ano, nasceu seu terceiro filho (João Gilberto), embora já estivesse separada do marido.

A voz grave da cantora rendeu-lhe reconhecimento junto ao público como uma das grandes intérpretes da nossa música.

Nana Caymmi - Flor da Noite


Uma das grandes interpretações de Nana Caymmi, de autoria de Celso Fonseca e Ronaldo Bastos, que fez parte da trilha sonora da novela Gabriela, exibida pela TV Globo em 2012.

Homenageado do Dia: Nana Caymmi


Nana Caymmi - Dora

Uma das mais importantes intérpretes da nossa música brasileira, a cantora Nana Caymmi é a Homenageada do Dia deste domingo.