3 de ago. de 2014

Nana Caymmi, ontem e hoje

Nana Caymmi - Resposta Ao Tempo

Em 1996, Nana Caymmi gravou o cd Alma Serena e no ano seguinte o seu primeiro disco ao vivo No Coração do Rio. Mas o auge de sua carreira ocorre em 1998 com o lançamento do cd Resposta Ao Tempo, cuja faixa-título, composta por Cristóvão Bastos e Aldir Blanc, entrou na trilha sonora da minissérie Hilda Furacão, exibida pela TV Globo e estrelada pela atriz Ana Paula Arósio. A música foi bastante executada nas rádios de todo o país e rendeu à cantora o seu primeiro Disco de Ouro pela vendagem de 100 mil cópias.

Embalados pelo sucesso da música "Resposta Ao Tempo", os autores da canção deram uma nova canção para Nana Caymmi. A música "Suave Veneno" foi gravada por ela e foi tema de abertura da novela homônima da TV Globo. Em 2004, Nana gravou com os irmãos Danilo e Dori o cd Para Caymmi, de Nana, Dori e Danilo, contendo exclusivamente canções de Dorival Caymmi, em comemoração aos 90 anos do pai cantor.

Em 2008 faleceram Dorival Caymmi e Stella Maris, pais de Nana, Dori e Danilo. O fato levou Nana a entrar em depressão, chegando a cogitar o abandono dos palcos. Em 2010 foi lançado um documentário biográfico do cineasta franco-suíço Georges Gachot sobre a filha de Dorival Caymmi intitulado Rio Sonata. Em 2011, Nana completou 70 anos de idade.

Durante uma apresentação no Rio de Janeiro em 2012, Nana Caymmi anunciou sua aposentadoria após completar mais de 50 anos de carreira. O último trabalho de Nana Caymmi foi lançado em 2013 com o cd Caymmi, gravado juntamente com Dori e Danilo em comemoração ao centenário do pai Dorival. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário