3 de dez. de 2010

Momento Flashback: Van Halen


Van Halen - Jump

Banda norte-americana criada em 1972 pelos irmãos Edward "Eddie" (guitarra, teclados) e Alex Van Halen (bateria) que, juntamente com o baixista Michael Anthony e o guitarrista David Lee Roth completam a formação do quarteto. O sobrenome dos irmãos daria nome à banda.

Van Halen começou tocando em Los Angeles durante a década de 1970 até ser contratada pela gravadora Warner e lançar seu primeiro disco em 1978, seguindo estilo hard rock e heavy metal, que predominava na época.

Em 1983, o guitarrista Eddie Van Halen é convidado por Michael Jackson para participar da faixa "Beat It", do seu disco Thriller. No ano seguinte, ao lançar o sexto disco Van Halen - 1984, alcança o auge do sucesso, sendo um dos álbuns mais premiados do rock mundial alavancado pelo hit "Jump" que se torna uma dos mais tocados em todo o mundo. Mas foi no mesmo ano que David Lee Roth resolve sair da banda, sendo substituído por Sammy Hagar.

Com novos discos no caminho e algumas mudanças na formação da banda, Van Halen ainda segue hoje em atividade, tendo gravado mais de 10 discos e conta com Eddie, Alex e Wolfgang Van Halen (filho de Eddie, no baixo) e o retorno de David na sua formação atual.


2 de dez. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 50



Compositor brasileiro nascido no Rio de Janeiro em 1887, Heitor Vila-Lobos aprendeu violoncelo, clarinete e noções de teoria musical com seu pai Raul Vila-Lobos que era músico, funcionário da Biblioteca Nacional e fundador da Sociedade de Concertos Sinfônicos do Rio de Janeiro.

As primeiras impressões musicais de Heitor, ainda menino, datam de uma estada da famíliano interior do estado do RJ e em Minas Gerais com música negra e canções sertanejas. Os saraus musicais na casa de seu pai tiveram influência decisiva sobre a formação musical do filho que, aos 8 anos de idade, já admirava os prelúdios e fugas do "Cravo Bem Temperado", de Bach. Após a morte do pai em 1899, nem as dificuldades econômicas e nem a incompreensão familiar conseguem impedir sua irresistível vocação musical. No mesmo ano já começa a compor.

Aos 14 anos de idade, toca em conjuntos instrumentais populares tocando choro, em 1903 estréia como violoncelista profissional numa orquestra do teatro Recreio e ganha a vida tocando em cinemas, hotéis e cafés. Passa a viajar pelo Brasil conhecendo a música popular e volta ao Rio onde se matricula no curso de Harmonia do Instituto nacional de Música. Estuda partituras de grandes mestres, mas deixa-se sobretudo guiar por um instinto musical inovador e ousado, pois ignora quase totalmente as novas correntes do pensamento musical europeu.

Em 1915, realiza o primeiro concerto de suas obras compostas, cuja essência anti-romântica não é compreendida pelo público e pela crítica conservadora. Depois de 1917, começa a utilizarm os motivos musicais recolhidos junto ao povo ("Prole do Bebê nº 1" e "Carnaval das Crianças Brasileiras"). Participa agressivamente do movimento de renovação cultural da Semana da Arte Moderna de 1922, em São Paulo, organizando quatro ou cinco programas de primeiras audições dem suas obras. Logo depois, adota definitivamente a temática nacionalista com "Soneto", "Choros", "Serestas Cirandas".

Viaja para a Europa entre 1927 e 1930, firmando sua reputação entre as vanguardas musicais, chegando a conhecer grandes compositores da música erudita como Stravinsky, De Falla, entre outros. De volta ao Brasil, Vila-Lobos tem a idéia de reagir contra o estado da cultura musical do país. Seu plano compreendia a audição de música sinfônica contemporânea, sobretudo o ensino de canto orfeônico à juventude das escolas primárias. Após dois anos de intensa atividade em São Paulo, retorna ao Rio de Janeiro para dirigir a Superintendência de Educação Musical e Artística (S.E.M.A.), fundada por Anísio Teixeira. Faz propaganda em prol do canto coral e funda a orquestra Vila-Lobos em 1933.

Com o passar dos anos, dirige vários concertos, cria o Conservatório Nacional de Canto Orfeônico (1942), onde se torna diretor até fundar, em 1945, a Academia Brasileira de Música. Seu prestígio artístico e popular cresce cada vez mais, inclusive no estrageiro com viagens para participar de congressos ou dirigir concertos na Europa, nos países sul-americanos (Argentina e Uruguai), nos Estados Unidos e em Israel.

Profundo conhecedor de seu país, Vila-Lobos iniciou o modernismo musical no Brasil, redescobriu o folclore, mas superou-o também, num esforço vigoroso de imaginação que o levou a criar uma temática popular original. Sua obra imensa e produções técnicas avançadas de composição produzem efeitos surpreendentes e traduzem um delicado e íntimo lirismo. Faleceu no Rio de Janeiro em 1959.

Suas principais composições compreendem a música dramática com óperas ("Aglaia", de 1909; "Elisa", de 1910; Yerma, de 1956) e bailados ("Uirapuru", de 1917; "Pedra Bonita", de 1933); música coral-sinfônica ("Tiradentes", de 1939); música orquestral ("Amazonas", de 1917, além de 12 sinfonias, poemas sinfônicos e outros); música sacra ("Marchas Religiosas", feitas entre 1915 e 1918, além de coleções de 23 cânticos sacros de diferentes épocas, seis corais à capela, entre outros); músicas de câmara; música vocal; música para piano; além de choros e bachianas brasileiras.

Na próxima semana falarei da vida e da obra de Bach. Até lá!


1 de dez. de 2010

Um pouco sobre Pedro Miranda

Pedro Mariano - Compadre Bento

Natural do Rio de Janeiro, fez curso de Desenho Industrial pela PUC quando descobriu sua vocação para a música. Daí, começou sua carreira cantando no bairro da Lapa, reduto da boemia e do samba carioca, em 1997 com o grupo e bloco Cordão do Boitatá, criado por ele. Participou de vários shows e trabalhos junto ao grupo Samba de Fato (com Cristina Buarque) e ao Grupo Semente (com Tereza Cristina), tornando-se conhecido pelos sambistas e pelo público local. O primeiro reconhecimento como cantor viria a ser solista do projeto O Samba É Minha Nobreza que resultou em cd e que foi desenvolvido por Hermínio Bello de Carvalho.

Pedro ainda participou do grupo de teatro TAL, ao lado de Moreno Veloso. Com a experiência nos palcos e mostrando-se um ótimo cantor, resolveu gravar seu primeiro disco Coisa Com Coisa, que saiu em 2006, apresentando repertório que inclui Paulinho da Viola, Zé Keti, Roque Ferreira e Paulo César Pinheiro, entre outros compositores.

Bom a boa receptividade do primeiro disco, Pedro Miranda ganhou elogios de ninguém menos do que o cantor e compositor Caetano Veloso que viria a inserir comentário no cd Pimenteira. Neste novo trabalho independente, Pedro reúne alguns dos nomes do samba já conhecidos pelo público. Destaque para as faixas "Baticum" (de Paulo C. Pinheiro), "Meio-Tom" (de Rubinho Jacobina) e "Pimenteira" (de Roque Ferreira), entre outras.


Pedro Miranda - Pimenteira


Neste clipe Pedro Miranda canta "Pimenteira" que faz parte do disco homônimo, no programa Oi Novo Som.


REVELAÇÃO MPB: Pedro Miranda


Pedro Miranda - Baticum

Em véspera do Dia Nacional do Samba que se comemora amanhã, trago uma das novas vozes deste gênero. Pedro Miranda é a Revelação MPB desta quarta-feira.

28 de nov. de 2010

Sintonia::: Especial Cyndi Lauper



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Cyndi Lauper.

Cyndi Lauper, hoje

Cyndi Lauper - You Don't Know

Em 1990, Cyndi Lauper participou do concerto em tributo a John Lennon, realizado em Liverpool, Inglaterra. Na ocasião, cantou duas músicas ("Hey Bulldog" dos Beatles, e "Working Class Hero" de Lennon). No ano seguinte, atua no filme "Off and Running - Fora de Controle" onde conheceu o ator David Thorthon, com quem se casa.

Em 1993 grava mais um novo disco Hat Full Of Stars que marca uma visível mudança no visual e na carreira da cantora. No ano seguinte lança Twelve Deadly Cyns...and Then Some, sua primeira compilação de sucessos de sua carreira, com destaque para "Hey Now (Girls Just Want To Have Fun)". Em 1995, participa do seriado "Mad About You - Louco Por Você".

Dois anos depois, nasce o primeiro filho de Cyndi Lauper que grava, também, seu novo disco Sisters of Avalon, com destaque para a música "You Don't Know", mas que não teve muita repercussão. No ano seguinte grava um disco com músicas natalinas: Merry Christmas... Have A Nice Life.

Em 2003 volta a lançar nova coletânea intitulada The Essential Cyndi Lauper. Com mais de 10 discos em sua longa carreira (seu último trabalho foi lançado neste ano com Memphis Blues), além de várias participações no cinema e na tv, Cyndi Lauper ainda hoje é reconhecida como um dos grandes nomes da música pop internacional.


O Reconhecimento Mundial de Cyndi Lauper

Cyndi Lauper - All Through the Night

Em 1984, Cyndi Lauper ganha seu primeiro reconhecimento internacional, ao ser indicada e ganhar o Grammy Award como melhor "Cantora Revelação". Em 1985, Cyndi Lauper é convidada para participar da gravação da música "We Are the World", composta por Michael Jackson e Lionel Ritchie, que, juntamente com mais de 40 artistas consagrados da música internacional formaram um grupo que ficou conhecido como U.S.A For Africa, e destinaram os fundos da arredação do compacto da canção para as vítimas da fome na África.

Ainda no mesmo ano, participou do filme "Os Goonies", de Steven Spielberg, compondo também a sua trilha sonora, com destaque para a música "The Goonies 'R' Good Enough". Grava novo disco em 1986 com True Colors, onde assina algumas faixas e a produção. Por este trabalho, Cyndi vendeu mais de 12 milhões de discos em todo o mundo e a faixa-título se torna um dos maiores hits de sua carreira, que mais tarde foi regravada por outros artistas. O álbum ganhou o Disco Duplo de Platina pelo sucesso de suas vendagens.

Após uma turnê mundial de divulgação do disco, Cyndi ainda atua no cinema, mas sem muito sucesso. Volta em 1989 com novo disco A Night To Remember que vende mais de 500 mil cópias nos Estados Unidos. O primeiro single "I Drove All Night" recebe indicação como melhor Performance de Vocalista de Rock. Outras duas faixas ganham lugar nas paradas de todo o mundo: "My First Night Without You" e "Unconditional Love". No mesmo ano sai em turnê mundial de divulgação do disco, inclusive, se apresentando aqui no Brasil.


O início de Cyndi Lauper

Cyndi Lauper - Girls Just Want To Have Fun

Cyndi Lauper nasceu em 22 de junho de 1953 em Nova York, Estados Unidos. Seus pais que moravam no Brooklyn divorciaram quando ela tinha apenas 5 anos de idade, tendo Cyndi ido morar com sua mãe e irmãos no Ozone Park, na mesma cidade.

Sua maior influência musical foi inspirada em artistas que ela ouvia na infância e adolescência: Louis Armstrong e os Beatles. Ganhou um violão de sua irmã mais velha e passou a cantar em alguns bairros no bairro onde morava, já que na escola não ia bem. Só em 1974, torna-se vocalista e dançarina da Dov West, uma banda de baile de Long Island que só tocava covers de disco music, mas que ficou pouco tempo.

Logo depois cria uma banda chamada Flyer, mais voltada ao rock, mas percebeu que sua voz não estava bem e entrou em um curso de canto, por indicação de uma colega da banda. Recuperada no início da década de 1980, volta a cantar em Manhattan onde conhece seu futuro empresário Ted Rosemblatt que lhe daria novos rumos à sua carreira.

Assim, sai o primeiro disco de Cyndi Lauper em 1980, denominado Blue Angel. Mas é a partir do segundo disco She's So Unusual, lançado em 1983 pela gravadora Portrait Records, que estoura nada menos do que cinco faixas como "Money Changes Everything", "She Bop", "All Through The Night", "Time After Time", mas impulsionado pelo seu primeiro grande sucesso mundial: "Girls Just Want To Have Fun".


Cyndi Lauper - True Colors



Apresentação ao vivo de Cyndi Lauper cantando um dos grandes sucessos de sua carreira. Sucesso de 1986, a música se tornou um dos grandes hits da década.


Cyndi Lauper: Homenageada do Dia


Cyndi Lauper - Time After Time

Com certeza ninguém ouviu falar no nome Cynthia Ann Stephanie. Ocorre que este é o nome verdadeiro de um dos grandes ícones da música pop que o mundo já conheceu: Cyndi Lauper. É a Homenageada do Dia que trago neste domingo.