4 de jun. de 2010

Momento Flashback: Gazebo


Gazebo - I Like Chopin

Sendo filho de um diplomata italiano e cantora norte-americana, Paul Mazzolini começou a tocar guitarra aos 10 anos de idade e viria a se tornar conhecido mundialmente como o cantor Gazebo na década de 1980, fazendo sucesso na Itália.

Com um repertório que vai do jazz, rock e música punk, Gazebo gravou seu primeiro single em 1982 com "Masterpiece", mas só lançou seu primeiro disco homônimo em 1983, na Itália, destacando com uma das músicas mais executadas na primeira metade da década - "I Like Chopin" - que entrou nas paradas de sucesso em todo o mundo, vindo a se tornar um dos grandes astros da música dance italiana.

Vários discos foram lançados a partir daí. Seu último trabalho foi Ladies!, lançado em 2007.


3 de jun. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 33

A lambada é uma dança popular surgida na década de 1980, cuja coreografia, muito sensual, dançada em pares ou em trios, inclui requebros e rodopios, tendo influência em diversos ritmos latinos.

Muitos ainda têm dúvidas quanto a originalidade da dança, sendo que a maioria coloca como uma dança surgida no Brasil, mais precisamente no estado do Pará, proveniente do carimbó, uma dança muito comum da região, divulgado pelo músico Aurino Quirino Gonçalves, conhecido como Pinduca. Já na Bahia, havia uma fusão de ritmos que viria influenciar na adoção oficial da lambada em Porto Seguro e região do Descobrimento, entre 1988 e 1989, e que logo depois dominaria o carnaval baiano. A lambada se propaga graças a seus principais divulgadores na época como o grupo Kaoma, liderada por Loalwa Braz, e os cantores Márcia Ferreira e Beto Barbosa em todo o Brasil. Diversos artistas da Bahia também passam a incluir a lambada em seus repertórios, influenciados pelo merengue.

Outros gêneros que influenciaram a lambada foram a salsa caribenha de Cuba e Porto Rico, a rumba flamenca (estilo adotado pelos Gipsy Kings), o zouk francês e suas variantes (tendo como principais divulgadores a banda Kassav' e Zouk Machine), entre outros.

No início da década de 1990, a lambada se tornou febre e moda em todo o Brasil e no mundo, chegando até mesmo nas telas dos cinemas com os filmes "Lambada - A Dança Proibida", "Lambada - O Filme" e "Dançando Lambada", sendo este último filme co-produzido entre Brasil e Itália, estrelado por Carlinhos de Jesus, Andrew J. Forest e Via Negromonte, entre outros. A lambada perdeu sua popularidade em meados da década de 1990, com o surgimento de outros ritmos populares no Brasil, embora ainda é possível encontrar algumas lambaterias e casas noturnas que preservam a originalidade da dança.

Na próxima semana, irei tratar da salsa. Até lá!



2 de jun. de 2010

Quem é Tita Lima?


Tita Lima - Mundo Pequeno

Vinda em uma família de músicos, Tita Lima teve aulas de piano com sua avó e, mais tarde, aprendeu a tocar baixo com seu pai Liminha. Foi estudar cinema em Los Angelas, nos Estados Unidos, mas sem deixar de lado sua ligação com a música.

De volta a São Paulo, passou a trabalhar como produtora de jingles e, logo depois, a tocar e cantar em algumas bandas. Com influências em Nina Simone, Minnie Riperton, Julie London, entre outros artistas internacionais e nacionais, fez apresentações no exterior e foi convidada pra gravar nos Estados Unidos.

O primeiro cd 11:11 foi lançado em 2007 pela gravadora Belú Music, porém, não chegou ao mercado brasileiro. No mesmo ano, foi indicada como "Cantora Revelação" pela revista inglesa Straight No Chaser, e seu trabalho foi bem elogiado pelos países afora em que foi divulgado.

O segundo cd Possibilidades, lançado no ano passado, teve parte das gravações feitas em Nova York e aqui no Brasil, trazendo novos arranjos para suas músicas em português e inglês, com um repertório que vai do jazz, afrobeat e mpb, apresentando composições próprias e de outros parceiros e amigos. Destaque para as faixas "Mundo Pequeno", além da faixa-título, entre outras.


Tita Lima - Possibilidades


Apresentação de Tita Lima e sua banda no programa Canja, do portal internet iG, cantando a música "Possibilidades", do segundo cd homônimo lançado no ano passado.


REVELAÇÃO MPB: Tita Lima


Tita Lima - Maremorso

Cantora e compositora paulista, sendo filha do consagrado baixista, ex-integrante da banda Os Mutantes e produtor musical Liminha, que busca mesclar música popular brasileira a samba-jazz, bossa nova e até ritmos norte-americanos como o hip-hop. Tita Lima é a Revelação MPB desta quarta-feira.


31 de mai. de 2010

8 anos sem Mário Lago

Na postagem n° 500 deste blog trago uma curiosidade sobre um grande artista brasileiro.

Ele partiu no dia 30 de maio de 2002.
Há 8 anos! "SERÁ" esquecido? Quem é ele ?

Será que amor é isto ?
Será que amar é assim.
Será que amor vive disto?
Será que amar é ruim?


Quem compôs essa estrofe com tantas perguntas?
Ele: MÁRIO LAGO!!!

A primeira gravação dessa valsa começa exatamente com essa estrofe. Posteriormente, foi modificada, com mais perguntas e menos lógica. Ambas gravações são de Carlos Galhardo, que lançou essa valsa na Rádio Record de São Paulo, em uma de suas excursões àquela cidade.

Mário Lago, em matéria de arte, só não foi pintor. Começou escrevendo peças para teatro, passou a compositor, escreveu para rádio-teatro, escreveu diversos livros encenou como rádio-ator, cine-ator e, por último, tele-ator.

Pertenceu ao elenco das Rádios Mayrink Veiga e Nacional de onde foi demitido pelo golpe militar de 1964. Foi preso e escreveu um livro com o nome de "Primeiro de Abril", sobre sua prisão.
Esse livro narra , fazendo "gozação" de como se deu sua prisão e as "bobagens" ditas pela "otoridade" que foi prendê-lo, em sua residência.
"Sargentão" exagerado e "burro".

Seu livro "Na Rolança do Tempo" é uma narrativa de como foi sua vida como radialista e compositor, cujo primeiro grande sucesso foi gravado por Orlando Silva com "Nada Além", e, na outra face do disco de 78 rotações, "Enquanto Houver Saudades", ambas em parceria com Custódio Mesquita. Teve sua primeira gravação na voz de Mário Reis.

Como sucessos de Mário Lago, na qualidade de compositor, podemos citar "Devolve", "Não Quero Saber", "Atire a Primeira Pedra", "Ai que Saudades da Amélia", "Aurora", sendo alguns escritos sozinho ou com outros parceiros, como Ataulfo Alves.

Mário Lago completou 90 anos em 26 de novembro de 2001 e faleceu 6 meses depois, em 30 de maio de 2002.



30 de mai. de 2010

Sintonia::: Especial Bebel Gilberto



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições e interpretações de Bebel Gilberto.

Bebel hoje


Bebel Gilberto (part. de Carlinhos Brown) - Chica Chica Boom Chic

Em 2005, lança um disco de remix com regravações das músicas do trabalho anterior e algumas músicas inéditas, passando a ser adepta da música eletrônica. Em 2007, grava o disco Momento, emplacando as músicas "Close To You", "Tranquilo" e "Night and Day", além da faixa-título.

O disco All In One foi lançado em 2009, voltando a gravar bossa nova, com destaque para as músicas "Canção de Amor" e "Chica Chica Boom Chic", esta com participação de Carlinhos Brown, que foi incluida na trilha da novela global Viver a Vida. Atualmente é uma das artistas prestigiadas em todo o mundo


Nota do blog (Atualização em 12/12/2018): Em 2013, Bebel lançou o seu primeiro DVD Bebel Gilberto in Rio que foi produzido pelo seu selo "Bebelucha" e distribuído no Brasil pela Biscoito Fino. O DVD concorreu ao prêmio de melhor DVD no "2° Prêmio Contigo - MPB Fm". Em 2014, gravou o cd Tudo, sendo seu último trabalho.

O Sucesso de Bebel no exterior


Bebel Gilberto - Tanto Tempo

Na década de 1990, Bebel passou a fazer algumas participações nos trabalhos de outros artistas como o projeto "Peeping Tom", de Mike Patton (ex-vocalista do Faith No More), cantando "Caipirinha", da DJ Towa Tei (do grupo Deee-Lite) cantando "Batucada", entre outros.

Quando foi morar em Londres, na Inglaterra, voltou a gravar um disco em 2000 com Tanto Tempo, que traz regravações como "Samba da Bênção" (de Baden Powell e Vinicius de Moraes), "Samba e Amor" (sucesso de Chico Buarque), sucessos de sua própria autoria, além de uma versão produzida por João Donato de "Bananeira" (Donato/Gilberto Gil) e outras composições inéditas. Seu trabalho foi um dos discos mais bem elogiados e recebidos pelo público e crítica, sendo indicado a dois prêmios Grammy Awards Latino.

Em 2004, o novo disco Bebel Gilberto não repetiu o sucesso do trabalho anterior, mas recebeu o prêmio Music of Black Origin (MOBO) Awards em 1995, nos Estados Unidos.



O início de Bebel Gilberto


Dé, Bebel Gilberto e Cazuza - Eu Preciso Dizer Que Te Amo

Isabel Gilberto de Oliveira nasceu em 1966 em Nova York, nos Estados Unidos, senonde seus pais João Gilberto (cantor e um dos grandes nomes da bossa nova) e Miúcha (cantora e irmã de Chico Buarque) moravam. Seu primeiro contato com a música viria ainda na infância, através das participações em coro infantil da peça teatral "Os Saltimbancos", de Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov, com versão em português de Chico Buarque, onde cantou a música "Alô, Liberdade", além do especial da TV Globo "Pirlimpimpim", adaptado da obra de Monteiro Lobato, onde interpretou e cantou "Narizinho". Também gravou algumas músicas para outros especiais infantis e filmes.

Na década de 1980, veio tentar fazer sua carreira musical aqui no Brasil. Em 1980, participou de um especial de seu pai João Gilberto, em que cantou a música "Chega de Saudade" juntos. Conheceu o cantor Cazuza que, junto com Dé Palmeira (baixista do Barão Vermelho, na época), viraram grandes amigos e passaram a compor algumas músicas juntos como "Mais Feliz", "Amigos de Bar" e "Eu Preciso Dizer Que Te Amo". A partir daí, Bebel lança seu primeiro disco fruto dessa amizade e novas parcerias, em 1986.

Ainda no mesmo ano, atuou como atriz no filme "A Cor do Seu Destino", de Jorde Duran. Não conseguindo se firmar no mercado brasileiro, Bebel volta pra Nova York. Passa a trabalhar com alguns artistas internacionais e lança novo disco Louquinha, no Japão, em 1991.



Bebel Gilberto - Momento


Clipe oficial de "Momento", faixa do disco homônimo de 2007 sendo um dos grandes sucessos de Bebel Gilberto, que mostra trechos dos melhores momentos de sua vida.


Homenageada do Dia: Bebel Gilberto


Bebel Gilberto - Batucada

Filha de dois grandes nomes da música brasileira - João Gilberto e Miúcha - a cantora e compositora Bebel Gilberto conta com uma carreira consolidada no cenário internacional. Seu repertório inclui vários ritmos como bossa nova, jazz, música latina e até eletrônica. Neste domingo, Bebel Gilberto é a Homenageada do Dia.