31 de mai. de 2010

8 anos sem Mário Lago

Na postagem n° 500 deste blog trago uma curiosidade sobre um grande artista brasileiro.

Ele partiu no dia 30 de maio de 2002.
Há 8 anos! "SERÁ" esquecido? Quem é ele ?

Será que amor é isto ?
Será que amar é assim.
Será que amor vive disto?
Será que amar é ruim?


Quem compôs essa estrofe com tantas perguntas?
Ele: MÁRIO LAGO!!!

A primeira gravação dessa valsa começa exatamente com essa estrofe. Posteriormente, foi modificada, com mais perguntas e menos lógica. Ambas gravações são de Carlos Galhardo, que lançou essa valsa na Rádio Record de São Paulo, em uma de suas excursões àquela cidade.

Mário Lago, em matéria de arte, só não foi pintor. Começou escrevendo peças para teatro, passou a compositor, escreveu para rádio-teatro, escreveu diversos livros encenou como rádio-ator, cine-ator e, por último, tele-ator.

Pertenceu ao elenco das Rádios Mayrink Veiga e Nacional de onde foi demitido pelo golpe militar de 1964. Foi preso e escreveu um livro com o nome de "Primeiro de Abril", sobre sua prisão.
Esse livro narra , fazendo "gozação" de como se deu sua prisão e as "bobagens" ditas pela "otoridade" que foi prendê-lo, em sua residência.
"Sargentão" exagerado e "burro".

Seu livro "Na Rolança do Tempo" é uma narrativa de como foi sua vida como radialista e compositor, cujo primeiro grande sucesso foi gravado por Orlando Silva com "Nada Além", e, na outra face do disco de 78 rotações, "Enquanto Houver Saudades", ambas em parceria com Custódio Mesquita. Teve sua primeira gravação na voz de Mário Reis.

Como sucessos de Mário Lago, na qualidade de compositor, podemos citar "Devolve", "Não Quero Saber", "Atire a Primeira Pedra", "Ai que Saudades da Amélia", "Aurora", sendo alguns escritos sozinho ou com outros parceiros, como Ataulfo Alves.

Mário Lago completou 90 anos em 26 de novembro de 2001 e faleceu 6 meses depois, em 30 de maio de 2002.



Nenhum comentário:

Postar um comentário