1 de jun. de 2012

Momento Flashback: Deniece Williams


Deniece Williams - Let's Hear It For The Boy

Deniece estudou na Morgan State University em Baltimore, Maryland na esperança de se formar uma médica anestesista, mas desistiu após um ano e meio de estudo. "Você tem que ser um bom aluno na faculdade, e eu não era"." Nesta mesma temporada Deniece cantava em um clube noturno, além de trabalhar em uma companhia telefônica e depois ser secretária no em um hospital de Chicago.

Em 1970 começou a trabalhar como backing vocal de Stevie Wonder, e em 1975 deixou Wonder para fazer carreira solo, assinando assim um contrato com a Columbia Records trazendo então seu primeiro álbum intitulado This Is Nyece. Deste álbum as canções "Free" e "Cause You Love Me, Baby" atingiram ótimas posições nas paradas.

No decorrer dos anos 70, Deniece gravou outros álbuns com sucessos notáveis como "Too Much, Too Little, Too Late" (com Johnny Mathis), "I've Got The Next Dance", "I Found Love", e "When Love Comes Calling".

Os anos 80 foi um avanço ainda maior para a carreira de Deniece Williams, pois apesar de grandes sucessos como "It's Your Conscience", "Silly", e "It's Gonna Take a Miracle", em 1984 ela gravou a música "Let's Hear It For The Boy" para a trilha sonora do filme Footloose. A música foi um enorme sucesso, e trouxe então no mesmo ano o álbum que dava o mesmo nome da canção. Foi o álbum mais vendido de sua carreira.

A canção foi nomeada ao Grammy, e apesar da grande repercussão, Deniece preferiu apresentar no evento a capella de uma música gospel ao invés de "Let's Hear It For The Boy". Nos anos 90, Deniece não conseguiu atingir grandes paradas de sucesso como nas décadas anteriores, mas mesmo assim continuou gravando, porém apenas música gospel.

Em 2007, Deniece resolveu voltar a cantar canções de amor, gravando então o álbum "Love, Niecy Style" que contém regravações de grandes sucessos românticos, entre elas "Cherish" do grupo Kool and the Gang. No mesmo ano se apresentou no BET Awards cantando a canção "Silly".
-----------------------------------------------------------------
Extraído do Wikipédia.

31 de mai. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 100

Hoje, quinta-feira dia 31/05/2012, estamos comemorando 100 postagens sobre a história da música brasileira e internacional. Desde a criação do blog, tive a idéia de levar a todos os leitores, um pouco da nossa música numa abordagem histórica-cultural para conhecermos as peculiaridades das danças, dos ritmos, dos artistas representantes de cada gênero musical.

E espero estar agradando a todos, sempre com boa música música, com informações sérias e extraídas de fontes confiáveis para que seja compartilhado este conhecimento não somente dirigido a quem faz parte do meio musical, mas aos curiosos e admiradores da história da música.

E assim irei continuando a trazer o melhor para vocês leitores. Na próxima quinta, voltarei a falar dos ritmos e danças típicas de cada estado brasileiro. Até lá!

30 de mai. de 2012

Biografia de Jay Vaquer

Jay Vaquer - Pode Agradecer

Nascido no meio musical, aos 10 anos já tocava violão e gravava jingles. Formou-se em publicidade na FAAP e como ator no Teatro Escola Célia Helena, mas a música sempre exerceu forte chamado em sua vida. Protagonizou em 2000 o musical "Cazas de Cazuza", dirigido por Rodrigo Pitta, e que tinha no elenco Tatiana Parra, Débora Reis, Vanessa Gerbelli, Lulo Scroback e Bukassa Kabengele, entre outros.

Depois do sucesso do musical, lançou seu primeiro disco, Nem Tão São, pela Jam music. Deste disco, gravou 2 clipes: "A Miragem" e "Aponta de um Iceberg". Em 2003 gravou seu segundo álbum, Vendo a Mim Mesmo, com 13 faixas. Desse álbum saiu seu terceiro clipe, para a música "Pode Agradecer (Relationshit)", obtendo destaque novamente na MTV.

Seu terceiro álbum, Você não Me Conhece, lançado em 2005 pela gravadora EMI, contou com um repertório original e teve como singles as faixas "Cotidiano de um Casal Feliz" e "A Falta que a Falta Faz", abrindo portas para um novo veículo de divulgação, o rádio. Teve significativa execução, principalmente nas rádios do Rio de Janeiro. Como nos trabalhos anteriores, desses singles foram realizados clipes bastante executados na MTV Brasil: "Cotidiano de um Casal Feliz", e "A Falta que a Falta Faz". Em 2007 lançou Formidável Mundo Cão, que teve "Longe Aqui" como a primeira música de trabalho. Neste álbum, Vaquer contou com a participação de Meg Stock na faixa "Estrela de um Céu Nublado".

Em 2009 lança seu primeiro DVD (também editado em CD, pela Som Livre), com a gravação ao vivo do show Alive in Brazil, que aconteceu no Vivo Rio para um público empolgado - e empolgante - de mais de 4.000 pessoas. No show, Jay e sua banda performaram as principais músicas de seus 4 discos de carreira. Meg Stock também participou da versão ao vivo de "Estrela de um Céu Nublado". O DVD traz o registro de um espetáculo de caráter performático que se vale da música para entreter o espectador ao mesmo tempo em que o faz refletir sobre o que é cantado nas letras.

Em julho de 2011, Jay Vaquer lança Umbigobunker!?, seu sexto CD da carreira (quinto álbum de estúdio). Produzido pelo premiado Moogie Canázio, foi gravado e mixado em Los Angeles-CA. Apresenta 12 músicas inéditas, todas de sua autoria. O trabalho conta com a participação especial de Maria Gadú na canção "Do Nada, me Jogaram aos Leões". Em 2011, o artista fez uma participação especial com a banda Cine em uma música do novo CD da banda chamado Boombox Arcade em uma faixa do disco chamada "Esse Aqui É Mais Um (Sonho)".
------------------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia.

Jay Vaquer - Cotidiano de um Casal Feliz


Um dos grandes sucessos de sua autoria que faz parte do disco Você Não Me Conhece, de 2005.

REVELAÇÃO MPB: Jay Vaquer


Jay Vaquer - Aquela Música

Embora ainda pouco conhecido por grande parte do público, o cantor e compositor carioca Jay Vaquer, que é filho da cantora Jane Duboc com o guitarrista americano Jay Anthony Vaquer, já possui mais de 10 anos de carreira e 6 discos gravados. É a Revelação MPB que trago desta quarta-feira.

27 de mai. de 2012

De Biafra para Byafra...

Byafra - Fantasia Real

Antes de lançar o disco Ícaro em 1998, o cantor resolveu modificar seu pseudônimo, trocando a letra I por Y, passando a ser conhecido atualmente como Byafra. A razão se deve ao fato de não ser confundido com a República do Biafra, que foi uma região pertencente à Nigéria, tendo lutado pela sua independência.

Em 2002 lançou seu último cd em estúdio intitulado Segundas Intenções. A partir daí o cantor sumiu da mídia até reaparecer em 2007 por ter a música "Sonho de Ícaro" de volta ao sucesso ao ser incluída na trilha da novela Caminhos do Coração, da TV Record. Dois anos depois, virou sensação na internet ao cantar esta mesma música durante uma gravação de um vídeo que faria parte do documentário dedicado a Chacrinha ( “Alô, Alô, Terezinha”, de Nelson Hoineff), quando um parapente surgiu repentinamente atingindo o cantor desprevenido. Em 2011, Byafra fez uma participação no comercial da seguradora Bradesco Seguros.

Seja como cantor ou compositor, Byafra ainda é lembrado pelos sucessos que fez na década de 1980, além de ter suas músicas incluídas nas trilhas sonoras de novelas como "Vinho Antigo", "Te Amo", "Fantasia Real", entre outras.

Entrevista com Byafra - Parte 2

Byafra - Te Amo

1) Qual o balanço que você faz de toda sua carreira até hoje ?

Eu me considero um eterno lutador pois não há jogo ganho ou jogo perdido,o que existe é a vida que segue, por isso vou levando a minha missão de plantador de sonhos, e como na agricultura alguns vingarão outros não, a vida é assim.

2) Muitos artistas já interpretaram sua obra com maestria. Qual dessas vozes mais te encantou ?

É difícil dizer, cada voz tem o seu encanto e sua magia, mas claro, quando você escuta o Roberto Carlos cantando uma música sua, é uma emoção a parte por tudo que ele representa.

3) Você foi ídolo nos anos 80 e hoje a mídia não lhe dá o mesmo espaço que você merece assim como outros artistas dessa geração. O que você acha que acontece?
O que eu acho é que a mídia hoje se preocupa mais em fabricar celebridades do que divulgar talentos, talvez seja mais fácil e barato. Mas é lógico que existem as excessões, seria leviano generalizar.

4) Como está sendo a experiência de participar no Programa Rei Majestade, do SBT ?

O Silvio abriu um espaço generoso para artistas de várias gerações e parece que ta dando certo. Penso que essa disputa é mais um atrativo para dar ibope, não me sinto competindo por exemplo com uma Ângela Maria que já cantava mesmo antes de eu nascer.

5) Na Internet percebe-se um carinho enorme com você e seu trabalho a partir de várias gerações. Isso te deixa ainda mais fortalecido?

Hoje, é a mídia que estou dando mais atenção pois lhe permite a interatividade, é muito bom ter o retorno daquilo que você faz.No início da minha carreira eu cantava na televisão e não sabia da opinião do telespectador, penso que esse feedback é super importante.

6) Fale pra gente um pouco mais sobre seu recente CD.

O meu último cd inédito foi em 2002, penso que hoje em dia em função da pirataria não faz mais sentido lançar cd, só dvd.

7) Você tem algum projeto acústico em mente que possa virar DVD ?

Tenho projeto de dvd junto ou acompanhado de outros artistas, no momento estou estudando as possibilidades.

8) De toda sua carreira, qual aquela música que você mais teve prazer de fazer e cantar e que até hoje é lembrada por onde passa ?

Várias músicas são lembradas pelo público, mas a que mais marcou foi sonho de ícaro, por isso no orkut, nós nos chamamos de ícaros, virou um neologismo para sonhadores.

9) Quais seus próximos passos dentro da música ?

Estou fazendo bacharelado em canto na ufrj e licenciatura em educação artística na unirio, acho que o cantor como qualquer profissional de qualquer área não deve parar nunca de estudar.

10) Deixe um recado final pra todos os seus fãs espalhados pelo país a fora.

Gostaria de agradecer o espaço para falar um pouco da minha vida e me colocar a disposição do que estiver ao meu alcance.
------------------------------------
Fonte: http://www.mvhp.com.br/

Entrevista com Byafra - Parte 1

Byafra - Leão Ferido

Entrevista publicada no dia 01/02/2007 por Marcus Vinicius Jacobson em seu site oficial, que vale a pena dar uma conferida. Dividi em duas partes, com texto na íntegra.
---------------------------

Uma enxurrada de sucessos, composições inesquecíveis e discos consagrados. Essa é a trajetória de Maurício Pinheiro Reis, mais conhecido como Byafra. O cantor, que atualmente desistiu de lançar Cds em razão da pirataria que tomou conta do mercado, vem se dedicando a novos projetos e premiando seus fãs com shows e apresentações intimistas por todo o Brasil. Porém, mesmo afastado um pouco dos holofotes da mídia, jamais foi esquecido pode onde passa. Sua história é tão rica e bonita que invade várias gerações diferentes. No orkut, por exemplo, diversas comunidades foram criadas para enaltecer e lembrar a carreira e o trabalho do artista.

Byafra, que nasceu em Niterói - RJ, ganhou esse apelido aos 12 anos de idade por conta de sua magreza. A forma física nem de longe poderia ser comparada a forma artística e, desde cedo, ele revelou-se talentoso para a música. Ainda menino, Byafra cantou no coral do CEN (Centro de Educacional de Niterói) e fez viagens para o exterior como para Inglaterra e Escócia. No começo dos anos 70, na cidade de Niterói, fundou com alguns amigos, uma banda chamada "O Circo" e passou a se apresentar com o grupo no Rio de Janeiro e interior, ganhando cada vez mais destaque até ser contratado pela importante Gravadora CBS e gravar seu primeiro disco solo, em 1979, intitulado Primeira Nuvem, trabalho que trazia "Helena" seu primeiro grande sucesso no disco.

A partir daí vários discos foram virando sucesso na voz de Byafra. Em seu terceiro álbum Despertar (1981), por exemplo, Byafra recebeu seu primeiro Disco de Ouro ao superar 100 mil cópias vendidas, impulsionada pelo impressionante sucesso de "Leão Ferido" (Byafra e Dalto), música que mais tarde receberia novas interpretações de artistas como Simone. Em 1984, mais um Disco de Ouro em seu álbum de estréia na gravadora Ariola, hoje com seu catálogo incorporado à Universal. Dessa vez, a música que explodiu nas paradas de todo o Brasil foi "Sonho de Ícaro" (Pisca e Cláudio Rabello), provavelmente um dos maiores fenômenos de execução das rádios brasileiras até hoje.

Depois vieram coletâneas de várias gravadoras, como a de 1994, da Série A Popularidade de... e a da Série Brilhantes da Gravadora Universal, lançada no ano de 1998. Nesta coletânea dois hits do disco de 1983 (pouco conhecido do público) fizeram bastante sucesso: "Cinema e Mil" e "Uma Noites", esta música composta por Flávio Venturini. E por aí Byafra foi pontuando sua carreira vitoriosa e até hoje é lembrado tanto por fãs como por artistas. São ao todo 12 álbuns inéditos e duas compilações que compõem um capítulo importante da Música Popular Brasileira. Só pra ter idéia, como compositor Byafra registrou sua obra na voz de grandes artistas como Roberto Carlos, Ney Matogrosso, Simone, Chitãozinho e Chororó, Christian e Ralph, Rosana, Xuxa, Angélica, Danilo Caymmi e muitos outros.
--------------------------
Continua...

Byafra - Sonho de Ícaro


Neste clipe de uma apresentação no SBT, Byafra canta um dos maiores sucessos de sua carreira: "Sonho de Ícaro".

Homenageado do Dia: Byafra


Byafra - Vinho Antigo

Intérprete popular que fez grande sucesso na década de 1980, Byafra é o Homenageado do Dia deste domingo.