11 de jun. de 2010

Momento Flashback: Time Bandits


Time Bandits - I'm Only Shooting Love

Banda holandesa criada em 1981 pelo cantor, compositor e guitarrista Alides Hidding que, junto com Carl Carlton na guitarra, Åke Danielson e Otto Cooymans nos teclados, Peter Smid no baixo, Joris Alberda (que substituiu Tom Bachman que tocou por um ano) na bateria, completavam a sua formação.

Estréia com o single "Live It Up" em 1981, mas só veio a gravar seu primeiro disco no ano seguinte. Em 1983 lança seu primeiro hit com a música "I'm Only Shooting Love", que ficou no Top 10 em todo o mundo e que faria parte do segundo disco Tracks. O reconhecimento devido vem no trabalho seguinte - Fiction - de 1985, onde também emplacou hits nas paradas do sucesso como "Endless Road".

Em meio a várias mudanças na formação, a banda veio a lançar o quarto disco Can't Wait For Another World, em 1987, que não chegou a repetir o sucesso do disco anterior em relação às vendagens, porém teve destaque com "We'll Be Dancing" e "Wildfire", além da faixa homônima.

No início da década de 1990, a Time Bandits se desfaz e Hidding passa a fazer algumas apresentações em carreira solo e participações em concertos musicais com outros artistas, colaborando também como produtor musical. Logo depois, em 1994, volta às atividades e continuam tocando atualmente com Marco Ligtenberg nos teclados, Guus Strijbosch no baixo e Mike Machiels (que substituiu Dave van den Dries em 1997) na bateria.




10 de jun. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 34

A salsa é uma música de dança da América espanhola, de tempo rápido, tendo originada no país de Cuba, na década de 1960, influenciado pelo jazz americano e ritmos africanos, sendo divulgado em Nova York, nos EUA, quando um grupo porto-riquenho fazia apresentações dessa dança, entusiasmando a todos os presentes que fizeram tornar a dança conhecida naquele país.

Na década de 1970, a salsa inicia seu apogeu, com o surgimento de vários nomes responsáveis pela popularização do ritmo como Tito Puente, Celia Cruz, Johny Pacheco, etc. Só a partir da década de 1980, o ritmo passa a sofrer mudanças com a entrada de novos estilos como o merengue da República Dominicana, a cumbia da Colômbia, o jazz norte-americano, entre outros, que transformaram em novas vertentes musicais, criando uma salsa erótica e sensual que se tornou mais comercial e popular.

A Salsa pode ser dançada individualmente mas, é geralmente dançada em par. Seguindo a base do som cubano, trata-se de um ritmo quaternário, cujos passos geralmente são adicionadas voltas e quedas o que torna esta dança bastante peculiar. Existem vários estilos diferentes como o estilo Cubano, o estilo Porto-riquenho, o de Nova York, entre outros, conforme o tipo de dança.

Na próxima semana falarei do forró. Até lá!




9 de jun. de 2010

Um pouco sobre Maurício Pessoa


Maurício Pessoa - Boca no Lodo

Nascido no Rio de Janeiro, Maurício começou a se interessar por música quando ainda fazia faculdade de Administração. Abandonando os estudos, resolveu seguir à música, influenciado pela música de Chico Buarque e pelos sambas que ouvir na sua adolescência.

Assim, em 2007 lança seu primeiro cd, onde mostra seu lado compositor e cantor, em estilos que vão do samba à bossa nova. A produção do seu único trabalho ficou por conta de Rodrigo Campello, que já produziu discos da cantora Roberta Sá. Esta, por sua vez, faz participação no disco do Maurício.

A boa receptividade pela crítica, reconhecendo-o como um cronista carioca com facilidade enorme de falar sobre o cotidiano dos personagens da cidade, além de figurá-lo entre os novos talentos da nossa música popular brasileira.


Maurício Pessoa - Não Tem Tradução



Maurício Pessoa em homenagem a Noel Rosa, cantando um dos sucessos do saudoso "Poeta da Vila".


REVELAÇÃO MPB: Maurício Pessoa


Maurício Pessoa - Condição de Marido

Cantor e compositor carioca que veio a somar no rol dos novos talentos da música brasileira, influenciado pelo samba e compositores como Chico Buarque, Paulinho da Viola e Tom Jobim. Maurício Pessoa é a Revelação MPB que trago nesta quarta-feira.


6 de jun. de 2010

Sintonia::: Especial Dolores Duran



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos e composições de Dolores Duran.

Dolores nos últimos anos de vida


Dolores Duran - Fim de Caso

Em 1958, Dolores se separa de Macedo Neto, após quase 3 anos de casamento. Em seguida, faz excursão fora do país juntamente com Nora Ney, Conjunto Farroupilha e outros artistas, em apresentação pela França, União Soviética e China. De volta ao Brasil compõe "Quem Sou Eu?" e "Castigo".

O talento de Dolores continuava nas suas composições. Em 1959, vieram novas canções como "Canção da Tristeza", "Pela Rua", o bolero "Fim de Caso" e "A Noite do Meu Bem", considerado um dos clássicos do samba-canção. Grava seu quarto e último disco Esse Norte É Minha Sorte, com destaque para as músicas "Minha Toada" e "Prece de Vitalina", em parceria com Chico Anysio.

No mesmo ano, após uma apresentação e diversão com os amigos, Dolores Duran falece dormindo em sua casa no dia 23 de outubro de 1959, aos 29 anos de idade. Depois de sua morte precoce e sua breve carreira marcada com 4 discos, vários artistas como Lúcio Alves, Marisa Gata Mansa e Nana Caymmi gravaram discos dedicando a sua obra.



Tom e Dolores


Dolores Duran - Por Causa de Você

Dolores continuava a cantar nas rádios e para o público músicas de compositores renomados na época como Ismael Silva, Fernando Lobo, Antonio Maria, entre outros. Em 1955, se apresenta no Uruguai e casa-se com o compositor Macedo Neto, após tê-lo conhecido ao gravar a música "Pra Que Falar de Mim", de autoria dele com Ismael Silva.

Já consagrada como cantora, Dolores a se revelar como compositora em sua primeira canção "Se É Por Falta de Adeus", em parceria com Tom Jobim, que ainda era um cantor desconhecido na época. A música seria gravada originalmente pela cantora Dóris Monteiro. Em 1956, Dolores conhece a cantora Marisa Gata Mansa que viria a gravar algumas de suas canções.

O sucesso da canção levou Dolores a uma amizade com Tom Jobim que seria seu parceiro em suas próximas canções. Junto com Vinícius de Moraes, Tom Jobim entrega uma composição para Dolores Duran escrever e nasce um de seus grandes sucessos: "Por Causa de Você". Dois anos mais tarde voltariam a compor juntos com "Estrada do Sol".



O início de Dolores Duran

Dolores Duran - Solidão


Dolores Duran era o nome artístico adotado aos 16 anos por Adiléia Silva da Rocha, nascida em 07 de junho de 1930, no Rio de Janeiro. Sendo autodidata, dominou o inglês, francês, italiano e espanhol ouvindo músicas. Mais tarde se tornaria uma das grandes cantoras da música brasileira como uma das maiores representantes do samba-canção.

Sua estréia se deu aos 10 anos de idade no programa de calouros de Ary Barroso, da TV Tupi, onde ficou em primeiro lugar. Foi crooner nas boites cariocas e intensa atuação em rádio, discos e televisão.

Seu primeiro disco como intérprete viria em 1952, destacando com os sucessos "Canção da Volta" e "Bom É Querer Bem". Foi se revelando uma grande cantora pela sua voz afinada, apesar de uma infância difícil com dificuldades financeiras e a perda de seu pai.

Homenageada do Dia: Dolores Duran


Dolores Duran - A Noite do Meu Bem

A um dia de completar 80 anos de seu nascimento, a saudosa cantora e compositora Dolores Duran vem a este espaço para ser a Homenageada do Dia.