10 de jun. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 34

A salsa é uma música de dança da América espanhola, de tempo rápido, tendo originada no país de Cuba, na década de 1960, influenciado pelo jazz americano e ritmos africanos, sendo divulgado em Nova York, nos EUA, quando um grupo porto-riquenho fazia apresentações dessa dança, entusiasmando a todos os presentes que fizeram tornar a dança conhecida naquele país.

Na década de 1970, a salsa inicia seu apogeu, com o surgimento de vários nomes responsáveis pela popularização do ritmo como Tito Puente, Celia Cruz, Johny Pacheco, etc. Só a partir da década de 1980, o ritmo passa a sofrer mudanças com a entrada de novos estilos como o merengue da República Dominicana, a cumbia da Colômbia, o jazz norte-americano, entre outros, que transformaram em novas vertentes musicais, criando uma salsa erótica e sensual que se tornou mais comercial e popular.

A Salsa pode ser dançada individualmente mas, é geralmente dançada em par. Seguindo a base do som cubano, trata-se de um ritmo quaternário, cujos passos geralmente são adicionadas voltas e quedas o que torna esta dança bastante peculiar. Existem vários estilos diferentes como o estilo Cubano, o estilo Porto-riquenho, o de Nova York, entre outros, conforme o tipo de dança.

Na próxima semana falarei do forró. Até lá!




Nenhum comentário:

Postar um comentário