2 de mai. de 2014

Momento Flashback: Jermaine Jackson


Jermaine Jackson - Do What You Do?

Jermaine La Jaune Jackson, ou simplesmente Jermaine Jackson, é um dos 9 (nove) filhos de Joseph e Katherine Jackson, sendo o terceiro irmão mais velho de Michael Jackson. Nasceu em 1954 na cidade de Gary, estado de Indiana, nos EUA.

Junto com seus irmãos Jackie, Tito, Marlon e Michael, começou na banda Jackson Brothers em 1964 antes de serem conhecidos como The Jackson Five e se tornarem conhecidos mundialmente. Jermaine era o vocalista e baixista do grupo e viria a dividir os vocais com Michael no ano seguinte. Realizaram apresentações em várias cidades e, em 1968, gravaram seu primeiro single "Big Boy".

Em 1969, assinaram contrato com a gravadora Motown e começaram uma carreira de sucesso, emplacando músicas que ajudaram a torná-los conhecidos pelo público como "I Want You Back", "ABC", "The Love You Save", "Dancing Machine", entre outras. A partir de 1975, Jermaine sai da banda para seguir carreira solo, embora já tenha feito trabalhos paralelos lançando os discos Jermaine (em 1972) e Come Into My Life (de 1973). O marco oficial da nova fase de Jermaine Jackson após o grupo se deu em 1976 com o álbum My Name Is Jermaine, com destaque para a faixa "Let's Be Young Tonight".

Logo depois vieram novos trabalhos. Em 1980 gravou o disco Let's Get Serious, considerado o melhor trabalho de sua carreira. Em 1984, grava seu 10° (décimo) disco e o primeiro em uma nova gravadora (Arista Records) após deixar a Motown, sendo muito bem recebido pelo público e pela crítica, destacando os sucessos "Dynamite", "Tell Me I'm Not Dreamin' (Too Good to Be True)" (com participação de Michael Jackson), "Take Good Care of My Heart" (participação de Whitney Houston) e a balada "Do What You Do". Em 1989, converte-se ao islamismo.

Na década de 1990, Jermaine gravou o disco You Said (1991) e produziu a premiada minissérie “The Jacksons: An American Dream” (Um Sonho Americano), que conta a história da sua família. Logo depois ficou bom tempo longe dos palcos e dos estúdios. Em 2011, lançou uma biografia de seu irmão Michael Jackson, morto em 2009, intitulada "You Are Not Alone". Seu último trabalho foi gravado em 2012 com I Wish You Love.

1 de mai. de 2014

Sintonia In Concert: Andrea Bocelli



O cantor Andrea Bocelli nasceu em 22 de setembro de 1958. Cresceu em uma fazenda em Lajatico, um aldeia rural na Toscana, Itália. 

Começou a fazer aulas de piano aos 6 anos, mais tarde flauta e saxofone. Ele tocava órgão na igreja próxima a sua casa e onde ia todos os domingos com a avó. Aos 12 anos venceu o prêmio Marhearita d'Oro, com a canção "O Sole Mio". Nascido com deficiência visual, possui glaucoma congênito, e já vinha perdendo progressivamente a visão. Porém, quando tinha 12 anos, enquanto jogava futebol, foi atingido na cabeça e perdeu definitivamente a visão. 

Mesmo com talento musical, Andrea estudou Direito na  Universidade de Pisa e trabalhou por um  ano como advogado. Inspirado em prosseguir com a música, ele estudou com o famoso tenor Franco Corelli. Teve aulas de canto com o maestro Luciano Bettarini, dedicando-se à música em tempo integral. 

Em 1992, o astro do rock italiano Zucchero Fornaciari testou Andrea enquanto procurava por tenores para fazer um dueto com ele na canção Miserere, quando ouviu a gravação, o tenor Luciano Pavarotti implorou a Zuciano para usar Andrea em vez dele mesmo. Enfim, a música foi gravada com Pavarotti, mas Andrea acompanhou Zucchero na turnê européia. 

Em 1994, se apresentou no festival de San Remo, ganhando o evento com a canção "Il Mare Calmo Della Sera", o que levou ao primeiro disco de ouro. No mesmo ano entrou na ópera "Macbeth", de Giuseppe Verdi, com o papel de Macduff. Cantou no concerto beneficente de Pavarotti em Modena e apresentou-se para o Papa João Paulo II no natal. 

Em 1995, sua música "Con Te Partirò" ficou em primeiro lugar no festival de San Remo. Em 1996, cantou com a soprano inglesa Sarah Brightman uma versão em dueto de "Con Te Partirò", intitulada "Time To Say Goodbye" ("Hora de Dizer Adeus"), que bateu recordes de vendas e ficou no topo das dez canções mais tocadas no mundo por quase seis meses. Nos anos seguintes, Andrea apresentou-se em Paris, Bologna, Torre del Lago e Vaticano. Lançou mais álbuns até a sua entrada no mercado americano, com um concerto no John F. Kennedy Center for the Performing Arts, em Washington D.C. e uma recepção na Casa Branca. Naquele ano e, em 1999, saiu em turnê pela América do Norte e América do Sul e fez duetos com Celine Dion, além de se apresentar na primeira ópera totalmente transmitida ao vivo pela Internet da Detroit Opera House, com Denyce Graves. 

Em 2002, repetiu a turnê pela América, ganhando dois World Music Awards. Desde então, continuou a carreira com aparições em concertos no mundo inteiro, cantando inclusive durante o All-Star Weekend da NBA de 2006 em Houston, Texas. Cantou "Because We Believe" ("Porque Nós Acreditamos"), do seu álbum Amore (lançado em 2006), na cerimônia de encerramento das Jogos Olímpicos de Inverno de 2006 em Turim, Itália. Ainda no mesmo ano, trabalhou com os seis finalistas do programa de TV American Idol, ajudando-os a cantar as canções escolhidas segundo o tema da semana: classic love songs (músicas românticas clássicas). Em 2011, ele cantou com a cantora Sandy Leahpor algumas cidades do Brasil. Antes, em 1998, eles também gravaram um música junto, "Vivo Por Ela".

Andrea, que é um clássico crusador e tenor de ópera, gravou quatro óperas completas ("La Bohème", "Il Trovatore", "Werther" e "Tosca"), além de vários álbuns clássicos e populares. Ele foi casado com Enrica Bocelli, com quem teve dois filhos: Amos (nascido em 1995) e Matteo (nascido em 1997). Do seu atual relacionamento com  Veronica Berti nasceu Virgínia, na Inglaterra em 21 de março de 2012.
--------------------------------------------------------------------
Fonte: Caras.



30 de abr. de 2014

Um Chá Com Brown - Parte 8 (Bolacha Maria e Zárabe)

(Carlinhos Brown  e a banda Zárabe)

Carlinhos Brown - Amantes Cinzas

No final de 1993, Carlinhos Brown criou um grupo chamado Bolacha Maria, formada por mulheres na faixa etária de 15 a 21 anos de idade, vindas da comunidade de Candeal de Brotas, em Salvador-BA. O grupo feminino foi criado visando buscar uma nova identidade, valorizar a mulher e combater preconceitos de gênero.

No início, Brown comprou instrumentos, orientou musicalmente e conseguiu patrocínio, mas logo no ano seguinte emancipou-a para que seguisse por conta própria. O grupo fazia música com elementos afro-baianos, pop, funk, blues, rap, rock, soul, rhythm'n'blues, ficou conhecido da cena pop baiana e alcançou outros espaços. 

Em 1996, a Bolacha Maria tocava em palco alternativo (barco musical que desfila pelo lago Leman, nos finais de semana) do XXX Montreux Jazz Festival. Nesse mesmo ano participou do 3o PercPan (Panorama Mundial de Percussão), realizado no Teatro Castro Alves, em Salvador, acompanhando a cantora Gal Gosta. A banda não chegou a gravar um disco.

Já o grupo O Zárabe, também criado por Brown em 1995, visa homenagear a cultura muçulmana e os árabes (os árabes = "o zárabe"). Formado por cerca de 250 músicos usando vestimentas próprias e que seguem como cortejo, apresentando-se principalmente na Lavagem do Bonfim, em Salvador.

Próxima semana irei trazer mais informações sobre a vida e carreira de Carlinhos Brown. Até lá!



27 de abr. de 2014

Sintonia::: Especial Barão Vermelho



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos do Barão Vermelho.

Barão Vermelho, Ontem e Hoje

Barão Vermelho - O Poeta Está Vivo

Em 1989, o Barão Vermelho lançou seu primeiro disco ao vivo em São Paulo. Contudo, a morte de Cazuza em 1990 que pegou seus amigos e ex colegas de trabalho de surpresa e a saída de Dé Palmeira da banda, provocou mudanças na formação do Barão Vermelho. Neste período, o grupo estava finalizando as gravações do oitavo disco Na Calada da Noite

Esse trabalho é a prova final de que a banda descobriu a sua identidade e superou a ausência de Cazuza, além de mostrar uma sonoridade mais leve que a dos discos anteriores. A nova formação passou a ser Roberto Frejat nos vocais e guitarra, Fernando Magalhães no violão e guitarra, Dadi no baixo, Guto Goffi na bateria e Peninha na percussão. Maurício Barros retorna como músico convidado. O grupo ganhou o Prêmio Sharp como melhor conjunto de rock.

Em 1992 foi lançado pela Som Livre o segundo disco ao vivo do grupo gravado ainda em 1985, durante a turnê de Maior Abandonado em apresentação no Rock In Rio. Neste mesmo ano, o Barão Vermelho volta com o disco Supermercados da Vida, marcando a substituição do baixista Dadi por Rodrigo Santos. Em 1994 gravaram o disco Carne Crua

Os discos seguintes Álbum (de 1996) e Puro Êxtase (de 1998) evidenciam um som mais pop do grupo. Em 1999 gravam o disco Balada MTV, ao vivo e formato acústico, obtendo boas vendagens. Em 2002, lançam a coletânea Pedra, Flor e Espinho. Entre um e outro trabalho, o Barão sempre dava uma pausa nos shows e gravações. No início de 2007, o grupo resolve parar suas atividades e seus integrantes partem para projetos pessoais. Neste mesmo ano, foi lançado pela Editora Globo o livro Barão "Vermelho: Por que a Gente é Assim", escrito por Guto Goffi, Ezequiel Neves e pelo jornalista Rodrigo Pinto. 

Após 5 (cinco) anos, Frejat e Guto Goffi anunciam a volta do Barão Vermelho em 2012 para comemoração dos 30 anos do lançamento do primeiro disco do grupo e realizam vários shows pelo país.

Atualização do blog (06/12/2018): No dia 17/01/2017, o baterista Guto Goffi anunciou a saída de Roberto Frejat do grupo. Para seu lugar, entrou Rodrigo Suricato, ex-vocalista da banda Suricato, passando a assumir os vocais e guitarra do Barão Vermelho que conta com nova formação: Guto Goffi (bateria), Maurício Barros (teclados) e Fernando Magalhães (guitarra e baixo).

Barão Vermelho: Pós-Cazuza

Barão Vermelho - Quem Me Olha Só

Com a saída de Cazuza, começou um novo ciclo para a banda. Para lançar seu quarto LP Declare Guerra, seu último trabalho pela Som Livre em 1986, os rapazes recorreram a parcerias com os letristas Arnaldo Antunes (dos Titãs) e Antonio Cícero. No ano seguinte, o disco Rock'N Geral tem mais composições de seus próprios integrantes e foi considerado pela crítica e pelo próprio grupo como um bom trabalho. Destaque para a música "Quem Me Olha Só", parceria de Arnaldo Antunes e Frejat.

Nesse mesmo ano de 1987, o tecladista Maurício Barros deixou o grupo para criar sua própria banda (Buana 4) e o Barão Vermelho ficou reduzido a três integrantes, deixando-os mais unidos. Em 1988 gravaram o disco Carnaval, que representa um marco da segunda etapa do ciclo de vida do Barão Vermelho (no primeiro ciclo marcou com o disco Maior Abandonado). Por este novo trabalho, os integrantes emplacaram a música "Pense e Dance" como trilha sonora da novela Vale Tudo, de Gilberto Braga e exibida na TV Globo, retomaram o sucesso diante das baixas vendas dos dois trabalhos anteriores e voltaram aos palcos onde ficaram afastados  por mais de dois anos.

Nas apresentações do Barão Vermelho, o trio Frejat, Dé e Goffi contavam com as presenças dos músicos Peninha na percussão e Fernando Magalhães na guitarra que, mais tarde, seriam incorporados ao grupo. Em 1989, a gravadora Som Livre (da qual tanto Cazuza quanto o Barão Vermelho estavam desligados desde 1986 e 1986, respectivamente) lançou a coletânea Os Melhores Momentos de Cazuza e Barão Vermelho, reunindo seus grandes sucessos e uma faixa inédita: "Eclipse Oculto", de Caetano Veloso e regravada pelo Barão.

Cazuza e Barão Vermelho - Parte 2 (O "barão" Cazuza)

Barão Vermelho - Bete Balanço

Agenor de Miranda Araújo Neto era o nome de batismo de Cazuza (apelido tirado de um personagem infantil da literatura), nascido no dia 04 de abril de 1958, no bairro de Ipanema, Rio de Janeiro. De classe média alta, Cazuza nunca foi disciplinado e era boêmio, além de gostar de escrever e ouvir músicas.

Quando conheceu Roberto Frejat através da indicação de Léo Jaime, se tornou letrista e vocalista da banda Barão Vermelho em 1981. A voz rouca de Cazuza  e seu talento como letrista fizeram dele um dos mais talentosos artistas da década.

E no auge do rock brasileiro com o surgimento de vários grupos novos, o som do Barão Vermelho não chegou a agradar a pequena platéia do condomínio de Maurício Barros, onde a banda realizava seus ensaios. Um dia, o produtor e crítico musical Ezequiel Neves ouviu os garotos e resolveu investir neles, levando-os para a Som Livre. Curiosamente, o presidente da gravadora era pai de Cazuza, para a surpresa dos membros da banda.

Em 1982, veio a gravação do primeiro disco Barão Vermelho. Em 1983, gravou o segundo disco homônimo que emplacou o seu primeiro grande sucesso "Pro Dia Nascer Feliz", regravado pelo cantor Ney Matogrosso. Neste mesmo ano, o cantor e compositor Caetano Veloso regravou a música "Todo Amor Que Houver Nessa Vida", do primeiro disco da banda e a projetou nacionalmente.

Em 1984, veio o disco Maior Abandonado com destaque para "Por Que a Gente É Assim?", "Bete Balanço" (que virou música-tema do filme homônimo estrelado pelos atores Lauro Corona e Débora Bloch), além da faixa-título. A parceria Frejat/Cazuza conquistou a crítica, o público e um grande número de admiradores. Os integrantes do Barão Vermelho realizaram vários shows pelo país e uma excelente e aplaudida apresentação no festival Rock In Rio em 1985.

Apesar do sucesso, haviam desentendimentos entre os integrantes e, meses depois, Cazuza anunciou sua saída do grupo. E foi nessa época que surgiu a primeira internação hospitalar do cantor e que logo teve alta. Cazuza, então, gravou seu primeiro disco pela Som Livre, iniciando uma promissora carreira solo. De contrato com a gravadora Universal, seguiram os discos Só Se For a Dois (de 1987), Ideologia e O Tempo Não Pára (ambos de 1988), sendo elogiado pela crítica e premiado como um dos melhores letristas da mpb, emplacando vários sucessos como "Exagerado", "Brasil", "Faz Parte do Meu Show", "Codinome Beija-Flor" e, ao mesmo tempo, convivendo com a rotina de internamentos devido ao seu estado de saúde que se agravava em decorrência do vírus HIV que o deixava cada vez mais debilitado.

Em 1989, mesmo fragilizado pela doença, gravou o LP duplo Burguesia. Meses depois voltou a se internar e revela a todo o país que está com Aids. No dia 07 de julho de 1990, Cazuza faleceu no Rio de Janeiro, deixando várias músicas (algumas sem gravar) e o Brasil perdeu um dos seus mais criativos poetas do rock. Após sua morte, seus pais criaram a Sociedade Viva Cazuza em sua homenagem, visando proporcionar uma vida melhor a crianças soropositivas através de assistência à saúde, educação e lazer.


Cazuza e Barão Vermelho - Parte 1 (Introdução)

Barão Vermelho - Posando de Star

Durante muito tempo, o Barão Vermelho ficou conhecido como o grupo do Cazuza. Afinal, ele era o autor das letras agressivas das músicas que fizeram a banda ficar famosa na década de 1980. E, além disso, também era Cazuza (o vocalista) que deixou os companheiros para seguir carreira solo. 

Só então Frejat, o ex-parceiro de Cazuza nas letras, assumiu a liderança da banda e fez com que ela brilhasse com luz própria, mantendo em destaque no cenário do rock brasileiro. Não foi uma tarefa fácil porque o Barão teve de enfrentar muitas crises. Depois da formação inicial como quinteto, virou quarteto, trio e várias mudanças ocorreram ao longo de seus mais de 30 anos de carreira.

Tudo começou em 1981, quando o baterista Guto Goffi e o tecladista Maurício Barros se conheceram e tiveram uma idéia de formar uma banda de rock. Adotaram o nome "Barão Vermelho" em referência ao aviador alemão Manfred von Richthofen, principal inimigo dos Aliados na Primeira Guerra. Convidaram o guitarrista Roberto Frejat e o baixista Dé (André Palmeira) para completar a formação e realizarem os ensaios na casa de Maurício, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

A princípio, chamaram Léo Jaime (quando ainda era Léo Guanabara) para ser vocalista. Contudo, este já fazia parte da banda João Penca e Seus Miquinhos Amestrados e indicou aos companheiros do Barão um novo nome para os vocais: o garoto Cazuza. Era o início de uma das maiores bandas de rock do Brasil.

Barão Vermelho - Por Que a Gente É Assim? / Ponto Fraco / Pense e Dance


Barão Vermelho em apresentação no Citibank Hall, no Rio de Janeiro no dia 23 de abril de 2013, onde canta 3 (três) dos seus grandes sucessos, para delírio do público presente, em comemoração dos 30 anos da banda.

Homenageado do Dia: Barão Vermelho


Barão Vermelho - Pro Dia Nascer Feliz

Uma das maiores e conhecidas bandas de rock que surgiram no país na década de 1980 e que marcou gerações com seus grandes sucessos, tanto pela irreverência de Cazuza, como pela liderança de Frejat. Barão Vermelho é a banda Homenageada do Dia deste domingo.