5 de ago. de 2011

Momento Flashback: The Housemartins


The Housemartins - Build

A banda de rock alternativo The Housemartins foi formada na Inglaterra, mais especificamente na cidade de Hull, no ano de 1984, pelo guitarrista e vocalista Paul Heaton, o guitarrista Stan Collimore, além de Ted Key (baixo) e Hugh Whitaker (bateria). Logo começaram a se destacar devido as suas ótimas composições. No ano seguinte Ted Key deixa a banda e em seu lugar entra Norman Cook, mudança que acrescentaria muito a sonoridade da banda.


Em seguida, assinam com a independente Go! Discs (mesma gravadora de Billy Bragg) e meses depois conseguem um sucesso nas paradas com o terceiro single, 'Happy Hour'. Intitulada originalmente 'French England', a canção chegou ao terceiro lugar na parada britânica, fazendo com que o disco de estréia, London 0 Hull 4 alcançasse a mesma posição.

Com o sucesso começaram as comparações com a banda The Smiths, com quem excursionaram, abrindo vários shows. Muito dessas comparações se deviam aos vocais e guitarras acústicas semelhantes, porém as bandas tinham propostas distintas, sendo o diferencial do Housemartins os arranjos à capela.

Logo alcançariam o primeiro lugar nas paradas com a música "Caravan of Love", dos compositores Isley/Jasper/Isley. Apesar de não ter escrito nenhum grande sucesso do grupo (a dupla de compositores mais consistente era Cullimore e Heaton), Norman Cook era o grande arranjador, tocando piano e chamando alguns músicos extras para as sessões de gravações. O disco vendeu a respeitável marca de 500 mil cópias na Inglaterra e o mesmo número no resto do mundo.

Em 1987, são eleitos a melhor banda jovem do país. Apesar disso, Hugh deixa a bateria para Dave Hemmingway que não só cumpriu os seus deveres como baterista, como se revelou um magnífico vocalista.

Podemos citar como exemplo do refrão em "Build". Voltam a se reunir em estúdio e produzem mais um trabalho, o single "Five Get Over Excited", novamente um sucesso de público e crítica. A partir desse ponto começaram os problemas. Para o segundo disco, Paul preferia dar mais ênfase aos arranjos vocais, enquanto Norman queria trabalhar um pouco mais a parte experimental, testando loops e seqüenciadores nos arranjos e Stan desejava colocar mais camadas de guitarras. Paul começou a tomar atitudes dignas de um ditador, chegando ao cúmulo de editar sílabas de diferentes takes para compor uma canção, digitalmente. Simplesmente ignorava as idéias de seus companheiros, sendo o ápice da discórdia durante as gravações do vídeo para "Build". O único senso comum era que a banda estava se esgotando.

Ironicamente escreveram na parede do estúdio 'Housemartins R. I. P.' (Housemartins, Descansem Em Paz).

Para irritar ainda mais os outros integrantes, Paul disse em uma carta ao semanário New Musical Express, que 'em uma época liderada por Rick Astley, Shakin' Stevens e Pet Shop Boys, os Housemartins não eram bons o suficiente'.

Essa atitude culminou com o fim da banda. Os músicos se separaram e cada um seguiu seu caminho. Paul Heaton e Dave Hemmingway formaram os The Beautiful South em inícios dos anos 90. Em 2001, Heaton editou o primeiro álbum a solo, Fat Chance, sob o pseudônimo de Biscuit Boy AKA Crackerman.

Stan Cullimore possui uma empresa de produção de vídeo e faz programas para a BBC e ITV e destacou-se como excelente escritor de histórias para crianças. Norman Cook dedicou-se à música eletrônica, envolvendo-se em vários projetos como DJ. Foi no entanto com o projeto Fatboy Slim que atingiu o sucesso mundial.

Hugh Whitaker foi notícia em 1993 por ter sido preso após ter atacado o seu sócio (que o tinha enganado e quase levado à ruína) com um machado. Basicamente foi isto. Agora vive pacatamente em Leeds e toca regularmente com várias bandas locais. Ted Key, um dos membros fundadores, é professor de Matemática e ministra aulas em Berkshire.

Como despedida, foi editada uma coletânea de compactos, Now That's What I Call Quite Good. E assim se acabou mais uma banda ótima banda, que devido a tradicional 'guerra de egos' do meio musical, teve uma carreira muito breve, não chegando a alcançar todo o sucesso merecido.

Totalmente indicados para quem quiser conhecer a banda, os dois álbuns de estúdio, canções belas e bem arranjadas, refrões 'colantes', enfim, tudo que quem gosta de boa musica pode esperar. Sua discografia compreende os seguintes álbuns:

1) London 0 Hull 4 (Go! Discs, 1986)

2) The People Who Grinned Themselves To Death (Go! Discs, 1987)

3) Now That's What I Call Quite Good! (Coletânea de singles e raridades) (Go! Discs, 1988)

4) The Best of The Housemartins (Go! Discs, 2004)
----------------------------------------------------------------------
Texto original de Giba e postado por Lisa Magalhães, extraído com adaptações do blog http://revistasopranini.blogspot.com/2010/06/housemartins.html

4 de ago. de 2011

Sintonia em On

O blog Sintonia Home Page está de volta com dois anos de atividades completados ontem. 

Uma ótima tarde a todos!
Junior Silva.