24 de dez. de 2011

Férias do blog... Feliz Natal e Feliz 2012

Mais um ano se encerrando, e as coisas boas vão ficando guardadas em nossas vidas sempre. É bom compartilharmos momentos com alguém, é bom papearmos com quem se gosta, é bom trabalharmos em um lugar que nos ofereça um ambiente saudável e prazeroso, é bom buscar novos rumos e objetivos a fim de enriquecer seus conhecimentos, enfim, tudo na vida é bom quando se torna bom.

E ser bom não se alinha apenas a perfeição, porque perfeição não existe. Perfeito somente DEUS!

E é Ele quem nos deu a vida e o presente para aproveitarmos todos os momentos bons e felizes entre a família, parentes, amigos e colegas de trabalho e estudos. A vida é uma graça divina que temos que agradecer aos céus por estamos aqui.

E que neste Natal buscamos celebrar nossa presença na terra por mais um ano de vida e por muitas coisas boas que teremos e esperamos em 2012.

Fica minha mensagem de Natal a todos aqueles que passaram pelo blog que retorna em fevereiro de 2012. Até lá!

Feliz Natal e próspero Ano Novo!

Junior Silva ®

22 de dez. de 2011

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 90

O arranjo musical ou arranjo é a transformação de uma obra musical escrita para certas vozes, instrumentos ou conjuntos, em vista de sua execução por vozes, instrumentos ou conjuntos diferentes. Em outras palavras, é buscar transportar uma obra musical para outra obra distinta, para que venha a atender certas regras que se tornem acessíveis ao público que é destinado, embora alguns músicos não compartilham a idéia de que é necessária a transformação para tornar a música mais bela aos ouvintes, mas sim pela busca de novos métodos e objetivos para se fazer uma boa música, reunindo diversos elementos e técnicas.

Para ser arranjador é necessário ser um músico experiente e que utilize as técnicas de harmonia, ritmo e contraponto, visando organizar sua composição, sem falar na sua bagagem musical e cultural. Tais elementos incluem a criação de uma base rítmica, o arranjo para os instrumentos, o estilo musical a ser seguido, uma adequada estruturação da peça musical e realizar o papel de executor musical.

A performance do arranjador faz com que ele desempenhe o papel de intérprete para que melhor compreenda o seu trabalho, embora nem sempre o compositor é o intérprete, pois ao primeiro cabe o domínio da estrutura e das técnicas da composição, enquanto que o segundo busca transmitir a obra ao público que pretende dirigir, baseado no seu conhecimento de execução e interpretação.

Por fim, cabe lembrar que o arranjador é diferente de produtor musical. Enquanto que o arranjador busca, através de seu grande conhecimento musical, utilizar das técnicas e elementos para criação e transformação de uma obra musical; o produtor musical é a pessoa que destina fazer da composição um produto que venha a despertar interesse no público, além de fornecer condições favoráveis para que o artista desenvolva seus trabalhos. O diretor musical irá auxiliar e dirigir as atividades desses profissionais como um todo.

21 de dez. de 2011

Perfil do grupo Samba de Rainha

Grupo que nasceu a partir de uma roda de samba entre amigas que tinham mesmo gosto pelo samba e que resolveu, aos poucos, partir para investir na carreira musical cantando nas casas noturnas de São Paulo e nas quadras das escolas de samba, apresentando tanto composições próprias como de outros cantores. Criado por Núbia Maciel (nos vocais, conga e cuíca) e Pati Cavaquinho (cavaco) em 2003, o grupo tinha 9 integrantes no início, contando ainda com Sandra Gamon (tamborim), Aidée Cristina (surdo), Naná Spogis (violão), Érica Japa (rebolo), Gadi Pavezi (pandeiro), Carina Iglecias (agogô e pandeiro) e Tati Pacheco (tantan).

O primeiro cd Isso é Samba de Rainha foi lançado de forma independente pela gravadora Tratore no final de 2004, com músicas de sua autoria, para começar a divulgar o seu trabalho na capital paulista. Logo depois, Pati e Carina deixam o grupo e a atual formação ficam sendo com 7 componentes.

Em 2008, o Samba de Rainha lança seu segundo disco Vivendo o Samba que trouxe algumas regravações de sucessos do samba e passa a realizar vários shows pelo estado e no país, além de outros países. O seu terceiro e mais novo disco Contrariando a Regra foi lançado em 2010, com destaque para a música "Não Me Amarre Não".

Samba de Rainha - Retalhos de Cetim


Apresentação do grupo Samba de Rainha no Estúdio Showlivre, onde interpreta um dos grandes sucessos de Benito di Paula: "Retalhos de Cetim".

REVELAÇÃO MPB: Samba de Rainha


Samba de Rainha - Tenho Fé no Meu Orixá

Um grupo de mulheres que se uniu para contagiar o público com muito swing e gingado no repertório que reúne o que há de melhor no nosso samba. Venho a todos para mostrar um pouco sobre a trajetória deste grupo de São Paulo para todos. Samba de Rainha é a Revelação MPB desta quarta.

18 de dez. de 2011

Sintonia::: Especial Marvin Gaye



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Marvin Gaye.

Marvin Gaye: do sucesso à trágica morte

Marvin Gaye - Sexual Healing

A partir de 1965, Marvin Gaye já era um artista consagrado e um dos nomes respeitados da Motown Records. No mesmo ano, gravou um disco dedicado ao cantor Nat King Cole e, no ano seguinte, o LP Moods of Marvin Gaye, mergulhando nos caminhos da soul music. Ainda fez alguns duetos com Mary Wells, Kim Weston e uma consagrada parceria com a cantora Tammi Terrel que durou apenas três anos, quando a cantora faleceu em 1970 com 24 anos de idade devido a um tumor cerebral. Sua morte quase levou Marvin a abandonar a carreira.

A depressão do cantor levou alguns meses para superar quando resolve voltar aos estúdios e gravar um dos maiores discos de sua carreira: What's Going On. Lançado em 1971, foi bem recebido pela crítica que considerou um dos melhores discos de todos os tempos (segundo a RollingStone), valorizando o trabalho de Marvin.

No ano seguinte gravou um dueto com a cantora Diana Ross em disco que trouxe vários sucesos como "You're a Special Part of Me", "My Mistake (Was to Love You)", além da regravação de "You Are Everything" do grupo The Stylistics. Já na segunda metade da década de 1970, Marvin Gaye atravessa por um momento difícil do lado pessoal e profissional motivado pelo fim de seu casamento com Anna Gordon (irmã do produtor Berry Gordon) e o fim do contrato com a Motown devido às baixas vendagens de seus novos trabalhos, sem falar nas drogas e nos rumores sobre sua sexualidade. Ainda assim gravou ótimos álbuns como I Want You em 1976 (a faixa-título foi regravada mais tarde por Madonna) e alguns discos ao vivo. Logo depois chegou a morar no Hawaii e depois na Europa.

Marvin Gaye passou a ter divergências com a gravadora Motown onde passou seus melhores momentos de sua carreira e veio a sair em 1982 e assinar contrato com a Columbia records, na tentativa de retomar sua carreira musical. Gravou novo disco Midnight Love em 1981 e colocou Marvin de volta às paradas, principalmente pelo sucesso "Sexual Healing", principal faixa do disco que lhe fez valer indicações ao Grammy, ganhando dois prêmios.

Com o sucesso, volta a morar nos Estados Unidos na casa dos seus pais e voltar a realizar shows pelo país. A dependência da cocaína levou o cantor a entrar em depressão profunda, sucedida das brigas com seu pai, vindo a tentar suicídio várias vezes e adiou o lançamento do próximo trabalho. Apesar disso, não evitou o trágico incidente do dia 1º de abril de 1984 que levou a morte de Marvin Gaye, que foi assassinado pelo seu próprio pai após mais um desentendimento entre os dois.

Após sua morte, a Motown e a Columbia Records lançaram os novos trabalhos que ainda não foram concluídos pelo cantor que teve seu trabalho reconhecido em pouco mais de 20 anos de carreira, tendo seu nome lembrado como uma das maiores vozes da música de todos os tempos.


O início de Marvin Gaye

Marvin Gaye - I Want You

Marvin Pentz Gay Jr. é o nome completo deste grande cantor que nasceu em Washington, nos Estados Unidos em 1939, sendo um dos filhos de Marvin Gaye, pastor de uma igreja conservadora que pregava altos, e de Alberta Cooper. Ainda na infância, vivia momentos difíceis e turbulentos no seu ambiente familiar (principalmente com seu pai) ao mesmo tempo que a música fazia nascer para o futuro cantor quando passou a fazer parte do coral da igreja.

Chegou a concluir seus estudos e, durante o tempo em que estava servindo a Aeronáutica, resolveu investir na carreira musical. Incluiu a vogal "e" no sobrenome, passando a ser conhecido como Marvin Gaye e passou a viajar para várias cidades e ingressar em diversos grupos conhecidos como "Doo-wop". Em 1958, na cidade de Chicago, cria seu primeiro grupo chamado The Moonglows e gravou seus primeiros singles e fazer vários shows até ser descoberto pelo produtor musical Berry Gordy Jr., dono da Motown que o contrata para fazer parte de sua gravadora. As inspirações para suas primeiras composições de Marvin Gaye viriam a partir dos problemas pessoais e familiares.

Em 1961 sai seu primeiro disco The Soulful Moods Of, interpretando sucessos consagrados como "How Deep Is The Ocean (How High Is The Sky)", "Always" e "How High The Moon", e inicia sua nova fase como cantor profissional que irá consagrá-lo como um dos maiores nomes da Motown e um dos grandes cantores dos Estados Unidos. No ano seguinte lança seu segundo disco That Stubborn Kinda Fellow, que trouxe suas primeiras composições como "Wherever I Lay My Hat (That's My Home)" (regravada anos depois pelo cantor Paul Young) e "Stubborn Kind of Fellow".

Marvin Gaye - Let's Get It On


Um dos clássicos do repertório de Marvin Gaye onde ele canta neste clipe gravado em um concerto realizado no dia 10 de outubro de 1976 em Londres, na Inglaterra.

Homenageado do Dia: Marvin Gaye


Marvin Gaye - What's Going On

Um dos grandes nomes da soul music e do rhythm and blues dos Estados Unidos, teve seu grande momento de sua carreira nas décadas de 1960 e 1970 e é considerado um dos maiores cantores de todos os tempos. Hoje apresento a vida e a obra de Marvin Gaye que vem neste domingo como o último Homenageado do Dia do ano de 2010.