18 de jul. de 2014

Momento Flashback: Rick James


Rick James (part. de Smokey Robinson) - Ebony Eyes

Rick James foi um cantor, compositor e produtor norte-americano de funk e soul. Seu nome de batismo era James Johnson, Jr. e nasceu na cidade de Buffalo, estado de Nova York.

James era o terceiro de oito filhos de um ex-dançarino que trabalhava na indústria automobilística. Era sobrinho de Melvin Franklin, vocalista do grupo The Temptations. Com 15 anos, James ingressou na Reserva Naval. Quando isto passou a interferir em sua carreira musical, ele começou a faltar nos treinamentos no quartel aos finais de semana. Ele foi considerado "ausente sem permissão" do serviço militar e fugiu para Toronto, no Canadá. Lá, ele continuou sua carreira musical e formou uma banda chamada The Mynah Birds, a qual tinha também Neil Young e Bruce Palmer como integrantes. Os processos voltaram a rondá-lo quando seu sucesso o levou de volta aos Estados Unidos, onde foi preso e cumpriu pena por deserção. Depois de solto, James passou algum tempo no Reino Unido, onde integrou um grupo chamado Main Line. Em 1977 ele retornou aos EUA e foi trabalhar com a gravadora Motown, no início como compositor, depois como cantor e produtor. James foi mais produtivo no fim dos anos 70 e início dos 80. Foi cantor, tecladista, baixista, produtor, arranjador e compositor. Tocava principalmente com a sua banda, a Stone City Band.

O primeiro sucesso de James foi "You And I", uma gravação de 8 minutos em seu primeiro álbum, de 1978, Come Get It, do qual fazia sua parte sua ode à marijuana chamada simplesmente "Mary Jane".

Em 1979 James lançou dois álbuns: Bustin' Out Of L Seven, em janeiro e Fire It Up na segunda metade do ano. Depois do pouco brilhante álbum Garden Of Love de 1980, gravou um álbum conceitual chamado Street Songs. Este incluiu seu grande sucesso "Super Freak" (o qual serviu posteriormente como melodia de fundo para a música "U Can't Touch This" de MC Hammer, em 1990). Outros sucessos do disco incluíam "Give It To Me Baby" e "Ghetto Life" (no mesmo álbum), e ainda "Teardrops", "Cold Blooded" (faixa-título do disco de 1983 que destacou também a música "Ebony Eyes", com participação de Smokey Robinson), "17 (Seventeen)", "You Turn Me On" e "Glow", seu último sucesso de Rhytm'n'Blues (R&B), em 1985. Além disso, ele ajudou a lançar a cantora branca de R&B Teena Marie e também o grupo Mary Jane Girls.

Mas era o lado obscuro da vida de James que ofuscava sua carreira. Era um consumidor ocasional de drogas, viciado principalmente em cocaína. Em 1993, James foi acusado de assaltar duas mulheres para comprar droga. Passou dois anos na prisão, porém isto não o impediu de continuar compondo. Foi libertado em 1995.

James tentou retornar em 1997, porém sofreu um pequeno derrame durante um concerto em Denver, que pôs um fim em sua carreira musical, apesar de sua última performance ter sido em 2004 no BET Music Awards.

Desconhecido de muitos, James tinha inúmeros fãs. Ele procurava conhecê-los e agradecer o seu apoio a ele. Bandas que se beneficiaram disso incluem, dentre outras, The University of Waterloo Funk Kings, Hell's Funk e J Funk and Funkalicious Five.

Antes do derrame, James foi entrevistado para uma série de tv chamada Behind The Music (Por Trás da Música), e pela primeira vez falou abertamente sobre o vício e sua batalha contra as drogas.

James foi encontrado morto por um empregado em 6 de agosto de 2004, em sua casa em Los Angeles. James morreu de falência cardíaca e pulmonar, tendo como complicadores o diabetes e o derrame cerebral. Tinha ainda um marcapasso. Na época de sua morte, estava a trabalhar em sua autobiografia, Confessions Of A Superfreak, assim como em um novo álbum. Tendo sido casado e posteriormente divorciado, deixou três filhos, Tazman James, Ty James, e Rick James Jr., e duas netas.
-------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia.

17 de jul. de 2014

MPB Instrumental: Jacob do Bandolim


Jacob do Bandolim - Vibrações

Maior referência brasileira no instrumento que virou parte de seu nome, Jacob Pick Bittencourt alçou o bandolim a um lugar de honra na música brasileira. Esse trabalho vinha sendo desenvolvido antes por outros instrumentistas, como Luperce Miranda, mas foi Jacob quem colocou definitivamente o bandolim como instrumento solista por excelência.

Nascido no Rio de Janeiro, ganhou o primeiro bandolim, de modelo napolitano (ou "de cuia") na adolescência. Apesar de se apresentar tocando em conjuntos instrumentais desde cedo, nunca se profissionalizou totalmente, tendo sempre outros empregos não relacionados à música. Foi vendedor, prático de farmácia, corretor de seguros, comerciante e escrivão de polícia, cargo que ocupou até morrer. Por não depender financeiramente da música, Jacob pôde tocar e compor com mais liberdade, sem sofrer pressões de gravadoras ou editoras.

Figura rígida e disciplinada, tanto na personalidade quanto na música, Jacob do Bandolim pesquisou e resgatou parte do repertório tradicional do choro, repertório este que passou a incluir várias de suas composições, como "Noites Cariocas", "Receita de Samba", "A Ginga do Mané", "Doce de Coco", "Assanhado", "Treme-Treme", "Vibrações" e "O Vôo da Mosca"

Depois de montar o grupo Jacob e Sua Gente, integrar o Conjunto da Rádio Ipanema e o regional de César Faria e participar de gravações históricas como a de Ataulfo Alves para "Ai, que Saudade da Amélia" (Ataulfo/ Mário Lago) e a de Nelson Gonçalves para "Marina" (Dorival Caymmi), gravou em 1947 o primeiro disco solo, seguido por outros dois nos anos seguintes, pela Continental. 

Na década de 50 transferiu-se para a Victor, onde gravou seus LPs. Montou o conjunto Época de Ouro em 1966, com grandes nomes do choro, como Dino 7 Cordas, César Faria, Jonas, Carlinhos, Gilberto e Jorginho. Alcançando expressiva popularidade, Jacob e o Época de Ouro ajudaram a divulgar o choro tradicional, por meio de shows e LPs, como o consagrado Vibrações (1967). O conjunto permanece em atividade até hoje. 

Uma das últimas apresentações de Jacob, um show com Elizeth Cardoso e o Zimbo Trio em 1968, foi gravado e lançado em LP duplo, mas não foi relançado em CD no Brasil. Outras antologias foram produzidas, da mesma forma, exclusivamente para o mercado externo, onde a arte de Jacob é muito apreciada. Seu filho, o compositor Sérgio Bittencourt, homenageou-o no samba "Naquela Mesa" ("tá faltando ele/ e a saudade dele/ tá doendo em mim"), sucesso de Elizeth Cardoso, cantora que ele descobriu.

Jacob do Bandolim faleceu no dia 13 de agosto de 1969 aos 51 anos de idade, em decorrência de um infarto do miocárdio. Em 1997 a professora Ermelinda Paz lançou o livro "Jacob do Bandolim", pela editora Funarte.
------------------------------------------------------------
Fonte: Dammous (com adaptações).

13 de jul. de 2014

Sintonia::: Especial Scorpions



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Scorpions.

Scorpions e seus últimos trabalhos antes do fim

Scorpions - Rhythm of Love

Durante toda a década de 1990, após receber o prêmio World Music Award como a banda mais bem sucedida da Alemanha, os Scorpions lançaram três discos - Face the Heat (1993), Pure Instinct (1996) e Eyes II Eye (1999) - além de um disco ao vivo (Live Bites) reunindo seus grandes sucessos em 1995.

A partir de 2000, os Scorpions e a Orquestra Filarmônica de Berlim se reuniram para um projeto em parceria, apresentando-se na Exposição Universal EXPO 2000, na cidade de Hanôver, na Alemanha, e que resultaram na gravação do cd e dvd Moment of Glory, reunindo alguns dos grandes sucessos da banda, além de duas inéditas e uma nova versão para "Rock You Like a Hurricane", titulado "Hurricane 2000".

No ano seguinte veio o cd Acoustica, um álbum acústico gravado durante três concertos no Convento do Beato, na cidade de Lisboa, em Portugal. Em 2002, a banda começou a turnê Scorpions World Tour 2002 com as bandas Deep Purple e Dio para promover o álbum Bad For Good: The Very Best of Scorpions

Mesmo com esses novos trabalhos (além dos discos Unbreakable, de 2004, e Humanity: Hour I, de 2007) , a banda continuou a sofrer mudanças na sua formação, passando atualmente a contar com Klaus Meine nos vocais, Rudolf Schenker e Matthias Jabs na guitarra, Paweł Mąciwoda no baixo e James Kottak na bateria.

Em Janeiro de 2010 os integrantes do Scorpions anunciaram que a banda chegaria ao fim e que realizariam uma última turnê mundial para o lançamento do álbum Sting in the Tail. Dentro da turnê de três anos, ainda lançaram seu 18º cd Comeblack em 2011 e, talvez, seu último trabalho, marcando a despedida oficial em quase 50 anos de carreira.

Scorpions na década de 1980

Scorpions - Still Loving You

Em 1978, os Scorpions trocaram de guitarrista, saindo Uli Jon Roth para a entrada de Matthias Jabs, após anúncio de um substituto numa revista inglesa. Em seguida, gravaram o disco Lovedrive que teve boa aceitação nos Estados Unidos, onde a banda ganhou seu primeiro Disco de Ouro. A partir daí, daria início às primeiras apresentações no país norte-americano, após uma temporada no Japão.

Em 1980 gravaram o álbum Animal Magnetism, o sétimo da carreira. Porém, durante uma turnê de divulgação do novo disco, Klaus Meine começou a ter problemas na voz e, por essa razão, os Scorpions deram uma pausa de um ano para que o vocalista pudesse tratar da perda da voz. Após um período na Áustria, onde fez cirurgia das cordas vocais, passando por breve tratamento, Meine retornou à banda já recuperado e todos os integrantes passaram a dedicar às gravações do novo disco.

Lançaram Blackout em 1982, ganhando um Disco de Platina e foi considerado o melhor álbum hard rock do ano pela revista norte-americana RollingStone. Em maio de 1983 a banda foi convidada para atuar no US Festival na Califórnia, juntamente com as bandas Quiet Riot, Judas Priest, Van Halen, Triumph e Ozzy Osbourne, para um público estimado em mais de 300.000 (trezentas mil) pessoas.

O sucesso repetiu-se com o álbum seguinte. Love at First Sting, seu 9º disco de 1984, consagrou a banda entre as melhores de hard rock da época, graças aos sucessos "Rock You Like A Hurricane", "Big City Nights", "Bad Boys Running Wild", além da balada "Still Loving You". No ano seguinte veio ao Brasil para apresentar-se na primeira edição do Rock In Rio.

Em 1988 foi lançado Savage Amusement e realizou turnês pela Europa e foi a primeira banda de rock a se apresentar na antiga União Soviética. Em 10 shows realizados na cidade de San Petersburgo, na Rússia, os Scorpíos registraram seus momentos em um vídeo intitulado To Russia With Love. E foi durante a apresentação na Rússia que a banda se inspirou para compor um dos seus maiores sucessos, "Wind of Change", composta meses antes da queda do Muro de Berlim, representando o fim da Guerra Fria e da União Soviética. A música entraria para o disco Crazy World, lançado no final de 1990 sendo um dos mais vendidos no ano seguinte e que ainda trouxe os sucessos "Tease Me, Please Me" e "Send Me An Angel".



Início dos Scorpions

Scorpions - Fly To the Rainbow

Formada em 1965 pelo jovem guitarrista Rudolf Schenker, na cidade de Hannover, na Alemanha, os Scorpions tiveram na sua formação original 5 integrantes: Klaus Meine na voz, os irmãos Michael e Rudolf Schenker nas guitarras, Lothar Heimberg no baixo e Wolfgang Dziony na bateria. 

Cantando em inglês para conquistar o público ocidental, os Scorpions demoraram 7 (sete) anos para lançar seu primeiro álbum Lonesome Crow, em 1972. Mesclando hard rock com heavy metal, os Scorpions tiveram algumas mudanças em sua formação com as saídes de Heimberg, Dziony e Michael Schenker, sendo substituídos por Uli Jon Roth, Francis Buchholz e Jurgen Rosenthal. Logo veio o segundo álbum Fly To The Rainbow, pela gravadora RCA Records, com destaque para as faixas "Speedy's Coming", "They Need a Million", além da faixa-título.

Logo, novas mudanças vieram na banda a medida em que eram lançados novos trabalhos. Em 1976 saiu Virgin Killer, um dos seus melhores discos, e Taken By Force, lançado no ano seguinte. As excursões passaram por toda a Europa Ocidental e pelo Japão, ganhando notoriedade e reconhecimento pelo Velho Mundo e pela Ásia.

Scorpions - Wind of Change



Uma maiores e conhecidas baladas dos Scorpions, sucesso do 11º disco Crazy World, de 1990.

Homenageado do Dia: Scorpions


Scorpions - Rock You Like A Hurricane

Hoje, dia 13 de julho, data em que se comemora o Dia do Rock em todo o mundo, trago uma das maiores bandas do gênero, responsável por sucessos marcantes nas décadas de 1970 a 1990 e que ainda continua em atividade: Scorpions. É a homenageada do dia deste domingo.