14 de set. de 2012

Momento Flashback: Danny Wilson



Danny Wilson - Mary's Prayer

Banda pop escocesa criada na cidade de Dundee em 1984, formada pelos irmãos Gary Clark (vocalista, guitarrista e tecladista) e Kit Clark (guitarista), juntamente com o amigo Get Grimes.

Inicialmente a banda obteve o nome de Perfect Strangers que logo depois mudou para Danny Wilson. Os integrantes assinaram contrato com a gravadora Virgin Records em 1986, vindo a gravar seu primeiro disco Meet Danny Wilson, que trouxe o primeiro single de sucesso intitulado "Mary's Prayer", entrando na lista das 30 músicas mais executadas no Reino Unido.

O segundo disco Bebop Moptop foi lançado em 1989 com relativo sucesso, destacando a faixa "The Second Summer Of Love". E após gravar em 1991 seu terceiro e último disco Sweet Danny Wilson, a banda encerra sua carreira no mesmo ano.

13 de set. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 109

Pisa-Pólvora - Dança folclórica de Sergipe

Um ritual, uma dança folclórica, muito parecida com a Batucada, ambas manifestações populares com forte expressividade no município de Estância. A finalidade maior do Pisa-Pólvora é preparar a pólvora para as sensacionais batalhas de busca-pés e para os barcos de fogo, abrindo os festejos juninos da cidade.

A dança é realizada em torno de um pilão, onde estão colocados o enxofre, o salitre e o carvão, substâncias utilizadas no preparo da pólvora. Homens e mulheres costumam participar, vestidos à moda caipira, cantando e dançando ao som de ganzás, tambores, triângulos, reco-reco e porca.

O ritual é uma herança dos tempos da escravidão; os negros costumavam realizar as tarefas, dançando, pisando forte no chão e tirando versos de improviso.
-------------------------------------------------------------
Fonte: http://www.vivabrazil.com/folclore_em_sergipe.htm

12 de set. de 2012

Biografia de Lia Sophia


Lia Sophia - Ai Menina

Cantora, compositora e instrumentista, Lia Sophia nasceu na Guiana Francesa e aos dois anos de idade veio para o Brasil. Aos 17 inicia sua carreira como intérprete e em sua bagagem traz ritmos com os quais conviveu durante a infância como o Brega, o Bolero, o Zouk, o Carimbó e o Marabaixo.

Lia Sophia é reconhecida como um dos expoentes da música paraense e vem a cada trabalho, individual ou coletivo, firmando sua proposta, que é a fusão de sons, odores e sabores musicais de sua região, à um contexto universal, o que vem sendo bem recebido pelo público e pela crítica.

Em agosto de 2005, lançou seu primeiro álbum Livre. Experimental e contemporâneo traz uma das mais executadas da Rádio Cultura do Pará e "Eu Só Quero Você" de Lia Sophia, grande sucesso e uma das mais pedidas e cantadas nos shows. Em junho 2009, lança o álbum Castelo de Luz. Trabalho moderno, ousado, onde a artista revela todas as suas facetas artísticas, cantando, compondo, tocando, arranjando e co-produzindo. Com 13 faixas autorais inéditas, já recebeu elogios de críticos nacionais como Nelson Mota. Seu terceiro álbum Amor Amor, sai após três anos de pesquisa sobre o vasto e diversificado universo do Brega da região Norte, e o resultado a releitura da música brega de uma maneira contemporânea e ousada. Com a direção artística nas mãos, a artista misturou elementos da música eletrônica com células percussivas de ritmos regionais como o Lundu e o Marabaixo. A estética da floresta une-se ao urbano produzindo uma sonoridade única. Este trabalho é marcado por seu sucesso junto ao público que lota as apresentações, tendo suas unidades esgotadas em menos de 3 meses após o lançamento.

O mais novo trabalho, ainda em fase de pré-produção, surge das experimentações que vem fazendo no Baile BregaChic, festa que apresenta a cada dois meses, onde mistura vários ritmos e estilos sem preconceitos, prometendo um som ainda mais plural. A idéia é mostrar toda a latinidade amazônica de maneira moderna unindo várias influências rítmicas do carimbó, da guitarrada, do zouk com pitadas de elementos eletrônicos. O disco Salto Mortal, promete ser um disco com uma linguagem contemporânea buscando as raízes da música paraense.
-------------------------------------------
Fonte: http://lia-sophia.conexaovivo.com.br/

Lia Sophia - Ao Pôr-do-Sol / Tchau Tchau Amor


Neste clipe, a cantora Lia Sophia cantou os sucessos do seu álbum Amor Amor no momento Acústico Conexão Cultura. Ela interpreta no vídeo "Ao Pôr-do-Sol" e "Tchau Tchau Amor".

REVELAÇÃO MPB: Lia Sophia


Lia Sophia - Beleza da Noite

Hoje trago um novo talento da música brasileira, destacando mais uma cantora no cenário nacional. Trata-se de Lia Sophia, como a Revelação MPB desta quarta.

9 de set. de 2012

Sintonia::: Especial Ednardo


Playlist com Top 15 com as maiores composições e interpretações de Ednardo.

40 anos de carreira de Ednardo


Ednardo - A Manga Rosa

Em 1974, Ednardo lança seu segundo disco O Romance do Pavão Mysteriozo que trouxe o seu maior sucesso de sua carreira com a canção "Pavão Mysteriozo", incluída na trilha da novela Saramandaia, de Dias Gomes e exibida na TV Globo, quase dois anos após.

Chegou a participar de alguns festivais como o Festival Abertura e o Festival Nordestino de Música Brasileira da TV Tupi, onde sagrou-se campeão. Além de músico, também chegou a atuar como diretor musical, produtor e a compor trilhas para o cinema e TV. Ainda chegou a atuar poucas vezes, como nas aparições no filme Luzia Homem, de Fábio Barreto.

Ednardo ainda chegou a estar na mídia até a primeira metade da década de 1980 quando deixou de gravar novos discos, retornando em 1991 com Rubi e em 2000 com Única Pessoa. Em 2002, gravou com Belchior e Amelinha o disco Pessoal do Ceará, produzido por Robertinho de Recife. Em 2010, lança o projeto intitulado Massafeira Livre - 30 Anos em cd e livro, resgatando um pouco de sua carreira na década de 1970, em referência a uma feira livre de manifestação artística e musical, que ocorreu no Teatro José de Alencar em Fortaleza, Ceará, nos dias 15, 16, 17, 18 de março de 1979.

Atualmente com mais de 15 discos gravados, composições para o teatro, cinema e TV, Ednardo está completando 40 anos de carreira neste ano de 2012, devidamente reconhecido pela crítica pelo seu trabalho e no exterior.

Os primeiros anos de Ednardo


Ednardo - Beira-Mar

José Ednardo Soares Costa Souza, simplesmente conhecido como Ednardo, nasceu em Fortaleza, capital do Ceará, em 1945. A partir dos 10 anos de idade, começou a aprender piano e, mais tarde, a tocar violão.

Chegou a cursar Arquitetura na Universidade Federal do Ceará, onde conheceu pessoas ligadas à área artística. Ao se dedicar à música, parte para o Rio de Janeiro no final da década de 1960 juntamente com Raimundo Fagner, Belchior e outros amigos, passando a ser conhecidos como o "Pessoal do Ceará". Neste período, Ednardo já compunha algumas canções.

E foi em 1972 quando teve uma música sua gravada pela cantora Eliana Pittman - "Beira-Mar" - que Ednardo passou a chamar atenção pelas suas composições. Um ano depois, Ednardo gravou com Rodger, Teti, além de contar com o arranjador Hareton Salvanini, seu primeiro disco intitulado Meu Corpo Minha Embalagem Todo Gasto na Viagem, com destaque para "Terral", "Ingazeiras", além de incluir a música gravada por Eliana.

Ednardo - Pavão Mysteriozo


Apresentação de Ednardo no programa Som Brasil, exibido pela TV Globo em 1994.

Homenageado do Dia: Ednardo



Ednardo - Terral

Um dos grandes nomes da música nordestina e do Brasil, tendo seu auge da carreira na década de 1970 e 1980, Ednardo é o Homenageado do Dia de hoje.