26 de mar. de 2010

Momento Flashback: Tim Moore


Tim Moore - Yes


O cantor e compositor americano Tim Moore nasceu na cidade de Filadélfia, estado da Pensilvânia onde iniciou sua carreira cantando como guitarrista de uma banda cover chamada DC & the Senators que abria shows de diversos artistas no estado de Philadephia, nos EUA.

Chegou a compor músicas para alguns artistas e, tempos depois, veio a formar um novo grupo chamado The Muffins, junto com seu amigo Jeff Scott, onde Tim passava a cantar também. Após sua dissolução, Tim Moore foi para Woodstock, em Nova York, onde conheceu o cantor Van Morrison que o levou para a gravadora ABC onde produziu seu primeiro single em 1972: "A Fool Like You". O primeiro disco Tim Moore sairia em 1974. Outro destaque foi a música "Second Avenue", que contou com a participação de Art Garfunkel.

Tim Moore só seria conhecido pelo público brasileiro a partir de 1986 pelo sucesso da sua música "Yes", incluida na trilha sonora do remake de Selva de Pedra, novela exibida pela TV Globo. A canção fez parte do quinto disco do cantor, Flash Forward, lançado em 1985 que tentava buscar alavancar sua carreira, sem êxito.



25 de mar. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 23

New Wave - 2ª parte

No verão de 1977 as revistas norte-americanas "Time" e "Newsweek" escreveram artigos favoráveis ao movimento "punk/new wave". Os críticos de rock se dividiram. Ações relacionadas com o movimento receberam pouco ou nenhuma atenção da mídia. Todavia, cenas menores se estabeleceram nas maiores cidades americanas. O ano seguinte continuou na mesma e o apoio do público permaneceu restrito a alguns artistas e à população cultural e intelectual americana.

No final de 1978 e continuando em 1979, atos do movimento Punk misturados com outros gêneros começaram a ganhar notoriedade nas rádios de rock. Blondie, Talking Heads, e The Cars ganharam notoriedade nessa época. Na década de 1980 tiveram pequenas aventuras ao estilo New Wave com bandas e cantores de outros estilos musicais, com Billy Joel e Linda Ronstadt.

O surgimento da MTV em 1981 daria início ao período de maior sucesso da New Wave. Os artistas britânicos, talvez mais que seus compatriotas americanos, perceberam logo a importância do vídeo clipe. Diversos artistas ingleses começaram a assinar com pequenas gravadoras enquanto os americanos assinavam com as maiores. Os jornalistas apelidaram esse fenômeno de "Segunda Invasão Inglesa". A MTV continuou a exibir em sua programação quase que totalmente artistas New Wave até 1987, pois a partir daí a programação da emissora passou a ser dominada pelas bandas de Heavy Metal.

Nesse período, a definição de New Wave nos EUA mudou para um estilo menos rebelde, uma versão mais comercial do punk que havia sido descrito antes. No restante da década de 80, o termo "New Wave" passou ser usado para descrever algum novo cantor ou banda pop que usava largamente os sintetizadores. Hoje em dia o estilo ainda é usado para descrever essas novas bandas pops, mesmo o estilo tendo sido associado ao pós punk e a música alternativa.

Próxima semana, veremos um pouco sobre o rock brasileiro da década de 1980.


24 de mar. de 2010

Mais um pouco sobre Ana Costa

Ana Costa é carioca, tendo iniciado na música em 1989 cantando em abres na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Além de cantora e compositora ligada ao samba, participou de dois grupos: Couer Sambá e Roda de Saia (mais tarde vindo a denominar O Roda, sendo grupo formado de mulheres).

Já em sua carreira, possui 6 discos, incluindo participações:
- Butiquim do Martinho (1997)
- Couer do Sambá (1999)
- Tô de Olho (2000)
- Coisas do Amor (2003)
- Meu Carnaval (2006)
- As Cantoras da Lapa - Encantos do Samba (2007, produzido por Ricardo Brito)
- Novos Alvos (2009)



Biografia de Ana Costa em vídeo



Neste clipe comentado, traz um pouco da história da cantora e compositora Ana Costa, bem como suas origens, seus sucessos e a consolidação de sua carreira.


REVELAÇÃO MPB: Ana Costa


Ana Costa - Não Importa Mais um Dia

Premiada na categoria "Cantora Revelação" pelo Prêmio Rival Petrobrás de Música 2006, indicada como melhor cantora de samba e melhor cantora no voto popular do Prêmio Tim de Música 2007, Ana Costa é a Revelação MPB que trago nesta quarta para todos.

21 de mar. de 2010

Sintonia::: Especial Almir Sater



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições e interpretações de Almir Sater.

Almir Sater a caminho dos 30 anos de carreira


Almir Sater - Mês de Maio

Pra comemorar 25 anos de carreira em 2006, Almir Sater lançou pela Som Livre o disco Um Violeiro Toca, sendo uma compilação de seus grandes sucessos.

Hoje, 10 álbuns no currículo e tendo realizado diversos shows pelo Brasil, seu último cd foi lançado em 2007 com Sete Sinais, continuando sua parceria com Paulo Simões. Um dos destaques do novo trabalho é a música "Três Toques na Madeira". Também fez participações em discos de outros artistas e atuado em 4 novelas (2 pela TV Manchete, 1 na TV Globo e 1 na TV Record).

Além de cantor e ator, Almir também tem se dedicado a projetos sócio-ambientais, sempre preocupado com o meio ambiente. Para os próximos trabalhos, o cantor já pensa em gravar um novo disco instrumental, tendo em vista que, em 2011, Almir estará completando 30 anos de carreira.


O cantor e ator Almir Sater


Almir Sater - Tocando Em Frente


Em 1986 conhece o cantor e compositor Renato Teixeira que se torna seu parceiro ao gravar o disco Cria e irão compor um dos grandes sucessos fruto dessa parceria - "Tocando Em Frente" - gravada posteriormente pela cantora Maria Bethânia, em 1990. Três anos depois participa do Free Jazz Festival, realizado no Rio de Janeiro, ao lado de grandes nomes da música internacional e nacional.

Entre 1989 e 1990, surge o convite do diretor Jayme Monjardim para atuar na novela "Pantanal", de Benedito Ruy Barbosa pela TV Manchete. Em sua primeira aparição na tv, Almir interpretou o personagem 'Xeréu Trindade' e ganhou projeção nacional pela sua atuação e apresentação de suas composições na trama pantaneira como "Comitiva Esperança" (com participação de Sérgio Reis),"Chalana" e "Um Violeiro Toca" , tendo seu trabalho reconhecido por grande parte do público que assistiu.

A partir daí, passa a atuar em outras novelas como "A História de Ana Raio e Zé Trovão", protagonizando com a atriz Ingra Liberato, também exibida pela TV Manchete. Após o final das gravações, Almir volta aos palcos e à música gravando novos discos em 1992 (Almir Sater Ao Vivo) e 1994 (Terra dos Sonhos). Em 1996, volta a atuar na televisão junto com o cantor Sérgio Reis para interpretar o personagem 'Pirilampo', na novela "O Rei do Gado", de Benedito R. Barbosa. Em 1997, lança novo disco Caminhos Me Levem, pela Som Livre, com destaque para a faixa-título, "Cabecinha no Ombro" e "O Vento e o Tempo".



Almir Sater - Luzeiro


Clipe extraído da novela Pantanal (novela que contou com a primeira participação de Almir Sater na TV como ator, exibido originalmente pela extinta TV Manchete e depois pelo SBT) em que fiz algumas edições. Aqui, Almir toca "Luzeiro", sucesso instrumental que foi tema de abertura do programa Globo Rural, da TV Globo na década de 1980.



A Comitiva de Almir Sater


Almir Sater e Sérgio Reis - Comitiva Esperança



Almir Sater nasceu em Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul, em 1956. Com 12 anos já sabia tocar viola, chegando a apresentar na Rádio Cultura, e aos 20 anos foi cursar Direito no Rio de Janeiro onde veio a desistir de seguir carreira logo depois para ser músico.


Veio a ter aulas de viola com o cantor Tião Carreiro, um dos grandes nomes da viola caipira e, após voltar a Campo Grande, chama o amigo Maurício Barros para formar a dupla Lupe (adotado por Almir) e Lampião fazendo shows em seu estado natal. No final da década de 1970, passa a fazer shows em São Paulo participando de vários festivais (em especial, no Projeto "Vozes & Violão", onde apresentou sua música aos paulistanos), acompanhando a cantora Tetê Espíndola com sua banda Lírio Selvagem e a cantora Diana Pequeno. Porém, o primeiro disco de Almir saiu um ano depois com Estradeiro que contou com participação de alguns músicos, entre eles: Tetê Espíndola e Tião Carreiro. A música de Almir possui influências no folk americano, música paraguaia e andina que busca mesclar com os ritmos de sua região.


Em 1982 lança seu segundo disco Doma com destaque para a faixa-título, "Trem do Pantanal", "Galopada" e "Varandas", marcando sua parceria com Paulo Simões. Dois anos depois, Almir Sater cria a "Comitiva Esperança" junto com seus amigos músicos e historiadores, buscando pesquisar e registrar a cultura e os costumes do povo mato-grossense, percorrendo toda a região do pantanal por três meses, resultando em um filme-documentário musical (produzido em parceria com Paulo Simões e Tatu Filmes, em São Paulo) e um cd (Almir Sater Instrumental) lançado em 1985.

Almir Sater: Homenageado do Dia


Almir Sater - Benzinho

Hoje é a vez de Almir Eduardo Melke Sater, um dos grandes instrumentistas brasileiros simplesmente conhecido como o cantor, compositor, violeiro e ator Almir Sater, ser homenageado neste domingo. Vamos conhecer um pouco da sua vida e sua carreira na música e na tv.