25 de mar. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 23

New Wave - 2ª parte

No verão de 1977 as revistas norte-americanas "Time" e "Newsweek" escreveram artigos favoráveis ao movimento "punk/new wave". Os críticos de rock se dividiram. Ações relacionadas com o movimento receberam pouco ou nenhuma atenção da mídia. Todavia, cenas menores se estabeleceram nas maiores cidades americanas. O ano seguinte continuou na mesma e o apoio do público permaneceu restrito a alguns artistas e à população cultural e intelectual americana.

No final de 1978 e continuando em 1979, atos do movimento Punk misturados com outros gêneros começaram a ganhar notoriedade nas rádios de rock. Blondie, Talking Heads, e The Cars ganharam notoriedade nessa época. Na década de 1980 tiveram pequenas aventuras ao estilo New Wave com bandas e cantores de outros estilos musicais, com Billy Joel e Linda Ronstadt.

O surgimento da MTV em 1981 daria início ao período de maior sucesso da New Wave. Os artistas britânicos, talvez mais que seus compatriotas americanos, perceberam logo a importância do vídeo clipe. Diversos artistas ingleses começaram a assinar com pequenas gravadoras enquanto os americanos assinavam com as maiores. Os jornalistas apelidaram esse fenômeno de "Segunda Invasão Inglesa". A MTV continuou a exibir em sua programação quase que totalmente artistas New Wave até 1987, pois a partir daí a programação da emissora passou a ser dominada pelas bandas de Heavy Metal.

Nesse período, a definição de New Wave nos EUA mudou para um estilo menos rebelde, uma versão mais comercial do punk que havia sido descrito antes. No restante da década de 80, o termo "New Wave" passou ser usado para descrever algum novo cantor ou banda pop que usava largamente os sintetizadores. Hoje em dia o estilo ainda é usado para descrever essas novas bandas pops, mesmo o estilo tendo sido associado ao pós punk e a música alternativa.

Próxima semana, veremos um pouco sobre o rock brasileiro da década de 1980.


Um comentário:

Anônimo disse...

AMEI!

Postar um comentário