8 de mar. de 2013

Momento Flashback - Frankie Goes To Hollywood


Frankie Goes To Hollywood - Relax


Frankie Goes To Hollywood foi uma banda inglesa de dance-pop extremamente popular na Inglaterra em meados da década de 1980. Originária de Liverpool, a banda era liderada por Holly Johnson (vocal) junto com Paul Rutherford (vocal, teclados), Peter Gill (bateria, percussão), Mark O'Toole (baixo) e Brian Nash (guitarra).

"Relax", o single de estreia da banda, ficou famoso por ter sido banido pela BBC em 1984 enquanto estava na sexta posição das paradas britânicas. Posteriormente, ficou cinco semanas consecutivas no topo das paradas da UK Singles Chart transformando-se em um enorme sucesso e sendo o sétimo single mais vendido na Inglaterra em todos os tempos.

Depois, os singles posteriores "Two Tribes" e "The Power of Love" acompanharam o sucesso do primeiro, tornando a segunda banda do Reino Unido a conseguir alcançar o topo das paradas de sucesso logo nos três primeiros singles; a primeira foi Gerry and The Pacemakers em 1964.
--------------------------------------------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia

7 de mar. de 2013

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 122

O Afoxé

De origem iorubá, a palavra afoxé poderia ser traduzida como "a fala que faz". Para alguns pesquisadores seria uma forma diversa do maracatu. Três instrumentos básicos fazem parte desta manifestação. O afoxé (ou agbê), cabaça coberta por uma rede formada de sementes ou contas, os atabaques, e o agogô, formado por duas campânulas de metal. As melodias entoadas nos cortejos dos afoxés são praticamente as mesmas cantigas entoadas nos terreiros afro-brasileiros que seguem a linha jexá. O Afoxé, portanto, não é sinônimo de bloco carnavalesco. Trata-se de uma manifestação que tem profunda vinculação com as manifestações religiosas dos terreiros de candomblé.

Como se comemora:
O afoxé tem um comportamento específico pois seus foliões estão vinculados a diversos terreiros de candomblé.  As principais características são as roupas, nas cores dos orixás, as cantigas em língua iorubá, instrumentos de percussão, atabaques, agogôs, afoxés e xequerês. O ritmo da dança na rua é o mesmo dos terreiros, bem como a melodia entoada. Os cantos são puxados em solo, por alguém de destaque no grupo, e são repetidos por todos, inclusive os instrumentistas. Antes da saída do grupo ocorre o ritual religioso (como a cerimônia do "padê de Exu" feita antes dos ritos aos orixás numa festa de terreiro). O afoxé Embaixada da África foi a primeira manifestação negra a desfilar pelas ruas da Bahia, em 1885.
----------------------------------------
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/afoxe-676335.shtml

6 de mar. de 2013

Perfil da banda Vanguart

Vanguart - Nessa Cidade

A Vanguart surgiu em 2002, em Cuiabá, no Mato Grosso, cidade natal do vocalista e violonista Hélio Flanders. 

Em 2005, com David Dafré (guitarra), Reginaldo Lincoln (baixo), Luiz Lazzaroto (teclado) e Douglas Godoy (bateria), a banda começou a tocar em festivais independentes e fazer com que o seu som chegasse até mais e mais pessoas. 

Em 2007 veio o primeiro disco, Vanguart, e um ano depois os meninos ganharam destaque nos jornais com o que foi considerado um dos melhores shows da Virada Cultural de São Paulo. O último disco, Boa Parte de Mim Vai Embora, lançado em 2011, foi produzido pela própria banda e contou com uma nova integrante no grupo, a violinista Fernanda Kostchak.
-----------------------------------------------
Fonte: http://www.vanguart.com.br/vanguart

Vanguart - O Que a Gente Podia Ser

 

Apresentação da banda Vanguart no Centro Cultural São Paulo, com participação da violinista Fernanda Kostchak.

REVELAÇÃO MPB: Vanguart



Vanguart - O Mar

Vanguart é uma banda de folk rock, vencedora do prêmio VMB de 2012 na categoria melhor banda. Um dos novos nomes da nossa música brasileira, é a Revelação MPB desta quarta-feira.

3 de mar. de 2013

Blog Sintonia de volta!

Boa tarde a todos os leitores do blog Sintonia.

A partir de hoje, estarei retornando as atividades do blog, após 3 meses realizando atualizações e manutenções nas postagens e links, além de ler algumas sugestões deixadas aqui. Esta semana voltarei com mais novidades e continuando com as homenagens, curiosidades, textos e dicas interessantes na música nacional e internacional.

E assim desejo uma ótima semana a todos sempre sintonizado com o blog.

Abraços,
Junior Silva.