24 de ago. de 2012

Momento Flashback: Janet Jackson


Janet Jackson - What Have You Done For Me Lately

Janet Damita Jo Jackson é a filha mais nova da família Jackson, natural da cidade de Gary, estado de Indiana, nos Estados Unidos. Começou sua carreira precocemente como apresentadora da TV CBS em 1976 e ser escolhida pra estrelar um filme.

Como seu pai Joe Jackson já atuava como empresário do grupo Jackson Five (antes mesmo da ascensão de Michael Jackson), Janet conseguiu com ele um contrato com uma gravadora pra lançar seu primeiro disco lançado em 1982, sendo um fracasso nas vendas, fato que se repetiu dois anos depois com Dream Street. O sucesso, porém, só veio em 1986 com o terceiro disco Control, já não contando mais com a produção de seu pai e consolidando-se como uma artista independente da família.

Em seguida vieram novos álbuns, incluindo Janet Jackson's Rhythm Nation 1814, de 1989, que foi um sucesso de crítica. Em 2004, foi eleita uma das artistas mais bem sucedidas do rock pela revista especializada Billboard e considerada uma das artistas sexys da música pop internacional.

Seu décimo e último disco Discipline foi gravado em 2008. Um pouco afastada dos palcos desde sua última turnê Number Ones em 2011, Janet vem se dedicado ao trabalho de seu primeiro livro ainda sem previsão de lançamento e na produção de um filme nos cinemas.

23 de ago. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 106

Dia do Folclore

Ontem, dia 22 de agosto foi comemorado o Dia do Folclore no país. Mas o que é o folclore?

Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas.

O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem às festas populares que ocorrem pelos quatro cantos do país.

As lendas são histórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido às coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses e heróis se misturam com fatos da realidade para dar sentido à vida e ao mundo.

Várias são as manifestações folclóricas, incluindo as danças folclóricas mais conhecidas, entre elas, o samba-de-roda e o frevo, ambos já citados aqui no blog nesta mesma seção (clique nos nomes em destaque para visualizá-los). Muitas destas músicas são canções populares, tendo a maioria caído em domínio público.

22 de ago. de 2012

Um pouco sobre Bárbara Eugênia

A cantora e compositora carioca Bárbara Eugênia começou sua carreira cantando no Rio de Janeiro e tentou a sorte de entrar em uma banda de rock. Logo depois, ela resolve morar em São Paulo em 2005 e seu sucesso começou a ser projetado dois anos depois ao conhecer o produtor Apollo 9, que a convidou para fazer parte da trilha sonora do filme "O Cheiro do Ralo", de Heitor Dhalia.

Em seguida, participou de um projeto do guitarrista e ex-integrante do grupo Ira!, Edgar Scandurra, interpretando músicas de Serge Gainsbourg e dos shows do grupo 3NaMassa. Decidida a trilhar na música de vez após um período de estudos na Faculdade de Cinema no Rio de Janeiro, lançou seu primeiro disco Journal de BAD (Bad é seu apelido) no segundo semestre de 2010 por uma gravadora independente, apresentando composições de "cunho autobiográfico" como ela afirma.

Agora já se prepara para novos projetos, tendo em vista a gravação de seu segundo cd.

Bárbara Eugênia - Por Aí


Sucesso do seu segundo cd Journal de BAD, Bárbara Eugênia destaca-se neste clipe.

REVELAÇÃO MPB: Bárbara Eugênia


Bárbara Eugênia - A Chave

Nesta quarta, trago mais um novo nome da nossa música brasileira. Trata-se da cantora Bárbara Eugênia que apresenta um som mais pop em suas músicas. É a Revelação MPB de hoje.

19 de ago. de 2012

Sintonia::: Especial Elvis Presley



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Elvis Presley.

Elvis: Ascensão, Família e Morte

Elvis Presley - Heartbreak Hotel

Em 1960, Elvis Presley grava o disco Elvis Is Back, marcando sua volta aos estúdios e aos palcos, após retornar do exército. Na primeira metade da década de 1960, o cantor disputava com os Beatles a supremacia das vendagens de discos e popularidade junto ao público jovem.

Entre 1967 e 1968 é marcado por dois acontecimentos na vida de Elvis: o casamento com a modelo e atriz Priscilla Beaulieu em Las Vegas, que conheceu ainda em 1959 com quem começou a namorar e o nascimento de sua filha Lisa Marie Presley. Ainda em 1967, Elvis lança o disco gospel How Great Thou Art, considerado um de seus grandes trabalhos, lhe rendendo um Grammy na categoria Melhor Performance Religiosa.

No início da década de 1970, Priscilla Presley se separa de Elvis. Após o término do casamento, Elvis conheceu a atriz Linda Thompson e Ginger Alden, com quem namorou nos anos que se sucederam. O cantor é convidado pela Casa Branca, para apresentar-se uma noite ao presidente Nixon como um soldado voluntário no combate às drogas. Por ironia do destino, os anos seguintes serão duros para Elvis por conta dos problemas de saúde ligados aos medicamentos e às drogas, chegando até a ser hospitalizado após alguns desmaios em shows. Mesmo assim, a crítica ainda o considerava como o "Rei do Rock" e sua voz continuava melhor do que nunca.

Em janeiro de 1973, fez um grande show especial que foi televisionado via satélite para todo o mundo, registrado em disco intitulado Aloha From Hawaii, fato que levou a uma enorme audiência. Nos dois últimos anos de vida, Elvis vinha com sua saúde visivelmente abalada. Seu último show público foi realizado no dia 21 de julho de 1977 e no dia 16 de agosto do mesmo ano, Elvis morreu na mansão Graceland, na cidade de Memphis, no Tennessee, como consequência de altas dosagens de remédios que lhe resultaram em um ataque cardíaco.

Mesmo depois de morto, ele continuou vendendo discos e influenciando várias pessoas e artistas como Elvis Costello e Tortelvis, da banda cover Dread Zeppelin. Serviu-se ao mesmo tempo do gospel, do rhythm and blues e do country em suas músicas durante toda sua carreira. Também cresceu várias lendas em torno de sua morte, além de diversas homenagens em todo o mundo.

A Fama de Elvis Presley

Elvis Presley - Tutti Frutti

Elvis já estava se tornando cada vez mais conhecido pelo público como cantor profissional, realizando entrevistas e shows em várias cidades, rendendo também, suas primeiras aparições na TV. O detonador do ritmo que revolucionaria a música pop, pegou de surpresa toda a indústria do entretenimento no período em que se contrastava com o racismo forte nos Estados Unidos. O rock'n roll, o poder jovem e a mudança de comportamento começaram também nesta época.

O primeiro disco de Elvis Presley foi gravado em 1956, pela gravadora RCA. A partir daí, vários sucessos explodiram e Elvis já era sensação nacional, ao mesmo tempo que o rock se instalava como revolução permanente. Músicas como "Tutti Frutti" (sucesso na voz de Little Richard), "Hound Dog", "Jailhouse Rock", "Heartbreak Hotel", "Blue Suede Shoes", além das baladas "Love Me Tender" (do filme homônimo) e "Blue Moon" fizeram com que o cantor alargasse os horizontes da música adolescente.

Em janeiro de 1957, Elvis fez uma de suas participações no programa Ed Sullivan Show cantando "Peace In The Valley", música gospel preferida de sua mãe, fato que o levou à gravação de seu primeiro disco gospel. Sua carreira sofreria uma pequena pausa em 1958, ano em que serviu o exército num posto avançado em Friedburg, na Alemanha Ocidental.

De volta dois anos depois, aceita um convite para o programa do cantor Frank Sinatra, até então era declarado seu arquiinimigo na música americana, selando uma amizade entre os dois e realizando um show junto que foi transmitido pela televisão. No início da década de 1960, Elvis chegou a Hollywood para iniciar sua carreira também como ator. Elvis passou a ser aclamado em vários lugares, especialmente em Memphis (onde iniciou sua carreira) e no Havaí, cenário de boa parte de seus filmes.

O início da carreira de Elvis Presley

Elvis Presley - My Hapiness

Elvis Aaron Presley uma infância difícil junto com sua família. Com 10 anos de idade participou cantando no seu primeiro concurso musical de novos talentos e ganhou um violão de presente de seu pai. Em 1948, ele e sua família mudam-se para a cidade de Memphis. O gosto pela música despertou quando ainda estudava no colégio. Elvis ainda trabalhou como lanterninha de cinema e motorista de caminhão da Crown Eletric Co..

Com um disquinho gravado em julho de 1953, pago apenas por 4 dólares no Memphis Recording Service e com participação do guitarrista Scotty Moore e do baixista Bill Black, dado como presente de aniversário para sua mãe Gladys contendo duas faixas - "My Happiness" e "When My Heataches Begin" - Elvis não apenas fundou a dinastia do rock. Criou também o mais durável bem de consumo norte-americano quando já estava concluindo seus estudos.

Descoberto por Sam Philips, dono da gravadora Sun Records, ao ouvir Elvis cantando o single "That's Alright Mama" ficou fascinado pela sua voz e apostou no surgimento de um novo astro. A música foi levada para um programa de rádio chamado Red, Hot and Blue em 1954 e despertou interesse nos ouvintes que começaram a pedir mais. O sucesso absoluto iria transformar Elvis Presley no maior vendedor de discos do planeta em todos os tempos.

Elvis Presley - My Way


Originalmente composta em francês por Claude François, Jacques Revaux e Gilles Thibault, esta versão inglesa feita por Paul Anka se tornou grande sucesso na voz de Frank Sinatra em 1969 e pouco depois por Elvis Presley no show Aloha From Hawaii exibido para vários países em 1973.

Homenageado do Dia: Elvis Presley


Elvis Presley - Kiss Me Quick

35 anos se passaram de sua morte completados no último dia 16 de agosto e a lenda deste grande ícone do rock mundial ainda permanece viva pela maioria dos fãs, admiradores e curiosos pelo seu trabalho. O cantor e ator norte-americano Elvis Presley se transformou em um mito e foi um dos responsáveis pela popularização do gênero musical em todo o mundo. É o Homenageado do Dia que trago hoje para todos conhecerem um pouco de sua vida e carreira.