10 de nov. de 2012

Aviso aos leitores

Neste sábado e domingo não haverão postagens aqui no blog para manutenção, retornando na quarta-feira. A seção Homenageado do Dia retorna no próximo domingo.

A todos, um ótimo fim de semana!
Junior Silva.

9 de nov. de 2012

Momento Flashback: New Edition

New Edition - Candy Girl


New Edition é um grupo de R&B formado em Boston em 1978. O grupo atingiu seu auge de popularidade na década de 1980. Eles foram os progenitores do movimento boy band dos anos 1980 e 1990 e abriu caminho para grupos como New Kids on the Block, Boyz II Men, Backstreet Boys e 'N Sync. O grupo gravou em sua maioria como um quinteto.

No auge de sua popularidade no início de 1983, o grupo era composto por Ronnie DeVoe, Ralph Tresvant, Bobby Brown, Michael Bivins e Ricky Bell. Seus primeiros hits incluem canções como "Candy Girl" (do 1º disco homônimo de 1983) e "Cool It Now" (do disco New Edition, de 1984). Brown deixou o grupo no final de 1985 para embarcar em uma carreira solo de sucesso. O grupo continuou por um tempo, com quatro membros, mas eventualmente contou com o cantor Johnny Gill para gravar seu álbum Heart Break de 1988. O grupo entrou em hiato em 1990, enquanto seus vários membros trabalharam em projetos paralelos, como Bell, Biv, DeVoe. Gill e Tresvant também gravaram álbuns solo de sucesso.

Em 3 de maio de 2011, o New Edition emitiu um comunicado em seu site oficial anunciando que todos os seis membros estavam se reunindo como grupo para começar a comemoração do 30º aniversário de Candy Girl com seus fãs.
--------------------------------------------
Fonte: Wikipédia (com adaptações)

8 de nov. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 117

História da Rádio Tupi de São Paulo


Inaugurada por Assis Chateaubriand em 1937, a partir da aquisição da S/A Rádio Tupan, a Rádio Tupi paulistana marcou por seu pioneirismo. Na década de 1940, colocou no ar o "Grande Jornal Falado Tupi", primeiro noticiário da história do rádio; em 1950, esteve intimamente ligada à inauguração da televisão: seus estúdios, artistas e o próprio nome foram utilizados pela PRF-3 TV Tupi, que transportou formatos radiofônicos de sucesso para a mídia recém-nascida.

Na época, seus estúdios eram localizados no bairro do Sumaré, num espaço que recebeu o nome de "Cidade do Rádio". O complexo, de onde também transmitia a Rádio Difusora AM (960 kHz), era tão grande que pôde abrigar sem dificuldades a TV Tupi durante todo o período em que esteve no ar.

Operando em 1040 kHz, a Super Rádio Tupi foi uma das emissoras de maior audiência entre os anos de 1960 e 1980. Na década de 1970, tinha a mais famosa equipe esportiva do rádio, a "Equipe 1040", liderada por Milton Camargo, e transmitia o programa do líder de audiência Eli Corrêa.


O declínio da Tupi ocorreu no final da década de 70, com a grave crise administrativa e financeira dos Diários Associados em São Paulo, ocasionada, em grande parte, pelo controverso modelo administrativo do grupo, baseado no conceito do "Condomínio Associado".

A crise, que culminou no fim da TV Tupi, em 1980, também prejudicou a rádio: em 1981, a Rádio Capital, que ocupava os 560 kHz desde 1978 (ano em que foi fundada), comprou o canal da Rádio Tupi (1040 kHz), levando a emissora dos Diários Associados para os 560 kHz, no canto do dial.
--------------------------------------------------
Fonte: http://www.telehistoria.com.br/colunas/index.asp?id=5917

7 de nov. de 2012

Sobre Lucas Santtana

Lucas Santtana - A Natureza Espera


Lucas Santtana é o tipo de artista que é difícil catalogar. Ao mesmo tempo que seus discos e suas composições tem uma ligação com a tradição da Música Popular Brasileira,  elas absorvem influências que vão do Afrobeat ao Dance Hall, passando pelo Dub, Eletrônica, Funk Carioca,dentre outras. Esticando ainda mais a linha evolutiva da música Brasileira.

Em 2000, Lucas Santtana iniciou sua carreira solo lançando o cd Eletro Ben Dodô, produzido pelo renomado produtor Chico Neves e mixado no estúdio Realworld de Peter Gabriel. O cd recebeu críticas elogiosas no Brasil e em importantes publicações no mundo da música. Em julho de 2003 Lucas Santtana lançou o  seu segundo cd, intitulado Parada de Lucas. O cd é dedicado ao geógrafo Milton Santos.

Como instrumentista participou dos cd’s de Chico Science e Nação Zumbi, Marisa Monte, Fernanda Abreu, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Como compositor teve suas músicas gravadas por vários artistas. Lucas participou da trilha sonora do filme "Deus é Brasileiro" de Cacá Diegues e compôs a trilha da peça O Bispo do ator João Miguel ( Cinema ,aspirinas e urubus, Estômago, etc).

Em 2006 lança o 3º cd 3 Sessions in a Greenhouse acompanhado da banda Seleção Natural. Juntamente com o cd, Lucas Santtana transforma seu selo musical Diginóis Records em um site-blogue-ponto de encontro na internet.

Lançado em julho de 2009, seu 4º disco, intitulado Sem Nostalgia traz uma releitura moderna do formato voz e violão, um clássico da Música Brasileira. Assim como os 3 primeiros discos, Lucas Santtana continua suas alquimias sonoras tendo a canção como centro, mas sobrepondo  a ela diversas texturas musicais.

E em março deste ano de 2012, Lucas Santtana gravou seu quinto e mais recente cd O Deus  Que Devasta Mas Também Cura, com letras autorais e dedicado à sua ex-esposa, a pesquisadora Anna Dantes, com quem tem um filho que também participa do álbum ao lado de outras participações especiais. Atualmente, o músico namora com a atriz de tv Camila Pitanga e continua fazendo novos shows.
-------------------------------------------------------------
Fonte: http://lucas-santtana.conexaovivo.com.br/ (com adaptações)

Lucas Santtana - O Deus Que Devasta Mas Também Cura

 

Clipe oficial da faixa-título do quinto trabalho de Lucas Santtana lançado neste ano de 2012.

REVELAÇÃO MPB: Lucas Santtana

Lucas Santtana - Mensagem de Amor

Cantor, compositor e produtor musical, sobrinho do cantor e compositor Tom Zé, o baiano de Salvador e radicado no Rio de Janeiro Lucas Santtana vem mostrando amadurecimento a cada trabalho e mostrando-se como um dos novos talentos da mpb. É a Revelação MPB desta quarta-feira.

4 de nov. de 2012

Sintonia::: Especial Dorival Caymmi



Playlist com Top 15 com as maiores composições de Dorival Caymmi.

Os últimos anos de Dorival Caymmi

Dorival Caymmi - Oração de Mãe Menininha

Em 1984, Dorival Caymmi recebe várias homenagens na Bahia, no Rio de Janeiro e em Brasília para comemorar 70 anos de vida, junto com lançamento de um álbum duplo comemorativo. Em 1987 faz um grande show com seus três filhos (Nana, Dori e Danilo) como a Família Caymmi, gravando um disco ao vivo juntos no Scala 2, no Rio de Janeiro. Com o sucesso de público e crítica, Dorival e seus três filhos fazem apresentação no Festival Internacional de Jazz em Montreux, na Suíça, também registrando novo disco ao vivo em 1991.

Na década de 1990, Dorival passa por vários problemas de saúde e é internado por problemas cardíacos, além de sofrer com o câncer renal que o afetou em 1999. Em 2001, o cantor ganha uma homenagem de sua esposa Stella Maris com o livro biográfico O Mar e o Tempo. Ao longo de sua carreira, Dorival Caymmi chegou a gravar mais de 20 discos, com várias composições gravadas por outros cantores.

No final de 2007, passa a ficar se cuidando em sua casa na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, onde vem a falecer no dia 16 de agosto de 2008 por insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos. Foi velado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, tendo recebido a presença de parentes e amigos.


O auge da carreira de Dorival Caymmi

Dorival Caymmi - Nem Eu


Em 1940, Dorival Caymmi casa-se com Adelaide Tostes, conhecida artisticamente como a cantora Stella Maris, que conheceu na Rádio Nacional no ano anterior e com quem terá três filhos - Dinair Tostes Caymmi (Nana Caymmi), Dorival Tostes Caymmi (Dori Caymmi) e Danilo Cândido Tostes Caymmi (Danilo Caymmi) - que também seguirão carreira musical. Ganhou importantes honrarias pelo seu trabalho, recebendo a Comenda da Ordem do Mérito, na Bahia, e a Comenda da Ordem do Rio Branco, em Brasília-DF.

Durante as décadas de 1940 e 1950, compõe grandes sucessos que também foram regravados por outros cantores da mpb como "O Samba da Minha Terra", "Rosa Morena", "Marina", "João Valentão", "Nem Eu", "Maracangalha", entre outros. Compôs a música "Você Já Foi À Bahia" que entrou para o filme homônimo de Walt Disney, lançado em 1944. Porém, apesar de ter composto várias canções, seu primeiro LP somente saiu em 1954 intitulado Canções Praieiras, trazendo clássicos como "O Mar", "É Doce Morrer no Mar" e "Saudade de Itapoã". Em 1958, grava o disco Ary Caymmi / Dorival Barroso: Um Interpreta o Outro, com a participação de Ary Barroso.

Já na década de 1960, o nome de Caymmi foi lembrado pelo movimento da bossa nova ao ser regravado por João Gilberto. E em 1967, contou com a participação especial do poeta, cantor e compositor Vinícius de Moraes para gravar o disco Vinícius e Caymmi no Zum Zum em 1967. Em 1972, compõe um de seus grandes sucessos "Oração de Mãe Menininha", dedicada à Mãe Menininha do Gantois e que saiu em seu disco lançado no mesmo ano.

Em 1975, a convite do produtor musical Guto Graça Mello, Dorival Caymmi compôs "Modinha Para Gabriela" que fez grande sucesso na voz de Gal Costa, que foi tema de abertura da novela Gabriela, de Walter George Durst, baseada no romance de Jorge Amado.




Dorival Caymmi e o início da carreira

Dorival Caymmi - O Que É Que a Baiana Tem?

Compositor, cantor e violonista nascido em Salvador, Bahia, no dia 30 de abril de 1914, Dorival Caymmi era filho de pai descendente italiano e funcionário público e de mãe descendente de portugueses e africanos. Foi seu bisavô quem trouxe sua família para a Bahia, na época em que veio trabalhar no reparo do Elevador Lacerda em Salvador. Durante a infância, apresentava-se em coral de igreja e chega a interromper seus estudos no 1º ano ginasial para trabalhar como auxiliar de escritório e, mais tarde, como caixeiro-viajante. Aprendeu a tocar violão sozinho, com estilo próprio e compondo suas primeiras canções como "No Sertão" (1930).

Estreou como compositor profissional aos 19 anos de idade, assinando toadas e marchinhas, além de realizar algumas apresentações em rádios, chegando a fazer sua estréia no programa Caymmi e Suas Canções Praieiras, na Rádio Clube da Bahia, além de vencer um concurso de músicas de carnaval. Entre 1937 e 1938, prepara-se para viajar ao Rio de Janeiro em um ita (espécie de navio que fazia a rota norte-sul no país), buscando conquistar seus maiores êxitos.

Além de grande melodista, é letrista inspirado, apresentando linguagem simples e direta. Suas composições falam sobre o mar e os pescadores. Notável intérprete de suas próprias canções, apresenta-se sempre acompanhado do violão, vindo a consagrar-se como autor de sambas e canções cheias de lirismo e sentimento. 

No meio disso, chegou realizar alguns trabalhos como jornalista até ser apresentado ao diretor da Rádio Tupi, onde abriu suas portas para a carreira na capital carioca. É a partir daí que surge seu primeiro grande sucesso nacional, ao interpretar sua música "O Que É Que a Baiana Tem?", de 1938, vindo a ser regravada pela cantora portuguesa Carmen Miranda no filme Banana da Terra, em início de carreira, que levou a obra de Caymmi para o mundo.

Dorival Caymmi e Chico Buarque - Maricotinha


Clipe retirado do programa especial de Chico Buarque ("Meu Caro Amigo"), exibido na TV Bandeirantes em dezembro de 1993, onde o mesmo cantou com Dorival Caymmi a música "Maricotinha", do compositor baiano.

Homenagem do Dia: Dorival Caymmi


Dorival Caymmi - Samba da Minha Terra

Cantor e compositor que levou e retratou a Bahia para o Brasil e para o mundo em suas canções, Dorival Caymmi se tornou um dos maiores artistas da música popular brasileira e, por essa razão, vem neste domingo ser o Homenageado do Dia aqui no blog Sintonia.