14 de mai. de 2010

Momento Flashback: Kim Carnes


Cantora e compositora norte-americana, nascida em Hollywood, estado da Califórnia, EUA. Sua primeira canção foi "Nobody Knows", composta em 1971, e só veio a gravar seu primeiro disco Rest on Me no ano seguinte.

Com influência na música pop e country, sua performance viria a ser conhecido pelo grande público em 1980 com a música "Don't Fall in Love with a Dreamer", em um dueto com o cantor Kenny Rogers, alcançando ótimas vendagens. Mas foi em 1981, que alcançou o auge de sua carreira ao gravar a música "Bette Davis Eyes", composta por Jackie DeShannon and Donna Weiss em 1974, sendo o primeiro single do sexto disco Mistaken Identity que chegou ao primeiro lugar na "Billboard" e nas paradas norte-americanas. Devido a esse sucesso, Kim Carnes ganhou seu primeiro Grammy Award no ano seguinte nas categorias "Melhor Gravação do Ano" e "Melhor Música do Ano", sendo ainda indicada como "Melhor Cantora Pop" e seu disco como "Álbum do Ano".

O reconhecimento deu um salto na carreira da cantora. Em 1985 foi convidada a participar do movimento USA For Africa, idealizado por Michael Jackson e Lionel Ritchie, ao cantar "We Are the World" ao lado de grandes artistas internacionais de todo o mundo. Em 1987 gravou um dueto com Jeffrey Osborne na música "My Heart Has a Mind of Its Own", incluida no filme "Spaceballs - A Mais Louca Odisséia no Espaço", estrelado por Mel Brooks.

Com 13 álbuns gravados, Kim Carnes ainda destacou com outros sucessos como "Voyeur", "I'll Be Here Where the Heart Is", "Gypsy Honeymoon", "Rough Edges", entre outras, mas estará sempre marcada na década de 1980 pelo seu grande sucesso "Bette Davis Eyes".



13 de mai. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 30


O Reggae

Ritmo popular jamaicano nascido no fim da década de 1960, proveniente da fusão do ska e do calipso de Trinidad com o blues e o rock'n roll norte-americano, caracterizado por um compasso binário, sincopado, com deslocamento do tempo forte.

O historiador do reggae Steve Barrow credita a Clancy Eccles a alteração do termo "streggae" ("mulher fácil"), do patois jamaicano, para "reggae". Já o cantor e compositor Bob Marley, um dos grandes ícones do estilo musical, alega que o "reggae" vem do termo espanhol que se refere à "música do rei", pois os comentários em "To the King", uma compilação de música gospel reggae cristã, sugere que o termo viria do latim regi: "para o rei".

Original da década de 1960, o ritmo divide-se em dois subgêneros, o "roots reggae" (raízes do reggae) e o "dancehall reggae", que é originário da década de 1970. O reggae é constantemente associado ao movimento rastafari, que, de fato, influenciou muitos dos músicos apologistas do estilo reggae nas décadas de 1970 e 1980. De qualquer maneira, o reggae trata de vários assuntos, não se restringindo à cultura rastafariana, como o amor, o sexo e principalmente a crítica social.

Uma das características que podem caracterizar o reggae é a crítica social, como por exemplo cantar a desigualdade, o preconceito, a fome e muitos outros problemas sociais.

Próxima semana falarei do bolero. Até lá!



12 de mai. de 2010

Cris Aflalo, hoje

Depois do elogiado e bem recebido cd de estréia, Cris Aflalo ainda foi selecionada para o Prêmio Visa de Música Brasileira de 2005, uma das importantes e respeitadas premiações da nossa música, chegando a figurar entre os 5 finalistas.

Em 2007, Cris mostra seu talento como compositora em seu segundo disco independente Quase Tudo Dá, além de gravar composições de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Arnaldo Antunes, entre outros, também contando com a produção de Luis Waack.

Hoje, com 33 anos, Cris Aflalo já se encontra no rol dos novos talentos descobertos na nossa música popular brasileira, tendo recebidos ótimos elogios e críticas por conta de seus trabalhos e de sua voz.


O talento de Cris Aflalo


Cris Aflalo - Giranda

Natural de São Paulo, mas tem suas raízes ligadas ao Nordeste brasileiro. Isso se deve porque a cantora e compositora Cris Aflalo é neta de um compositor cearense chamado Pedro de Alcântara Filho, conhecido artisticamente como "Xerém" e resolveu seguir na música quando ainda tinha 15 anos, com influência na música regional, bossa nova e mpb.

Assim, o tempo passou, e a cantora resolveu lançar seu primeiro disco somente em 2003 dedicado ao seu avô - Só Xerém - sob sua produção e do violonista Luis Waack e que ainda contou com participação de músicos como Oswaldinho do Acordeon, Hermeto Pascoal, entre outros. O reconhecimento de seu trabalho veio com a indicação ao Prêmio Tim de Música na categoria "Cantora Regional" e passou a fazer parte de vários projetos musicais.




Cris Aflalo - Na Pisada


Cris Aflalo em apresentação no Teatro SESC de Vila Mariana, realizado no ano passado, cantando um dos sucessos do seu disco Quase Tudo Dá.


REVELAÇÃO MPB: Cris Aflalo


Cris Aflalo - Obalala

Hoje é a vez de falar sobre a cantora e compositora paulista Cris Aflalo, um dos novos talentos da nossa música que iniciou sua carreira a partir do lançamento de seu primeiro disco em 2003. É a Revelação MPB que trago para vocês.


11 de mai. de 2010

Carlos Lyra - 71 Anos


Carlos Lyra - Influência do Jazz

Carlos Eduardo Lyra Barbosa começou a fazer música com um piano de brinquedo aos sete anos de idade, passando, em seguida, para a gaita de boca. Ainda adolescente, quebrou a perna num campeonato de salto à distância. O acidente lhe obrigou a um repouso na cama durante seis meses. Para passar o tempo, foi-lhe oferecido um violão e o Método Paraguaçu. 

Ao receber alta do médico, já dominava o instrumento. Estudou no Colégio Santo Inácio, foi semi-interno no Colégio São Bento e concluiu o antigo segundo grau no Colégio Mallet Soares, em Copacabana, onde conheceu o compositor Roberto Menescal, com quem montou a primeira Academia de Violão, por onde passaram Marcos Valle, Edu Lobo, Nara Leão e Wanda Sá, entre outros.

Participou da primeira geração da Bossa Nova junto com seu parceiro Ronaldo Bôscoli, os também parceiros Tom Jobim e Vinícius de Moraes e o intérprete João Gilberto, todos representados no LP Chega de Saudade, lançado em 1959. Saiu do Brasil em 1964, só retornando em 1971. 

Casou-se com a atriz e modelo norte-americana Katherine (Kate) Lyra, na Cidade do México em 1969, com quem tem uma única filha, Kay Lyra, cantora popular de formação clássica.
----------------------------------
Fonte: Dicionário de música Cravo Alvim



9 de mai. de 2010

Sintonia::: Especial Toquinho



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições e interpretações de Toquinho.

Toquinho ontem e hoje


Toquinho - Aquarela

Após uma temporada de shows na Europa e no Japão, o cantor volta com o sucesso do show 30 Anos de Música que também deu origem ao seu novo disco em 1996. No mesmo ano, Toquinho ganha dois prêmios Apetesp de Teatro nas categorias de melhor música composta e melhor trilha sonora para teatro infantil pela peça "Casa de Brinquedos" (nome do disco lançado em 1983).

No final da década de 1990, Toquinho participou do espetáculo musical "Vivendo Vinícius", dirigido por Miéle que também contou com a presença de Miúcha, Baden Powell e Carlos Lyra que também foram parceiros do saudoso poeta. Em 2004, comemorando seus 40 anos de carreira, o cantor participa de vários projetos e shows pelo país e pelo exterior, divulgando seus novos trabalhos. Pra este ano de 2010, prepara um novo cd de inéditas que deve lançar em breve.



Nota do blog (atualização em 24/06/2012): Toquinho lançou seu novo cd Quem Viver, Verá no final de 2011 pela gravadora Biscoito Fino e que conta com as participações de Ivete Sangalo e Zeca Pagodinho.

Os novos rumos de Toquinho


Toquinho - À Sombra de um Jatobá

Entre 1979 e 1980, Toquinho e Vinícius fizeram algumas composições infantis que foram lançadas nos dois volumes de A Arca de Noé, na interpretação de vários artistas e do álbum Um Pouco de Ilusão (com destaque para "Escravo da Alegria", um dos sucessos de Toquinho) que seriam os últimos trabalhos da dupla até que, em 09 de julho de 1980, o poeta falece em sua casa no Rio de Janeiro.

Toquinho continuou sozinho sua carreira intensa, com numerosos shows e gravações. Após uma apresentação no Festival de Montreaux, Toquinho lança Aquarela em 1983, sendo o seu 35º disco de sua carreira e que marca uma nova fase de sua carreira após o fim da parceria com Vinícius. Ainda voltado ao público infantil, também grava o disco Casa de Brinquedos no mesmo ano, com participação de vários artistas da mpb que emplaca hits inesquecíveis como "O Caderno" (com participação de Chico Buarque) e "A Bailarina" (com participação de Lucinha Lins).

Por esses trabalhos, Toquinho foi convidado especial do Festival San Remo e recebeu o Disco de Ouro pela canção "Aquarela", gravada inicialmente na Itália. Em 1989 lançou o disco À Sombra de um Jatobá e 1992 gravou, novamente na Itália, o disco O Viajante do Sonho.


Toquinho & Vinícius


Toquinho, Chico Buarque e Vinícius de Moraes - Samba Pra Vinícius

Em 1970, Toquinho lança seu disco homônimo, com destaque para os sucessos "Que Maravilha" (em parceria com Jorge Ben) e "Dobrando a Esquina". Logo depois, é convidado por Vinícius para fazer shows junto com a cantora Marília Medalha. Ao estar na Bahia, é composta a primeira música da parceria Toquinho e Vinícius: "Como Dizia o Poeta". Os três novos amigos apresentam show no Teatro Castro Alves, em Salvador e passam a compor novas músicas juntos como "A Bênção, Bahia", "Tarde Em Itapoã", "A Tonga da Mironga do Kabuletê", entre outras que serão incluidas, em 1971, no disco Como Dizia o Poeta.

A partir daí, novas composições foram surgindo. Em 1973, Toquinho e Vinícius tiveram suas composições incluídas na trilha sonora da novela "O Bem Amado", da TV Globo. Toquinho também revezava parcerias com outros cantores a exemplo de Chico Buarque (com quem compôs "Samba Pra Vinícius" e "Samba de Orly"),"Turbilhão" (parceria com Mutinho), mas sem deixar a parceria consagrada com Vinícius com as canções "Como É Duro Trabalhar", "Carta ao Tom 74", "Onde Anda Você", entre outras.

Em 1977, Toquinho e Vinícius, juntamente com Tom Jobim e Miúcha, realizam um grande espetáculo no Canecão, no Rio de Janeiro e fazem shows juntos pelo Brasil e pelo mundo. Em 1979, comemoram 10 anos de parceria com um grande show em São Paulo, originando no disco 10 Anos de Toquinho & Vinícius.


O início da carreira de Toquinho


Toquinho e Vinícius - As Cores de Abril

De descendência italiana, Antonio Pecci Filho recebeu o apelido Toquinho da mãe na infância e adotou artisticamente quando viu que a música seria sua devoção a partir do momento que ouvia os discos de Luiz Gonzaga, João Gilberto, Orlando Silva, entre outros que seu pai comprava. Decidiu aprender a tocar violão e teve aulas com o músico Paulinho Nogueira nas horas de folga em seus estudos.

A partir da década de 1960 é que inicia sua carreira musical. Toquinho se apresentou na televisão pela primeira vez no programa Hully-Bossa, da TV Record, ainda como artista amador, cantando a música "Consolação", de Vinícius de Moraes e Baden Powell. No mesmo programa, conheceu outros colegas que iriam brilhar nos anos seguintes nos grandes festivais de música nacional e internacional como Chico Buarque, Elis Regina, Marcos Valle, entre outros. Com Chico, compõe sua primeira canção: "Lua Cheia", em 1963. No ano seguinte, lança seu primeiro disco A Bossa de Toquinho como solista de violão e, somente em 1968, grava o disco Na Boca da Noite, agora como cantor, ao lado de Paulo Vanzolini.

Em 1969, numa viagem à Itália com Chico Buarque, Toquinho foi convidado para participar da gravação de um disco em homenagem ao poeta Vinícius de Moraes: A Vida, Amigo, É a Arte do Encontro. Nasce uma das grandes parcerias da música popular brasileira quando Vinícius fica impressionado com o violão de Toquinho e o chama para trabalhar juntos.



Toquinho - Pout-Pourri instrumental



Além de cantor e compositor, Toquinho é um grande violonista. Neste clipe ao vivo, ele apresenta sua performance em um pout-pourri instrumental com 5 músicas: "Valsinha" (Chico Buarque e Vinícius de Moraes) / "Se Ela Perguntar" (Dilermando Reis e Jair Amorim) / "Abismo de Rosas" (Canhoto) / "Gente Humilde" (Garoto, Chico Buarque e Vinícius de Moraes) / "Asa Branca" (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira).


Homenageado do Dia: Toquinho


Toquinho - Ao Que Vai Chegar

Antonio Pecci Filho, mais conhecido como o cantor, compositor e violonista Toquinho veio de São Paulo para figurar entre os grandes nomes da música popular brasileira, com várias de suas composições feitas ao longo de uma carreira de quase 50 anos de estrada. Toquinho é o Homenageado do Dia.