Cantora e compositora norte-americana, nascida em Hollywood, estado da Califórnia, EUA. Sua primeira canção foi "Nobody Knows", composta em 1971, e só veio a gravar seu primeiro disco Rest on Me no ano seguinte.
Com influência na música pop e country, sua performance viria a ser conhecido pelo grande público em 1980 com a música "Don't Fall in Love with a Dreamer", em um dueto com o cantor Kenny Rogers, alcançando ótimas vendagens. Mas foi em 1981, que alcançou o auge de sua carreira ao gravar a música "Bette Davis Eyes", composta por Jackie DeShannon and Donna Weiss em 1974, sendo o primeiro single do sexto disco Mistaken Identity que chegou ao primeiro lugar na "Billboard" e nas paradas norte-americanas. Devido a esse sucesso, Kim Carnes ganhou seu primeiro Grammy Award no ano seguinte nas categorias "Melhor Gravação do Ano" e "Melhor Música do Ano", sendo ainda indicada como "Melhor Cantora Pop" e seu disco como "Álbum do Ano".
O reconhecimento deu um salto na carreira da cantora. Em 1985 foi convidada a participar do movimento USA For Africa, idealizado por Michael Jackson e Lionel Ritchie, ao cantar "We Are the World" ao lado de grandes artistas internacionais de todo o mundo. Em 1987 gravou um dueto com Jeffrey Osborne na música "My Heart Has a Mind of Its Own", incluida no filme "Spaceballs - A Mais Louca Odisséia no Espaço", estrelado por Mel Brooks.
Com 13 álbuns gravados, Kim Carnes ainda destacou com outros sucessos como "Voyeur", "I'll Be Here Where the Heart Is", "Gypsy Honeymoon", "Rough Edges", entre outras, mas estará sempre marcada na década de 1980 pelo seu grande sucesso "Bette Davis Eyes".