21 de mar. de 2014

Momento Flashback: Silent Circle


Silent Circle - Touch In the Night

Silent Circle é uma banda pop alemã formada em 1985 e uma das referências da Eurodisc. É formada pelo vocalista Martin Tychsen (Jo Jo Tyson), o tecladista e compositor Axel Breitung e o baterista Jürgen Behrens (CC Behrens).

Embora a primeira formação se deu em 1979, não deu certo. Os integrantes voltaram a se reunir anos depois. Seu primeiro single foi "Hide Away - Man Is Comin'!", mas a banda veio a se consagrar com os hits "Touch In the Night", "Stop the Rain In the Night" e "Love Is Just a Word". As músicas fizeram parte de seu primeiro álbum lançado em 1986.

No ano seguinte, os integrantes gravaram dois novos singles: "Danger Danger" e "Oh, Don't Lose Your Heart Tonight", que fizeram parte do seu segundo disco. A partir daí novos discos foram gravados a partir de 1990 e a banda Silent Circle continuou a fazer sucesso até os dias atuais.

20 de mar. de 2014

Sintonia In Concert: Placido Domingo



José Plácido Domingo Embil, nasceu em Madrid, em 21 de janeiro de 1941. É um tenor e maestro espanhol. 

Bastante famoso por ter integrado juntamente com Luciano Pavarotti e José Carreras o grupo dos Três Tenores, já atuou também como diretor geral da Ópera Nacional de Washington e na Ópera de Los Angeles. 

Filho dos cantores de zarzuelas Plácido Domingo e Pepita Embil. Conhecido em sua família como "El Granado", por cantar desde muito pequeno a canção Granada, de Agustín Lara. Em 1949, sua família se mudou para a Cidade do México a fim de trabalhar em ópera e logo iniciou seus estudos de piano. Tempos depois, foi admitido na Escola Nacional de Artes e no Conservatório Nacional de Música da capital mexicana, estudando piano e regência. 

Além de cantar música lírica, fez também os coros de cantores de rock como Enrique Guzmán e César Costa, na banda Los Black Jeans, em 1958. 

Casou-se em 1962 com a soprano Marta Ornelas, que conheceu durante os estudos no conservatório. 

Sua estréia como cantor se deu como barítono. Apareceu em cena pela primeira vez em 12 de maio de 1990 no teatro Degollado de Guadalajara, interpretando o papel de Pascual, na ópera Marina. Interpretou também como barítono papéis nas óperas Rigoletto e Diálogo das Carmelitas, entre outros. Sua estréia como tenor se deu ao interpretar o Alfredo de La Traviata, em 1959 em Monterrey. Posteriormente, seguiu interpretando zarzuelas com seus pais. 

Em 1962, uniu-se à Ópera de Tel Aviv, onde nasceria sua fama. Passou ali dois anos e meio, cantando em 280 ocasiões. Posteriormente, em 1966, estreou na Ópera de Nova York a ópera Don Rodrigo, de Alberto Ginastera. A partir de 1968, quando se apresentou no Metropolitan de Nova York pela primeira vez a ópera Adriana Lecouvreur, de Francesco Cilea, fazendo par com Renata Tebaldi, passou a sempre abrir a temporada em vinte e uma ocasiões, superando o recorde de Enrico Caruso. Durante sua carreira, cantou na maioria das maiores casas de ópera do mundo, e nos principais festivais. 

Plácido Domingo também trabalhou como maestro, juntamente com Herbert von Karajan, Zubin Mehta e James Levine. 

Em 19 de setembro de 1985, o maior terremoto na história do México devastou toda a capital do país. Morreram sua tia, seu tio, um sobrinho e o filho de seu sobrinho. O próprio Plácido Domingo interveio nos trabalhos de resgate, e no ano seguinte deu concertos beneficentes para as vítimas. 

Em 2010 participou da opera Rigoletto, cantando como barítono. Em julho de 2013, foi internado em um hospital de Madri para tratar de uma embolia pulmonar. Em agosto teve alta e voltou aos palcos. Em cena, interpretou mais de noventa personagens distintas. Seu principal repertório inclui principalmente óperas italianas e francesas, e também óperas de Richard Wagner no festival de Bayreuth.
----------------------------------------------------------------
Fonte: Letras (com adaptações).



19 de mar. de 2014

Um Chá Com Brown - Parte 2 (A Banda Mar Revolto)


Carlinhos Brown - Tara

Em 1973, surgiu na Bahia uma banda de rock chamada Mar Revolto formada pelo cantor, compositor e baterista Raul Carlos Gomes. Junto com Jorge Brasil (bateria e voz), Luiz Brasil (violão e voz), Geraldo Benjamin (guitarra), Octávio Américo (baixo) e Vicente dos Santos (percussão), eles passaram a tocar em festivais universitários de Salvador. A entrada de Carlinhos Brown como percussionista da banda se deu em 1979, quando não contava mais com os integrantes Vicente, Jorge e Luiz. 

Com essa nova formação, a banda Mar Revolto lançou seu primeiro disco independente homônimo no mesmo ano. Também marcou a estréia de Carlinhos Brown no trio elétrico, quando a banda se apresentou no carnaval baiano.

Contudo, Brown se destacou como instrumentista e ficou poucos meses com banda, partindo para outros trabalhos, incluindo uma pequena participação na banda Salamandra onde foi percussionista ao lado de Tony Mola e Ramiro Musotto no bloco Camaleão, ficando poucos meses. A banda Mar Revolto seguiu com sua carreira chegando a lançar seu segundo disco Dia de Amanhã em 1983. Contudo, a banda não chegou a emplacar em seu novo trabalho e veio a encerrar suas atividades.

Na próxima semana, continuaremos com mais um Chá com Brown.

16 de mar. de 2014

Sintonia::: Especial Elizeth Cardoso



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Elizeth Cardoso.

Elizeth Cardoso - "A Divina"

Elizeth Cardoso - Barracão de Zinco

Após fazer algumas apresentações em programas de tv e atuar em filmes, Elizeth Cardoso foi se consagrando no estilo samba-canção. Lançou a música "Barracão de Zinco" (de autoria de Oldemar Magalhães e Luiz Antônio) em 1952 e obteve grande sucesso. Em 1954 grava seu primeiro LP intitulado Canções à Meia-Luz.

Logo vieram mais três discos gravados: Fim de Noite (1956), Noturno (1957) e Retrato da Noite (1958). Ainda em 1958, a cantora lançou um de seus mais importantes trabalhos - o disco Canção do Amor Demais - apresentando composições de Tom Jobim e Vinícius de Moraes através dos arranjos de João Gilberto, sendo considerado o marco inicial da bossa nova.

Em 1959, lançou o sexto disco de sua carreira Naturalmente. No início da década de 1960, recebeu do carnavalesco Haroldo Costa o apelido de "A Divina", e Elizeth Cardoso conquistou de vez o público pela sua voz nas suas músicas. Em 1964, se apresentou no Teatro Municipal de São Paulo e ganhou elogios da crítica.

Em agosto de 1965, ganha o programa Bossaudade na TV Record de São Paulo, onde apresenta por alguns anos. Em 1968, realiza um grande show no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, ao lado de Jacob do Bandolim, Época de Ouro e Zimbo Trio, produzido por Hermínio Bello de Carvalho, vindo a ser registrado em LP.

Na década de 1970, realiza shows no exterior, especialmente no Japão, onde saiu o disco Live In Japan em 1977. Com Radamés Gnatalli e do grupo instrumental Camerata Carioca, Elizeth Cardoso participa do show Uma Rosa Para Pixinguinha na Funarte, no Rio de Janeiro em 1983.

Durante a década de 1980, ainda lançou novos trabalhos, sendo seu último disco Todo o Sentimento gravado com o violonista Raphael Rabello em 1989 e lançado postumamente em 1991, um ano depois da morte da cantora no Rio de Janeiro, decorrente de câncer.

O início da carreira de Elizeth Cardoso

Elizeth Cardoso - Canção de Amor

Cantora popular carioca, nascida no subúrbio de São Francisco Xavier, perto do morro da Mangueira, no Rio de Janeiro no dia 16 de julho de 1920.

Filha de pai seresteiro, teve seu primeiro contato com a música ainda menina, atraída pelos cantores que ouvia nas rádios. Começou a trabalhar aos 12 anos de idade como balconista e, logo depois, Elizeth se torna funcionária de uma fábrica de sabão e cabeleireira, até vir a ser descoberta por Jacob do Bandolim quando tinha 15 anos de idade em uma festa de aniversário.

Percebendo a voz doce e delicada de Elizeth, Jacob a levou para a Rádio Guanabara, onde fez um teste e chegou a ser contratada, mesmo contra a vontade da família. Também atua em outras emissoras, além de ser passista de uma companhia de teatro-revista, onde veio a conhecer Aru Valdez, com quem se casa no início da década de 1940.

O casamento logo chegou ao fim e Elizeth Cardoso passou a se exibir em circos e cabarés, atuando como crooner de orquestra e muitas vezes em dupla com o comediante Grande Otelo. Nas horas vagas, trabalhava como taxi-girl, recebendo por dança com clientes de boates. Conheceu os cantores Cyro Monteiro e Ataulfo Alves, com quem se apresentou por algumas temporadas.

Em 1947, lançou seu primeiro compacto, mas que é recolhido das lojas por apresentar defeitos técnicos. Dois anos depois grava novamente um novo compacto com as músicas "Canção de Amor" e "Complexo", vindo a alcançar grande êxito.

Elizeth Cardoso - No Rancho Fundo


Clipe de 1976, onde a cantora Elizeth Cardoso fala sobre a canção "No Rancho Fundo", de Ary Barroso, vindo a cantar logo em seguida, acompanhada do violonista Leonardo Bruno.

Homenageada do Dia: Elizeth Cardoso


Elizeth Cardoso - Rosa de Ouro

Reconhecidamente uma das maiores intérpretes da música popular brasileira, a cantora Elizeth Cardoso é a Homenageada do Dia que trago neste domingo no blog Sintonia, para todos conhecerem um pouco da sua vida e carreira.