5 de set. de 2014

Momento Flashback: The Beastie Boys


The Beastie Boys - She's On It


A história dos Beastie Boys teve início em 1981 quando Adam Yauch (MCA) se junta a banda de punk rock, chamada The Young Aborígines já existente desde 1979. Surge então a primeira banda de hip-hop formada por jovens brancos, o que acabou gerando certa antipatia pelos seguidores do hip-hop tradicional. A banda era composta por Mike Diamond (Mike D), Adam Yauch (MCA), o guitarrista John Berry e a baterista Kate Schellenbach. 

O primeiro EP dos Beastie Boys, Pollywog Stew, chegou ao mercado em 1982. Em 1983 John Berry e Kate Schellenbach abandonam o grupo e a nova formação a banda conta com a presença de Adam Horovitz. Até 1984 o estilo da banda era o hardcore punk, mas com o lançamento de "Cookie Puss", os Beastie Boys deixam de lado o punk e passam a se dedicar totalmente ao rap. Foi durante este período que o produtor Rick Rubin entrou em cena e o grupo assina seu primeiro contrato com o selo Def Jam. 

Em 1985, Os Beastie Boys tiveram a oportunidade de abrir os shows da turnê Virgin da Madonna. Ainda nesse ano, a banda esteve na turnê Raising Hell com Run DMC, Whodini, LL Cool J, e o Timex Social Club. Com a sua exposição nesta turnê, a faixa "Hold It Now, Hit It" atingiu a tabela Rhythm and Blues da Billboard americana. A faixa "She's On It" da trilha sonora de Krush Groove manteve a linha rap/metal. 

Em 1986, lançaram seu primeiro álbum intitulado Licensed To Ill , que vendeu mais de 750.000 nas primeiras seis semanas com o hit "Fight for Your Right". O primeiro single do álbum, "(You Gotta) Fight For Your Right (To Party!)" ficou em número 7 na Billboard Hot 100. O segundo álbum da banda, Paul's Boutique chegou em 1989 e apesar de ser considerado como sendo um dos maiores álbuns de hip-hop de todos os tempos às vendas ficaram bem abaixo do álbum anterior.

Check Your Head foi lançado em 1992 e ganhou a platina dupla nos EUA, atingindo um pico como número 10 na Billboard 200. O quarto álbum, Ill Communication, foi lançado em 1994 e, como Check Your Head, também ganhou disco de platina. Destaque para os hits: "Sure Shot" e "Sabotage". Ainda em 1994 os Beastie Boys doou parte de 'royalties' das músicas "Shambala" e "Bodhisattva Vow" para Milarepa Fund, uma organização dedicada a promover a consciência a respeito das injustiças feitas contra Tibetanos pelo governo Chinês. 

Em 1998 o grupo lança Hello Nasty, que vendeu mais de 700.000 em apenas uma semana. Em 2004 foi lançado um álbum totalmente produzido por eles intitulado To the 5 Boroughs. mostrar o novo trabalho. No ano de 2005, além das turnês com o novo álbum o grupo foi indicado em 3 categorias na 47° edição do Grammy realizada na cidade de Los Angeles. Seu último trabalho foi lançado em 2011 com Hot Sauce Committee Part Two.
------------------------------------------------------------
Fonte: VH1 Brasil (com adaptações).

4 de set. de 2014

MPB Instrumental: Baden Powell


Baden Powell - Berimbau

O violonista e compositor Baden Powell de Aquino nasceu em 6 de agosto de 1937, em Varre-Sai, distrito de Itaperuna, no Rio de Janeiro, filho do sapateiro e músico amador Lilo de Aquino e de Adelina de Aquino. Caçula, teve dois irmãos: Jackson, que morreu ainda bebê, e Vera. Seu nome foi uma homenagem ao britânico Robert Stephenson Smyth Baden Powell, fundador do escotismo.

Aos três anos, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde passou a infância nos bairros da zona norte carioca Vila Isabel e São Cristóvão. Começou cedo na música, brincando com o violino do pai e depois com o violão que ganhou de presente. Apesar de canhoto, ele tocava o instrumento como se fosse destro.

O primeiro professor de violão de Baden foi Meira (Jayme Florence), com quem começou os estudos aos oito anos de idade. Teve influências de Garoto e Dilermando Reis e, por volta dos 12 anos, entrou para a Escola Nacional de Música do Rio de Janeiro. Aos nove anos, recebeu o prêmio de Melhor Violão Solo no programa "Papel Carbono", da Rádio Nacional. Apresentou-se em outros programas, como o "Calouros do Ary", apresentado por Ary Barroso.

Foi apresentado por Meira a músicos famosos, como Pixinguinha. Também participou do show "Arraia Miúda", organizado por Renato Murce no teatro João Caetano, que reuniu nomes como Claudette Soares e Alaíde Costa. Também estudou com Moacir Santos.

Em março de 1963, casou-se com Heloísa Setta, tendo como padrinho de casamento o poeta, parceiro de composições e amigo Vinícius de Moraes. No fim de 1965, separou-se de Heloísa e começou a namorar Tereza Drummond, com quem viveu até 1969. Em 1970, conheceu Márcia Siqueira Toledo, que na época tinha apenas 16 anos, e decidiu viver com ela. Em 1975, casou-se com Sílvia Eugênia, e teve com ela dois filhos: o pianista Philippe Baden Powell e o violonista Louis Marcel Powell.

Nos anos 80, viveu na França e na Alemanha. No fim dos anos 90, separou-se de Silvia e passou a viver com Elizabeth Amorim do Carmo. Powell, que era dependente químico do álcool, converteu-se ao Centro Evangélico Unido. Ele morreu em 26 de setembro de 2000, na clínica Sorocaba, em Botafogo, na zona sul do Rio, onde estava internado.
-------------------------------------------------------------------
Fonte: Coleção Folha: 50 Anos de Bossa Nova.

3 de set. de 2014

Curiosidades sobre The Rolling Stones


The Rolling Stones - (I Can't Get No) Satisfaction

Não adianta querer evitar. Para falar dos Rolling Stones, esbarramos sempre numa definição absoluta, quase totalitária como "o maior grupo do mundo em atividade". Nenhum outro grupo chegou a ser tão representativo de uma época durante tanto tempo.

Quando surgiram na Inglaterra em 1962, o mundo via os Rolling Stones como os meninos "malvados" em contraposição aos "bonzinhos" Beatles. E essa imagem levam até hoje, apesar da meia-idade. Os ex-estudantes de classe média britânica uniam na música temas como sexo, violência, amor, poder em suas composições, a exemplo de "Street Fighting Man", "(I Can't Get No) Satisfaction", "Lady Jane", "Sympathy For the Devil", entre outras.

Ao contrário da maioria das estrelas do rock, os Stones não posaram para a galera. Sempre estiveram um passo à frente dos movimentos de contracultura, pelo menos, até o início da década de 1970, mesmo arrumando encrencas dentro e fora dos palcos. O vocalista Mick Jagger e o guitarrista Keith Richards chegaram a ser presos em junho de 1967 por porte de drogas, caso que gerou um processo de repercussões internacionais. Até o guitarrista Brian Jones chegou a ser internado num hospital em dezembro do mesmo ano e, quase dois anos depois, deixou o grupo e foi encontrado morto três semanas depois, no fundo da piscina de sua casa.

Depois dos episódios, Jagger leu poemas do poeta romântico Percy Shelley no Hyde Park, em Londres, diante de uma multidão de 40 mil pessoas que lamentaram a perda do guitarrista. Quatro dias depois, a banda voltou a ser destaque nas paradas de sucesso com o single "Honky Tonk Women" e realizou um show em Altamont na Califórnia, nos Estados Unidos.

Mais de 50 anos de carreira, a banda ainda teve baixas de Mick Taylor (guitarra) e Bill Wyman (baixo) e, atualmente conta com Mick Jagger (vocais), Keith Richards (guitarra e baixo), Charlie Watts (bateria) e Ron Wood (guitarra e back vocal) na formação. São quase 30 álbuns gravados em estúdio e gravaram mais de 100 singles. Prova de que os Rolling Stones ainda são a maior banda de rock de todos os tempos.

1 de set. de 2014

Post 2000

E o blog Sintonia chega à postagem n° 2000 nesta segunda-feira, dia 1° de setembro de 2014, faltando um mês para o encerramento do blog Sintonia, após 5 anos de atividade.

No mais, agradeço a todos que continuam visitando, prestigiando e comentando as postagens feitas no meu blog.

Obrigado!
Junior Bastos.

31 de ago. de 2014

Sintonia::: Especial Simone



Playlist com Top 15 contendo as maiores interpretações de Simone.

Simone e seus novos trabalhos

Simone - Então É Natal

Em 1991 gravou um clipe para o programa Fantástico, idealizado pelo sociólogo Betinho, intitulado "Luz do Mundo", para arrecadar fundos para a reabilitação de menores. Dos álbuns gravados depois da década de 1980, uma época considerada de apelo mais popularesco, destacam-se Simone Bittencourt de Oliveira (1995), que trouxe baladas entre outros clássicos e sambas; Café Com Leite (1996, um tributo a Martinho da Vila), que são trabalhos referidos como um reencontro com um repertório mais seletivo e arranjos mais apurados. 

Em 1995 lançou o cd 25 de Dezembro, exclusivamente com canções natalinas, e obteve a maior vendagem da carreira, mais de um milhão e meio de cópias vendidas em apenas um mês e meio. Em 1997 apresentou-se na casa de espetáculos carioca Metropolitan, com Brasil, O Show, dirigido por José Possi Neto apresentando clássicos do samba (Paulinho da Viola, Adoniran Barbosa, Dorival Caymmi, Ary Barroso, Gonzaguinha, Mário Lago) entre outras gravações do álbum de estúdio do ano anterior, Café com Leite.

Os álbuns Seda Pura (2001) e Feminino (2002) marcaram as mais baixas vendagens da carreira e repertórios de estilo pouco explorado até então, o pop. Baiana da Gema (2004, 2005), um tributo a Ivan Lins, de repertório inédito do compositor, foi apresentado no eixo Rio-São Paulo. Em maio de 2006, num pocket show, no cenário intimista de uma casa noturna paulistana, exibiu um repertório romântico ao público que se encantou com arranjos originais, em tom jazzístico, para o "Projeto Credicard Vozes".

Outras recentes apresentações, no Peru, foi aplaudida de pé por mais de cinco minutos; em Miami, ao lado do parceiro Ivan Lins, obteve reconhecimento da crítica que considerou a apresentação uma das melhores dos últimos anos na Flórida. Em 2007 a parceria com Zélia Duncan foi registrada no CD e DVD Amigo é Casa (Biscoito Fino), que exibiu, além de regravações, 34 canções inéditas na voz das artistas e apresentações pelas capitais do país, além de Portugal (2008).

Na Veia foi lançado em agosto de 2009 (Biscoito Fino), sem estilo musical definido, exibindo um repertório eclético que mescla o samba, o pop e o romântico para, segundo a cantora, "passar alegria e esperança". Em 2013 comemorou 40 anos de carreira com novo show e cd intitulado É Melhor Ser.
--------------------------------------------------
Extraído do Wikipédia (com adaptações).

Simone: a "Cigarra"

Simone - O Amanhã

Em 1978, Simone gravou o disco Cigarra, nome que também daria ao apelido da cantora por conta da canção homônima composta por Milton Nascimento e Ronaldo Bastos. No ano seguinte lançou o disco Pedaços, um dos seus grandes trabalhos, com destaque para as canções "Começar de Novo" (de Ivan Lins), "Pedaço de Mim" (de Chico Buarque), "Outra Vez" (de Roberto Carlos) entre outros.

Em 1980, Simone gravou seu primeiro disco ao vivo no Canecão, Rio de Janeiro. No repertório, interpreta grandes sucessos de sua carreira, destacando a regravação de "Pra não Dizer que não Falei das Flores", de Geraldo Vandré. Novos discos se sucederam na década de 1980, gravando um disco por ano e emplacando um sucesso atrás do outro como "Paixão", "O Amanhã" (samba-enredo da escola de samba União da Ilha), "Iolanda", "Delírios e Delícias""Uma Nova Mulher", entre outros. 

Lotou vários espaços de shows, realizando grandes apresentações no Ginásio de Ibirapuera em São Paulo e o Maracanãzinho no Rio de Janeiro, entre outros, com sucesso de público e crítica. Em dezembro de 1982 fez um grande show no parque Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, onde cerca de 60 mil pessoas prestigiaram sua apresentação que foi exibida ao vivo pela TV Globo como especial de fim de ano. Tal fato rendeu à cantora diversas indicações e premiações como melhor cantora.

Em sua vida pessoal, Simone vivia em união estável com a atriz Ísis de Oliveira que a conheceu ainda na década de 1970, e sua união durou sete anos.

Simone: O começo

Simone - Face a Face

A cantora baiana Simone Bittencourt de Oliveira nasceu em Salvador no dia 25 de dezembro de 1949, sendo filha de um cantor de ópera e de uma pianista e a sétima dos nove irmãos da família. Mudou-se com a família para o estado de São Paulo, onde morou nas cidades de São Caetano do Sul e Santos.

Aprendeu violão e sempre foi apaixonada por música. Após os estudos e se formar na Faculdade de Educação Física de Santos (FEFIS), foi morar sozinha na capital paulista, onde chegou a ser jogadora de basquete profissional até o início da década de 1970.

Incentivada por uma amiga, Simone, então com 24 anos de idade, foi levada por Moacir Machado para um teste na gravadora Odeon e acabou assinando contrato para gravar seu primeiro LP homônimo lançado em 1973. Era o começo de sua carreira profissional.

A partir daí, Simone recebeu apoio do compositor e produtor musical Hermínio Bello de Carvalho e iniciou uma série de apresentações no exterior. No ano seguinte gravou seu segundo disco Quatro Paredes, com destaque para a faixa "De Frente Pro Crime", de João Bosco. Aos poucos foi se tornando conhecida pelo público brasileiro ao gravar mais dois discos - Gota d'Água (em 1975) e Face a Face (de 1977) - sendo este considerado um dos seus melhores trabalhos, onde interpreta composições de Chico Buarque, Sueli Costa, Gonzaguinha, entre outros.

Simone - Paixão


Composição de Kleidir Ramil que ficou marcada na voz de Simone, sendo um dos grandes sucessos do seu repertório.

Homenageado do Dia: Simone


Simone - Uma Nova Mulher

Uma das grandes intérpretes da música brasileira, Simone é a Homenageada do Dia aqui no blog Sintonia.