5 de set. de 2014

Momento Flashback: The Beastie Boys


The Beastie Boys - She's On It


A história dos Beastie Boys teve início em 1981 quando Adam Yauch (MCA) se junta a banda de punk rock, chamada The Young Aborígines já existente desde 1979. Surge então a primeira banda de hip-hop formada por jovens brancos, o que acabou gerando certa antipatia pelos seguidores do hip-hop tradicional. A banda era composta por Mike Diamond (Mike D), Adam Yauch (MCA), o guitarrista John Berry e a baterista Kate Schellenbach. 

O primeiro EP dos Beastie Boys, Pollywog Stew, chegou ao mercado em 1982. Em 1983 John Berry e Kate Schellenbach abandonam o grupo e a nova formação a banda conta com a presença de Adam Horovitz. Até 1984 o estilo da banda era o hardcore punk, mas com o lançamento de "Cookie Puss", os Beastie Boys deixam de lado o punk e passam a se dedicar totalmente ao rap. Foi durante este período que o produtor Rick Rubin entrou em cena e o grupo assina seu primeiro contrato com o selo Def Jam. 

Em 1985, Os Beastie Boys tiveram a oportunidade de abrir os shows da turnê Virgin da Madonna. Ainda nesse ano, a banda esteve na turnê Raising Hell com Run DMC, Whodini, LL Cool J, e o Timex Social Club. Com a sua exposição nesta turnê, a faixa "Hold It Now, Hit It" atingiu a tabela Rhythm and Blues da Billboard americana. A faixa "She's On It" da trilha sonora de Krush Groove manteve a linha rap/metal. 

Em 1986, lançaram seu primeiro álbum intitulado Licensed To Ill , que vendeu mais de 750.000 nas primeiras seis semanas com o hit "Fight for Your Right". O primeiro single do álbum, "(You Gotta) Fight For Your Right (To Party!)" ficou em número 7 na Billboard Hot 100. O segundo álbum da banda, Paul's Boutique chegou em 1989 e apesar de ser considerado como sendo um dos maiores álbuns de hip-hop de todos os tempos às vendas ficaram bem abaixo do álbum anterior.

Check Your Head foi lançado em 1992 e ganhou a platina dupla nos EUA, atingindo um pico como número 10 na Billboard 200. O quarto álbum, Ill Communication, foi lançado em 1994 e, como Check Your Head, também ganhou disco de platina. Destaque para os hits: "Sure Shot" e "Sabotage". Ainda em 1994 os Beastie Boys doou parte de 'royalties' das músicas "Shambala" e "Bodhisattva Vow" para Milarepa Fund, uma organização dedicada a promover a consciência a respeito das injustiças feitas contra Tibetanos pelo governo Chinês. 

Em 1998 o grupo lança Hello Nasty, que vendeu mais de 700.000 em apenas uma semana. Em 2004 foi lançado um álbum totalmente produzido por eles intitulado To the 5 Boroughs. mostrar o novo trabalho. No ano de 2005, além das turnês com o novo álbum o grupo foi indicado em 3 categorias na 47° edição do Grammy realizada na cidade de Los Angeles. Seu último trabalho foi lançado em 2011 com Hot Sauce Committee Part Two.
------------------------------------------------------------
Fonte: VH1 Brasil (com adaptações).

Nenhum comentário:

Postar um comentário