31 de ago. de 2014

Simone: O começo

Simone - Face a Face

A cantora baiana Simone Bittencourt de Oliveira nasceu em Salvador no dia 25 de dezembro de 1949, sendo filha de um cantor de ópera e de uma pianista e a sétima dos nove irmãos da família. Mudou-se com a família para o estado de São Paulo, onde morou nas cidades de São Caetano do Sul e Santos.

Aprendeu violão e sempre foi apaixonada por música. Após os estudos e se formar na Faculdade de Educação Física de Santos (FEFIS), foi morar sozinha na capital paulista, onde chegou a ser jogadora de basquete profissional até o início da década de 1970.

Incentivada por uma amiga, Simone, então com 24 anos de idade, foi levada por Moacir Machado para um teste na gravadora Odeon e acabou assinando contrato para gravar seu primeiro LP homônimo lançado em 1973. Era o começo de sua carreira profissional.

A partir daí, Simone recebeu apoio do compositor e produtor musical Hermínio Bello de Carvalho e iniciou uma série de apresentações no exterior. No ano seguinte gravou seu segundo disco Quatro Paredes, com destaque para a faixa "De Frente Pro Crime", de João Bosco. Aos poucos foi se tornando conhecida pelo público brasileiro ao gravar mais dois discos - Gota d'Água (em 1975) e Face a Face (de 1977) - sendo este considerado um dos seus melhores trabalhos, onde interpreta composições de Chico Buarque, Sueli Costa, Gonzaguinha, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário