Banda norte-americana com influências no rock alternativo e new wave, criada por Richard Elfman em 1972, inicialmente conhecida como The Mystic Knights of the Oingo Boingo. Com o passar dos anos, seu irmão Danny Elfman assume os vocais, além de compor as canções. Junto com Steve Bartek (na guitarra), Richard Gibbs (nos teclados), Kerry Hatch (no baixo), Johnny "Vatos" Hernandez (bateria) e Leon Schniederman, Sam "Sluggo" Phipps, and Dale Turner (nos sopros), mudam o nome da banda para Oingo Boingo no final da década de 1970.
O primeiro disco Only a Lad saiu em 1981. No mesmo ano, participa do filme "Longshot", tendo uma música do grupo em sua trilha sonora: "I've Got To Be Entertained". Em 1985, novamente tem suas canções incluídas em trilha sonora, agora com o filme "Mulher Nota 1000" que deu grande projeção para a banda, por emplacar hits como "Stay", "Just Another Day" e "Dead Man's Party" (todas do quarto álbum Dead Man's Party). O sucesso do Oingo Boingo ganha o mundo e, em 1988, lança sua primeira compilação Boingo Alive, disco duplo (estúdio e ao vivo) reunindo seus grandes sucessos, celebrando 10 anos de carreira.
A partir da década de 1990, a banda tem mudanças em sua formação, mudando o nome simplesmente para Boingo, mas não repete o sucesso dos álbuns anteriores. Encerra suas atividades em 1995, tendo 8 discos em sua trajetória musical, além de algumas coletâneas e participação em trilhas sonoras de outros filmes como "De Volta às Aulas" (de 1986), onde também fez participação.