13 de nov. de 2009

Momento Flashback: Noel

Noel - Silent Morning

O cantor americano de freestyle/dance music Noel Pagan, simplesmente conhecido como Noel, veio a lançar, em 1987, um dos maiores hits da década: "Silent Morning". A música faz parte do disco Noel, lançado no ano seguinte, que trouxe também outro hit "Like a Child", além de outras músicas de sua autoria como "Change", "City Streets", entre outros.

Em 1990, lança seu segundo disco, Hearts On Fire, com destaque para a música "How Could You Have the Heart", tendo feito sucesso nos Estados Unidos. O terceiro álbum veio em 1993 com Conception of One, tendo conseguido poucas vendagens e não obtendo o mesmo sucesso em relação aos dois primeiros trabalhos.

Após um tempo parado e tendo gerado boatos sobre seu sumiço (inclusive em relação à sua saúde), voltou em 2001 com a música "Will I Find True Love" chegou a fazer relativo sucesso pelo mundo. Seu último trabalho foi o single "I Feel Alive", em 2007.

12 de nov. de 2009

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 12

O Rock no Brasil - Cronologia

Seguindo a compreensão sobre a evolução do rock, veremos que, no Brasil, este gênero só ganhou forma a partir da década de 1950, que viria a ser conhecida como a fase pré-Jovem Guarda.

Em seguida, vieram as bandas de guitarra que acompanhavam os cantores ou simplesmente se apresentavam como grupos instrumentais. Esses cantores passaram a ter mais destaque do que as bandas, e rapidamente iniciaram o movimento conhecido como Jovem Guarda, na década de 1960.

Na década de 1970, tivemos a fase pós-Jovem Guarda, quando o rock progressivo fazia tanto sucesso no exterior e que motivou o aparecimento de uma segunda fase de bandas instrumentais mais sofisticadas.

Na década de 1980, o rock decolou de vez a partir do palco do famoso Circo Voador, no Rio de Janeiro, onde subiam, pela primeira vez, o Barão Vermelho, os Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, dentre outros.

A partir de próxima semana veremos um pouco sobre essa evolução.



11 de nov. de 2009

Novo cd de Bruna Caram

Após lançar seu primeiro disco em 2006, Bruna Caram passou a cursar Educação Musical pela UNESP em que está prestes a concluir em 2009.

Neste ano lança seu segundo disco Feriado Pessoal, em 10 anos de carreira. No novo disco contém 12 faixas, com destaque para a música "Nascer de Novo" e tendo três regravações - "Gata Extraordinária" (de Caetano Veloso), "Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor" (de Lô Borges) e "Cuide-se Bem" (de Guilherme Arantes) - sendo um som mais pop que o primeiro.



Quem é Bruna Caram?

Bruna Caram - Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor

Neta de uma cantora de rádio e um violonista, Bruna Caram cresceu cercada por música. Começou com aula de piano aos 8 e foi integrante dos Trovadores Urbanos dos 15 aos 19 anos. Após um começo fazendo shows em bares e casas noturnas, sua voz e seu trabalho vem ganhando cada vez mais um considerável espaço no gosto do público.

Bruna Caram lançou o seu primeiro CD, Essa Menina, em 2006 e obteve sucesso com a faixa "Palavras do Coração", que foi parar entre as músicas mais tocadas de rádios dedicadas a MPB. Alcançou sucesso também com o lançamento do CD no Japão, onde igualmente se destacou entre as mais tocadas nas emissoras locais.

Pro lado A, Bruna chamou o músico Alexandre Fontanetti para acompanhá-la numa recriação da bela "Palavras do Coração" (Otávio Toledo/ J C Costa Netto), realizada na sala de um apartamento vazio, em um lindo fim de tarde. Já pro Lado B, Pedro Manesco e Gustavo Simões, vindos diretamente da Trupe Chá de Boldo, foram especialmente convidados por Bruna para "Não Tenho Par" (Bruna Caram), canção inédita que ela compôs para sua participação no Música de Bolso. Como a gravação ocorreu em uma loja de fantasias, todos colocaram-se devidamente a caráter - inclusive Cezarinho, irmão de Bruna, em aparição especial.

**********************



Bruna Caram - Essa Menina



Segue um um clipe de um dos sucessos de Bruna Caram.



REVELAÇÃO MPB: Bruna Caram


Bruna Caram - Palavras do Coração



Nascida na cidade de Avaré, interior de São Paulo, Bruna Novaes Caram já inclui o seleto de novos talentos da música popular brasileira surgido nesta década. Nesta quarta-feira, Bruna Caram é a Revelação MPB que trago para vocês.

10 de nov. de 2009

Feitio de Oração


João Nogueira e Luiz Melodia - Feitio de Oração


Quem acha vive se perdendo
Por isso agora eu vou me defendendo
Da dor tão cruel desta saudade
Que, por infelicidade,
Meu pobre peito invade

Batuque é um privilégio
Ninguém aprende samba no colégio
Sambar é chorar de alegria
É sorrir de nostalgia
Dentro da melodia

Por isso agora lá na Penha
Vou mandar minha morena
Pra cantar com satisfação
E com harmonia
Esta triste melodia
Que é meu samba em feito de oração

O samba na realidade não vem do morro
Nem lá da cidade
E quem suportar uma paixão
Sentirá que o samba então
Nasce do coração.

*********************************


Foi no fim de 1932 que, nos estúdios da gravadora Odeon, o maestro Eduardo Souto cruzou o caminho de um jovenzinho lá pelos 20 anos, magro, cabelo repartido ao meio e óculos de aro de metal. Postado ao piano, o rapaz esperava para participar de uma gravação com Francisco Alves. Por acaso, naquele mesmo dia Noel Rosa estava em uma sala de gravação vizinha ensaiando as próprias composições. Surgiu aí, então, uma das parcerias mais profícuas da música brasileira.

O maestro Souto, ouvido aguçado, não pôde deixar de perceber a beleza de uma melodia que o tal rapaz, chamado Osvaldo Gogliano, o Vadico (1910-1962), dedilhava timidamente ao piano enquanto se exercitava. “De quem é a melodia?”, perguntou o maestro. “Minha”, respondeu o rapaz sem levantar os olhos. “Tem letra?” “Não.” Apesar do pouco que tinha ouvido, o maestro sabia que não estava diante de um compositor qualquer. A música do rapaz o tinha capturado desde a primeira frase melódica. Não era uma harmonia de soluções fáceis. A passagem da primeira para a segunda parte era de uma complexidade incomum, levando-se em conta as fórmulas prontas que dominavam a maioria das canções populares.

Sem pensar mais, o maestro correu até o estúdio vizinho e foi chamar Noel Rosa. Com o letrista a tiracolo, fez as devidas apresentações. “Este é o Vadico, Noel”, disse, referindo-se ao apelido do pianista. “Ele veio de São Paulo, e acho que vocês deviam pensar em trabalhar juntos. Ouça essa música que ele fez.” Vadico então tocou a sua composição enquanto era observado com atenção por Noel, que apoiara o queixo deslocado sobre a palma da mão direita. Ouvida a canção, catou o poeta uma caderneta e se pôs a rascunhar uma letra improvisada, marcando as inflexões e o número de sílabas que deveria ter cada frase musical.

Noel só voltaria a falar com Vadico dois dias depois. “Tenho a letra”, disse. Vadico correu ao piano, e o poeta começou a entoar os primeiros versos. “Quem acha vive se perdendo/ Por isso agora eu vou me defendendo/ Da dor tão cruel desta saudade/ Que por infelicidade/ Meu pobre peito invade”. O pianista adorou a letra e ainda mais o título: "Feitio de Oração".

A canção foi gravada por Francisco Alves e Castro Barbosa na própria Odeon, em 1933, atingindo grande sucesso. A música marcou ainda o início da projeção de Vadico como compositor. Ele havia se mudado de São Paulo dois anos antes, deixando um emprego como datilógrafo. Ainda na capital paulista, foi músico da noite em cafés e hotéis e participou de pequenos conjuntos, enquanto tentava, sem sucesso, ter seus sambas gravados. Foi no Rio, como pianista da Odeon, que sua carreira começou a deslanchar, e foi em Noel que encontrou seu maior parceiro. Com ele comporia 11 canções entre 1933 e 1936, tendo muitas se tornado clássicos da música brasileira, como "Feitiço da Vila", "Conversa de Botequim" e a própria "Feitio de Oração".

******************************************

Fonte:
Revista Bravo - 100 Canções Essenciais da Música Popular Brasileira
Colaboração: Fabio Eça.




9 de nov. de 2009

45 Anos sem Ary Barroso


Ary Barroso - Camisa Amarela



Mineiro de Ubá, Ary Evangelista Barroso nasceu em 1903 e mudou-se para o Rio de Janeiro em 1920. Trabalhou em algumas emissoras de rádio e foi até vereador da cidade, até a vim ser conhecido depois como um dos maiores compositores da música popular brasileira, embora já criasse algumas composições antes disso.

Entre suas composições de sucesso em estilos variados destacam-se "Aquarela do Brasil" (considerado seu grande clássico),"Os Quindins de Iaiá", "Tabuleiro da Baiana", "No Rancho Fundo", "Camisa Amarela", "Na Baixa do Sapateiro" entre outros, fazendo consagrar o cantor como o precursor do samba-exaltação, tendo suas músicas gravadas por Carmen Miranda, Aracy Cortes, Chitãozinho & Xororó e de ter sido o primeiro compositor a ser ouvido e respeitado no exterior. Faleceu no dia 09 de novembro de 1964, no Rio de Janeiro.



8 de nov. de 2009

Sintonia::: Especial Djavan



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições e interpretações de Djavan.

Djavan - Pétala



Djavan - Pétala


O seu amor
Reluz
Que nem riqueza
Asa do meu destino
Clareza do tino
Pétala
De estrela caindo
Bem devagar...

Oh! meu amor!
Viver
É todo sacrifício
Feito em seu nome
Quanto mais desejo
Um beijo, um beijo seu
Muito mais eu vejo
Gosto em viver
Viver!

Por ser exato
O amor não cabe em si
Por ser encantado
O amor revela-se
Por ser amor
Invade
E fim.


Projeção Nacional e Internacional de Djavan


Djavan - Eu Te Devoro

Prosseguindo sua carreira com sucessos no Brasil e no exterior, Djavan lançou nos EUA o álbum Bird of Paradise (no Brasil intitulado como Não É Azul, Mas É Mar), em 1987. Mas foi dois anos depois que conquista o Brasil com sua música "Oceano" que foi incluida na novela global Top Model, que faz parte de seu disco Djavan, destacando ainda pelas faixas "Cigano", "Vida Real" e "Mal de Mim".

A partir daí, firma-se como um dos renovadores da canção brasileira com seus trabalhos posteriores Coisa de Acender (1992) e Novena (1994) que contém a participação de sua filha Flávia Virginia (também é pai dos cantores Max Viana e João Viana) na parceria de uma das músicas ("Avo"). Além de compositor, também fez parcerias com Chico Buarque (na música "Alumbramento" e "Tanta Saudade"), Caetano Veloso (na música "Linha do Equador"), Gilberto Gil (na música "Corisco"), Orlando Morais (na música "A Rota do Indivíduo" e "Figura") e se revela um ótimo intérprete em "Correnteza" (de Tom Jobim) e "Sorri" (versão de Charles Chaplin para "Smile"), entre outras.

Em 1999, Djavan lança seu cd duplo Djavan Ao Vivo comemorando seus 25 anos de carreira, conseguindo boas vendagens com seu trabalho que reuniu grandes sucessos de sua carreira e duas músicas inéditas ("Um Amor Puro" e "Acelerou"). No ano seguinte, foi premiado com o Prêmio Multishow em três categorias: "Melhor Cantor", "Melhor Show" e "Melhor CD", como também premiado com o Grammy Latino pela faixa "Acelerou".

Em sua carreira, Djavan soma 18 discos e vários hits como "Faltando um Pedaço", "Pétala", "Renunciação", "Outono", "Eu Te Devoro", e outros além de atuar também como produtor musical. Seu trabalho mais recente foi lançado em 2007 e se chama Matizes que traz doze canções inéditas, com destaque para as músicas "Desandou" e "Delírio dos Mortais".




Um Pouco sobre Djavan


Djavan - Samurai


Nascido em Alagoas, na cidade de Maceió, Djavan Caetano Viana cantava em casas noturnas, animando vários bailes com seu primeiro grupo denominado Luz, Som, Dimensão (LSD). Foi para o Rio de Janeiro em 1973 onde viria a cantar e gravar trilhas de novelas da TV Globo, como Gabriela (com "Alegre Menina") e Fogo Sobre Terra (com "Calmaria e Vendaval").

Em 1975, sua canção "Fato Consumado" tirou o segundo lugar no Festival Abertura, vindo a gravar seu primeiro disco A Voz, o Violão e a Arte de Djavan no ano seguinte, com destaque para a música "Flor de Lis". A partir daí, seus trabalhos o consagrariam como compositor e intérprete de estilo muito pessoal, compondo vários sucessos como "Meu Bem Querer", "Álibi", "Esquinas", "Samurai", "Seduzir", "Lilás", entre outros além de ter suas canções gravadas por vários artistas nacionais e internacionais. Em 1984, teve pequena atuação no filme Para Viver um Grande Amor, de Miguel Faria Jr.


Djavan - Oceano


Uma das grandes composições de Djavan, em apresentação ao vivo.




Homenageado do Dia: Djavan


Djavan - Flor de Lis


Um dos maiores cantores e compositores da música popular brasileira e com mais de 30 anos de carreira, o alagoano Djavan é o homenageado deste dia.