14 de mar. de 2014

Momento Flashback: Paul Anka

Paul Anka e Peter Cetera - Hold Me Till the Morning Comes


Paul Albert Anka é um cantor e compositor canadense da cidade de Ottawa, nascido em 30 de julho de 1941. 

Paul Anka começou a cantar ainda criança, primeiramente no coral da Igreja Ortodoxa Síria Santo Elias em sua cidade natal. Estudou na Fisher Park High School de Ottawa e fez parte de um trio chamado Bobby Soxers. Foi iniciado na música por incentivo dos pais aos 14 anos. Sua primeira gravação foi a música "I Confess".

Já aos 15 anos de idade, compôs o seu primeiro hit "Diana" em 1956, dedicada à sua amiga Diana Ayoub, por quem era apaixonado. No ano seguinte foi para Nova York onde fez um teste para a ABC, onde lançou a música que o lançou ao estrelato com mais de 25 milhões de cópias.

A partir daí lançou vários discos e compôs inúmeros sucessos marcantes como "You Are My Destiny" (1958), "Lonely Boy" (1959), "Puppy Love" (1960), "Put Your Head On My Shoulder" (1963), "My Way" (adaptação da canção de Claude François, de 1967), "Times of Your Life" (1975), entre outras. Paul Anka se tornou um dos artistas mais conhecidos em todo o mundo, reverenciado em seu país natal onde lhe renderam várias homenagens.

Em 1983 fez um dueto com Peter Cetera ao gravar a canção "Hold Me Till the Morning Comes", de David Foster, sendo um grande sucesso naquele ano. Em 1990, Anka adquiriu cidadania norte-americana. 

Além da música, Paul Anka ainda atuou em alguns filmes. Tendo gravado mais de 20 discos em sua carreira, o cantor ainda continua em atividade.

13 de mar. de 2014

Sintonia In Concert: Luciano Pavarotti



A partir de hoje, inicio uma nova seção no blog intitulada "Sintonia In Concert", voltada para biografias e curiosidades sobre grandes nomes do concerto internacional, maestros e tenores que serão homenageados aqui. Hoje trago um pouco da vida e obra do tenor italiano Luciano Pavarotti.

Dono de uma voz inconfundível e de uma figura carismática, o tenor italiano Luciano Pavarotti conquistou multidões e ganhou respeito internacional. Apresentou-se não apenas ao lado de grandes tenores como Plácido Domingo e José Carreras, mas de astros pop como Bono Vox da banda irlandesa U2. No Brasil, fez parceria com Roberto Carlos.

Filho de um padeiro, Pavarotti nasceu na cidade de Modena. Interessava-se tanto pela música como pelo futebol, mas o primeiro lugar em um concurso de canto o levou a escolher a carreira que o tornou célebre.

O tenor fez sua estréia em La Bohème, de Puccini, em Reggio Emilia, na Itália, em 1961. Em Milão, em 1966 estreou no Teatro alla Scala com La bohème. A sua consagração nos Estados Unidos veio quando interpretou Toni em La Fille du Regiment, de Donizetti, no Metropolitan Opera, em Nova York, em 1972.

No início da década de 1980, lançou The Pavarotti International Voice Competition para jovens cantores, concurso que manteve no decorrer dos anos.

Junto com os amigos Plácido Domingo e José Carreras formou os Três Tenores, trio que se apresentou em mais de 30 concertos de 1990 a 2003. Eles cantaram juntos em quatro partidas finais da Copa do Mundo, em Roma (1990), Los Angeles (1994), Paris (1998) e Yokohama (2002).

Às vezes criticado por seus megaconcertos, apresentou-se no Hyde Park em Londres e no Central Park de Nova York onde foi ouvido por mais de 500.000 pessoas. Pavarotti tem duas entradas no livro dos recordes: o maior número de chamadas ao palco - 165 - e o álbum de música clássica mais vendido - In Concert de Os Três Tenores.

Sua última turnê foi em 2004, aos 69 anos. Em 10 de Fevereiro de 2006, Pavarotti cantou "Nessun Dorma" na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006 em Turim. Em julho do mesmo ano descobriu um tumor no pâncreas e anunciou que pretendia voltar a se apresentar em 2007.

Pavarotti se casou pela primeira vez em 1960 com Ardua Veroni, mãe de três de suas filhas e de quem se divorciou em 1995. Em 2003, teve uma quarta filha, Alicia, com sua nova companheira, Nicoleta Mantovani, trinta anos mais nova. Eles se casaram em dezembro do mesmo ano.

O tenor faleceu aos 71 anos deixando quatro filhas e uma fortuna de mais de 200 milhões de euros.
------------------------------------------------------------------------


12 de mar. de 2014

Um Chá Com Brown - Parte 1 (O Início)


Carlinhos Brown - Argila

A partir de hoje, inicio uma nova seção no blog intitulada "Um Chá Com Brown" que será mostrada toda quarta-feira, apresentando a vida, a carreira e a música do cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista baiano Carlinhos Brown. Os leitores terão a oportunidade de conhecer um pouco sobre este artista, conhecido no Brasil e no mundo, tendo suas canções gravadas e interpretadas por grandes nomes da música nacional e internacional.

Antônio Carlos Santos de Freitas é seu nome de batismo. Nasceu em uma comunidade chamada Candeal Pequeno no bairro de Brotas, cidade de Salvador, Bahia, no dia 23 de novembro de 1962.

É o mais velho entre nove irmãos. Vindo de uma família pobre e semianalfabeta, filho do pintor de parede Renato Teixeira de Freitas Filho (Bororó) com a lavadeira de roupa Madalena Gonçalves dos Santos (Madá), o menino Carlinhos ajudava a mãe  a carregar água nas ruas do bairro Candeal onde sempre morou. Somente veio a aprender a ler aos 12 anos de idade com uma vizinha que deu suas primeiras lições. Estudou até a terceira série já que ele trabalhava para sobreviver. Aos 16 anos de idade, deixou o emprego de faxineiro e começou a se interessar pela música.


Trilhando por esse caminho, Carlinhos Brown aprendeu a tocar bongô e outros instrumentos com Osvaldo Alves da Silva, conhecido como Mestre Pintado do Bongô, sergipano de Aracaju e assíduo integrante das rodas de samba que contaram com a presença de Paulinho da Viola e Martinho da Vila. Com ele, Brown aprendeu tudo sobre cultura e instrumentos musicais.

As maiores influências musicais de Carlinhos Brown foram Dorival Caymmi e Luiz Gonzaga. Seu nome artístico consta ser uma homenagem a James Brown e H. Rap Brown, líderes da música negra da década de 1970, ídolos do funk e da soul music.

O post continua na próxima semana. Até lá!