12 de mar. de 2014

Um Chá Com Brown - Parte 1 (O Início)


Carlinhos Brown - Argila

A partir de hoje, inicio uma nova seção no blog intitulada "Um Chá Com Brown" que será mostrada toda quarta-feira, apresentando a vida, a carreira e a música do cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista baiano Carlinhos Brown. Os leitores terão a oportunidade de conhecer um pouco sobre este artista, conhecido no Brasil e no mundo, tendo suas canções gravadas e interpretadas por grandes nomes da música nacional e internacional.

Antônio Carlos Santos de Freitas é seu nome de batismo. Nasceu em uma comunidade chamada Candeal Pequeno no bairro de Brotas, cidade de Salvador, Bahia, no dia 23 de novembro de 1962.

É o mais velho entre nove irmãos. Vindo de uma família pobre e semianalfabeta, filho do pintor de parede Renato Teixeira de Freitas Filho (Bororó) com a lavadeira de roupa Madalena Gonçalves dos Santos (Madá), o menino Carlinhos ajudava a mãe  a carregar água nas ruas do bairro Candeal onde sempre morou. Somente veio a aprender a ler aos 12 anos de idade com uma vizinha que deu suas primeiras lições. Estudou até a terceira série já que ele trabalhava para sobreviver. Aos 16 anos de idade, deixou o emprego de faxineiro e começou a se interessar pela música.


Trilhando por esse caminho, Carlinhos Brown aprendeu a tocar bongô e outros instrumentos com Osvaldo Alves da Silva, conhecido como Mestre Pintado do Bongô, sergipano de Aracaju e assíduo integrante das rodas de samba que contaram com a presença de Paulinho da Viola e Martinho da Vila. Com ele, Brown aprendeu tudo sobre cultura e instrumentos musicais.

As maiores influências musicais de Carlinhos Brown foram Dorival Caymmi e Luiz Gonzaga. Seu nome artístico consta ser uma homenagem a James Brown e H. Rap Brown, líderes da música negra da década de 1970, ídolos do funk e da soul music.

O post continua na próxima semana. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário