14 de out. de 2011

Momento Flashback: Billy Ocean


Billy Ocean - Suddenly

Leslie Sebastian Charles, mais conhecido como Billy Ocean (inspirado no time de futebol chamado Ocean's Eleven), é um cantor e compositor da música soul natural de Trinidad e Tobago. Sendo filho de pai músico, aos 8 anos de idade se mudou para a Inglaterra onde, mais tarde, iria iniciar sua carreira musical.

Seu primeiro single foi gravado em 1972 pela gravadora Spark Records e, em 1976, viria a gravar seu primeiro álbum Billy Ocean, emplacando seu primeiro sucesso nas paradas musicais com "Love Really Hurts Without You". Passa a compor para outros artistas e vai se tornando cada vez mais conhecido.

O auge de sua carreira vem na década de 1980, mais precisamente em 1984 com o lançamento do disco Suddenly, com destaque para a faixa-título, "Loverboy" e "Caribbean Queen", que se tornou seu principal sucesso, lhe rendendo um Grammy de Melhor Performance Vocal Masculino no ano seguinte e ainda se apresentou no show realizado no festival Live Aid, no estádio JFK, em Filadélfia, estado da Pensilvânia, nos EUA.

Com mais de 15 discos gravados, Billy Ocean continua fazendo sucesso e ainda passou por momentos difíceis de sua vida atribuídos aos problemas com drogas durante a década de 1990. Ainda em atividade aos 61 anos de idade, seus últimos trabalhos foram lançados em 2009 com um disco ao vivo e em 2010 com a coletânea The Very Best of Billy Ocean.

13 de out. de 2011

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 80

Bellini - Abertura de Norma

"Norma" é uma tragédia lírica composta em dois atos, com música de Bellini e libreto de Felice Romano, que passa na região de Gáulia durante a invasão do Império Romano, cerca de 50 anos antes da chegada de Cristo, narrando a história de amor entre a sacerdotisa druida Norma com o oficial romano Polione. No meio deles, encontra-se a Virgem do Templo Druida e sacerdotisa Adalgisa, por quem Polione se apaixonara e que pretendia levá-la para Roma.

Considerada uma das grandes peças musicais de Vicenzo Bellini, "Norma" foi inspirada na tragédia de cinco atos chamada "L'Infanticide", escrita pelo poeta e dramaturgo francês Alexandre Soumet (1788-1845), cujas obras ilustravam a prudência com que os escritores da primeira geração romântica se libertavam da rigidez clássica.

Esta ópera teve sua estréia no Teatro Alla Scala de Milão no dia 26 de dezembro de 1831, sem muita repercussão, para decepção de Bellini. Com o tempo, foi ganhando notoriedade e se tornou um dos grandes clássicos da música erudita. Dentro do elenco, o papel principal de Norma é dado a uma soprano. Completam a formação dos personagens da ópera musical: Adalgisa (contralto), Polione (tenor), Oroveso (baixo), Clotilde (mezzosoprano) e Flávio (tenor).

O compositor italiano Vicenzo Salvatore Carmelo Francesco Bellini nasceu em Catânia, na região da Sicília no ano de 1801, e é considerado um dos maiores e célebres compositores de ópera do século XIX, sendo essencialmente melodista, cuja linha musical viria a influenciar a música de Chopin. Foi um garoto prodígio e também chegou a compor músicas sacras, de câmara e sinfônica. Morreu em Puteaux, na França, em 1835.

12 de out. de 2011

Mallu Magalhães, hoje

Mallu Magalhães - O Preço da Flor

Em 2009, grava seu segundo disco também levando seu nome e acrescenta suas novas influências musicais como o tropicalismo. Já casada com Marcelo Camelo e morando no Rio de Janeiro, Mallu Magalhães gravou seu terceiro e novo trabalho Pitanga produzido por ele neste ano, pela gravadora Sony Music, adotando apenas o prenome no encarte do novo disco.

Além de cantora e compositora, Mallu também é apaixonada por artes plásticas e moda. Atualmente, a crítica já aponta a cantora como uma das revelações da nossa música e um dos poucos nomes que surgiram graças à divulgação dos portais musicais on line.

Os primeiros anos de Mallu Magalhães

Mallu Magalhães - Vanguart

Sendo cantora, compositora e instrumentista, Mallu Magalhães nasceu em São Paulo em 1992. Seu pai, que é engenheiro e músico, a influenciou na música, dando aulas de violão quando ela tinha 9 anos de idade.

A partir daí se interessou na música folk americana ao ouvir Bob Dylan, Johnny Cash, entre outros. Logo descobriria seu dom de compor aos 12 anos de idade, mas sem abandonar seus estudos e as aulas de inglês e de moda. O sucesso precoce viria aos 15 anos de idade quando passou a disponibilizar suas músicas na internet como "Tchubaruba" pelo site MySpace e a despertar curiosidade dos internautas e até mesmo do público e da crítica.

Logo depois é convidada a participar do programa Som Brasil em homenagem ao saudoso cantor e compositor Raul Seixas, exibido pela TV Globo em 2007 e abrir o show da banda de folk rock Vanguart no início de 2008. Era o primeiro passo para sua carreira profissional que viria a gravar seu primeiro disco neste mesmo ano. Ao realizar shows de divulgação de seu disco, veio a conhecer o cantor Marcelo Camelo (do grupo Los Hermanos) no Rio de Janeiro com quem assume namoro.

Mallu Magalhães - É Você Que Tem


Apresentação de Mallu Magalhães nos estúdios da Oi Novo Som, cantando um de seus sucessos.

REVELAÇÃO MPB: Mallu Magalhães


Mallu Magalhães - Tchubaruba

Maria Luiza de Arruda Botelho Pereira de Magalhães é o nome completo (e grande até!) de um dos novos talentos da nossa música brasileira que iniciou sua carreira precocemente, mas com devido reconhecimento nacional. Neste dia das crianças, por ter iniciado sua carreira aos 15 anos de idade, Mallu Magalhães (assim conhecida por todos) é a Revelação MPB desta quarta-feira, feriado nacional do Dia da Padroeira do Brasil.

10 de out. de 2011

65 Anos sem Catulo


Catulo da Paixão Cearense - Luar do Sertão

Seu nome é Cearense, mas ele nasceu em 8 de outubro de 1863 em São Luiz do Maranhão, onde viveu até aos 10 anos, quando sua família passou a residir no interior do Ceará, terra de seu pai (Amâncio José da Paixão Cearense).

Durante muito tempo, com ele já residindo aqui no Rio de Janeiro, pensava-se que fosse cearense. Parece-me que quem "destrinchou" a verdade sobre sua naturalidade foi Almirante (Henrique Foreis) um dos homens mais inteligentes do rádio brasileiro. Inteligente e pesquisador que ia "fundo". Não aceitava nada sem provas.

Aos 19 anos, Catulo, contra a vontade do pai, abandonou os estudos e passou a dedicar-se a tocar violão. O violão, naquela época, assim como outros instrumentos era considerado vulgar e "gente bem" não se aproximava de um.

Mas Catulo era teimoso e sendo um poeta e músico nato, dedicou-se ao instrumento e começou a compor serenatas, o que era, também, uma "ousadia". Por aí vê-se a dificuldade que deveria ser dedicar-se a coisas "reles" que as pessoas de família não apoiavam.

Catulo, enfrentando tudo, em 1908 apresentou-se com seu instrumento "infame" no Conservatório de Música e passou a ser aceito na sociedade . Afinal era um gênio !!!

Apesar disso, só em 1914, quando a pedido de Nair de Tefé, mulher do então Presidente da República (Marechal Hermes) apresentou-se no Palácio do Catete, é que foi mais bem recebido a ponto de ser convidado para saraus, "modismo" da época. Nair de Tefé, mesmo sendo quem era, também encontrou preconceito para se impor como caricaturista, com o nome de Rian (Nair invertido).

Reconhecido como gênio e freqüentando saraus em um deles uma mocinha metida a importante zombou de sua feiura. Para que? Na hora ele compôs "Talento e Formosura".

A música mais famosa de Catulo, que é cantada até por crianças atualmente ("Luar do Sertão") não é das mais bonitas nem das mais poéticas, embora seja uma ode ao sertão. Catulo faleceu em 10 de maio de 1946, no Rio de Janeiro e hoje, 65 anos após sua morte, ele morto, embora, nas canções está vivendo.
--------------------------------------------------
Texto de Norma Hauer, da comunidade do Orkut "História e Música".

9 de out. de 2011

Sintonia::: Especial Danilo Caymmi



Playlist com Top 15 contendo as maiores interpretações e composições de Danilo Caymmi.

A carreira de Danilo Caymmi

Danilo Caymmi - Esse Amor

O cantor, compositor e flautista carioca Danilo Caymmi despertou interesse na música, não só pela veia musical de sua família, mas contando com incentivo de seu irmão Dori. Passou a estudar flauta e violão, além do curso de teoria musical. Logo depois veio a cursar Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, vindo a abandonar perto do fim.

Sua estréia profissional se deu participando no disco Caymmi Visita Tom, de 1964, como flautista. Começou a compor em 1967 em parceria com Edmundo Souto com sua canção "De Brincadeira", gravada pelo cantor Mário Castro Neves. Danilo passa a conhecer novos amigos como Beto Guedes, Ronaldo Bastos, Toninho Horta, Paulinho Tapajós, entre outros, tornando-se parceiros musicais e amigos, participando de vários discos juntos.

Mesmo participando de várias bandas e gravações de discos, Danilo só veio a gravar seu primeiro disco autoral em 1977 com Cheiro Verde, lançado no exterior. A convite de Tom Jobim, Danilo entra na Banda Nova em 1983.

Em 1992, grava seu disco Danilo Caymmi que se destaca nacionalmente com as músicas "O Bem e o Mal" e "Esse Amor", incluídas na minissérie Riacho Doce e na novela Pedra Sobre Pedra, respectivamente, da TV Globo. No mesmo ano, viaja com o pai Dorival e os irmãos Nana e Dori para a Suíça, onde grava o cd Família Caymmi em Montreaux.

Danilo Caymmi continuou a gravar novos discos e realizando diversas turnês pelo Brasil e exterior. Em 2004, junta-se novamente com Nana e Dori para comemorar os 90 anos do pai Dorival Caymmi na gravação de um cd ao vivo no Canecão. Seu último trabalho foi lançado em 2009 com Danilo Caymmi e Amigos.

Quem é Danilo Caymmi?

Danilo Caymmi - Andança

Nascido em uma das famílias mais musicais do Brasil (filho de Dorival e Stella, irmão de Dori e Nana), começou a aprender flauta e violão na adolescência. Nos anos 60 começou a atuar como flautista e compositor, e obteve o terceiro lugar no Festival Internacional da Canção da TV Globo de 1968 com "Andança", parceria com Edmundo Souto e Paulinho Tapajós.

No ano seguinte emplacou "Casaco Marrom (Bye Bye, Ceci)", parceria com Guarabira e Renato Correia, dos Golden Boys. Trabalhou com a família e com Edu Lobo, e em 1973 lançou um disco com suas músicas. Nos anos 80 passou a integrar a banda de Tom Jobim e no final da década foi contratado pela TV Globo para compor trilhas para séries e minisséries da emissora. Nos anos 90 investiu mais na carreira de cantor, gravando quatro CDs.
------------------------------------------------------
Fonte: http://cliquemusic.uol.com.br

Danilo Caymmi - Você Já Foi à Bahia?


Neste clipe, Danilo Caymmi canta a música "Você Já Foi à Bahia?", um dos sucessos de Dorival Caymmi, no show intitulado Para Caymmi 90 Anos. Trata-se de uma homenagem dos irmãos Caymmi (Danilo, Nana e Dori) ao seu pai Dorival que fez 90 anos de idade no dia 30 de abril de 2004, realizado no Canecão, Rio de Janeiro.

Homenageado do Dia: Danilo Caymmi


Danilo Caymmi - O Bem e o Mal

Danilo Cândido Tostes Caymmi é o nome completo de um dos grandes cantores e compositores brasileiros e que leva um sobrenome respeitável na música popular brasileira. Danilo Caymmi é o Homenageado do Dia deste domingo.