24 de mai. de 2013

Momento Flashback: Desireless


Desireless - Voyage Voyage

Desireless, nome artístico de Claudie Fritsch-Mentrop. É uma cantora francesa de origem checa. Entre 1986 e 1988, sua mais famosa canção "Voyage Voyage" ficou no topo das paradas em praticamente todo o mundo,vendendo mais de 5 milhões de cópias sendo um dos hinos dos anos oitenta.

No começo dos anos 80, Claudie começou a cantar com vários artistas de Jazz, R& B e New Wave. Poucos anos depois grava seus dois primeiros singles com a banda Air 89, “Cherchez L’amour Fou” (84) e “Qui Peut Savoir” (86). Em 86 já com o Desireless e o produtor Jean Michel Rivat, Claudie consegue levar “Voyage Voyage” ao topo das paradas durante dois anos, tanto na Europa quanto na Ásia.

Seu primeiro álbum François saiu apenas em 89, com o que seria seu terceiro e último hit “Qui Somme Nous” (“John” foi seu segundo hit em 87). Logo após, Claudie decide dar um tempo para cuidar de sua filha. Em 94 lança seu segundo álbum I Love You, que não atingiu o sucesso do primeiro e ela, então, decide mudar-se para zona rural com sua filha e seu namorado.

Seu último álbum More Love and Good Vibrations, foi lançado em 2007. De lá pra cá não se tem mais notícias do grupo sobre turnês ou álbum.
-----------------------------------------

23 de mai. de 2013

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 132



A história do violoncelo começa no século 16, quando os músicos e compositores italianos queriam um intstrumento seqüêncial que poderia tocar as notas mais profundas. Ela evoluiu a partir do violino baixo e inspirou a criação do contrabaixo.

Como o violino e a viola, o violoncelo moderno surgiu gradualmente através dos séculos. Um instrumento moderno tem quatro cordas que são feitos de fio de arame, envolto em torno do intestino, ou mesmo de um material sintético, como nylon. O violoncelo fica acomodado entre os joelhos e repousa sobre um ‘pico’, ponto de varas no chão para parar o instrumento e não permitir que ele escorregue enquanto esta sendo tocado com um arco.

Cada uma das partes do violoncelo passou por muitas mudanças ao longo dos anos e, em alguns aspectos, eles ainda estão evoluindo, embora menos radicalmente do que no passado.

A primeira questão que deve ser resolvida no violoncelo foi a do ajuste de suas cordas. O instrumento moderno está sintonizado com C – G – D – A (a partir das duas oitavas abaixo C C médio no piano). Alguns violoncelos iniciais foram ajustados para F – C – G – D e alguns foram mesmo sintonizado com as mesmas alturas do violino, mas para baixo duas oitavas (G – D – A – E). Para maior escala, nos séculos 17 e início de 18, uma quinta corda foi adicionada e o instrumento foi ajustado para C – G – D – A – E.

É quase certo que pelo menos um, se não todos, os conjuntos individuais de Bach para violoncelo foram compostos por um instrumento deste tipo.

O tamanho do violoncelo que você vê hoje foi padronizado por Antonio Stradivari.
------------------------------------------------------
Fonte: Todos Instrumentos Musicais

22 de mai. de 2013

Biografia de Adryana Ribeiro

Adryana Ribeiro e Luís Carlos - Sempre Sou Eu

Em seus mais de 20 anos de carreira, iniciados em peças e musicais de colégio, passando por bandas de baile, Adryana Ribeiro gravou jingles e cantou na noite. Foi descoberta nos idos de 1991 na concorrida noite de São Paulo pelo estilista Clodovil Hernandez que, encantado com sua voz e talento, a levou em seu programa na extinta Rede Manchete apresentando-a como uma nova Billie Holliday (disse isso porque se apaixonou ao vê-la cantando jazz, além de outros ritmos como samba e bossa nova).

Anos depois, em 1994, surge em sua carreira uma nova oportunidade onde é levada a participar de um teste para a gravadora Sony Music, sendo assim, escolhida e contratada como “a nova revelação do samba”, segundo jornalista e critico musical Sergio Cabral, no release de apresentação do primeiro álbum Adryana Ribeiro em 1995, com participações de Martinho da Vila, Demônios da Garoa e Rafael Rabelo, e material gráfico por Elifas Andreato.

E contou ainda com grande sucesso neste mesmo álbum ao lançar o single “Sempre Sou Eu” faixa gravada com Luís Carlos, líder da Banda Raça Negra, um dos maiores ícones populares daquele momento na cena brasileira.

Em 1997 lança o álbum Em Busca do Sol pela Sony Music, faixa-titulo presente de seu padrinho Martinho da Vila, produzida pelo respeitado produtor de samba Hyldo Hora, ambos os discos foram lançados pelo selo Butiquim do Martinho para Sony Music, que lhe renderam elogios da critica e dos colegas.

Entre 1999 e 2004, a convite da gravadora Abril Music, integrou-se ao projeto "Adryana e a Rapaziada", grupo produzido por Arnaldo Sacomanni, misturando dança, performance, elementos de samba, rap, Hip Hop, A&B, samba rock, musica romântica e pop. Foram 3 álbuns lançados ao longo de 5 anos, mostrando sua versatilidade artística, tornando-se assim, uma das artistas mais requisitadas da mídia em geral com uma agenda lotada de shows.

Em 2005 é convidada pela DeckDisc para retomar sua carreira solo e lança o disco Brilhante Raro produzido por Leandro Sapucahy, revelando uma sambista mais romântica,. Estoura o single "Saudade Vem" em todas as rádios do Brasil.

Permeando nos dias de hoje na cena indie do disco, a cantora lança sua primeira produção independente em 2011, Direitos Iguais, produzido em parceria com o maestro e produtor Elias Jó. O disco traz uma linguagem sambista inspirado na descontraída Jovelina Pérola Negra, com cavacos e banjos mais atuantes e percussão forte.
---------------------------------------------------------------------
Fonte: Site Oficial (com adaptações).

Adryana Ribeiro - Fim de Noite


Apresentação de Adryana Ribeiro no estúdio da ShowLivre em 2011, cantando um dos grandes sucessos de sua carreira.

REVELAÇÃO MPB: Adryana Ribeiro


Adryana Ribeiro - Saudade Vem

Um dos novos nomes do samba, Adryana Ribeiro é a Revelação MPB desta quarta-feira.

19 de mai. de 2013

Sintonia::: Especial Elton John



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições e sucessos de Elton John.

Elton John, ontem e hoje

Elton John - Don't Let the Sun, Go Down On Me

Novos discos foram lançados e Elton John teve um período em baixa, mesmo tendo passado por alguns problemas pessoais nos anos anteriores na sua luta contra as drogas e uma tentativa de suicídio. Sua carreira só volta a progredir com o lançamento do disco Songs From the West Coast em 2001, que marca uma volta às origens na carreira do cantor.

Em 2005, celebrou um contrato civil com David Furnish que conheceu na década de 1990 e convive até hoje. Em 2007, ao completar 60 anos de idade, realizou um grande show no Madison Square Garden, em Nova York, nos EUA. Um ano depois foi aclamado pela conceituada revista Billboard como o maior artista solo da história da música.

Em 2010, volta com um novo disco intitulado The Union, o 30º trabalho em 44 anos de carreira que já vendeu mais de 400 milhões de cópias em todo o mundo, se tornando um dos nomes mais influentes da música pop internacional. Atualmente, Elton John está prestes a lançar novo disco ainda este ano.


Elton John na década de 1980 e 1990

Elton John - Nikita

Chegando a década de 1980, Elton John continuou a gravar um disco por ano, mantendo seus discos no topo das vendas e com suas músicas emplacando nas paradas das rádios de todo o mundo como "Empty Garden (Hey Hey Johnny)" (do disco Jump Up!, de 1982, dedicada à John Lennon, assassinado dois anos antes), "Nikita" (do disco Ice On Fire, de 1985), "Sacrifice" (do disco Sleeping with the Past, de 1989), entre outras.

Em sua vida pessoal, Elton John casou-se com a engenheira de som Renate Blauel em 1984, tendo a união se dissolvido quatro anos depois. Em 1986, foi submetido a um procedimento cirúrgico nas cordas vocais em virtude do aparecimento de alguns nódulos, fato que veio a comprometer na sua voz, em razão das drogas que consumia desde a década de 1970.

A partir de 1990, Elton John diminuiu o ritmo das gravações, contudo, continuou a realizar vários shows. Logo depois veio a criar uma fundação voltada na ajuda dos pacientes com AIDS em 1992, continuando a manter-se envolvido em campanhas humanitárias. No mesmo ano lançou o disco The One, seu 23º disco de sua carreira gravado em Paris, na França. No ano seguinte lança o álbum Duets, cantando em parceria com vários artistas como Little Richard, George Michael, Paul Young, entre outros.

Em 1994, Elton John compôs com Tim Rice a trilha do filme O Rei Leão, dos estúdios de Walt Disney, que lhe rendeu um Oscar de melhor trilha sonora e um Grammy Award na categoria "Canção do Ano" pela canção "Can You Fell the Love Tonight"Em 1996, recebeu o título de Sir da Rainha Elizabeth II, da Inglaterra.

O reconhecimento internacional de Elton John

Elton John - Candle In the Wind

O primeiro grande sucesso da dupla John e Taupin viria com a composição "Your Song", do segundo disco Elton John lançado em 1970 (nos EUA foi lançado somente em 1975). A partir daí, Elton John passa a se tornar conhecido em todo o mundo, recebendo indicações ao Grammy Award, considerado o maior prêmio da música internacional. Os próximos discos foram muito bem recebidos pelos fãs e admiradores, chegando a figurar nas primeiras colocações nas vendagens do Reino Unido.

Suas aparições nos palcos também marcariam pela sua extravagância, além dos sucessos que caíam no gosto do público e da crítica como "Crocodile Rock" (de 1972), "Candle In the Wind" (de 1973, dedicada à atriz Marilyn Monroe e à princesa Diana em 1997) e "Don't Let the Sun, Go Down On Me" (de 1974). Somente na década de 1970 foram lançados 12 discos. Durante este período, assumiu sua bissexualidade durante uma entrevista realizada em 1976 para a revista norte-americana RollingStone.

Como nasceu "Elton John"

Elton John - Skyline Pigeon

Reginald Kenneth Dwight era o nome completo deste grande cantor, compositor e pianista, nascido na periferia de Londres, na Inglaterra, onde nasceu no dia 25 de março de 1947.

Iniciou seus estudos na Pinner County Grammar School e música clássica aos 11 anos de idade no Royal Academy of Music, após ganhar uma bolsa de estudos. Mas foi aos 17 anos de idade, partindo para a música popular, mais especificamente ao rock, vindo a integrar algumas bandas locais como a Bluesology, que logo mudaria seu nome para Elton Hercules John, ou simplesmente Elton John, após conhecer dois músicos: o cantor Long John Baldry e o saxofonista Elton.

A criatividade musical e o talento para a música iriam transformar Elton John em um dos maiores nomes da música internacional em 1967 quando conheceu o letrista Bernie Taupin, que seria seu parceiro musical até os dias atuais, compondo grandes sucessos que marcariam sua trajetória musical. Seu primeiro disco Empty Sky foi lançado em 1969, com destaque para a canção "Skyline Pigeon".

Elton John - Your Song


Clipe oficial com um dos grandes clássicos do repertório de Elton John, de 1970.

Homenageado do Dia: Elton John


Elton John - Can You Feel the Love Tonight

Hoje trago um pouco da vida e da obra do premiado e consagrado cantor, compositor e músico britânico Elton John, como o Homenageado do Dia.