23 de set. de 2011

Momento Flashback: Chris de Burgh


Chris de Burgh - The Lady In Red

Filho de pais ingleses, mas nascido em Buenos Aires, seu nome de nascença é Christopher John Davison. Quando criança morou em muitos países, por causa da carreira do pai, até se fixar na Irlanda, onde seu pai transformou um castelo em hotel. Quando começou a se apresentar, ainda em seu colégio em Dublin, ele decidiu usar o sobrenome da mãe como cantor e compositor.

Em 1974, Chris assinou contrato com a A&M Records, para dar suporte na turnê Crime of the Century do Supertramp. Com essa oportunidade, ele começou a construir sua própria carreira e arrebanhou alguns fãs. No mesmo ano, debutou seu primeiro álbum, Far Beyond These Castle Walls, o estilo era o folk rock, com um toque de fantasia embalado pelo estilo dos The Moody Blues, banda que fez sucesso anos 60. Infelizmente, o trabalho não teve repercussão. Em julho de 1975, foi lançado um single de uma música do álbum, "Flying". Lá nas terras de vossa majestade Rainha Elizabeth II no entanto, ninguém deu atenção, mas, aqui no Brasil ficou no topo por 17 semanas. Isso se tornou uma constante na carreira do cantor, nos anos 70, seus trabalhos não faziam sucesso na Inglaterra ou na América do Norte, mas, sim, na Europa e em países latino-americanos.

O sucesso na Inglaterra, só veio em 1981, com o álbum Best Moves, um apanhado das canções produzidas até então. Em 1982, ele entrou em estúdio com o produtor Rupert Hine, e produziu, The Getaway, que ficou entre 40 na Inglaterra e nos Estados Unidos, graças à música "Don't Pay the Ferryman".

A fama mundial e o reconhecimento até em terras de reis e rainhas, veio em 1986, com a lânguida canção, "The Lady in Red", a música ficou no primeiro lugar na Inglaterra e em terceiro na América. O álbum do qual ela fazia parte, Into the Light, alcançou a segunda posição na Inglaterra, e o 25º lugar nos EUA. O álbum seguinte, de 1988, Flying Colours, chegou ao primeiro posto na Inglaterra, mas, sem maior impacto nos EUA.

O sucesso obtido nos EUA, nunca voltou a acontecer. Mesmo sem conseguir tanta notoriedade na década de 90, sempre manteve seu público cativo. Em 2002, lançou Timing Is Everything, em 2004, The Road to Freedom, e Live in Dortmund, foi lançado em junho de 2005 na Inglaterra e em julho na Europa.
------------------------------------------------
Biografia original de Nara Barros para o site www.letras.com.br.

22 de set. de 2011

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 77

Tomaso Albinoni - Adágio

Um dos grandes nomes do Período Barroco da música erudita, o compositor e maestro italiano Tomaso Albinoni nasceu na cidade de Veneza em 1671. Compôs para o teatro e para instrumentos com grande dedicação e foi um dos primeiros a escrever concertos para violino solo.

Sua estréia se deu em 1722 em Munique, na Alemanha. Escreveu várias óperas e Bach retomou alguns de seus temas conhecidos. Porém, com o tempo, suas obras se perderam durante a Segunda Guerra Mundial, destruídas com o bombardeio de Dresden.

Sua obra mais famosa, sem dúvida, é o "Adágio em Sol Menor". De fato, esta célebre peça musical executada em tempo lento é, na verdade, uma reconstrução feita por Remo Giazotto no século XX, a partir de fragmentos de um concerto perdido no final da Segunda Guerra, tendo publicado em 1958. Tomaso Albinoni faleceu em 1750 em sua cidade natal.

21 de set. de 2011

Um pouco sobre Luciana Alves

Luciana Alves e Eduardo Gudin - Ainda Mais

Luciana Alves é natural de São Paulo. A música viria a influenciá-la ainda na infância, graças ao seu pai que também é músico. Participando de vários projetos, além de shows de artistas renomados da mpb atuando como cantora ou como backing vocal, Luciana fez parte do grupo chamado Notícias dum Brasil, criado por Eduardo Gudin.

Mas foi trabalhando como solista nos discos do compositor e violonista Chico Pinheiro é que Luciana viria a chamar atenção do público e da crítica. Além de ter cantado em bandas, Luciana ainda teve a experiência de concorrer ao Prêmio Visa de MPB em sua segunda e terceira edição, obtendo uma boa classificação.

Logo depois, veio a participar, juntamente com o música José Miguel Wisnik, do novo Festival de Música Brasileira promovido pela TV Globo, se tornando uma das cantoras revelações. Por enquanto ainda trabalha no lançamento de seu primeiro disco solo.

REVELAÇÃO MPB: Luciana Alves


Cantora de São Paulo, ela é mais um dos novos talentos da música popular brasileira. Luciana Alves é a Revelação MPB de hoje.

18 de set. de 2011

Sintonia::: Especial José Augusto



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições e sucessos de José Augusto.

José Augusto rumo aos 40 anos de Sucesso

José Augusto - Amor Eterno

Em 1990, José Augusto continua nas paradas de sucesso absoluto em todo o país ao lançar o álbum Aguenta Coração, emplacando duas faixas em primeiro lugar nas rádios: "Aguenta Coração" (tema de abertura da novela Barriga de Aluguel, da TV Globo) e "Sonho Por Sonho". Dois anos depois, grava novo disco - Querer É Poder - com destaque para "Bate Coração" (incluída na trilha da novela global De Corpo & Alma), "Quase um Sonho" (com participação de Dione Warwick) e a faixa-título que contou com participação de Xuxa, incluída como tema de abertura da novela global Sonho Meu.

Volta a fazer shows em vários países como Argentina, Portugal e Porto Rico. Em 2001, grava o disco De Volta Para o Interior, onde canta sucessos clássicos da música caipira e regional. Após isso, dá uma pausa em suas gravações, viajando para os Estados Unidos e outros países realizando shows até retornar em 2007 para gravar seu novo cd e dvd ao vivo lançados no ano seguinte sob o título Aguenta Coração, reunindo seus sucessos mais expressivos.

Atualmente com mais de 25 discos gravados, José Augusto já vendeu mais de 20 milhões de discos em todo o mundo e um dos artistas que mais incluiu canções em novelas da televisão brasileira, já perto de completar 40 anos de carreira em 2012.


Nota do blog (atualização em 24/06/2012): José Augusto acabou de lançar em abril deste ano, seu novo cd e dvd intitulado Na Estrada, gravado ao vivo no Chevrolet Hall, na cidade de Recife-PE, reunindo grandes sucessos de sua carreira e cinco faixas inéditas.

José Augusto: Projeção Nacional e Internacional

José Augusto - Fantasias

Um ano depois, José Augusto grava seu segundo álbum Palavras, Palavras com destaque para a faixa-título. Os trabalhos a seguir irão transformá-lo em um dos cantores mais populares do Brasil, com suas canções românticas caindo no gosto do público, além de lhe abrir espaço para o mercado internacional, especialmente na Argentina e na Espanha.

Por conta disso, resolve gravar o quarto disco Fascinacion em 1976 com canções de seus primeiros álbuns em espanhol. Fato que se repetiria três anos depois ao gravar dois discos, um em português e outro em espanhol, para conquistar o mercado latino.

A década de 1980 torna-se promissora para a carreira de José Augusto, com vários de seus sucessos tocando excessivamente nas rádios de todo o país como "Tudo Deu Em Nada" (versão de Roque Narvaja), "Fantasias", "Sábado" (ambas em parceria com Paulo Sérgio Valle), entre outras, além de várias apresentações nas emissoras de TV. Suas composições já foram gravadas por Chitãozinho e Xororó, Alcione, Simone, entre outros.

Primeiros anos de vida de José Augusto

José Augusto - De Que Vale Ter Tudo na Vida

José Augusto Cougil nasceu no Rio de Janeiro em 1953, sendo de Sofhia Cimillo Cougil e Augusto Cougil Novoa. Com oito anos de idade começou a estudar piano, harmonia e solfejo no Conservatório Nacional de Música do Rio de Janeiro e aos doze anos ganhou o primeiro violão.

A partir daí, a música começa a fazer parte de sua vida. Após a participação do Festival de Música de Santa Tereza, realizou vários testes até ter a chance de gravar seu primeiro compacto com as músicas "A Ventania" e "Será Que Você É Cega?" em 1972, pela gravadora EMI-Odeon, incentivado por Renato Correia, um dos integrantes do grupo Golden Boys. Sua primeira composição "Meu Filho" é gravada por Cauby Peixoto.

Com influências na Jovem Guarda, José Augusto grava seu primeiro LP em 1973 que trouxe duas composições suas: "De Que Vale Ter Tudo Na Vida" e "Luzes da Ribalta". A partir daí vem seu reconhecimento, como cantor revelação daquele ano e dando os primeiros passos de uma carreira de quase 40 anos de sucesso.

José Augusto - Fui Eu


Composição de Michael Sullivan e Paulo Massadas, esta música é um dos grandes sucessos na voz de José Augusto, que canta ao vivo neste clipe de seu dvd Aguenta Coração, lançado em 2008.

Homenageado do Dia: José Augusto


José Augusto - Sonho Por Sonho

Um dos cantores românticos populares brasileiros de maior sucesso no exterior, ele já compôs músicas gravadas por vários artistas e grupos. E neste domingo, por indicação da leitora Liza, trago José Augusto como Homenageado do Dia.